Apple apresenta o novo e poderoso macOS Sequoia
A Apple acaba de apresentar o novo macOS Sequoia, a nova versão do macOS que chega mais inteligente e mais robusta. Na Worldwide Developers Conference (WWDC), a Apple apresentou o novo macOS Sequoia. Vamos conhecer as principais novidades.
novo macOS Sequoia: destaque para iPhone mirroring
Chegou o novo macOS Sequoia e com ele um conjunto de novidades interessantes. Uma das funcionalidades que se destaca é o iPhone mirroring. Agora, através da funcionalidade de Continuidade do macOS, é possível espelhar o iPhone e controlá-la diretamente do desktop Mac. As notificações no Mac ativam o modo espelho do iPhone, e o áudio do iPhone também passa pelo Mac – mas o iPhone emparelhado permanece bloqueado.
O macOS Sequoia apresenta alinhamento automático de janelas (ao estilo do Windows) e um novo modo de visualização do apresentador para videoconferência com substituição de plano de fundo integrada. Com esta nova versão houve também uma atualização do Keychain, incluindo uma nova app de passwords multiplataforma, que ajudam a gerir as suas credenciais.
O Safari foi também melhorado e tem agora destaques, que utilizam a IA a detetar automaticamente coisas interessantes e que podem ser visualizadas com um simples clique. O modo Leitor do Safari está também melhor.
No setor de jogos, a Apple anunciou o Game Porting Toolkit 2, a mais recente versão do kit de ferramentas de portabilidade de jogos. Possui compatibilidade aprimorada com o Windows.
O MacOS Sequoia beta estará disponível este mês. A versão final chega no próximo outono.
“Poderoso”. lol.
Acabei de o instalar… e sim, confirmo que está muito interessante, em cima do que já antes era poderoso e versátil. Se um dia conheceres o macOS 😉 vais ver que esse teu lol quer dizer “rio-me do que desconheço, porque não sei do que se trata” 😀
Por aqui, MacBook Pro de 2016, com macOS 12 “Monterey”, de 2021. Já passaram o 13 e o 14 sem me preocupar minimamente. Mas um novo Mac e o 15 estão-me a tentar. Pode ser que …
Convém precisar, para que se perceba – o MacBook Pro, de 2016, tem o macOS 12 “Monterey”, de 2021 … atualizado com a versão 12.7.5, de maio de 2024.
O MacOS segue um sistema de numeração de atualizações idêntico ao iOS. Se o MacBook Pro, de 2016, tem a atualização “major” anual 12, de 2021, já não teve a “major” 13, de 2022, destinada ao MacBook Pro (e outros) de 2017 e seguintes. Mas continua a ter atualizações menores, incluindo as de segurança.
os patetas a morder o isco da obsolescência programada
Pateta era a tua mãezinha e casou-se 😉
OpenCore Legacy Patcher. Pode ser uma ferramenta util para ti.
Finalmente trouxeram o Window Snapping para o macOS, agora só falta o clipboard history para ser feliz.
todos estas novidades podiam ter sido um email. literalmente
Bem….foi uma keynote “gira”, vou continuando a usar Linux…sinceramente nada do que a Apple e Microsoft têm apresentado me dá alguma vontade de mudar…
Ate podes voltar à lousa e ao pau de giz. Achar que o Linux pode ser alternativa ao MacOS no desktop é de quem vive na idade da pedra.
Já usou Linux? Idade da pedra, a sério? Eu falo por experiência própria, mudei no ano passado de MacOs para Linux (Fedora), instalei no meu iMac de 2014 visto que apple deixou de suportar este modelo e já não tem as novas versões do MacOs, testei sem grandes expectativas e supreendeu-me e muito pela positiva, estável, rápido e faz tudo o que eu preciso. Cada caso é um caso, mas felizmente no meu está impecável. Mas pronto diga o que acha que o Linux tem da idade da pedra que eu tento argumentar, se achar que tem razão também o vou admitir. (E não vale a pena dizer que é preciso usar o terminal em Linux para poder usar o sistema pois eu que me lembre nunca toquei no terminal, sou apenas um entusiasta, não sou expert nenhum)
Atualiza-te que dói menos… Linux com algumas distros faz o mesmo.
Eu cá também uso Linux actualmente no meu PC pessoal, uso windows profissionalmente e já usei e MacOS, e não acho que Linux fique nada atrás, bem pelo contrário. Pessoalmente gosto mais de Linux, cada um usa o que quer.
O Android mirroring á existe no Windows com o Microsoft Phone Link.
Controlar o ecran do smartphone no PC inclusive usar as apps,
Fazer uma chamada voz pelo PC usando smartphone,
Receber os SMS no PC,
Aceder aos ficheiros de fotos do Smartphone no PC,
Copiar o clipboard do smartphone para o PC e vice versa.
Aqui roda um Hackintosh com Sonoma 14.5 (23F79) (instalação 100% Vanilla) num Intel Xeon 2696v3 com Unlock de Turbo Boost e não o troco por nada (a não se um CPU melhor claro), mas Windows só mesmo para gaming (para já)