E se a Apple deixasse escolher apps de terceiros para usar nativamente no iPhone?
Uma das maiores diferenças entre o iOS e os restantes sistemas operativos é a possibilidade de escolher as apps que usamos. Claro que as podemos instalar e usar, mas nunca como as nativas e que sistema operativo da Apple usa.
Este cenário poderá ser alterado em breve, segundo informações agora reveladas. Com o iOS 14, a Apple poderá abrir a possibilidade de serem usadas outras apps de terceiros como as principais e que abrem com o iOS.
Uma novidade importante para o iOS
A Apple habituou os seus utilizadores a usarem as suas apps para as principais funcionalidades. Desta forma consegue controlar a experiência de utilização e as funcionalidades que estão disponíveis para serem usadas no iPhone.
Muitos queixam-se desta atitude, mas a verdade é que se mantêm fieis e aprendem a viver com estas limitações impostas. As outras apps podem estar presentes, mas têm de ser abertas manualmente para serem usadas como o utilizador pretende.
New story: Apple is considering letting users make third party apps defaults, including to replace Safari and Mail, in iOS 14. It’s also planning native Spotify support for the HomePod and default access in Siri https://t.co/qH68UK1cSO
— Mark Gurman (@markgurman) February 20, 2020
Uma abertura sem precedentes da Apple
Claro que a Apple tem mudado muito da sua postura e uma nova informação dá agora conta de uma abertura ainda maior. Com o iOS 14, a empresa poderá mudar o seu sistema e permitir que os utilizadores escolham algumas apps a serem usadas. Assim, o email, o browser e a app de música vão poder ser escolhidas.
Não se sabe ao certo como será feita esta escolha ou como funcionará, mas mostra que a Apple está a continuar a mudança e adaptação do seu sistema e do iPhone. Na verdade, este processo começou há alguns anos, com a mudança do teclado.
Estas apps substituem as nativas no iPhone
A mesma informação que fala do iOS 14 e das mudanças, dá também conta de que esta irá mais longe. Fala-se que também o HomePod poderá permitir a escolha do Spotify, deixando o Apple Music de fora deste hardware, se o utilizador assim o preferir.
Não se sabe a razão para a mudança, mas há quem aponte pressões por parte dos reguladores europeus. Assim, a Apple dá um passo histórico ao abrir o iOS e o HomePod, ao mesmo tempo que apazigua os decisores. Consegue também dar mais liberdade ao seu sistema, aproximando-o mais da liberdade do Android.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: Apple, Apps, ios, iPhone/iPod, nativas
Isto noutro SO e o título seria ”Empresa X copia funcionalidade do iOS” mas sempre que é a Apple querida a implementar coisas que são do Android pois quando falam de outros SOs certamente falam do unico relevante e comparavárel, o Android, já dizem tudo de forma soft
Posto isto é sempre bom a Apple começar a dar alguma liberdade no seu sistema, porque é talvez das unicas ‘falhas’ ou pontos menos positivos no geral, dado que quem compra um produto para si e não sob forma de aluguer ou emprestimo, gosta de ter o total controlo do mesmo, e isso não é de todo permitido ainda nos produtos Apple.
Filipe, o que é controlo do mesmo? Não tens controlo no IOS? não percebi o que querias dizer.
Se a cena do fechado, for em relação aos developers/apks… epá, não acho que seja fechado, pode é não ser o mais gratis possivel, como é no Android, em que podes desenvolver uma aplicação ou instalar um apk sem ser pela store.
Agora só falta a Apple permitir que os browsers da Google, Firefox, etc possam ter os seus próprios motores de renderização em vez de usarem o Safari
Será que a Google faz isso no Android?
Ou será que todos os browsers usam o mesmo motor no Android?
Da mesma forma que usavam no Windows Mobile!
“dado que quem compra um produto para si e não sob forma de aluguer ou emprestimo, gosta de ter o total controlo do mesmo” – exemplo muito simples, compras um carro, não o podes modificar sob pena de perderes a garantia. É uma opção da marca…. compra quem quer.
Acho que é uma funcionalidade bem vinda para muitos, para mim não me vai trazer qualquer vantagem. Não critico quem a quer
LOL que generosos.
Apesar de ser tudo fake, porque o firefox em iOS não pode usar o motor do firefox. aliás, todos os browsers em iOS são apenas uma skin para o webkit DESATUALIZADO de sistema, quando o safari tem o direito de usar um webkit mais atualizado.
Pessoal do iOS… Bem vindos a 2014.
Se os browsers de terceiros não tiverem os seus próprios motores de renderização não vejo qq vantagem.
Se assim fosse, não havia ninguém a instalar o Firefox ou o Opera ou o Edge ou outro qualquer no Android.
Da mesma forma que só instalariam o Chrome no computador e ninguem instalaria o Opera ou o Vivaldi ou o Slimjet ou outro qualquer
É que todos os que escrevi acima são baseados no motor de renderização do Chromium e há muitos mais exemplos.
Não percebo a comichão do pessoal em usar o safari. Tão simples de usar e funciona bem. Se é nativo, melhor ainda, porque hei-de escolher terceiros, se por muito “nativo” que seja, nenhum deles vai correr tão bem como o safari. Tudo bem podem escolher o que quiserem, mas acho que o povo quanto mais tem, mais quer ter.