Apple: apps passarão a cobrar preços de assinatura mais altos de forma automática
A forma como os utilizadores compram serviços dentro de apps ou fazem subscrições tem vindo a mudar para responder às exigências do mercado, dos reguladores e das próprias empresas que as desenvolvem, além claro, de quem as distribui. No caso da Apple, vai haver uma nova mudança importante.
As aplicações passarão a cobrar preços de assinaturas mais altos de forma automática.
Sempre que há um aumento de preço de uma assinatura de um serviço associado a uma app, antes de haver a cobrança, o utilizador do iPhone é alertado para esse aumento, decidindo se pretende ou não avançar para o pagamento.
Mudanças na App Store da Apple
Mas as regras vão mudar. A Apple lançou um update às notificações de subscrições com o qual pretende facilitar todo o processo de subscrição, no entanto, poderá levar a cobranças inesperadas.
Segundo o que é indicado, os developers passarão a poder cobrar preços mais altos de forma automática, ainda que isso tenha que responder a uma série de condições impostas pela Apple.
A empresa irá notificar por e-mail e notificação que irá haver em breve um aumento do preço da subscrição de uma determinada app, mas terá que ser o utilizador a aceder à app e cancelar a assinatura ou ajustar o plano.
Além disso, este recurso só estará disponível caso os programadores se comprometam a não aumentar o preço mais do que uma vez por ano. Além disso, o aumento não deve exceder 5 dólares e 50% do preço atual da assinatura, ou 50 dólares e 50% do preço atual da assinatura anual.
Atenção às cobranças inesperadas
Este processo poderá trazer surpresas aos utilizadores. Segundo a própria Apple, os utilizadores tendem a ignorar os avisos de aumento dos preços, acabando por não renovar as subscrições dos serviços sempre que há uma alteração de preços.
Ora, com esta tendência para ignorar notificações, muitos serão aqueles que não irão dar conta que foram avisados de um aumento, e no momento da cobrança ser-lhes-á retirado mais dinheiro do que aquele que era esperado.
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Vamos ver se eu percebi a “táctica”…caso o utilizador se “esqueça” de ler as notificações referentes ao aumento das subscrições é “penalizado” com uma cobrança automática mesmo não dando a sua concordância para o efeito. Não acredito que isso seja legal em muitos Países…e para “defesa” do próprio desenvolvedor/vendedor da aplicação penso que seria melhor “chamar a atenção” do utilizador suspendendo/retirando funcionalidades da aplicação até que este concorde com o aumento! Mas isso sou eu a pensar…
É uma forma de obrigar o utilizador a estar atento ás subscrições que tem activas.
A maioria nem sabe o que paga pelas apps. Subscreveu o Spotify e mais a Apple Music, circula pelas duas e paga a mensalidade de ambas. Aparece na conta do ApplePay e está feito.
Assim, o utilizador vai ter de ir ás notificações ou ás subscrições, onde estão as datas de pagamento, e ver se há novidades.
E quando vai às notificações ou subscrições tem a “novidade” de ter pago pela aplicação um valor que desconhecia ter sido uniteralmente aumentado…mas parece que muitos concordam com uma prática dessa natureza! Já vi em Portugal algumas operadoras serem obrigadas a devolver ao consumidor o valor que cobraram a mais por forma de atuar idêntica…
Se te “esqueceres” de pagar as contas, tb recentes carta/e-mail/notificação sobre o mesmo.
Se ignorares tb vais ser “penalizado”
Parece que não percebeste o teor do artigo e muito menos o meu comentário. Não se trata de “esquecer” o pagamento de uma qualquer conta…trata-se de um aumento da subscrição de determinado serviço e fazer essa cobrança sem que o cliente concorde e autorize a cobrança do novo valor! O idioma Português pode ser difícil…mas não tanto assim!