Apple anunciou o Homekit, o SDK para casas inteligentes
Foram muitas as novidades anunciadas ontem pela Apple durante mais uma Worldwide Developers Conference (WWDC). As atenções estiveram viradas principalmente para o novo iOS 8 que se apresentou com novas funcionalidades na área da fotografia, saúde, melhorias significativas no SIRI, entre outras, mas o OS X 10.10 Yosemite está também recheado de novidades.
Há a destacar ainda o anuncio da nova linguagem de programação swift e, tal como apontavam os rumores, a entrada da Apple no mundo da Internet das coisas.
Segundo dados da Cisco, a Internet das Coisas ou Internet of Everything representa um conjunto de novas oportunidades nas mais diversas áreas. Segundo dados da empresa de Networking, em 2020 deverão estar ligados 50 mil milhões de dispositivos, sendo que em 2013 os dados indicavam que apenas tínhamos 13 mil milhões de dispositivos ligados.
Ciente de tal oportunidade de negócio, a Apple deu ontem a conhecer um kit de desenvolvimento na área da domótica, ao qual deu o nome de HomeKit. Este kit oferecerá a possibilidade dos programadores desenvolverem soluções capazes de interagir com um conjunto de objectos como por exemplo câmaras, tomadas, interruptores, cadeados, etc, a partir do iPhone/iPad.
Sabe-se ainda que este kit oferecerá funções para integração com o SIRI, podendo assim o utilizador dar comandos de voz (ex. baixar a temperatura, aumentar a intensidade da iluminação, etc) assim como controlar dispositivos individualmente ou grupo de objectos.
A Apple referiu também que está já a trabalhar com várias empresas no campo da automação, das quais se destacam a Honeywell, Philips, Withings e Haier. O HomeKit deverá chegar apenas com o iOS8 e, ao que se sabe, não terá integração com os sistemas já presentes no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Isto com o Siri, quando me permitirem dizer: “Hello Siri”, vai ser altamente!
Hello siri, dim the lights!
como disse no topico do wwdc 2014..
se este HomeKit for tão bom como o ctOS estamos lixados
Portanto so se podem lançar coisas quando são perfeitas…
8D
Eu resumi a coisa assim. O que a Apple disse foi: “Têm aqui esta API para controlar qualquer tipo de equipamento, desde que esteja ligado à internet”.
O controlo é que pode ser por voz, via Siri, mas isso é o menos. Gostava era de perceber mesmo como a coisa funciona. Andam os iluminados todos de volta da domótica, a criar os mais diversos protocolos (dois equipamentos só interagem se reconhecem um protocolo comum) e chega a Apple com a lâmpada de Aladino?
O que é ist? A questionar a Apple?! Toda a gente sabe que tudo o que a Apple faz é perfeito e melhor que tudo o resto.
Olha que se funcionar realmente de uma forma simples como foi apresentado, poderá não ser perfeito mas vai ser mais perfeito que os outros.
Estás interessado em comprar tudo sobre automação para a tua casa da mesma marca ou queres ir compondo à tua medida sem te preocupares com as marcas?
Sinceramente não sei o porque de tu dizeres, tudo o que a apple faz é perfeito. Até agora os russos e os australianos andam a sofrer =)
LOL Claro que não.
Claramente é a Philips a quer ter um know-how de domotica e a Apple a querer acompanhar a inovação de outras marcas.
A Apple não precisa de acompanhar a inovação de outras marcas, só quer que as outras marcas façam o que sabem melhor e interliguem com os aparelhos da Apple segundo um protocolo comum, nada mais. A partir daí a vida fica facilitada para todos e a Apple sai a ganhar com a satisfação dos clientes.
LOLOL Mas desde quando é que Apple está interessada em interligar o quer que seja?
Protocolo comum?
O que é feito do sistema fechado?
cada comentário mais sem nexo!
A Apple já tem há muito tempo protocolos que interligam diversos dispositivos doutros fabricantes – Airplay, AirTunes, etc – tem até um programa de certificação montado para validar o uso de aparelhos de terceiros com os seus dispositivos.
Neste caso já está a trabalhar directamente com várias marcas para fazer algo idêntico
Sim, vamos ter um frigorífico Apple, né?
Enfim…
Se houve um figorifico Apple de certeza que não iria interligar com outros sistema qualquer de outra marca…
certo?
—–BEGIN PGP SIGNED MESSAGE—–
Hash: SHA512
Errado.
A Apple sempre teve teve preocupação de utilizar os standards, ou de inventar standards quando estes não existem.
Lá por não usarem os protocolos dos outros…
—–BEGIN PGP SIGNATURE—–
Comment: GPGTools – https://gpgtools.org
iQEcBAEBCgAGBQJTjwXCAAoJELfC+k1HDdR5fUMH/Rr6/0DNeZNCkCWTQsNgE+hr
conSNAQlAkVuI/sfTmM7udXZ/TCkyWPj2eZts94dIs27r87n97xMu0wGBdSlQ2A4
vWkHUr/vCKTifW5byhvBgjC/nh8PuXrWBbC7UjcUu+BsSy5+R9gST2hNXse651ii
DAQMd5JaWpMEeCSVgv8Sk9Fl4IekrPjmejAUoET97X1QzQxAGrL5k0PN4NcoMIMf
UXpMasTXjMUIXsDvAKAtIg1TQ8W79xO32aI4t6eYDbumHaSGKAeso4emXWSuaz4G
9TMkUZBT7ngl674n+7c+d3QCukys5uC2CD3LFz0HMp0i3Cv1HsrLFeq9b9A9zAU=
=B9Q0
—–END PGP SIGNATURE—–
Tens uma torradeira inteligente de 50€, e outra de 75€.
Uma tem um símbolo “100% compatible with Android install App XYZ on Google Play, protocol não sei quê das quantas, Wifi não sei que mais, etc…”
A outra tem “Made for iPhone”, e para Android, até tem uma App específica, ou até é compatível com
É isto… eles já têm parceiros no hardware, mas muitos deles, inclusive a Ti, Broadcom e Marvel.
Ora experimenta aí desmontar um electrodoméstico que tenhas em casa, a ver se não tem chips destas marcas… 🙂
Depois ainda têm parceiros de hardware vanguardistas como Philips, Withings e Honeywell…
“[Philips’ Hue Connected Bulb] You might wish Philips had found a way to eliminate the Bridge, like the purely Wi-Fi-based Lifx bulbs or Bluetooth-based iLumi”.
Acho que no HomeKit a ideia é acabar com os “bridges”, comunicando o smartphone diretamente com os equipamentos – e podendo o Siri lidar com todas as apps que gerem os diversos equipamentos. Como é que a internet joga com o Wi-Fi/Bluetooth (é sempre preciso ligação pela internet?) e como joga a API com o resto é que gostava de perceber.
http://www.cnet.com/products/philips-hue-connected-bulb-starter-pack/
Não estou a perceber bem onde queres chegar…
Não sabes como é que por exemplo, estás no teu quarto, e ligas a torradeira da cozinha, sem teres uma “central” que possas configurar manualmente a torradeira, e depois fazer log-in com o iphone?
É isso?
Como é que, na prática, as coisas funcionam! A ideia geral parece-me, agora, ser – em vez de estar, no smartphone, a lidar com cada app que controla cada equipamento (com ou sem bridge), lido com o Siri, que por sua vez lida com as diversas app de controlo dos equipamentos. A API parece ser só para, em cada uma dessas app, permitir que o SIRI “lhes dê ordens”.
Ao princípio falava-se que a Apple estava a tratar com fabricantes “domóticos”, o que apontava para qualquer coisa ao nível do software dos equipamentos. Afinal é sobre a questão de tornar o sistema mais seguro, por exemplo, não ser invadido para abrir a fechadura “domótica” da porta.
Por isso a coisa parece ficar entre o Siri e as apps de controlo dos equipamentos domóticos. Mas se é assim ou não, não sei.
Ha 5 anos existiam 2 ou 3 protocolos standard multi marca, sendo o mais conhecido para nós Europeus o KONNEX. A API da Apple pode perfeitamente ser para interagir com estes protocolos. Tudo o que sejam sistemas de uma única marca que não obedecem a um protocolo comum são apenas sistemas “giros”. Para usar apenas um eufemismo.
Isto vai ser COLOSSAL!
Já me estou a imaginar deitado na cama, sem tocar no tlm:
“Hey siri, apaga as luzes da garagem”
“hey siri, liga o alarme”
“Hey siri, abre o portão”
Lindo lindo! E espero que depois dê para alterar o comando de invocação do siri. Queria que a minha se chamasse samantha.
“Samantha, abre-me o portão”
Sabes que isso já existe? a novidade é outra…
Existe, se tiveres a correr um proxy, depois um backend que tu fizeste, com uma rede não sei quê, e não sei que mais…
Em suma… existe… mas pessoas como tu não têm acesso porque é demasiado complicado para o comum dos mortais, e mesmo assim, muito dispendioso em termos de tempo e paciência para quem sabe…
É como disse a novidade é outra, é a que referiste… que nem é nada de concreto (ainda).
Foste ao envento que eles explicaram o HomeKit?
Eu não, e tu?
Infelizmente não… por isso é que não comento à sorte…
O que dizes não faz nenhum sentido. Não precisas de ir ao evento para saber o que é, para saber que não é para já nada de concreto, de palpável. Aproveitaram o atraso da Google e fizeram bem, agora vamos ver é o que de concreto vai sair daqui.
No android é possivel usar o tasker.. que apesar de não ser uma ferramenta do sistema, trabalha bem com o “OK Google”.
Se a apple lançar este tipo de ferramenta incluída no próprio sistema acho que fica de parabéns. Só que a questão é que muito provavelmente irá ter limitações para equipamentos de terceiros, que não tenham parceria com eles.
a limitação ocorreria de qualquer maneira sem esta iniciativa. O objectivo é ter um tronco comum para os aparelhos comunicarem de forma segura.
O tasker permite-te ir montando “ligações” com aplicações, mas não te assegura que os dispositivos sejam desenvolvidos para terem uma ligação ao teu dispositivo, e que haja uma gestão mais centralizada desses dispositivos.
A NSA ja esta a esfregar as maos.. Eles, e outras agencias por esse mundo fora
Disseste o mesmo com a compra da Nest pela Google?
Fandroids…
Sim, porque a tua Apple nunca vende nada a ninguém e todas as polémicas em que esteve envolvida era tudo blasfémia.
Enfim… Depois são fandroids.
Certo e sabido é que instalar este tipo de aplicações em casa é coisa que nunca faria: seja produto Apple ou Google ou outra marca qualquer.
Depois destas polémicas todas da espionagem, já basta andar com um smartphone, quanto mais ter estas coisas em casa.
Gosto de dormir e tomar banho como quero.