PplWare Mobile

GNS3 – Como usar máquinas virtuais no cenário?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Bruno says:

    Qual será melhor o GNS3 ou o Cisco Packet Trace?

    • Pedro Pinto says:

      São diferentes…o ideal era ter os dois em um 🙂

      • Bruno says:

        Pedro Pinto quais a diferenças mais significativas?!

        • Steven says:

          O GNS3 é um emulador enquanto o PT é um simulador, logo o GNS3 tens resultados muito próximos do real. Podes é ter o problema de arranjar imagens para correres. E alem disso também é BEM mais exigente para o PC (cada router é mesmo simulado, como uma VM). A vantagem do PT é que consegues analisar o trafego de pacotes e também consegues configurar switch´s por IOS, coisa que o GNS3 ainda n dá. O PT na versão 6 com um cenário complexo e com muitos equipamentos começa a crashar, pelo menos foi essa a minha experiência.

          Outra vantagem do GNS3 é poderes fazer interligação com um cenário físico.

    • Sergi Rodriguez says:

      O Packet Tracer é um simulador, ele interpreta os comandos e simula a resposta que um equipamento poderia dar. O GNS3 emula o equipamento usando uma imagem real do Sistema Operativo. Pode-se dizer que a vantagem disto é criares um cenário mais aproximado ao utilizado no mundo real.

      A desvantagem (para já) do gns3 é de não ter suporte para emular equipamentos Layer 2 estando limitado a routers (existe routers que permitem “carregar” um módulo L2 mas esse workaround é penoso). Com isto de virtualizar e emular, também tem o problema de exigir bastantes recursos.

      Com o PKT tens a vantagem de poderes estudar Layer 2 Switching mas também tens a desvantagem de não poderes virtualizar hosts no cenário como mostra o artigo.

  2. Lacier Dias says:

    Pessoal qual user e senha da imagem do Vyatta?
    OBS: Não é vyatta / vyatta
    Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.