Afinal sempre já há um iPhone dobrável… só não foi a Apple a fazer
Os dobráveis ainda não "pegaram de estaca" e empresas como a Samsung apostam forte num segmento que não se sabe se vai vingar. De tal forma que na semana passada, a empresa sul-coreana "picou" a Apple com o lançamento de um vídeo a dizer que a empresa liderada por Tim Cook espera pelas novidades quando a Samsung as lança primeiro. Esta ação, como noutras no passado, mostra-nos que a Apple se não entrar com determinada "moda", ela acaba por não ter eco no mercado dos smartphones e não só. Então... para quando um iPhone dobrável?
Tal como é sabido, a empresa de Cupertino só lança uma tecnologia quando está madura, pronta a servir sem dar problemas. Claro, os fãs da marca são impacientes e um decidiu avançar e fabricou um iPhone dobrável. Vejam o vídeo.
iPhone dobrável "made in China"
A Apple não tem um iPhone dobrável para competir contra os aparelhos dobráveis Galaxy da Samsung e contra os vários smartphones dobráveis chineses, e não é que precise realmente de um. Mas a empresa de Cupertino está certamente a estudar tecnologia que a deixaria fabricar dispositivos com ecrãs dobráveis.
Diz-se que a Apple poderia fabricar um iPad ou Mac dobrável antes de um iPhone dobrável. Seja qual for o caminho que a empresa possa escolher, ainda estamos a alguns anos de distância dele, apesar da Samsung dizer que aparecerá em 2024!
Agora, com fãs da marca tão ansiosos, era previsível que algum metesse mãos à obra, como já no passado fizeram com um iPhone e AirPods com porta USB-C.
Assim, um utilizador pegou num iPhone X e transformou-o num iPhone dobrável... funcional! A primeira tentativa vem do YouTuber 科技美学 e da sua equipa.
iPhone V - um iPhone pode ser o que os fãs quiserem
Não foi uma tarefa fácil. Segundo contam, este projeto levou-lhes vários meses e um orçamento considerável para conseguirem o dispositivo. Utilizaram componentes do iPhone X que cabiam dentro do chassis Razr da Motorola para fazer este dobrável do iPhone V.
Separar as camadas do ecrã OLED do iPhone X para preservar as peças flexíveis foi algo "assustador", comentaram os autores desta engenharia. Além disso, a equipa teve de personalizar a cablagem interna e reajustar os componentes do iPhone para caberem dentro das duas metades da Razr.
O desenho dobrável do iPhone também exigiu alguns compromissos. O protótipo do iPhone V tem uma bateria muito mais pequena do que o iPhone X. Por conseguinte, a duração da bateria sofrerá significativamente. Além disso, o aparelho não suporta carregamento sem fios.
Finalmente, a equipa tentou adaptar o iOS para recriar experiências com smartphones dobráveis que se veriam em dispositivos concorrentes. Como ter duas aplicações a funcionar lado a lado. Escusado será dizer que as soluções de trabalho que empregam não são perfeitas. Isso é compreensível, pois não se pode simplesmente desmontar o iOS e recodificá-lo para experiências de ecrã dobrável.
O resultado geral é um iPhone dobrável funcional que não tem necessariamente um aspeto bonito. A imagem acima mostra uma renderização digital do conceito. O ecrã OLED dobrável irá partir-se após alguns dias de utilização, uma vez que não pode suportar dobras e desdobramentos repetidos.
O vídeo de 17 minutos dá-nos uma ideia de como é complicada a engenharia de um dispositivo dobrável.
Quer seja um iPhone ou um Galaxy, fazer um telefone dobrável é um processo incrivelmente desafiante. O vídeo também explica porque é que a Apple quereria esperar para fazer um iPhone dobrável. A tecnologia não está pronta, e os compromissos podem não valer a pena.
Este artigo tem mais de um ano
não se sabe se vai vingar porquê? Porque a Apple ainda não fez um? As vendas da Samsung falam por si
Quais vendas? Podes mostrar onde estão essas vendas dos dobráveis sff?
Exacto, a Samsung fala em número de dobraveis enviados para venda, mas não divulga o real número das vendas… se fossem assim tão boas, não tinham que esconder nada
As vendas falam por si só em 2021 venderam quase 10 milhões de unidades. Possivelmente será menos este ano.
“Last year, we saw almost 10 million foldable smartphones shipped worldwide”… disse o Dr. TM Roh, President & Head of MX Business.
Segundo um analista do mercado Samsung, a empresa não detalha este número no que diz respeito a dispositivos específicos. É provável que o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3 representem uma grande quantidade desse número de 10 milhões, mas provavelmente inclui todos os dobráveis vendidos até hoje.
Ora… isso resulta num enorme prejuízo para a marca. Por isso é que estão a picar a Apple.
Nos relatórios de contas, por outro lado, esse número nunca aparece detalhado.
A Apple faz isso todos os anos com as suas vendas, sendo assim e por esses principio a Apple também não vende nada certo? Há com cada um…
O que nao falta são números . 7.1M em 2021 so da Samsung. Este ano os jumeros estao ja acima dos 10M.
Sao os mesmos tipos de números de qualquer outro telemovel, ou baseados nas metadatas dos browsers, ou no fabrico etc. A Apple e outras tambem falam sempre dos numeros produzidos nao dos vendidos ate porque em assistencia muitos sao substituidos por novos. Os Chineses lancam numeros loucos em 24h de pre venda e todos aceitam.
Agora a serio, dei ai os numeros dos mesmos sites de onde saem numeros de vendas dos iPhones e Samsungs S.
Nao sao valores wow, mas dado serem dos dispositivos mais caros do mercado e todos os anos a crescer em vendas parece que ha mesmo um nicho de mercado mas nao é para todos.
Não são valores wow, bem pelo contrário, são valores de muito prejuízo. 10 milhões são vendas de todos os modelos. E isso é muito pouco para tanto investimento. Se dividires 10 000 000 por 50 mil players comerciais… isso da 200 telefones por cada um, é uma miséria. Mas é normal (é um mercado completamente novo), aliás, os outros estão até já a descartar. As marcas chinesas já estiveram com muito mais power… agora arrefeceu. E por isso percebe-se o “picanço” da Samsung à Apple. 😉
Exatamente se as vendas fossem excelentes tinham se tornado públicas.
Ai faram? Partilha lá então a tua sabedoria com o resto do povo… Para mim smartphones dobráveis, quer sejam Apple, Samsung, Xiaomi, ou xixolina não obrigado!
Ainda me lembro quantos os telefones começaram a crescer e a Apple continuava com o mesmo tamanho, diziam que pareciam que andavam com telhas nos bolsos, e agora são os que mais vendem, é assim mesmo, o que hoje é verdade amanhã é mentira, cá estaremos para ver a reação dos velhos do Restelo
“Tal como é sabido, a empresa de Cupertino só lança uma tecnologia quando está madura, pronta a servir sem dar problemas.”
Então mas não era a empresa da inovação, do fator, wow nunca tínhamos visto isto antes? Já não entendo.
Por amor de Deus… A Apple que não lance um iPhone dobrável… se este for o resultado parecido ou idêntico ao futuro iPhone dobrável, o conceito de iPhone deixa de existir. Eu nem quero imaginar o que Steve Jobs possa estar a pensar se tiver a olhar para tudo o que ele construiu.
Eu não fiquei convencido com os dobráveis. Numa loja, num Samsung desses pressionei a unha no ecrã e ficou lá um belo de um risco…. Cada vez que passo pela loja lá está o belo do smartphone com o ecrã cheio de defeitos….
Compra que pode, quem não pode coloca defeitos.