PplWare Mobile

Afinal a China pode ser a razão da Apple adotar o RCS nas mensagens

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Aves says:

    Diz o post que “a Apple resolveu surpreender todos e revelou que em breve adotaria o RCS no iPhone e nas suas mensagens”. Afinal, o que disse um porta-voz da Apple ao 9To5Mac, em Novembro de 2023?
    “No final [de 2024], adicionaremos suporte ao RCS Universal Profile, o padrão atualmente publicado pela GSM Association. Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS. Isso funcionará ao lado do iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para os utilizadores da Apple.”
    O 9To5Mac explicou assim o “ao lado”: “Mas, ao mesmo tempo, o iMessage não vai a lugar nenhum. Continuará a ser a plataforma de mensagens usada para toda a comunicação entre utilizadores do iPhone. O RCS simplesmente suplantará o SMS e MMS e existirá separadamente do iMessage quando disponível. O SMS e MMS também continuarão disponíveis como retaguarda quando necessário, diz a Apple. Isto não é a Apple a abrir o iMessage para outras plataformas. Em vez disso, é a empresa que adota o RCS separadamente do iMessage”.
    Mas há aqui várias questões envolvidas, entre elas:
    – O RCS suplantar o SMS/MMS não quer dizer que o SMS/MMS seja abolido. As leis dos serviços e mercados digitais da UE criaram regras relativamente à interoperabilidade do WhatsApp e do Facebook Messenger com outros serviços de mensagens instantantâneas – mas não tocaram no SMS/MMS
    – As maiores empresas de comunicações telefónicas são compatíveis com o RCS e veem com bons olhos o fim do SMS/MMS – que, apesar disso, continua. A China quer que as suas empresas de comunicações sejam compatíveis com o RCS – mas nada é dito sobre o fim do SMS/MMS.
    – Finalmente, os serviços de mensagens instantâneas há muito que ultrapassaram os problemas de de interoperabilidade entre o Android e o iOS, como é o caso do WhatsApp na UE e do WeChat e QQ na China (com respetivamente, 1.076 milhões e 804 milhões de utilizadores mensais).
    Ou seja, tal como na UE, a interoperabilidade entre o Android e o iOS está assegurada, não depende da a adoção do RCS “ao lado” do iMessage pela Apple. É antes uma questão de como o RCS suplanta o SMS/MMS e se o substitui ou não.

  2. André R. says:

    Se o RCS permite o envio de multimedia, isso não será considerado pelas operadoras como se fosse MMS e depois passam a cobrar??
    É uma dúvida…

    • Rodrigo Pinto says:

      Nao, porque o RCS envia usando o wifi ou internet movel. O MMS usa o protocolo GSM

    • ANTI JL says:

      Não, pois o protocolo SMS e MMS são enviados sem recorrer há internet dai serem cobrados, já as outras aplicações e agora o RCS é através da ligação há internet.

      há muito que só tenho a app nativa de mensagens para receber SMS de serviços, de resto só whatsapp para tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.