A Apple estará a preparar a chegada de lojas apps de terceiros ao iPhone com o iOS 17
A Apple sempre procurar manter a App Store como o único ponto de instalação de apps no iPhone e no iOS. Controla todos os momentos das apps ali presentes e garante aos utilizadores que não existem problemas de segurança ou de desempenho.
Com muitas mudanças a serem pedidas, a Apple estará finalmente a ponderar abrir o iOS a loja de apps de terceiros. Não revelou como o deverá fazer, mas certamente que vão existir limites e um controlo muito grande.
Lojas de apps de terceiros a chegar
As entidades reguladoras têm estado a avaliar muitos elementos do ecossistema da Apple a como estes se comportam com os restantes. Quer impedir situações de monopólio e em que a empresa impede que outras propostas sejam apresentadas aos utilizadores.
Um dos principais visados é mesmo a App Store, que poderá ter mudanças em breve. Do que é avançado, a Apple poderá estar a preparar a chegada de lojas de apps de terceiros. Isso levará ao que muitos esperam há anos: poder instalar apps fora do ecossistema da empresa e sem o controlo completo desta.
New story: Apple is preparing to allow alternative app stores and side-loading on iOS — along with a slew of other changes to make the iPhone more open — in response to new European Union requirements arriving in 2024. https://t.co/hZpXrKdHGj
— Mark Gurman (@markgurman) December 13, 2022
Apple terá de deixar instalar no iOS
Várias equipas estão a redesenhar o software da empresa para o abrir a esta novidade, permitindo também que seja possível contornar parte das imposições conhecidas. Claro que o controlo deverá ser mantido, obrigando as apps a serem verificadas e cobrando taxas adicionais. Não fica ainda claro se sistemas de pagamentos de terceiros vão ser permitidos.
Ainda sem uma data prevista, deverá ser revelado com a chegada do iOS 17 e antecipando algumas medidas que a Europa poderá obrigar a serem realidade. O Regulamento Mercados Digitais poderá impor a mudança e assim terminando com o monopólio da Apple neste campo.
Changes would also come to NFC chip and camera access, Find My network for rivals to the AirTag, web browsing engines and other areas of Apple’s software. The company still plans to charge developers for access to iOS even with side loading.
— Mark Gurman (@markgurman) December 13, 2022
Mudanças não ficam pela App Store
Esta regulamentação da UE pode ir ainda mais longe e obrigar a Apple a abrir outros sistemas. Falamos do NFC do iPhone, da rede Find My ou do controlo aplicado a browsers terceiros. Por fim, e esta será mais complicada, pode ir até ao iMessage, com a criação de mecanismos de interoperabilidade com outros serviços de mensagens.
O mais curioso é que a Apple poderá aplicar todas estas medidas apenas em alguns mercados escolhidos e com legislações mais restritivas. Vão ser as bases para algo mais alargado, mas que só mais longe no futuro será verdadeiramente global e alargado a todos.
Este artigo tem mais de um ano
…Realmente! : ((
Reencarna Steve Jobs. A Apple está em apuros.
Que bom que estava e seria voltar a um simples sistema fechado inspirando confiança e segurança para cada utilizar, por mais lançamentos que sejam de software!
HAHAHAHA…. O que me ri com “sistema fechado inspirando confiança e segurança”
A Apple vai permitir a instalação, mas cabe ao utilizador decidir se instala ou não, é simples. Eu não vou instalar lojas de terceiros e muito menos apps de lojas de terceiros, gosto do sistema como esta e não o quero colocar em risco com apps que não passam pelo controlo de qualidade e segurança da apple.
+1
+1
O que é que ” as entidades reguladoras” têm que se meter onde não foram chamadas e onde nada têm a ver?
Ninguém (no seu perfeito juízo) lhes pediu nada. Ainda se não houvesse escolha (Android)….
Há cada uma…….
A Apple deveria era retirar mais o controlo e opções do iPhone e não oposto.
O que os utilizadores querem é que a Apple controle e escolha o que cada um pode fazer ou instalar no telemóvel.
Cada um deveria ter um profile e a Apple deveria instalar e controlar o telemóvel consuante as preferências.
Quanto mais fechado melhor
Provalmente não irei instalar apps fora da loja da apple, mas não vejo mal nisto, liberdade de escolha. A concorrência é quase sempre benéfica.
A apple pode não controlar a app antes de ser instalada, mas pode controlar o seu comportamento e a que informação acede.
Admito que na teoria pode haver um risco maior para quem instala fora da appstore, mas cada um sabe de si.
A apple se está a fazer isto não é por vontade própria, até porque perderão comissões na loja, mas o problema é que a EU vai obrigar a tal.
Tenho muita pena que o mbway não possa utilizar o NFC da apple, e isto será também por questão de segurança ou para a apple ganhar as comissões do applepay?
Apple users…. Bem vindos a 2012!!!