5 aplicações fantásticas para o seu computador Mac
O macOS já por si é muito completo, mas, convenhamos, a Apple por vezes simplifica demais. Isso, no entanto, é também uma porta para os programadores e criativos poderem criar novas ferramentas. E hoje trazemos não uma, não duas, mas cinco apps super úteis.
Existem muitas ferramentas gratuitas ou a preços "baratos" que podem mudar completamente a nossa forma de trabalhar. Facilitando em muito os processos rotineiros, ou aquelas menos usuais, que necessitamos para o desempenho do nosso trabalho. E é para ajudar que hoje trazemos 5 ferramentas que fazem falta em qualquer macOS.
Conhece algumas destas 5 ferramentas?
1 - CopyClip
Esta é uma das minhas aplicações mais utilizadas na barra de menus. O CopyClip guarda os textos e URLs recentes que copiei e garante que são preservados mesmo quando copio outra coisa e substituo a área de transferência do meu Mac.
É uma ferramenta que já me salvou algumas vezes.
2 - Horo
Trabalha durante horas fixas todos os dias, como eu? Nesse caso, o Horo pode ser uma dádiva de Deus para o ajudar a controlar o tempo.
Todas as manhãs, inicio uma contagem decrescente de 8 ou 8,5 horas. Este permite-me saber o meu progresso em relação ao tempo restante ao longo do dia. Se tiver de fazer uma pausa prolongada, posso pausar o temporizador com alguns cliques e retomá-lo quando voltar ao trabalho. É um acessório indispensável para o meu Mac.
3 - MenuBarX
É um prático navegador da Web que se encontra na barra de menus do Mac e que pode ser muito útil quando se pesquisa algo na Web. É muito rápido e fácil entrar e sair desta segunda janela do navegador Web.
Quando sai da caixa, o tamanho da janela do navegador é pequeno, como um telemóvel, mas pode clicar (no fundo dessa janela) no ícone do telemóvel > Tamanho da janela e aumentá-la.
4 - AppCleaner
No Mac OS a instalação da maior parte das aplicações apenas envolve mover a aplicação para a pasta respetiva. A desinstalação não é muito diferente. Apenas tem de mover a aplicação para o lixo e já está. Mas existem sempre alguns pequenos ficheiros, como os caches, que sempre ficam, e se quiser que tudo desapareça o AppCleaner é para si!
O AppCleaner tem uma interface bastante simples com um menu em cima e uma área em baixo para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo. Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.
5 - Transnomino
O Transnomino oferece um conjunto de ações de renomeação, desde simples substituições de texto a substituições mais complexas utilizando Expressões Regulares e inserções de texto baseadas em atributos dos ficheiros.
Qualquer número destas ações de renomeação pode ser colocado em sequência e pode pré-visualizar diretamente os resultados enquanto os cria.
Agora é a vossa vez. Que aplicações não podem faltar no vosso macOS?
Óptimas Apps, algumas delas já conhecia
Pessoalmente uso com bastante frequência as seguintes…
Keka – (https://www.keka.io/pt-pt/) para compactar e descompassar co um simples arrastar para cima da App,
ShowHiddenFiles – torna visíveis os ficheiros ocultos do sistema
MEGAsync – serviço de backup na nuvem, gratuito e muito eficiente
Em tempos usava as app iView MediaPro – para criação de catálogos de imagens, e FontExplorer X – para gestão de catálogos de fontes, ativa e desativa de forma automática a tipografia necessária. Recentemente estes dois apps deixaram de funcionar no Mac, alguém conhece alternativas para estes fins??
“ShowHiddenFiles – torna visíveis os ficheiros ocultos do sistema”, caríssimo…existe isso nativamente no macOSm basta fazeres isto:
Command+Shift+.
O Keka (que o Pplware ajudou a traduzir para o idioma pt-pt, é, desde há muitos anos, o que utilizo. Boa escolha.
ShowHiddenFiles… boa, haverá free?
Outro que uso é o Tuxera, alguém conhece um free que funcione bem?
tuxera é lento, eu uso paragon há mais de uma década, e também em windows para ler HFS+ ou APFS.
gratuitos tens o velhinho ntfs-3g, é mais lento mas funciona.
Vai também para a lista. Eich… eu já usei o nfts-3g https://pplware.sapo.pt/apple/ntfs-3g-missao-copiar/ já nem me lembrava!!! Obrigado pelas dicas.
Utilizam algum destes?
https://iboysoft.com/ntfs-for-mac/free-ntfs-for-mac.html
ShowHiddenFiles… boa, haverá free?
Há, ls -a na consola.
O que qualquer programa faz, em vez de reinventar a roda, é chamar o ls com as respectivas opções e mostrar o resultado numa janelinha.
Claro, nesse ponto de vista, com a consola, não precisavas de quase mais nada. Eu percebo o que estás a dizer, mas há pessoas que preferem ter uma aplicação.
Eu sei, mas a aplicação é apenas um ux para as pessoas terem uma janela bonita.
Aliás, o Emacs, que referi abaixo, tem algo chamado dired https://www.gnu.org/software/emacs/manual/html_node/emacs/Dired.html
A forma como o dired manipula tudo o que tem a ver com ficheiros e pastas, é recorrendo aos comandos da consola, entre eles o ls, e depois mostra numa janela, que no Emacs se chama buffer.
A ideia é a mesma com esse tipo de APP que falas.
Sim, é um facto, percebo o teu ponto de vista. E para que não quiser apps, o comando é simples. Há sempre muitos utilizadores que preferem a app. Aliás, neste e noutros casos.
A ver se logo ligo o meu Hackintosh e vejo qual uso… Sei que fica um icone na zona do relógio…
Mounty
No meu macOS não pode faltar o File Explorer do Windows 11.
É que comparar o File Explorer do Windows 11 com o Finder no macOS 14.x dá vontade de rir, infelizmente.
Explica-me o pk? O que um faz e que o outro não faz? (Que seja assim tão útil) E já agora qual o nome da app que usas que faz a diferença?
Qual o melhor editor de texto para mac? (O notepad++ de windows)
Tens também o Sublime Text que é muito bom e em breve vai surgir o Diamond que é excelente principalmente para quem se preocupa com a segurança.
para quem anda nisto deste o século passado, emacs 😉
para quem é mais novo na poda, sublime text ou BBedit
E particamente todas as apps aqui referidas podem ser replicadas com bastante sucesso no emacs, fora o appcleaner, mas isso é mais tarefa do gestor de pacotes do sistema operativo, que até pode ser um dos modernos —> Nix
A ultima app, o tal de Transnomino, é feito no emacs de forma tão elegante e eficiente que até doi.
A única coisa que o emacs tem de boa é que parece que não morre.
Na minha opinião já devia ter lavado a cara à muito tempo.
Boas dicas. Deixo aqui as minhas:
– eul – monitor de sistema – https://github.com/gao-sun/eul
– aerial companion – screen saver
– magnet – clip de janelas automatico
– pop – remote desktop
O link para a app “Transnomino” não está correto. Obrigado.
Obrigado pelo alerta Jorge. Corrigido.
Caro Vítor, não tem de quê.
Nós, utilizadores, é que estamos gratos.
Bom trabalho!
nos dias que correm acho que a unica imprescindível é o iStat Menus, que já uso desde o meu primeiro PPC (na altura gratuita).
no passado usava muito alfred mas hoje já me deixei disso
AppCleaner é realmente de confiança? Sempre vi estes programas de limpeza um bocado desconfiado
Uso há mais de 10 anos. É muito simples, mas funciona muito bem.
https://lightweightpdf.com
Olha que coisa boa!!!! 😉 Top.
Aldente, para controlar o carregamento da bateria. É possível por um limite, muito útil para a preservar quando se trabalha ligado a corrente.
https://apphousekitchen.com/
SEGURANÇA:
LULU – https://objective-see.org/products/lulu.html
Malawarebytes – https://pt.malwarebytes.com
Controlo de temperatura : Macfan – https://crystalidea.com/macs-fan-control