5 aplicações fantásticas para o seu computador Mac
O macOS já por si é muito completo, mas, convenhamos, a Apple por vezes simplifica demais. Isso, no entanto, é também uma porta para os programadores e criativos poderem criar novas ferramentas. E hoje trazemos não uma, não duas, mas cinco apps super úteis.
Existem muitas ferramentas gratuitas ou a preços "baratos" que podem mudar completamente a nossa forma de trabalhar. Facilitando em muito os processos rotineiros, ou aquelas menos usuais, que necessitamos para o desempenho do nosso trabalho. E é para ajudar que hoje trazemos 5 ferramentas que fazem falta em qualquer macOS.
Conhece algumas destas 5 ferramentas?
1 - CopyClip
Esta é uma das minhas aplicações mais utilizadas na barra de menus. O CopyClip guarda os textos e URLs recentes que copiei e garante que são preservados mesmo quando copio outra coisa e substituo a área de transferência do meu Mac.
É uma ferramenta que já me salvou algumas vezes.
2 - Horo
Trabalha durante horas fixas todos os dias, como eu? Nesse caso, o Horo pode ser uma dádiva de Deus para o ajudar a controlar o tempo.
Todas as manhãs, inicio uma contagem decrescente de 8 ou 8,5 horas. Este permite-me saber o meu progresso em relação ao tempo restante ao longo do dia. Se tiver de fazer uma pausa prolongada, posso pausar o temporizador com alguns cliques e retomá-lo quando voltar ao trabalho. É um acessório indispensável para o meu Mac.
3 - MenuBarX
É um prático navegador da Web que se encontra na barra de menus do Mac e que pode ser muito útil quando se pesquisa algo na Web. É muito rápido e fácil entrar e sair desta segunda janela do navegador Web.
Quando sai da caixa, o tamanho da janela do navegador é pequeno, como um telemóvel, mas pode clicar (no fundo dessa janela) no ícone do telemóvel > Tamanho da janela e aumentá-la.
4 - AppCleaner
No Mac OS a instalação da maior parte das aplicações apenas envolve mover a aplicação para a pasta respetiva. A desinstalação não é muito diferente. Apenas tem de mover a aplicação para o lixo e já está. Mas existem sempre alguns pequenos ficheiros, como os caches, que sempre ficam, e se quiser que tudo desapareça o AppCleaner é para si!
O AppCleaner tem uma interface bastante simples com um menu em cima e uma área em baixo para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo. Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.
5 - Transnomino
O Transnomino oferece um conjunto de ações de renomeação, desde simples substituições de texto a substituições mais complexas utilizando Expressões Regulares e inserções de texto baseadas em atributos dos ficheiros.
Qualquer número destas ações de renomeação pode ser colocado em sequência e pode pré-visualizar diretamente os resultados enquanto os cria.
Agora é a vossa vez. Que aplicações não podem faltar no vosso macOS?
Este artigo tem mais de um ano


























Óptimas Apps, algumas delas já conhecia
Pessoalmente uso com bastante frequência as seguintes…
Keka – (https://www.keka.io/pt-pt/) para compactar e descompassar co um simples arrastar para cima da App,
ShowHiddenFiles – torna visíveis os ficheiros ocultos do sistema
MEGAsync – serviço de backup na nuvem, gratuito e muito eficiente
Em tempos usava as app iView MediaPro – para criação de catálogos de imagens, e FontExplorer X – para gestão de catálogos de fontes, ativa e desativa de forma automática a tipografia necessária. Recentemente estes dois apps deixaram de funcionar no Mac, alguém conhece alternativas para estes fins??
“ShowHiddenFiles – torna visíveis os ficheiros ocultos do sistema”, caríssimo…existe isso nativamente no macOSm basta fazeres isto:
Command+Shift+.
O Keka (que o Pplware ajudou a traduzir para o idioma pt-pt, é, desde há muitos anos, o que utilizo. Boa escolha.
ShowHiddenFiles… boa, haverá free?
Outro que uso é o Tuxera, alguém conhece um free que funcione bem?
tuxera é lento, eu uso paragon há mais de uma década, e também em windows para ler HFS+ ou APFS.
gratuitos tens o velhinho ntfs-3g, é mais lento mas funciona.
Vai também para a lista. Eich… eu já usei o nfts-3g https://pplware.sapo.pt/apple/ntfs-3g-missao-copiar/ já nem me lembrava!!! Obrigado pelas dicas.
Utilizam algum destes?
https://iboysoft.com/ntfs-for-mac/free-ntfs-for-mac.html
ShowHiddenFiles… boa, haverá free?
Há, ls -a na consola.
O que qualquer programa faz, em vez de reinventar a roda, é chamar o ls com as respectivas opções e mostrar o resultado numa janelinha.
Claro, nesse ponto de vista, com a consola, não precisavas de quase mais nada. Eu percebo o que estás a dizer, mas há pessoas que preferem ter uma aplicação.
Eu sei, mas a aplicação é apenas um ux para as pessoas terem uma janela bonita.
Aliás, o Emacs, que referi abaixo, tem algo chamado dired https://www.gnu.org/software/emacs/manual/html_node/emacs/Dired.html
A forma como o dired manipula tudo o que tem a ver com ficheiros e pastas, é recorrendo aos comandos da consola, entre eles o ls, e depois mostra numa janela, que no Emacs se chama buffer.
A ideia é a mesma com esse tipo de APP que falas.
Sim, é um facto, percebo o teu ponto de vista. E para que não quiser apps, o comando é simples. Há sempre muitos utilizadores que preferem a app. Aliás, neste e noutros casos.
A ver se logo ligo o meu Hackintosh e vejo qual uso… Sei que fica um icone na zona do relógio…
Mounty
No meu macOS não pode faltar o File Explorer do Windows 11.
É que comparar o File Explorer do Windows 11 com o Finder no macOS 14.x dá vontade de rir, infelizmente.
Explica-me o pk? O que um faz e que o outro não faz? (Que seja assim tão útil) E já agora qual o nome da app que usas que faz a diferença?
Qual o melhor editor de texto para mac? (O notepad++ de windows)
Tens também o Sublime Text que é muito bom e em breve vai surgir o Diamond que é excelente principalmente para quem se preocupa com a segurança.
para quem anda nisto deste o século passado, emacs 😉
para quem é mais novo na poda, sublime text ou BBedit
E particamente todas as apps aqui referidas podem ser replicadas com bastante sucesso no emacs, fora o appcleaner, mas isso é mais tarefa do gestor de pacotes do sistema operativo, que até pode ser um dos modernos —> Nix
A ultima app, o tal de Transnomino, é feito no emacs de forma tão elegante e eficiente que até doi.
A única coisa que o emacs tem de boa é que parece que não morre.
Na minha opinião já devia ter lavado a cara à muito tempo.
Boas dicas. Deixo aqui as minhas:
– eul – monitor de sistema – https://github.com/gao-sun/eul
– aerial companion – screen saver
– magnet – clip de janelas automatico
– pop – remote desktop
O link para a app “Transnomino” não está correto. Obrigado.
Obrigado pelo alerta Jorge. Corrigido.
Caro Vítor, não tem de quê.
Nós, utilizadores, é que estamos gratos.
Bom trabalho!
nos dias que correm acho que a unica imprescindível é o iStat Menus, que já uso desde o meu primeiro PPC (na altura gratuita).
no passado usava muito alfred mas hoje já me deixei disso
AppCleaner é realmente de confiança? Sempre vi estes programas de limpeza um bocado desconfiado
Uso há mais de 10 anos. É muito simples, mas funciona muito bem.
https://lightweightpdf.com
Olha que coisa boa!!!! 😉 Top.
Aldente, para controlar o carregamento da bateria. É possível por um limite, muito útil para a preservar quando se trabalha ligado a corrente.
https://apphousekitchen.com/
SEGURANÇA:
LULU – https://objective-see.org/products/lulu.html
Malawarebytes – https://pt.malwarebytes.com
Controlo de temperatura : Macfan – https://crystalidea.com/macs-fan-control