Análise: Relógio Garmin Forerunner 630
A moda do running tem levado os fabricantes a inovar os seus equipamentos, e a dotá-los de características que os transformem em dispositivos cada vez mais completos e funcionais.
Durante dois meses o Pplware testou o relógio Garmin Forerunner 630 (FR630) e hoje apresentamos a nossa análise.
Durante duas meias maratonas e muitos, muitos treinos, o FR630 (o sucessor do Forerunner 620 que foi lançado em 2013) foi o nosso “assistente de corrida”. O FR630 foi lançado em Portugal em Fevereiro de 2015.
Além da vertente de desporto, o FR630 pode também ser considerado um verdadeiro smartwatch, uma vez que integra com o nosso smartphone e apresenta notificações de SMS, e-mail, Whatsapp, Facebook Messenger, Calendário, etc, e nos permite atender ou recusar chamadas, tendo ainda disponível um estilo de loja de aplicações (connect IQ que disponibiliza watch faces, apps e widgets).
Principais especificações
- Dimensões: 45.0 x 45.0 x 11.7 mm
- Tamanho do ecrã: 31,1 mm de diâmetro
- Ecrã: Touchscreen a cores, de alta resolução
- Peso: 44 g
- Bateria: lithium-ion
- Tempo de vida útil da bateria: 16 horas em treinos constantes, 4 semanas a funcionar como relógio + notificações
- GPS
- GLONASS
- Notificações inteligentes
- Controlo de música
- Modo de vibração
- Histórico das actividades
- V02 max
- Informação sobre o tempo de recuperação
- Acelerómetro
- Recordes pessoais
- Monitorização do ritmo cardíaco (com banda)
- Calculo das calorias queimadas
- Conta passos
- Avaliação do sono
- Dinâmicas de Running Avançadas:
- Distância da Passada: Mede a distância da passada de um corredor em tempo real.
- Balanceamento do Contato com o Chão: Mede a simetria do contacto de um corredor com o chão, algo que alguns atletas correlacionam com lesões e desequilíbrios.
- Rácio Vertical: O rácio custo-benefício da oscilação vertical para a distância da passada, servindo como um único indicador da eficiência de um corredor.
- Medições Fisiológicas
- Limiar de Lactato: Estima o nível de esforço em que a fadiga aumenta rapidamente em termos do ritmo cardíaco e da passada.
- Nível de Stress: Mede a variação do ritmo cardíaco para fazer uma avaliação dos níveis gerais de stress de cada corredor antes de definir uma corrida.
- Condição da Performance: Oferece uma análise em tempo real do nível de forma física no começo e durante uma corrida relativamente à média de um corredor, o que indica a forma em que o mesmo se encontra
- Uploads automáticos para o Garmin Connect via smartphone ou Wi-Fi
- …e muito mais – ver aqui.
A análise deste relógio consistiu em quatro parâmetros
- 1 - Design
- 2 - Funcionalidades de corrida
- 3 – App para Desktop
- 4 - Garmin Connect
- 5 - Actividades na plataforma web da Garmin
- 6 – Preço
- 7 – Veredicto
1 - Design
Para quem procura um relógio para monitorizar a actividade física e também para o dia a dia, então o Garmin Forerunner 630 é uma boa sugestão. Em termos de design começamos por destacar primeiro a boa construção, com materiais de qualidade e bons pormenores, especialmente ao nível dos botões.
A linha é a mesma do Forerunner 225 e, ao contrário de muitos relógios que são direccionados para o desporto, o FR630 é bastante elegante e tem um design muito atractivo. A bracelete segue o modelo tradicional.
Como referimos, o FR630 tem um ecrã de 31,1 mm de diâmetro e, ao contrário do seu antecessor, a moldura envolvente garante agora uma maior área útil em termos de ecrã o que facilita a apresentação e visualização da informação. Destaque ainda para o peso que é apenas de 44g.
2) Funcionalidades de corrida
Ao contrário de outros relógios que já apresentámos no Pplware (como por exemplo o TomTom Spark Cardio+Music GPS Fitness) o FR630 é direccionado para a corrida indoor/outdoor (não é multi-desporto), apesar de permitir também o registo de actividades de ciclismo.
Em termos de corrida, podemos dizer que este equipamento está bastante completo ao nível das funcionalidades. O Forerunner 630 recorre a métricas fisiológicas exaustivas para ajudar o atleta a tirar o máximo partido dos seus treinos.
Com o FR630 é possível medir o ritmo cardíaco (necessária uma banda), a velocidade, o ritmo, a distância, as calorias queimadas, saber a duração da actividade, avaliar o sono e muito mais. A condição de desempenho é outra função que permite ter uma ideia de como o corpo se irá comportar durante o treino.
Podemos programar as nossas actividades, saber o VO2 max (capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e metabolizar oxigénio durante um exercício físico), prever os seus tempos de corrida para várias distâncias, saber o tempo de recuperação após a realização de um exercício físico, medir o stress, zonas HR, etc.
3 – App para Desktop
Em temos de app para Desktop, a Garmin disponibiliza a app Garmin Express que permite, de uma forma simples, actualizar o relógio, gerir as apps instaladas no equipamento, aceder a manuais e ver informações do relógio.
4 - Garmin Connect
Além da aplicação para desktop, a Garmin disponibiliza também apps para dispositivos móveis que permitem facilmente ao atleta sincronizar as actividades registadas no relógio com a app, assim como sincronizar com o serviço online.
Nos primeiros tempos, a utilização da app parece ser difícil, por apresentar muita informação e por nos parecer desorganizada mas, com o tempo, facilmente nos adaptamos.
Na app Garmin Connect, para além do registo das nossas actividades desportivas, podemos ainda ver informações de amigos (estilo rede social), saber estatísticas das actividades, estatísticas de saúde, estatísticas de desempenho, percursos, segmentos, definir qual o equipamento usado, permitir o acompanhamento das actividades em tempo real (Live Track), etc.
5 - Actividades na plataforma web da Garmin
Acedendo ao connect.garmin.com, o atleta pode consultar todas as suas actividades de uma forma mais detalhada. Essa informação pode ser partilhada nas redes sociais, enviada por e-mail, etc.
6 – Preço
O preço recomendado deste relógio é de 399€ e o bundle performer com HRM-Run tem um preço de venda recomendado de 449 euros. O Forerunner 630 está disponível em preto/branco e azul escuro.
7 – Veredicto
Se é um atleta virado para o mundo do running, então o Garmin Forerunner 630 é uma escolha acertada já que é bastante completo, em termos de funcionalidades, para este tipo de actividade. Destaque também para o “modo smartwatch” que permite apresentar as notificações e também a possibilidade de instalar apps.
Uma das características que mais surpreendeu foi a autonomia do relógio (cerca de 1 semana), usando-o em treino e com as notificações (do smartphone) ligadas. O Garmin Forerunner 630 é rápido a fixar o sinal GPS e toda a sua navegação é muito intuitiva, sendo a interface também bastante fluída.
Pessoalmente considero que a banda de avaliação cardíaca (HRM-RUN ou compatível) é desconfortável em alguns momentos e daí preferir relógios com sensor integrado (como é o caso do Garmin Forerunner 235). O carregador é também inovador, pois tem a forma de “pinça” e facilmente se liga ao relógio.
Agradecimento a todos os #GuardaRunners pelas dicas para a elaboração deste artigo.
Este artigo tem mais de um ano
Formato da pinça pode ser inovador nesse modelo, mas no meu Garmin 310xt já tem esse sistema 🙂 de resto excelente análise!
Obrigado :). Sim, agora trazem esse sistema. Referia-me ao 620 que era diferente ou então ao do TomTom.
O carregador do Forerunner 620 é bem melhor que o formato de pinça, é uma pequena base que tem iman, bast aproximar o relógio que ele se colcoa na posição correta para carregar. Pode ver aqui a base:
https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjOrLng76nNAhWCHxoKHbWNAnYQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.trinowfitness.com%2Fen%2FGarmin-Forerunner-USB-Charging-Data-Cradle-620-220.html&psig=AFQjCNHbaAS2cbhjujQMoh7QQB2h30yPmQ&ust=1466074631582081
A Garmin optou por não integrar a deteção do ritmo cardíaco diretamente no relógio devido às funcionalidades avançadas que este relógio permite obter como a escilação vertial e outras métricas que se obtêm através da banda. O 235 por exemplo não permite obter essas métricas
precisava de um para as minhas voltas de bike, mas este valor é muito alto
Para voltas de bicicleta opta por GPS da Garmin mas dedicado a bicicleta, existe bons gps 300 eu
Sendo utilizador de um Apple Watch tenho a afirmar que este Garmin supera em muito os parâmetros que o Apple Watch consegue obter. Sou da opinião que é nisto que se deviam focar… Bom producto. Pena, não ter acessibilidade, para cegos, digo.
O fenix3 está a frente deste a nível de funcionalidades, certo??
Por esse preço já se encontra o Fenix 3 e o Fenix 3 + HRM Run por exemplo na Amazon.
boas
tirando o preço qual a vantagem do Garmin Forerunner 630 em relação ao Garmin Forerunner 235?
abc
Ainda não testei o 235, mas a vantagem (para mim) do 235 comparativamente ao 630 é o sensor cardíaco integrado.
O sensor cardíaco integrado é um problema medem mal, e tem de se ter o relógio muito apertado no pulso. Se pesquisarem um pouco, são os sensores menos recomendados e com mais erros de leitura. A banda continua a ser a melhor, existe é uma marca que tem uma banda que se mete no braço que é a melhor.
O facto de necessitares de uma banda para medir o ritmo cardíaco nos tempos que correm é um grande contra.
A própria garmin tem já relógios com medidor de HR no pulso, não se percebe muito bem porque não o intregaram neste relógio.
É simples essas bandas não servem apenas para medir o ritmo cardiaco, fornencem também outras métricas que permitem calcular as dinamicas de corrida, tal não é possivel com a versão com leitor HR incluido
Exacto, a banda que acompanha este relógio é “especial”, o que permite obter dados para corredores de um nível mais profissional que precisam de obter outro tipo de dados que não apenas o ritmo cardíaco.
incluindo o comentário a cima deste, porque os medidores no pulso ainda não são 100% fidedignos, pelos em comparação as as straps. Mais cómodo? talvez, por isso é que utilizadores não muito preocupados devem ir para o 235 em vez deste.
Eu como sou um utilizador cujo o ritmo cardíaco já não interessa muito (bicicleta, e apenas prazer, já não compito) utilizo o Mi Band (LOL) 1s, que comprei mais como despertador, para não acordar a moça, visto termos horarios diferentes. Agora conta as voltas de bicicleta por curiosidade, e fazendo a comparação, a banda é muito mais credivel que o hr optico (já que tive oscilações de 130-210 num espaço de 15 segundos, enquanto a banda subiu uns 25 bpm).
E para ciclismo/btt o que recomendam?
garmin edge 520 ou 1000
Não concordo muito com a análise porque este é um dos relógios mais avançados do mercado, se não o mais avançado em termos de corrida e bastas vezes se refere como sendo um relógio incompleto o que é falso.
Em relação ao 230/235 tem a vantagem de ter um ecrã melhor, touch, ter acesso a todos os dados de running dynamics (com uso da banda cardíaca) e de ter sincronização wi-fi.
Luís não leio em lado nenhum que é um relógio incompleto! Na minha opinião, para ser perfeito, apenas devia ter sensor cardíaco integrado. De resto, se é para running, está perfeito.
Mas para obter os resultados que este obtém com banda não é possivel num sensor integrado. Para isso existe a serie 2xx da Garmin
Sim sim, a questão é que a maioria usa apenas o sensor cardíaco para avaliar a frequência cardíaca. Certamente que no futuro o sensor integrado vai permitir isso.
A garmin, supostamente recusou-se a fazer o 635 pela razão que disseram há pouco, da necessidade da fita para obter todos os dados para os running dynamics.
Eu tive um 630 e vendi para comprar o novo 735XT pela razão de o 630 não ter sensor no pulso.
Agora para corrida no mercado não há relógio mais completo que o 630, talvez agora só o 735XT mas mesmo assim faltam-lhe a este último duas coisas que considero essenciais, o touchscreen e a sincronização via Wi-Fi.
O 235 é um bom compromisso para quem não necessite (somos basicamente todos) de ter acesso a informação detalhada que para nada serve…
Há lojas online a vender o fenix3 a 380…
fenix 3 é superior a este????
O Fenix 3 pode ser considerado o topo de gama da Garmin, desde logo é multidesporto, no caso particular da corrida julgo que disponibiliza as mesmas informações.
Entendo que o Fénix não é o modelo topo da gama, existem vários modelos topo de gama, consoante as gamas.
Para trekking, trail, off road – Fénix 3
Para triatlo – 735XT vrs 920XT
Para corrida – 630
O Fénix para o 630, ganha nas capacidades que tem de demonstrar trilhos em mapa, bateria e ter barómetro.
achei a retroiluminação do 630 muito fraca. tenho um 620 também, que possui uma melhor retroiluminação.
O 235 nao atende chamadas?
Não, apenas recebe notificações de mensagens e sistemas de messaging como Facebook e Whatsapp.