Análise – impressora 3D Anycubic Kobra Go, uma excelente opção para os makers
O mundo da impressão 3D beneficiou bastante do interesse dos "makers" em dar vida às criações virtuais. As marcas atualmente no mercado já são imensas e é o utilizador que sai a ganhar com a forte competitividade, conseguindo obter cada vez melhores produtos ao menor preço. A Anycubic é um excelente exemplo disso.
Hoje trazemos a análise à nova impressora 3D Anycubic Kobra Go, uma impressora focada em quem gosta de "meter a mão na massa", montar a impressora quase peça por peça e afinar todos os pormenores.
Há impressoras para diferentes públicos, com diferentes objetivos e para, digamos, diferente disponibilidade ou paciência. A nova Anycubic Kobra Go é destinada a quem quer pagar pouco e concretizar todo o processo de montagem, aprender a influência de cada afinação no resultado final e, naturalmente, ter a sensação de realização após superar o desafio. Mas atenção, todo o processo está bem documentado, não só num manual com instruções de montagem bem detalhadas, como também num vídeo incluído com todo o processo demonstrado, disponível no cartão microSD que acompanha a impressora.
Esta Kobra Go trata-se, portanto, de uma impressora FDM de entrada gama, com uma estrutura vulgar, mas com pormenores que a distinguem: é compacta, tem auto-nivelamento, tem base aquecida com superfície de metal dobrável para facilitar a remoção dos objetos, permite retomar uma impressão na falta de eletricidade, e muito mais.
Acerca da Anycubic
A Anycubic é uma empresa líder na indústria de impressoras 3D, especializada em I&D, fabrico e venda de impressoras 3D. Oferece uma montra abrangente de impressoras económicas, inteligentes e de alto desempenho direcionadas a diferentes tipos de consumidor, incluindo amadores, estudantes e designers.
Fundada em 2015, tem o compromisso de impulsionar a tecnologia de impressão 3D, permitindo que pessoas de todos os setores deem largas à imaginação e transformem a criatividade em realidade.
Na caixa da Anycubic Kobra Go
O material vem todo muito bem acondicionado e organizado, e na caixa podemos encontrar:
- Base da impressora (inclui base de impressão com motor do eixo Y, fonte de alimentação e todo o sistema de controlo) e cabeça de impressão
- Perfis verticais
- Kit motor eixo X e E0 (filamento) com polias de rolamento
- Bloco passivo eixo Z
- Motor eixo Z e varão roscado
- Carreto de extremidade do eixo X
- Tensor eixo X
- Correia eixo X
- Noz anti-retrocesso eixo Z
- Suporte rolo filamento
- Diversos parafusos e anilhas em sacos numerados
- Ecrã a cores 2,4" com botão rotativo e clicável
- Base magnética rugosa, destacável e dobrável
- Kit de ferramentas
- Cartão de memória de 8 GB com leitor USB
- Bico de substituição
- Elemento para deteção fotoelétrica do eixo Z
- Cabo de alimentação
- Filamento de teste (10 metros)
- Massa lubrificante
Especificações
- Cor: preta
- Material da estrutura da máquina: liga de alumínio
- Área de impressão: 220 x 220 x 250 mm
- Precisão de impressão: 0,1 mm
- Espessura da camada: 50 a 300 μm
- Diâmetro do bico (nozzle): 0,4 mm
- Velocidade de impressão: máx 100 mm/s
- Temperatura máxima bico: 260ºC
- Temperatura máxima base: 110ºC
- Ruído funcionamento: máx 58 dB
- Suporte de material de filamento: PLA, ABS, PETG, TPU, etc
- Método de impressão: cartão microSD (offline), ligação USB ao PC (online)
- Software de impressão (slicer): Cura, Repetier-Host, Simplify 3D, entre outros
- Tamanho do produto: 445 x 443 x 490 mm
Outras características
- Processo de montagem passo a passo
- Tecnologia de nivelamento Anycubic LeviQ, com 25 pontos
- Base metálica magnética, para facilitar a remoção dos objetos
- Velocidade máxima de impressão acima da média (100 mm/s)
- Ajuste rápido de tensão das correias
- Sensor de filamento opcional
Montagem
Este é um dos pontos de destaque da Kobra Go... claro, para determinado tipo de utilizadores. A duração do processo é variável, mas para quem não está habituado é possível que demore cerca de 1 hora até que tudo fique operacional e minimamente afinado.
Na base (eixo Y) e na cabeça de impressão não é necessária intervenção, mas tudo o resto tem de ser montado e posteriormente afinado. O processo não é trivial mas as ajudas são boas, onde podemos contar com o manual de instruções de montagem e, caso necessário, um vídeo que mostra tudo detalhado.
Resumidamente, no processo de montagem é necessário:
- Aparafusar os perfis verticais que vão suportar o eixo X, com a cabeça de impressão, e também o rolo de filamento
- Aparafasar o motor Z e o varão roscado com a noz devidamente colocada
- Aparafusar os elementos com polias de rolamento ao eixo X
- Colocar a correia dentada no eixo X, juntamente com a cabeça de impressão e o tensor
- Aparafusar o eixo X à noz do eixo Z
- Aparafusar o ecrã às estrutura
- Aparafusar o suporte de rolo de filamento
- Ligar todas as fichas
- Afinar todas as polias de rolamento com eixo excêntrico para tirar as folgas das partes móveis nos perfis
- Lubrificar o varão roscado do eixo Z
- Afinar a tensão nas correias
- Colocar o filamento e testar
A parte mais exigente é a afinção das polias de rolamento do eixo X (que rolam sobre os perfis verticais). Como apenas uma haste do eixo Z é motorizada, é muito importante que tudo esteja muito bem afinado para não haver folgas nem apertos em demasia. Neste passo, se não estiver a compreender a explicação do manual, ou se a afinação não estiver a correr bem, deve seguir o passo a passo pelo vídeo, que esclarece muito melhor como proceder.
Base metálica, magnética e dobrável
Na impressão 3D FDM, a base aquecida é importantíssima para ajudar a que o material não arrefeça tão rapidamente, permitindo assim fazer uma melhor fixação. Além disso, ajuda a prevenir a deformação dos materiais, principalmente os cantos em peças de maior tamanho, que tendem a levantar com o arrefecimento.
Em conjunto com a base aquecida, que por vezes apenas tem um vidro simples, há depois materiais que ajudam a reforçar a aderência, como spray de fixação, laca para o cabelo, cola stick, fita-cola de papel ou... uma superfície com bom revestimento, que é o caso.
A Kobra Go tem uma cama com um material magnético, semelhante aos autocolantes "dos frigoríficos", e base de impressão é um chapa metálica removível com uma superfície rugosa, num material que parece uma resina epóxi. Para impressões grandes, cuja remoção do objeto é sempre um desafio, o processo é facilitado com a possibilidade de retirar a base e dobrá-la, descolando assim facilmente o objeto.
O material fixa muito bem ao revestimento, não sendo necessário qualquer procedimento extra para melhorar a aderência, mas notei algo que pode ser indesejável: a rugosidade da superfície fica marcada no objeto impresso. Para algumas finalidades específicas acredito que essa rugosidade não seja desejável. Para esses casos, o mais fácil será usar o "bom e velho" vidro com laca.
Funcionalidades disponíveis
A partir do ecrã da impressora é possível aceder a várias funcionalidades, desde o nivelamento, pré-aquecimento, ajuste offset, colocação/remoção de filamento no extrusor, etc.
Existem depois outras funcionalidades como o movimento dos motores para qualquer posição, o ajuste manual de temperatura, a configuração de um coeficiente de velocidade e desbloquear os motores.
Durante a impressão, estão também disponíveis todos os ajustes, algo muito útil quando é identificado um valor desadequado já durante a impressão.
A interação é simples e intuitiva. O vídeo abaixo demonstra a navegação pelos menus.
Os primeiros resultados
Após a montagem e as devidas afinações, é necessário fazer o processo de auto-nivelamento. O sensor capacitivo avalia a distância nos 25 pontos de calibração, onde depois todo o ajuste necessário é feito automaticamente pelo firmware da impressora.
Por fim, iniciei a impressão do modelo incluído no cartão, do mocho no tronco de madeira, e verifiquei a distância à base era demasiada. Bastou uma afinação no Offset do eixo Z, feita "a olho", e iniciar novamente a impressão. O valor de Offset a que cheguei foi -0,900.
Sem mais afinações, ficam os resultados de 3 impressões.
Há margem para melhoria, onde já foi identificada uma necessidade de afinar melhor o movimento do eixo Z. É possível que o Offset do eixo Z precise também de um ligeiro ajuste. No entanto, dado o tipo de montagem DIY ("faça você mesmo") e os diversos pormenores onde há margem para erro, considero que os primeiros resultados foram excelentes.
No cartão microSD que acompanha a impressora, estão presentes 3 perfis para diferentes tipos de filamento. Utilizei o perfil de PLA mas, nos objetos onde fiz o Slice (3DBenchy e XYZ cube) a qualidade foi notoriamente inferior ao mocho, cujo gcode já vinha feito. É possível que algum parâmetro esteja diferente, pelo que vale a pena analisar esta questão com maior pormenor.
Tal como na análise da Anycubic Kobra Plus, também aqui foi utilizado o filamento Silk PLA+ da Anycubic.
Veredicto
A impressora 3D Anycubic Kobra Go tem diversos pormenores que a colocam numa posição muito interessante. Ocupa pouco espaço na mesa, graças ao seu design compacto, e consegue uma área de impressão muito razoável, suficiente para a esmagadora maioria das necessidades.
Depois, características como auto-nivelamento, ecrã a cores com interação intuitiva, base aquecida com superfície removível e flexível, sistema de ajuste rápido de tensão das correias, entre outros, são aspetos que geralmente não estão disponíveis em modelos de entrada de gama, mas que a Anycubic apresenta aqui de forma muito competente.
O processo de montagem é agradável, muito bem documentado, e tudo correu como esperado, sem qualquer percalço. Ao nível de ruído, pode-se dizer que é uma impressora silenciosa, comparando com outras impressoras já testadas.
A impressora 3D Anycubic Kobra Go estará disponível para o mercado europeu já a partir do dia 10 de outubro, em pré-venda por um preço de 219€. Em breve, apresentaremos também a análise da impressora Anycubic Kobra Neo, também muito promissora em tudo o que oferece.
O Pplware agradece à Anycubic a cedência da impressora Anycubic Kobra Go para análise.
Este artigo tem mais de um ano