Análise F1 2016 (Xbox One)
A Fórmula 1 é ainda considerada por muitos como o desporto motorizado de eleição e são milhares (para não dizer mais) os fãs que seguem religiosamente todos os Grandes Prémios do campeonato mundial com ansiedade e lealdade intocáveis. Tal sucesso e paixão já foram por inúmeras vezes transpostos para o digital com lançamentos de jogos que remontam ao velhinho Spectrum 48K.
Com maior ou menor sucesso, a Codemasters tem lançado, ao longo das últimas épocas, edições novas da sua série F1 que tenta reproduzir a essência da Fórmula 1 para o digital. 2016 não foi excepção e, como tal, foi lançado F1 2016, no qual o Pplware já meteu mãos e acelerou a fundo.
No ano passado, o Pplware teve ocasião de experimentar F1 2015 (ver aqui) e algumas carências sobressaíram que acabaram por minar o resultado final. Se por um lado apresentava poucos modos de jogo, nos quais se encontrava um menu Carreira desinspirado, por outro lado apresentava algumas falhas técnicas que se tornavam irritantes com o decorrer das corridas. Estes eram os grandes receios que me acompanharam em F1 2016.
E as coisas nem começaram da melhor forma pois apesar de um novo esquema de menus apresentando uma grande preocupação estética (deslocação lateral com imagens espalhadas pelo ecrã), não vislumbrei de imediato muitas novidades no que toca aos Modos de Jogo. (Modo Carreira, Quick Race, Trial, Championship Season e o inevitável modo Multiplayer)
Começando a recear o pior, lancei-me de imediato num par de corridas rápidas e no Modo Carreira tomando controlo do Mclaren de Jenson Button e fazendo equipa com Fernando Alonso.
Nunca é pouco realçar que nos tempos que antecederam o lançamento de F1 2016, e que o Pplware acompanhou (ver aqui ou aqui), foram feitas várias promessas pela Codemasters no sentido de afirmar que o Modo Carreira do jogo teria sido remodelado e melhorado. foi então com expectativas que iniciei a minha carreira na Mclaren.
Melhorado é a palavra certa. E começa logo no ponto de partida de toda a acção, a nossa secretária que é virtualmente representada de forma a que o jogador tenha a sensação de que se encontra na sede da Mclaren. Assim sendo, em cima da secretária temos o laptop que será o hub principal do jogo e de onde podemos partir para os diversos Grandes Prémios do Campeonato Mundial de Fórmula 1, podemos escolher as melhorias a serem desenvolvidas pela equipa de pesquisa ou simplesmente ver os rankings pessoais e da nossa equipa. É aqui que também recebemos os feedbacks da restante equipa.
Antes de mergulharmos nos Grandes Prémios e no asfalto tenho de dar uma palavra acerca do research que podemos pedir à nossa equipa técnica para desenvolver. Trata-se duma forma inteligente de não dar de barato todas as potencialidades do carro. Funciona com base num sistema de pontos que são adquiridos nos treinos, nas qualificações e nas corridas, e que podemos investir no desenvolvimento de certas áreas do carro (injecção de combustível, melhorias do chassis, ...). Após a investigação feita, são adquiridas melhorias ao carro .
Bem, mas na Fórmula 1 do mundo real o que mais importa é o que se passa nos Grandes Prémios, certo? Pois, também acontece na Fórmula 1 virtual e tal como na realidade (como nos anteriores títulos da série F1), todos os Grandes Prémios apresentam os três dias de treinos livres, um de qualificação e a própria corrida.
No entanto, na edição de 2016, esta última afirmação é algo minimalista pois a Codemasters incluiu um conjunto de novidades que trouxe uma maior e melhor dinâmica a cada G.P.
Os treinos livres continuam, como seria de esperar, a serem livres. Ou seja, o jogador pode ir para a oficina e alterar as definições do carro, partindo de seguida para a pista apenas para treinar. No entanto, foram incluídos 3 novos modos de treino (chamemos-lhes assim) que ajudam (ou não!!!) o jogador a pensar melhor a forma de encarar cada pista:
- O treino Tyre Management é extremamente importante pois dá-nos dicas acerca de quais as ocasiões em que carregamos em demasia nos pneus (seja por travagens mais bruscas seja por condução mais agressiva).
- O treino Track Acclimatisation por sua vez, permite-nos compreender a pista e as suas nuances, como os pontos de travagem, as melhores trajectórias para arranque após curvas, os pontos de aceleração ...
- O treino Qualifying Pace é um modo de jogo que, com base nos nossos tempos de treino livre nos indica a previsão aproximada da nossa posição na grelha de partida.
Falei atrás nas personalizações que podemos fazer aos carros antes das corridas e nesse aspecto o jogo continua a apresentar variadas alternativas. Modificar a sensibilidade da direcção, a altura do chassis, altura do nariz, tensão nos travões, ... tudo é possivel até à sessão de qualificação. Toda esta parafernália de opções tem um custo: para jogadores menos especialistas em mecânica e dinâmica de carros de Fórmula 1 (como eu) pode tornar-se algo confuso.
Uma coisa que não é confusa é a criação de estratégia de corrida. Antes de começarmos cada Grande Prémio a nossa equipa de backup cria uma estratégia a usar (número de paragens, quais os pneus, quantidade de combustível, ...). No entanto, F1 2016 permite-nos a criação das nossas próprias estratégias o que é extremamente interessante e abre portas a novas abordagens às corridas.
Bem, mas é claro que isto tudo não terá grande significado se o que se passa no asfalto não estiver à altura. Antes de avançar pelo asfalto fora, permitam-me realçar a vasta quantidade de opções de ajudas que o jogo disponibiliza (à semelhança das edições anteriores de F1). Representações virtuais da melhor trajectória, de zonas de travagem, ajudas para travagem, ajudas para sistema de estabilidade, ajudas de controlo, ... enfim, são diversas as formas de personalização para que tanto jogadores mais batidos como rookies se sintam à vontade. F1 2016 é um simulador que conseguirá agradar tanto a "gregos como a troianos" e em grande medida consegue-o quase na perfeição!
Uma das promessas que a Codemasters fez ao longo dos tempos, foi a de que iria haver um esforço suplementar numa melhor e mais realista representação física dos veículos e do seu comportamento no asfalto, sob as mais diversas condições atmosféricas. E realmente, isso nota-se e bem, apresentando um sistema de física que torna muito mais realista e intima a relação entre piloto e carro.
Os pneus adquirem particular importância neste capitulo, pois afectam a performance dos carros de forma concludente. Pneus frios demoram mais a ganhar aderência à pista, exigindo assim maior e cautela na forma de abordar a pista nas primeiras voltas. Por outro lado, quando os pneus se começam a desgastar torna-se imperativo ter atenção a travagens mais bruscas ou acelerações em curva. E isto sente-se ...
A condução com chuva é um terror! A cada momento, terá de existir grande atenção ao melhor trajecto a usar, sendo importante a utilização da parte do asfalto por onde passam os restantes carros, que se encontra menos molhada. Imaginem agora que os pneus se encontram gastos....
Aliás, a parte molhada da pista é uma autêntica armadilha, levando a que qualquer desatenção possa ser fatal. Reparem que quando me refiro a qualquer desatenção estou a referir-me a inúmeros pormenores que decorrem numa corrida. Uma travagem demasiado forçada, uma aceleração excessiva após uma curva, uma curva feita demasiado larga, ... F1 2016 obriga-nos a conduzir de forma extremamente atenta, levando-nos dosear a cada momento a aceleração, a direcção e a travagem (mesmo com algumas ajudas ligadas).
Estes pormenores podem também levar a que o jogador possa olhar para o desenrolar de uma corrida de forma diferente à medida que a mesma decorre. É possivel proceder à alteração de estratégia a meio de uma corrida, acabando por estar muito dependente destes factores, tendo o jogador de ter em atenção estes pormenores todos. Por exemplo, se estivermos a adoptar uma estratégia de 4 paragens nas boxes, podemos, consoante a corrida nos corra optar por fazer apenas 3 ... mas sempre com atenção ao desgaste do carro e à forma como conduzimos que levará a esse mesmo desgaste.
Foi ainda introduzido um novo sistema de arranque na grelha de partida que se encontra interessante e traz um pouco mais de realismo (e frustração) às partidas. A fórmula é simples ... carregamos na embraiagem durante a contagem decrescente enquanto elevamos as rotações do motor aos valores óptimos. Assim que a luz verde surge, largamos a embraiagem e aí vamos nós. Esta relação entre o momento de largar a embraiagem e as rotações nesse momento é extremamente importante e pode muito bem ser a diferença entre um arranque perfeito ou uma arrancada a ser ultrapassado por vários pilotos adversários.
O apoio das boxes é constante e ajuda-nos a tomar estas decisões. Não só temos um feedback constante sobre diferenças com os pilotos da frente e de trás, como temos inclusive sugestões de alternativas à táctica imposta.
Não poderia deixar de referir o sistema de clima dinâmico implementado que está bem perto da perfeição, com mudanças do estado do tempo no decorrer de uma corrida. Podemos começar um Grande Prémio debaixo de chuva e terminar com o sol a aparecer entre as nuvens. Soberbo.
Uma das coisas que achei estranho e que poderia ser melhorado é o facto de que se no primeiro treino chover, no dia seguinte a pista encontra-se miraculosamente seca.
Gostaria ainda de referir uma inovação no Modo Carreira, a Rivalry. Basicamente a Rivalry (Rivalidade) consiste numa forma interessante mas pouco efectiva de fazer head-2-head entre as nossas performances e outros pilotos. Pouco efectivo no jogo em si, tal como os pontos de carreira.
Palavra final para o tutorial que, com a ajuda de variados vídeos de apoio se revelam bastante úteis para a melhor compreensão do jogo, da competição, dos carros, das regras e de um pouco de tudo o que envolve uma corrida de Fórmula 1.
Veredicto:
Se a edição do ano passado de F1 da Codemasters deixou bastante a desejar, F1 2016 surge como uma tentativa de recuperar esse tempo perdido. Apesar de algumas implementações se apresentarem meramente estéticas, nota-se um claro trabalho de casa feito pela Codemasters no sentido de melhorar e aprofundar a experiência de ser um piloto de Fórmula 1 virtual.
Se por um lado não surgiram grandes novidades ao nível de novos Modos de Jogo, as melhorias implementadas no Modo Carreira tornaram-no bastante robusto e mais perto daquilo que se poderia esperar.
Diversas melhorias ao nível da física dos veículos traduzem-se em reacções à pista, ao clima e à condução do jogador mais credíveis pelo que o jogo dentro do asfalto assume uma qualidade superior à do ano passado.
Com F1 2016, a Codemasters encontra-se claramente no caminho certo e em plena aceleração para um lugar no pódio.
Este artigo tem mais de um ano
só um reparo :a foto k têm no fim do artigo é do f1 2015
Rui,
Corrigido! Obrigado!
Já agora, e partindo do principio que jogas F1, aproveito para te perguntar se já tens esta edição de 2016 e o que achas dela?
…A capa do jogo! 🙂
\o/
Corrigido 😀
de nada acontece a todos
não tenho, e o único jogo de formula 1 que joguei foi na nintendo 64 mas vou ver se experimento, nunca tive muita curiosidade, eu gosto de jogos de carros mas é daqueles mais need for speed e assim, se um dia tiver oportunidade experimento este
Muito sinceramente … se tivéssemos a falar da edição do ano passado, dir-te-ia que não merece a pena experimentar.
Agora este F1 2016 já é algo diferente. Está melhor tanto dentro como fora do asfalto. A física dos carros está melhorada (ainda tem alguns problemas ocasionais) e o Modo Carreira está imponente.
Creio que não reforcei na análise um pormenor muito importante… é imprescindível treinar, treinar e treinar. É praticamente impossível conseguir bons resultados nas corridas sem uns treinos valentes. Se optares pelo tempo médio de treinos (30 minutos cada sessão) hás-de ter alturas que te parecem pouco … e estamos a falar de 1h30m
🙂
eu também sou muito influenciado a não gostar pk não me consigo manter na pista durante as corridas e acabo sempre por ir para a relva, nas curvas principalmente pk não gosto muito de usar o travão gosto mais de correr na “rua” como em need for speed mas tenho de experimentar f1 2016
O jogo é excelente. Estava meio receoso devido ao 2015, mas assim como a galera do site, achei fantástico o resultado final. Vale muito a pena o dinheiro investido.
Se essa 1. imagem corresponde ao grafismo do jogo, o meu NHL 2002 tinha melhor grafismo…
pena pois gosto bastante de F1.
Estás a referir-te à imagem do pódio, certo? Se for, essa é uma screen tirada do jogo, e durante uma animação. Quis apanhar o momento do pódio 🙂 .
Quanto ao jogo e ao grafismo durante as corridas, poderia estar melhor … é notório mas … está muito bom. A qualidade gráfica que apresenta mais as melhorias técnicas e funcionais que foram introduzidas são mais que razão para dar o 8.6 final ao jogo.
Comprei hoje, joguei umas 4 horas e nem uma corrida consegui acabar. Está bem mais difícil do que o 2015. Lá vou ter que aprender 😛 Mas estou a gostar bastante.
Sem dúvida. São necessários muitos minutos de treinos … de cacetadas e claro está … de rewinds 😉
Vais ver que com o tempo melhoras e depois já podes fazer uma carreira no modo Pro Career (sem ajudas algumas)
Está muito melhor que o 2015,é verdade que é mais difícil de conduzir,em Mónaco precisei mesmo de ativar o traction control,senão nao conseguia fazer muitas voltas sem partir o carro xD
Concordo com a analise é realmente o melhor F1 dos últimos anos de longe, o modo carreira está fantástico não só porque permite a evolução do próprio carro como resolve a maçada das três sessões de treinos com os “minijogos” de conhecer a pista, gerir os pneus e testar para a qualificação.
Já joguei o jogo e penso que ao fim de 6 anos esta sequela da codemasters é a melhor mas confesso que eperava muito mais do que aquilo que comprei.
O falso modo carreira apesar de volta continua mais do mesmo os pilotos não mudam de equipas, a ordem dos circuitos é sempre a mesma, carros inalterados e claro que fica enfadonho saber que é a mesma fórmula gasta da codemasters.
O resto dos modos de jogo nada de inovador, os gráficos não surpreendem com alguns bugs embaraçosos durante o jogo.
Os acidentes quase inexistentes e o desaparecimento repentino dos veículos em pista aliada a ausencia de comentários interativos afasta muita gente deste tipo de jogo, uma formula de sucesso tanto no Grand prix e no F1 97…
A jogabilidade estando ela ao bom estilo arcade da codemasters aqui sim está melhor pelo menos que o anterior.
Este para mim sem duvidas que seria um jogo interessante e ficaria ancioso pelo proximo mas o problema é que ao fim de 6 anos fiquei desiludido porque ja tinha jogado os anteriores da codemasters.
Sendo assim espero que seja uma ou mais empresas a lançar o proximo jogo de formula 1, mas tal como este ex pináculo teve sucesso com o brilhante passado neste momento o homólogo virtual passa pelo mesmo momento, e a esperança por algo radicalmete novo não irá acontecer…