Análise DEEBOT 7, sim, é aquele robô que faz por si
As lides da casa são tarefas que poderiam ser executadas em momentos da nossa ausência, permitindo paz e sossego e tempo de lazer quando estamos em casa... sim é o sonho de qualquer pessoa!
Mas e quem trata da casa? O Robô! Havemos de lá chegar, já faltou mais. Para isso a Deboot dá uma pista de como será o futuro com o seu aspirador robô DEEBOT 7. Vamos conhecer esta maravilha da tecnologia moderna.
Depois de termos recebido a enorme caixa cá em casa e como já conhecíamos o conceito, foi só abrir a embalagem e pôr mãos à obra! Afinal zona de testes não falta, pêlo de labrador e a "normal" sujidade numa casa são requisitos para verificar se o DEEBOT 79 é, ou não, capaz de dar conta do recado.
Existem pontos fundamentais que deve reter nesta análise: o conjunto que acompanha o robô aspirador, a qualidade do equipamento que permite uma maior durabilidade, as tecnologias inteligentes que aumentam o desempenho de limpeza, como é o caso da aspiração automática do deposito do lixo do robô, o baixo nível de ruído que produz e a componente preço qualidade.
Este equipamento da Ecoavas é representado em Portugal pela Ideias Marcianas e encontra-se à venda no mercado nacional pelo preço de 499 euros.
Aspectos positivos
- Silêncio a aspirar
- A estação de aspiração
- Qualidade de sensores
- Qualidade de materiais
Aspectos negativos
- Dificuldade em sair de alguns cantos com tapetes e carpetes
- Falta de uma pega de transporte
Unboxing
A apresentação do equipamento, só por si, mostra um robô versátil e competitivo num mercado onde este tipo de produtos já tem uma oferta alargada. Poucas são as marcas que não disputam este segmento. A quantidade de acessórios que se fazem acompanhar do robô distancia esta oferta de todas as outras no mercado.
O que traz o Ecoavas DEEBOT 7?
O produto Deebot 7, neste caso em concreto que estamos a testar é a versão DEEBOT 79, vem equipado com o seguinte conjunto de acessórios:
1 – Aspirador robô
1 – Aspirador mão com Tecnologia ciclone
1 – Base carregador
1 – Base manual para aspirador de mão
1 – Carregador
1 – Varinha telescópica
1 – Escova de tecto e chão
1 – Controlo remoto
1 – Escova de boquilha
1 – Kit de limpeza escova rotativa
1 – Parede virtual
1 – Escova pequena
1 – Mangueira
4 – Escovas laterais
Manuais de instrução
Características
Tipo de Bateria – 2500 mAh
Autonomia: 120 minutos
Tempo de carregamento (carga completa) – 3 a 4 Horas
Nível de ruído – <60 dB
Outros – 2x Escovas laterais
Dimensões – 336 x 336 x 96 mm
Peso – 3,1 Kg
Sensores Anti-Queda – Sim
Limpeza 3D – Sim
Função Alerta – Sim
Detecção Sujidade Inteligente – Sim
Sensores Detecção Sujidade – Sim
Mapeamento 360º: Não
Esvaziamento Automático – Sim
Programação – 1x
Modos de limpeza – Auto, Intensivo, Spot, Extremidade
Limpar com Escova Principal – Sim
Comando à Distancia – Sim
Capacidade de deposito de lixo: 0.7L (robot) + 1.4L (estação)
Filtros – HEPA
Garantia: 2 anos
Aspecto
Porquê falar do aspecto se estamos perante de um "utensílio" de limpeza? Porque, hoje em dia, a tecnologia feia não tem grande lugar na casa das pessoas e, por isso, a Ecovacs desenhou um dos mais bonitos robôs para limpar a sua casa.
Claro que não será só esse motivo que o vai seduzir, é verdade, mas também podemos falar nos materiais de construção. Peca por faltar uma pega de transporte, que faz falta, mas a qualidade dos plásticos usados dão um toque robusto e elegante.
Qualidade dos materiais de trabalho
Se em cima falámos dos materiais da caixa em si, aqui vamos falar dos acessórios de trabalho. É importante perceber que este componentes são muito relevantes, pois são, normalmente, o elo mais fraco nestes sistemas.
No nosso caso o que mais tivemos de limpar foi pêlo de uma labrador juvenil, com toda a actividade própria da tenra idade e muito pêlo sempre pelo chão da casa. Além disso o lixo normal, que trazemos nos pés e o pó dos tecidos que se acumula pela casa. Numa casa onde a presença feminina é dominante, os cabelos são outro "cabo das tormentas" para estes equipamentos, as escovas de limpeza têm de ser vigiadas e limpas manualmente, pois se muita coisa é aspirada para os depósitos, muitos dos cabelos ficam presos nos mecanismos. É aqui que muitas vezes, sem dar conta, o equipamento sofre os primeiros danos.
Outro ponto interessante é a tracção independente em cada roda do robô, permitindo que este não fique preso em diversos pontos da casa, mas há momentos em que nem mesmo a sua estrutura elevatória o salva. No entanto, para limpar tapetes e carpetes o DEEBOT cumpre bem a sua tarefa.
Uma crítica que "recebi" nos testes, por parte da responsável de ornamento doméstico, é que o robô deixa muitas marcas nas carpetes!!! Não podemos agradar a Gregos e ao FMI, Troianos digo!
Análise no terreno e escolha de modo de trabalho
É importante este ponto, acreditem! Se noutros o robô tem essa vontade sozinho, analisa e não tem um programa dedicado, este tem 4 modos: Auto, Intensivo, Spot, Extremidade.
Aqui a boa escolha faz toda a diferença. O modo Auto é genérico, mas não tem uma acção intensa por exemplo nos cantos, enquanto o modo Extremidade vai buscar a mais escondida das migalhas. O modo Intensivo é para um piso bastante sujo que necessite de várias passagem pelos mesmos sítios. O Spot é para pequenas áreas, onde muitas vezes o robô até detecta essa área reduzida e tem uma acção em "zig zag".
Ruído
É uma das características que deve ser destacada neste produto: o silêncio com que executa o seu trabalho. Apenas 60 db são audíveis, o que diz as especificações da marca, nós fomos medir por nossa conta, e pouco mais detectámos, pelo que confirmamos, é muito suave o seu funcionamento... mas ouve-se!
Desempenho
Aqui não há muito a dizer. É programar, sim pode fazer a programação de um nível, quer isso dizer que pode programar para uma determinada hora e ele todos os dias faz a limpeza a essa hora ou apenas uma vez. Não tem a opção de fazer em determinados dias.
Depois com o modo escolhido, volto a referir que o escolher o modo faz toda a diferença, por vezes o modo Auto não faz o que precisa na sua casa. O robô tem um sensor que detecta lixo, mas as poeiras nos cantos, o bater todas as partes de uma área grandes... isso requer mais que o modo Auto, acredite.
Depois aqui há um factor muito importante, o aspirador que serve de base, onde o robô descarrega o seu pequeno depósito, pode ser usado como aspirador de mão, com fio, do modo tradicional, sendo totalmente transportável e muito poderoso.
Solução de Limpeza 3D
O equipamento vem referenciado como sendo o primeiro sistema de limpeza 3D a nível mundial. Quer isto dizer, e é uma característica que só por si se destaca de todos os concorrentes, que não tem saco nem depósito que tenha de ser constantemente limpo pelo utilizador. O sistema DEEBOT 7 combina um fantástico robot de limpeza de chão com aspirador manual sem saco.
A base, que recebe o robô, além de o recarregar, também esvazia o seu depósito do lixo que limpou das superfícies que esteve a aspirar, quando voltar ao serviço, está sem qualquer lixo no seu depósito.
Esta tecnologia, Tecnologia de Esvaziamento Automático, só por si é garantia de maior autonomia do equipamento.
Sensores Anti-Queda
Quando mostramos este tipo de gadgets domésticos, a primeira pergunta que fazem é se não podem cair pelas escadas abaixo, se nas varandas não passam dos limites. Mas, se podem trabalhar sem vigilância, ou há mecanismos que os detenham ou poderia haver problemas.
Mas não é o caso destes dispositivos em geral. Neste caso em particular, o DEEBOT 79 tem um sistema bem desenhado de sensores, são 10 grupos de Sensores Anti-Colisão que além de vigiarem as áreas na sua frente, de forma macia no seu para-choques, vigiam também o chão… ou a falta dele (se houver diferenças de altura até mais de 8 cm – em escadas ou desníveis do chão), fazendo recuar quando não pode avançar. O sistema é bastante apurado, quando os sensores detectam um obstáculo, um sinal é enviado para o “cérebro” do DEEBOT 79 para abrandar, mudar de direcção e seleccionar um trajecto de limpeza novo.
Conclusão
O DEEBOT modelo D79 que testámos durante mais de um mês, de forma intensa, não desilude. O preço, que são 499 euros, não pode ser visto apenas pelo robô mas sim pelo conjunto. A sua base é uma mais valia em termos de autonomia de espaço no recipiente de recolha do lixo. As escovas são de óptima qualidade mas necessitam de uma atenção especial, embora que existam outras marcas que optaram já por outro tipo de materiais, como a iRobot que em tempos analisamos aqui, que usa uma rotativa de silicone.
Sem energia para mais limpezas, o DEEBOT volta à base para carregar e recebe de imediato uma sucção do aspirador da base que limpa o reservatório. Alguns "bips" sonoros podem indicar alguns estados do equipamento. A determinada altura, por baixo do DEEBOT, o botão do robô estava desligado, ele "apitou" para avisar que desta forma não carregava, por exemplo.
Fora isso, não dê facilidades, raramente ficou atolado com fios, embora que a sua acção convergente das escovas laterais possa fazer sugar os fios, esteja atento.
Este artigo tem mais de um ano
Grande trabalho. O preço intimida… mas a mulher depois de ver o artigo não se vai calar, estou já a ver o filme.
não percebi a associação entre “aspiração” e “mulher”
Não me digas que és do que limpa a casa de avental depois da mulher ter andado a furar as paredes, ou a montar mobilia do ikea, ou enquanto a mulher faz a manutenção do carro…
E qual seria o problema? Cada um faz aquilo que é preciso e/ou sabe fazer melhor. Não há tarefas de homem ou mulher, há simplesmente tarefas a fazer, cada um ajuda de forma igual.
Homem e mulher não são iguais. Há tarefas a fazer, mas não se põe o jardineiro a programar e o programador a jardinar.
Bom argumento!! Agora é que me apanhaste com esse! Então deixa ver se percebi bem:
– mulher: lida da casa que inclui culinária, limpezas, decoração, tarefas diárias
– homem: arranjar o carro, furar paredes e montar móveis: tarefas esporádicas.
Já agora.. Após o teu excelente argumento.. Já que há tarefas para um… Podes-me dizer onde elas estão escritas? Só para ter um guia lá para casa. É na bíblia? Internet? Há algum livro para isso? Desde já, obrigado.
Viva a igualdade! Ainda te quero ver a passear na rua com uma mulher com um bigode maior que o teu e pernas e sovacos farfalhudos… tu de salto alto, saia e maquilhado… porque não? É tudo igual…
Por acaso acho piada aos pseudo-feministas…
Ui, cuidado com ele! Há a casa por aspirar e a mulher não pode pois está a fazer o jantar. O homem aspirar? Vade retro! Isso é tarefa de mulher! Há com cada troll…
Isso está muito certo, se “mulher” ou “homem” fossem profissões. são géneros, não funções. E sou programadora…. oops… profissão de homem vamos a ver? 😀
Ana, és top 😀
Nao me digas que és daqueles que acredita numa propensão natural dos sexos para as tarefas. Portanto a mulher é para estar na cozinha e o homem de volta do carro? Abre a janela; atualiza o calendário. Bem-vindo a 2015! O regime ja caiu! Faz um upgrade 😉
Não me digas que és daqueles que acha que consegue parir. Não me digas que achas que homens e mulheres são iguais. Não me digas que és daqueles que não vê as diferenças/propensões entre os dois géneros tanto a nivel físico como psicológico/comportamental. Não me digas que (ainda) és casado!
Sim, com o avançar dos anos (e já vamos em 2015), os homens e as mulheres estão a ficar iguais, o Homem vai-se tornar uma espécie ginandromorfa…
wow. mais uma conclusão de génio! ter corpos diferentes tem como resultado enfiar a mulher na cozinha e de vassoura na mão? e o homem ser chamado quando necessário para as tarefas pesadas. mind=blown
já que falaste em “propensões” adorava saber se a ciência algum dia descobrirá os genes que ensinam as mulher a lavar, passar, arrumar, cozinhar, cuidar, etc.
fazes perder um pouco de fé na humanidade 🙂
Lá está. Por isso nascem estes robôs, porque estas tarefas não escolhem sexo e podem ser feitas pelos robôs. 😉
Luis, se não entendes o ridiculo da relação entre o fisico e a realização de determinadas tarefas, não há muito que possa dizer para te ajudar. Se adoravas saber o que a Ciência já descobriu, pesquisa, estudos não faltam.
Fica com a tua fé, e deixa que outros fiquem com as mulheres 😉
@Vitor:
O robô… pois, não te estou a ver de avental e vassoura na mão, ao contrário do Luis, não.
LP tens razão e eu ando tapado e fui convencido. homem que é homem não faz trabalho de avental. se ela não fizer posso-lhe dar um sopapos? thx pelas dicas.
Se não sabes as diferenças entre um homem e uma mulher, não há muitas dicas que te ajudem.
Em todo o caso, tem de haver machos submissos para as femeas dominantes que andam por aí, por isso não te preocupes com isso que serás feliz na mesma, só tens de arranjar a femea certa.
Não costumo fazer comentários, mas podiam ter realizado uma análise bem melhor.
Já tento adquirido um robot de baixa e alta gama, com esta análise fiquei na mesma. Sem contar com os acessórios e o monstro da dockstation a concorrencia faz a mesma coisa!!!
Faltou aqui muita coisa importante, comportamente com cabos electricos (devido as 2 escovas), capacidade de sucção de pó e areia(casa limpa não mostra nada), autonomia, limpeza de cantos, detecção de objectos leves, tempo de limpeza de uma divisão e se falhou algum ponto, facilidade de limpeza das escovas, entre outros.
Teria sido importante mostrarem o som que faz enquanto esta a limpar, não chega dizer que 60 decibeis é silencioso porque não é.
São estes pontos que importa, não é focarem-se em detecção de tapetes, escadas e paredes virtuais que um de 150€ tambem faz.
Não levem como uma crítica negativa, mas sim algo a melhorar para uma próxima vez.
Grande parte dessas perguntas estão respondidas no texto, se leres verás que estão lá as respostas. Falo na questão dos cabos, falo e mostro que o ruído ultrapassa os 60db e até tem um medidor que prova isso, falo que precisa de espaço pois a dock é maior que qualquer outra (basta analisar o que está em causa nas imagens), no que toca a sucção, falo exactamente que tem o mesmo comportamento como qualquer outro de gama alta de mercado, falo nos modos que são necessários para cada tipo de limpeza, incluíndo para limpar bem os cantos, falo nos 10 grupos de Sensores Anti-Colisão que são muito suaves e que funcionam.
Quer dizer, está tudo lá, mas é preciso ler. Há coisas que um de 150 euros faz mas muitas mais que não faz e mesmo dos do mesmo preço há coisas que não fazem, como referi, um exemplo é a limpeza automática do depósito do lixo.
Além disso, em relação ao som, no vídeo há uma parte que se ouve o equipamento a funcionar, mas mesmo isso não tem qualquer valia um microfone detectar um som que não vai corresponder à realidade, pois depende do sítio onde está a actuar. Tenho dois destes equipamentos, um Roomba e este, o Roomba é mais ruidoso e sim, este é mais suave em termos de ruído, tem pontos favoráveis em relação à concorrência e outros desfavoráveis.
Mas está lá no texto, mas imagens e no vídeo… tem de é ler.
Boa análise! Ando com a ideia de comprar um bichinho destes há que tempos, mas infelizmente os mais “espertos” ainda são bastante caros. Quem sabe um futuro investimento neste gadget 😛
Isso resolve-se….
Não conhecia a marca, mas após ler o vosso artigo e ver as fotos do aparelho, o que concluo é que é extremamente semelhante ao iRobot Roomba. Filtros, escovas rodas, parece-me quase igual.
Tenho um Roomba já à 3 anos, custou-me sensivelmente o mesmo do que este aparelho e devo dizer que estou muito contente e corresponde às expectativas. Gostaria no entanto de ver outros que trouxessem algo de novo ou diferente, uma vez que quase todas as marcas estão com produtos muito semelhantes e sem nada que os distinga inequivocamente dos demais.
Concluir que caso tivesse interessado em comprar um aspirador hoje, provavelmente iria novamente para um Roomba. Uma vez que não há diferenças tecnológicas e de preço que distinga um dos outros, optaria pelo que existe à mais tempo no mercado.
Bom trabalho
Basicamente este traz “apenas” uma station que aspira o que o robô limpou, permitindo uma autonomia em termos de depósito maior. Fora isso, tanto estes como o Roomba (outros não testamos não sabemos) fazem na perfeição o que lhes é pedido.
Gostar até gostava de ter um “brinquedo” destes… mas como tenho de andar aspirar a casa a mão, ainda não consegui arranjar “tempo” (€€€) para ir comprar.
A mulher faz o unboxing e o teste, o homem escreve xD volta-mos a ver a menina no unboxing da sanduicheira inteligente.
Não é bem assim, os nossos testes são feitos em equipa. Neste caso a equipa tinha 3 elementos. 😉
Estava a gozar xD
Isto limpa a casa toda (ou seja, várias Divisões num apartamento por ex.?) ou só apenas a divisão onde se encontra?
Conversa de sexos da treta a vossa! Na minha modesta opinião tudo se resume a isto:
…se num casal for necessário e concordarem em fazer diferentes tarefas que não as tradicionais, assim seja. Mas não venham com histórias… é uma questão de bom senso, lógica, aptidão natural e equilíbrio de distribuição de tarefas. O homem é fisicamente mais forte; logo duma forma em geral as tarefas pesadas são para ele. A mulher, um ser igualmente dotado de muita inteligência mais maior sensibilidade: logo, tarefas domésticas mais leves e pormenorizadas… além do multitask. Se isso não acontecer tudo bem na mesma, mas trata-se da exceção. Os tempos mudam, é verdade, mas que impere o bom senso que nem sempre se vê nesta corrida louca para a emancipação desenfreada da igualdade. Compreende-se o porquê pela história e ainda atualmente mas não se justificam certos comportamentos de certas mulheres. Do homem já nem se fala que já sabemos que há por aí muito machista… É pena é ver as pessoas apoiarem só porque sim sem raciocinarem e aceitarem que o homem e a mulher são diferentes SIM. Não sejam estúpidos em negá-lo. Há é que haver respeito mútuo! Tenho dito.
E não venham cá com exacerbações fúteis e falsos moralismos que dispenso. Trato das minhas lides domésticas sozinho. Todas! Mas que uma companheira faz falta, claro que sim… nesta matéria, quanto mais não seja para nos chamar à razão 🙂
É preciso multitasking e sensibilidade para passar a ferro, cozinhar, lavar, estender, cuidar das crianças, etc? Não percebo esse argumento. É óbio que são diferentes sim… mas poucas ou nenhumas tarefas estão atribuidas por natureza ou por obra divina.
Acho piada aos que dizem que “ajudam”. Ajudar? Mas a ideia é fazer de igual para igual!
Ó Luís, então não é preciso multitarefa em muitas ocasiões?? Claro que sim… é que o tempo não estica. E só referi esse aspecto em particular nas mulheres porque é certo e sabido que elas são melhores que nós a fazer, pelo menos, várias tarefas domésticas em simultâneo. Se tu não te consideras inferior nesse campo, parabéns! És uma exceção! E tenho mesmo de generalizar. Outro exemplo; a maior parte das mulheres cozinha melhor que os homens devido logicamente ao hábito que têm mas tb é sabido que os maiores e melhores chefs são homens.
Quanto à natureza física do homem vs mulher creio que não é preciso discutir. Penso que estás de acordo que não vale a pena queimar letra nesse ponto.
Agora quanto à questão divina (regendo-me pela Bíblia), não significa que a esposa não possa ajudar a sustentar a família (Provérbios 31), pois isso demonstra que uma esposa que agrada a Deus com certeza pode fazer isso – mas providenciar para a sua família não é a sua responsabilidade principal – e sim do seu marido. Da mesma forma, o marido deve ajudar com as crianças e tarefas do lar (assim demonstrando amor pela sua esposa). Provérbios 31 também deixa claro que o lar é para ser a área de influência e responsabilidade principal da mulher. Repara que, por ex., as atividades empresariais não a atrapalham de preparar a comida e a roupa para os do seu lar (v.13-24). Obviamente esse não é um estilo de vida fácil para muitas mulheres – principalmente na sociedade ocidental dos dias de hoje – e muitas mulheres estão cansadas e esgotadas por tentarem cumprir mais funções do que realmente devem. Quando isso ocorre, tanto o marido como a esposa devem em oração reorganizar as suas prioridades e seguir as instruções da Bíblia para os seus papéis.
Concordo com o teu último ponto! Deveria antes ser: entreajudar! Desculpa a extensão da resposta mas como passámos da tecnologia para outras questões… Agora que gostei desse robot gostei. Pode ser que adquira um para fazer companhia à minha Bimby, ahahha
ok … a religião explica essa tua visão diferenciadora homem vs mulher… nada pessoal.. mas geralmente recuso-me a discutir com pessoas religiosas porque se regem por dogmas de livros antigos. mas li os teus pontos com atenção.
*Claro que a Bíblia explica muito bem o papel do homem e da mulher mas abre espaço para se complementarem; logo faz todo o sentido. Claro que a Bíblia é um livro antigo, porém atual. Há que saber interpretá-lo. Mas esta questão prática atual da sociedade não é dogmática; ou seja, há bases que devem ser respeitadas mas no pormenor se uma mulher, por algum motivo excecional, trabalhar na construção civil e o homem cuidar das tarefas domésticas que assim seja. Não que faça tanto sentido, como é lógico pelas tais características diferenciadoras… mas não vem mal ao mundo se se cumprirem os básicos. Isto no aspeto bíblico. Boa semana!
https://i.imgflip.com/nxkw4.jpg
http://ww2.hdnux.com/photos/27/72/03/6267077/3/622×350.jpg
=)
E ainda há muita gente que se admira por haver cada vez mais divórcios e separações. Com os comentários que aqui leio, não me admiro nada.
…deixa estar que a culpa não é dos robots! 😉
Repara… tal como acontece frequentemente noutros posts, tudo porque discute-se o que anda à volta do tema tecnológico e não o artigo em si (aqui faço também o “mea culpa”, mas às vezes tem de ser para defender um ponto de vista).
1- E tudo porque o Pedro Alves comentou à sua maneira que a mulher (se calhar até se referia à mulher dele!) iria querer ter um destes.
2- Depois veio o Luís Soares meter lenha na fogueira com a sua interpretação.
3- Apareceu um que fez explodir a coisa junto à fogueira. Já sabemos que Dum Dum é inflamável :p
4- E quando o nariz da Ana Narciso cheirou a mostarda… bem! Quem não se sente não é filho (filha também ok?! 😉 ) de boa gente.
O facto é que se perde o foco. Mas sem dúvida que o preço é puxadito para muitas carteiras mas estou muito curioso por ter um “bichinho” destes!
fizeram videos do equipamento a funcionar numa casa limpa… ?
estão a brincar….
Caro, a casa estava limpa porque para escrever o artigo da análise tivemos de usar muitas horas o Deebot, se não como sabíamos que funcionava?
No vídeo mostra vários aspectos, entre eles os sensores em funcionamento, o desempenho nos tapetes, a velocidade de aspiração, entre vários outros aspectos. Verificar o lixo a ser aspirado isso está na análise.
Só tenho uma pergunta/afirmação a fazer …..
Não acredito que seja eficaz com o pêlo do Labrador, e era algo em que se podiam ter focado ..
Boas Jaime.
Eu tenho uma Labrador e o Deebot faz o seu papel, mas, meu caro, sejamos honestos, quem tem um animal destes sabe, que não há aspirador nenhum que não deixe para trás, no mais recônditos dos cantos, pêlos de Labrador. 🙂
Tenho um aspirador desses que na verdade gosto imenso porque tenho animais em casa e ajudam a manter a casa limpa, no entanto, temos que adaptar a casa ao aspirador, tapetes de pelo curto, às vezes fica preso nalguns sítios e não consegue sair sem ajuda, nada de fios no chão (carregadores de telemóveis, etc) e principalmente a bateria do Robot. A Bateria só tem a garantia de 6 meses e a substituição desta custa cerca de 1/3 o preço do Robot, a minha bateria ao fim de 1 ano já pedia substituição. Nesta altura questiono se valerá a pena investir num Robot destes dado que os gastos que se tem com a manutenção são excessivamente caros.