Starship: Elon Musk tem planos ambiciosos! SpaceX tentará “apanhar” Super Heavy no ar
A SpaceX tem acelerado o ritmo a que lança e testa a Starship e o Super Heavy. Quer mostrar ao mundo que este seu foguete está pronto para as suas missões futuras e até para voar até Marte. Para o próximo voo, Elon musk tem planos ambiciosos para a Starship e a SpaceX vai tentar "apanhar" o Super Heavy.
Elon Musk tem planos ambiciosos
O último voo da Starship e do Super Heavy foram, mais uma vez, uma prova de sucesso. Este foguetão e a sua nave espacial conseguiram avançar mais alguns passos rumo ao sucesso, mostrando que os desenvolvimentos realizados são o caminho certo.
Agora, e segundo o que Elon Musk revelou, o próximo voo deverá trazer algumas mudanças, com uma delas a ser muito importante. Como o Super Heavy aterrou suavemente no mar, a SpaceX deverá começar a tentar recuperar este elemento. Ao contrário do Falcon 9, o foguetão Super Heavy não tem pernas de aterragem e por isso precisa de outro método para poder ser reutilizado, como pretendido.
Aiming to try this in late July!
— Elon Musk (@elonmusk) June 15, 2024
SpaceX tentará "apanhar" Super Heavy
Para isso, a SpaceX irá tentar usar uma torre chamada Mechazilla. A construção da torre começou em 2021 e terá cerca de 146 metros de altura quando concluída. Esta torre terá uma série de braços robóticos que tentarão pegar o foguete durante a quinta tentativa de lançamento da Starship.
A SpaceX revelou, e já foi mostrado, que dois estágios serão separados em voo durante o lançamento. Nesse momento o foguetão Super Heavy retornará ao local de lançamento, reiniciará os seus motores para desacelerar o veículo e, em seguida, os braços da torre vão tentar apanhar este elemento antes que ele regresse à zona de armazenamento.
Cannot wait to see the first Super Heavy Booster catch!
— Yasin Shafiei (@Yasin__Shafiei) June 15, 2024
pic.twitter.com/Li7FqrrMn0
Starship quer mudar as viagens ao espaço
Se for bem-sucedida, a manobra permitirá à SpaceX preparar o Super Heavy para outro lançamento com muito mais rapidez. A Starship também enfrenta algumas preocupações ambientais, pelo que a execução bem-sucedida desta aterragem será uma grande conquista para provar que esta proposta de Elon Musk é de facto a resposta aos planos de exploração espacial da humanidade.
Com esta mesma mensagem, Elon Musk acabou por revelar também os planos da SpaceX para o quinto voo da Starship e do Super Heavy. Como referido, deverá acontecer no final de julho, sem ter ainda uma data. Caso apanhem o Super Heavy no ar, recorrendo ao Mechazilla, o avanço será único e esta solução fica de imediato provada como a mais certa.
Quando eles disseram que iam aterrar um foguetão na vertical e reutiliza-lo mais de 20 vezes toda a gente dizia que era impossível agora é mato, vamos ver como corre desta vez
Grande, rijo e quente… assim é o foguetão que tanta gente aprecia!
hahahahahaahahah
LOL!!
E há sempre que o apanhe
A precisão vai ter de ser incrivel . Mesmo que esteja no sitio exacto é necessario que esteja também correctamente alinhado em termos de rotação. Crazy times
Já pra não falar nos factoreres imprevisiveis, como rajadas de vento mais forte na hora da aproximação, etc…
Seja como for, estes tipos da SpaceX estão a fazer coisas impressionantes… Talvez seja esse o grande talento de Musk, identificar boas ideias, escolher o talento certo para as realizar e “espremê-lo” até conseguir resultados. Reunir capital para ele há muito tempo que deixou de ser problema…
+1
Vocês sabem que acoplamentos no espaço já foram feitos …. 1960…
Sim mas aqui há que compensar a diferença de aceleração de 9,8 metros por segundo²