Vendas de elétricos crescem no Nepal, ajudando a reduzir o fumo e as importações de petróleo
A abundante energia hidroelétrica do Nepal, a par do aumento das vendas de carros elétricos, está a ajudar a nação dos Himalaias a reduzir as suas importações de petróleo e a limpar o seu ar.
Conforme partilhado pelo Associated Press, quase toda a eletricidade produzida no Nepal é energia limpa, a maioria da qual é gerada por energia hidroelétrica alimentada por rios. Graças a essa abundante fonte de energia, o país está a expandir as redes de carregamento, tendo as importações de veículos elétricos duplicado nos últimos dois anos, de acordo com dados da alfândega.
A Autoridade de Eletricidade do Nepal estima que a utilização de veículos elétricos reduziu os custos de importação de petróleo em 22 milhões de dólares por ano, estando as poupanças a aumentar. Mais do que isso, o acesso à eletricidade aumentou nas últimas três décadas com a conclusão de projetos hidroelétricos. Atualmente, todos os habitantes, com exceção de 6%, podem aceder à rede do país.
Estes números permitem que o Nepal esteja a conseguir adotar mais veículos elétricos.
Até à data, o Nepal tem capacidade para produzir 2600 megawatts de energia, estando este valor a aumentar, à medida que são concluídas novas centrais hidroelétricas. Apesar de em quantidades mais pequenas, há energia a ser produzida, também, por centrais solares.
A nossa eletricidade na rede é produzida a partir de energia hidroelétrica, pelo que se trata de energia limpa.
Por isso, o Nepal está numa posição ideal para utilizar a eletricidade para fazer funcionar os nossos veículos da melhor forma possível, uma vez que a própria fonte de energia é limpa. Não se trata de carvão, gás, energia nuclear ou petróleo.
Afirmou Kanak Mani Dixit, ativista do ambiente e dos direitos civis.
Nepal está a investir na adoção de elétricos
O Nepal fez do aumento da utilização de veículos elétricos parte dos seus compromissos nacionais, por forma a reduzir as suas emissões, comprometendo-se a aumentar os veículos elétricos para 25% de todas as vendas de automóveis até 2025 e 90% até 2030.
De modo a impulsionar as vendas, o Governo está a cobrar taxas mais baixas sobre os elétricos importados, que variam entre 25% e 90%. Aquelas sobre os veículos a gasóleo e gasolina são de 276% a 329%.
O país tem, ainda, alargado a sua resposta para o carregamento de carros elétricos, instalando mais estações.
Apesar da adoção de carros elétricos estar a crescer, a verdade é que a capital do Nepal, Katmandu, tem muito poucos autocarros elétricos e nenhum liga a capital a outras cidades. A poluição causada por estes transportes e pela queima de combustíveis para outros fins fez da cidade uma das mais poluídas do mundo durante vários dias em abril, tendo o governo avisado as pessoas para permanecerem em casa.
Na perspetiva de Kanak Mani Dixit, a mudança para mais veículos elétricos é crucial: "Precisamos desesperadamente disso para bem da nossa saúde e para bem da saúde da nossa economia, da saúde dos indivíduos e dos nossos pulmões, bem como da nossa saúde nacional".
“a reduzir o fumo e as importações de petróleo”
Eu já estou a contribuir, comprei um Tesla com um acessório complementar.
https://postimg.cc/2L8zkmgb
Nesse caso está a contribuir para encher os pneus, esse reboque é um compressor de ar.
Mas enfim, para os alienados da combustão qualquer coisa serve.
E os alienados dos elétricos não têm sentido de humor. São uns autênticos velhos do Restelo.
Então qual é o humor disso ? Ou é apenas uma desculpa ?
Este já é um caso perdido à muito tempo, dar-lhe tempo de antena é o que quer…
Exato, normalmente dizem isso de quem diz as verdades inconvenientes.
Alienado dos eletricos/JL que gosta de factos, este até vai a carregar em andamento.
Deixa de ser tontinho, e abre asas a imaginaçao do humor.
https://postimg.cc/p9J5tyMQ
O que eu não entendi é qual o humor disso ?
Já toda a gente sabe que carros eléctricos andam com qualquer coisa.
Isto sim, é algo com piada, veiculos com motor de combustão interna que passam os dias ligados a tomadas, loool
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaDQEEB-fzqrfqE4cr86QG6st0kEliBnE5YuAKSFVwxCdU-ycp-Ftv_p7_nQmjP3gLcLRoXE1Cv8xzydBtmWr_OwXQjo7B2NXCLL6dqks3plWCURHLAT3FH-sJHvkQZEjIGzqOcb9u-HU/s1600/day+10.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrHG47QEtmCKgdWvObsZgtZ1qdu1QluvPvXEUHYlpKKZ-RjG9pS0kqZfMcVESkM1_mlhiGW9SGXS-r_hqEZZ7LQheeapmaUUrTAldELP85I3z7V3vHSBwZA276L2noJm1t7WlPJyJucf0/s1600/day+10+block+heater.jpg
https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-30bdcb3e655e6295e4a069b975ee877d
É pá…
É só padres evangélicos, só aleluias.
Deixem as pessoas em paz.
Cada um compra o que pode e o que gosta.
E o que tem gostar de combustão?
É o que tem gostar do eletrico?
Todos pseudoamigos do Ambiente, mas passam a viva nos hamburgers, ou a comer bifes de vaca ou lombos de porco.
Bolas, deixem as pessoas em paz.
Nem mais….
Ora nem mais, o JL é um hipócrita de primeiro porque agora diz amen, mas se pudesse prendia toda a gente que anda de carros a gasolina… até acha que o Estado vai prescindir da fatia de imposto que os elétricos não contribuem atualmente.
Eu comprei o que podia… um carro a gasóleo em 2ª mão, porque não sou milionário para dar 40 000€ ou 50 000€ por um elétrico, ou comprar um usado que sabe Deus em que estado vem.
Onde é que eu disse isso ?
Cada um compra o que quer, sempre foi isso que defendi.
Escusa de vir agora com essa de salvador que não altera nada.
Eu também comprei um pouco mais, também nunca dei 40 ou 50 mil por um carro.
🙂
A eletrificação é importante pois é um aumento significativo de redundância, com a eletricidade como destribuidora de energia esta pode ser produzida de muitas maneiras , ou seja não estamos dependentes de um só tipo de fonte, pode ser hidro, vento, solar, nuclear, carvão, fossil, outras. Uma carro eletrico tanto funciona a energia eletrica produzida do carvão como da solar. Já o carro a gasolina só funciona a partir do petróleo. E o petróleo não existe em todo o mundo.
No entanto a militancia “verde” e como os governos atacam os combustiveis fosseis é completemente errado.
É errado impingir o que quer que seja em prol de algo que é hipócrita, porque em vez de apostarmos nos transportes públicos, apostamos nos carros, os pseudo ambientalistas continuam a fazer mega viagens de avião que são os que mais poluem. enfim,.
Mas quem anda a impingir ? o João ?
Mas qual hipocrisia ? só se for a sua que veio falar de geradores a diesel quando de facto usaram biocombustiveis.
E anda em transporte públicos ? quais ?
Ah afinal de carro ? ambientalismo é bom mas é para os outros ? boa.
Então irem de carro em vez de avião poluíam menos ? como ?
Ainda não entendeu que isso não o leva a lado nenhum ?
Serás então um autoritário, quiçá pior um totalitário porque as manias de controlar a vidas dos outros costuma se extender a tudo.
Pois, parece que o clones além de fazerem figuras tristes ainda reforçam mais a sua triste personalidade.
Sim, e cada vez o não clone vai andar mais por aqui, faça o que fizer, queira ou não queira, só vai piorar.
A sério que não tem vergonha daquilo que faz ? não chega já dessa perseguição ?
Enfim, os interesses desta malta em desespero já é doentio.
Não percebi, quais interesses??? O unico aqui doentio és únicamente tu, deves ter uma agenda para cumprir só elétricos o tudo o resto não interessa nem tão pouco respeitas as opiniões dos outros, sempre armado em sabichão, agora até respodes a ti próprio, bem tentaste passar uma postura que depressa descarrilou, já ninguém quer saber rapaz do que dizes, já só se metem contigo pela picardia mais nada…
Faz um favor a ti próprio, vai ter com os amigos na praia e desliga o pc e deixa os teus eletricos de brincar ai na parteira, dá descanso aqui a malta…
Eu não tenho interesses nenhuns, e o seu ?
Mas é médico ?
Mas eu falei em eléctricos onde ?
Parece que você quer saber, senão não comentava.
Eu estou num lugar bem melhor que a praia, mesmo ao lado de casa, duvido que alguém troca-se isto pela praia, e não, não estou no PC, mas sim no telemóvel.
Eu dou descanso, vá descansar.
Boa um extensor de autonomia, é o futuro para longas distancias, ehehe…
Boa um extensor de autonomia, é o futuro para longas distância s, ehehe…
Neste caso é um extensor de ar comprimido.
Ar comprimido??? Enfim como eu disse o rei da parolice, não vás ao médico não, que isso é pura obsessão…
Então mostre lá geradores portáteis da Kaeser.
Enfim, mais um boneco.
A eficiência energética dos extensores é miserável. O MX30 com extensor wankel nunca bebe menos de 8 Lts/100.
Ainda para mais usaram o motor menos eficiente que existe.
“estes transportes e pela queima de combustíveis para outros fins fez da cidade uma das mais poluídas do mundo”
1-Mas os carros a combustão é que são os culpados looolooolool
2-Com tanta barragem q dizem ter e ainda querem contruir mais, qq dia morre td à volta. Só ficam as barragens para enfeitar o horizonte.
3-A maioria da electricidade do Nepal é importada da Índia. Na estação seca e qs 100%.
Quantos mais elektros mais electricidade produzida a carvão terá que vir do lado da Índia.
Demagogos de um raio estes pro-ambientes da treta.
Não são só os carros ? onde ouviu essa missa ? qual é o grupo de petroliluminados onde isso se diz ?
Se não fizerem morre na mesma, não entendi a diferença.
É precisamente o contrário, quem importa electricidade é a India do Nepal.
https://www.reuters.com/world/asia-pacific/india-import-10000-mw-hydroelectricity-nepal-over-10-years-2024-01-04/
Valeu a tentativa.
VC é mesmo bazaroco. Isso é o mesmo que dizer que PT exporta para ES. No fim vai-se a ver e o saldo importador é altamente penalizadora para PT, 20% do que consumimos é importado.
No Nepal vs Índia ainda é pior.
O Nepal vende 10 mas compra 20
” …against its exports of Rs Rs 10.45 billion. The electricity import this year is projected to cross Rs 20 billion. ”
https://myrepublica.nagariknetwork.com/news/nepal-pays-29-percent-higher-tariff-rate-on-india-s-imported-electricity-that-its-export-to-southern-neighbor/
Qt à questão dos carros VC não percebeu o trocadilho. Vá ler novamente.
Por acaso é o contrário, vende mais que o que compra, não entendeu que beneficia mais a Índia do que o Nepal ?
Trocadilho ? Ah então não são só os carros….
Claro que a principal causa da nuvem de poluição sobre a principal cidade não são os carros.
Isso está bem explicado na notícia.
No entanto, a exemplo de tantos outros, querem fazer dos carros os mais da fita.
Já parece Lisboa e os Cruzeiros. Os Cruzeiros dos vaidosos velhos que nada produzem é que impestam, os carros de quem trabalha é que pagam as favas.
Qual notícia ?
Os navios só estão a fazer um favor aos carros.
A notícia contida no artigo que vc está a comentar. Ate fiz um quote com a parte relevante para o caso, mas vc não percebeu. Vá ler novamente.
Os navios a fazer um favor aos carros? Então? Querem cortar o tráfego automóvel exactamente nas vias paralelas aos terminais de cruzeiros pq Lisboa está muito poluida.
Que raio de favor é que os cruzeiros me estão a fazer? Fdx, cd um…
Segundo o que diz o artigo são responsáveis pela grande parte, como já sabemos, afinal navios não andam no meio das cidades e muito menos no Nepal que nem tem mar.
Sim fazem um favor aos carros, já que gastam os resíduos da refinação de combustíveis que é o fuel óleo, isto para os carros terem um combustível menos rico em enxofre.
Metam os navios a rodar a gasóleo e depois vemos quais poluem menos.
VC é q foi buscar os Cruzeiros para o baralho. Aguente-se.
Você é que foi buscar os cruzeiros, não eu.
Vc é que disse q eles estavam-me a fazer ium favor como a qq user de carro a combustão. O que uma grande mentira.
Não é uma grande mentira, é uma grande verdade, se os carros não existissem eles consumiam gasóleo, tinham muito menos emissões, até porque usam motores bem mais eficientes que os carros.
@JL por isso é que os ditos festivais de verão vêm com a cantiga do “verde” como o Rock In Rio na sua última edição…
Estava lá em visita e a cantiga era a mesma… ah a energia para o palco é renovável e não sei que mais, e nisto ouvia-se uns silvos muito estranhos… Quando subimos acima de uma das plateias “vip”, eram nada mais nada menos que um cluster de geradores atlas copco a queimarem milhares de litros de diesel para o palco funcionar…
Será que não há rede elétrica que aguente?
Por isso… quando deixar de haver jatos privados, e aviões que se estão literalmente a borrifar para as alterações climáticas…. os elétricos é só hipocrisia.
E o que isso tem a ver com o assunto ?
Será que não estavam a trabalhar com biocombustível ?
Como sabe que era diesel ?
Amigo geradores de grande potência são todos a diesel, não existem a gasolina… isso só demonstra falta de conhecimento na matéria como sempre…
E não há biocombustiveis para trabalhar em motores diesel ?
Houve quem deixou esta nota:
“Redução do consumo de combustível:
O festival vai utilizar na Cidade do Rock biocombustível HVO da Galp – um Gasóleo Renovável 100%, produzido totalmente a partir de matérias-primas orgânicas com origem residual -, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa associada ao consumo de energia por geradores em cerca de 90%;
Mesmo aumentando a Cidade do Rock em 30.000m2, o Rock in Rio Lisboa vai conseguir poupar cerca de 15% no consumo de combustível pela eficiência do plano de geradores.”
Mas você depensar que a malta anda a dormir, primeiro diz uma coisa, agora vem dizer que já existe bio combustível, então no final continua a ser diesel, mas na sua cabeça mais uma vez só confusões…
Tanto que disse o mesmo que até repeti 2 vezes.
Onde disse que era a diesel ?
Essa cabeça anda toda confusa, tal é a vontade de satisfazer os interesses de alguns.
@JL, retirado de uma press release deste ano:
Redução do consumo de combustível:
O festival vai utilizar na Cidade do Rock biocombustível HVO da Galp – um Gasóleo Renovável 100%, produzido totalmente a partir de matérias-primas orgânicas com origem residual -, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa associada ao consumo de energia por geradores em cerca de 90%;
Mesmo aumentando a Cidade do Rock em 30.000m2, o Rock in Rio Lisboa vai conseguir poupar cerca de 15% no consumo de combustível pela eficiência do plano de geradores.
Malandros… devia ser tudo a “batarias”.
E ainda de 2015…
Com uma demanda de 9.710 kVA de potência e 18.540 metros de cabos elétricos, o Rock in Rio Lisboa foi um grande desafio. Isso significou 43 geradores de energia (de 20 kVA a 1.000 kVA), 700 cabos e 103 painéis de distribuição
Pouca coisa… é ambientalmente sustentável quando a cantiga é uma.
Ora afinal era biodiesel, você bem tenta, mas não consegue.
Sim porque tal com Portugal, o Nepal é um dos grandes poluidores a nível mundial
Quem for mecânico está tramado não há volta a dar mais dez anos no máximo os carros elétricos vieram para acabar com o petróleo… Assim que o meu diesel der problemas…
Mais um que adora eletricos como eu.
https://www.facebook.com/reel/809159357945188
Se todos gostassem, já não havia outras soluções.
Mas ok, já sabemos que muitos ficam incomodados com os verdadeiros factos.
Esse deve ser como você, querem uma coisa e depois compram outra.
Quem diz a verdade não merece castigo.