Samsung perde liderança nos smartphones dobráveis! Há um novo rei neste campo
A Samsung foi uma das principais impulsionadoras de novos formatos para os smartphones. O dobráveis têm nesta marca uma posição de destaque e uma linha dedicada para mostrar o que de melhor consegue fazer. Este seu destaque parece agora ameaçado, com uma nova marca a assumir esta posição. A Samsung deixou de estar no topo dos smartphones dobráveis e deu lugar à Huawei.
Foi em 2019 que a Samsung revelou o primeiro Galaxy Fold e abriu caminho para um novo mercado. Os smartphones dobráveis ganharam o seu espaço, ainda que não estejam massificados como muitos entendiam que seria o futuro. Ainda assim, a aposta da Samsung funcionou e a concorrência tem adotado este novo formato em vários modelos.
Com a sua aposta forte, a Samsung ganhou rapidamente o topo desta área de mercado, algo que se mostrou natural. Ainda assim, e como a concorrência começou a olhar para este formato como uma aposta a seguir, outras propostas surgiram rapidamente no mercado.
O domínio da Samsung está agora ameaçado, segundo os dados mais recentes da Counterpoint Research. São referentes ao primeiro trimestre de 2024 e revelam que a Samsung diminuiu para apenas 23% do mercado global de smartphones dobráveis, com a Huawei a ser o novo líder de mercado, com 35% do total de vendas. Isso também aconteceu porque este mercado cresceu apenas 50%.
Os outros dois grandes players neste mercado são a Motorola com 11% e a Honor com 12%. Ambas as marcas revelaram um crescimento muito grande ao longo de 2023. Isso acontece, provavelmente, graças a dispositivos como o Razr+ e o Magic V2, ambos dobráveis, e com argumentos próprios em cada uma das categorias onde estão.
Tudo isso ocorre porque a oferta de dobráveis da Samsung do ano passado, o Fold 5 e o Flip 5, foram atualizações menores em comparação com os seus antecessores. Ao mesmo tempo, os concorrentes como a Motorola, Honor, Google e Oppo/OnePlus avançavam com diferentes melhorias de hardware, software e câmara que a Samsung não ofereceu.
Também é interessante ver que dobráveis como o Galaxy Z Fold 5, Pixel Fold e OnePlus Open são agora o formato mais popular. 55% dos dispositivos vendidos no primeiro trimestre de 2024 eram dispositivos destes, onde outros, como o Galaxy Z Flip 5 e o Motorola Razr +, representavam o restante.
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: dobráveis, Huawei, samsung, smartphones
Bem sei que o Marketing cria necessidades que não tínhamos.
Mas nessa peta eu nunca cairei.
Na era pré-smartphones havia imensos modelos tipo flip. Não é peta nenhuma e muitos poderão querer voltar a ter.
Não deixas de ter razão, no entanto, nessa época os telefones não custavam um rim, seja como for, e me lembro esse tipo de sistema era giro e tal até começarem os problemas, dai ter sido abandonado essa opção, neste momento decidiram tentar novamente pois a tecnologia evoluiu bastante ao ponto de conseguir poder dobrar um ecrã, mas ainda assim, do meu ponto de vista funcional será um nicho de mercado, pois ao entrar pelas dimensões já vou para os tablet’s…
nunca tive problema nenhum, com esses que dizes, até começarem a dar problemas.
A sério??? Olha eu tive 1 Motorola V3 como muita gente na época, aquilo não durou um ano até começar os problemas face ao constante abre e fecha, LG foram outros, e muitos mais, se não tiveste problemas é porque mal usavas o telefone…
Os Fold são grande fail.