EUA querem impedir a China e a Rússia de aceder aos seus modelos e software de IA
A Inteligência Artificial (IA), com tudo o que sabemos (e ainda não conhecemos), é de uma relevância muito grande. Então, os Estados Unidos da América (EUA) poderão estar perto de impedir a China e a Rússia de aceder a modelos e software americanos.
Os EUA estão perto de adotar mais uma restrição contra a China, bem como contra a Rússia. A administração de Joe Biden está a planear proibir o acesso dos dois países ao software e modelos de IA americanos, conforme relatado pela Reuters.
De acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto, o Departamento de Comércio está a ponderar um novo regulamento para limitar a exportação de modelos de IA de código fechado ou patenteados.
Mais uma dos EUA contra a China (e a Rússia)
A acontecer, estes esforços seguir-se-iam aos que vêm sendo adotados com o objetivo de impedir o envio de chips de IA avançada para a China e evitar que o país asiático desenvolva esta tecnologia no sentido militar.
Atualmente, nada impede que gigantes da IA dos EUA, como a OpenAI, apoiada pela Microsoft, a Google DeepMind, da Alphabet, e a Anthropic, criem alguns dos mais potentes modelos de IA de código fechado e os vendam a praticamente qualquer pessoa.
Contudo, os EUA poderão erguer novas barreiras, impedindo o envio de tecnologia para a China e para a Rússia.
A embaixada chinesa afirmou que a China se opõe firmemente a esta ação e que tomará as medidas adequadas para proteger os seus interesses. Mais do que isso, condenou a iniciativa e considerou-a um ato de intimidação unilateral e de pressão económica.
Leia também:
Imagem: bennettinstitute.cam.ac.uk
Neste artigo: China, EUA, inteligência artificial, rússia
Os americanos serao sempre o cerebro do mundo, a china a mao de obra, a russia apenas servira igual a coreia do norte para chamar a atencao, cada vez mais isolados e irrelevantes
Esse paradigma está a mudar. E os EUA sabem disso. Por isso tentam proteger a propriedade intelectual do país. E fazem bem. A China e a Rússia fazem o mesmo, só que não divulgam e nem isso vem parar às notícias. E aqui também fazem bem. Cada qual tem o direito de proteger o que é seu. O mundo real é isto. Alavancagem com todos os trunfos que têm. Quer gostemos quer não.
Os computadores que usas tem sistemas operativos MacOS ou Windows ambos americanos, os avioes que usas sao boeing americanos, os sistemas de pagamento sao mastercard ou visa ambos americanos, Google, Facebook,GPS, tudo americano. Que inventou a china e a russia? So copiam. Sao factos.
China? Nada nada, não inventam nada.. A pplware nem colocou aqui recentemente uma nova tecnologia a nível das baterias para EVs por exemplo.. Mas ficam aqui os factos, em vez da propaganda que andas a comer que de alguma foram viram “factos”, apenas dentro dessa cabeça https://www.visualcapitalist.com/cp/countries-new-patents/
Os americanos inventam tudo o que usas, macos ou windows? Google, facebook, gps, os avioes boeing, tudo americano. Chineses e russos? Nada
Nem mais! Chinês a sério será o papel, e russo… não me lembro de nada! Ah o trétris, mas sobre uma ibvenção americana. Vodka…?
Papel e impressão (dinheiro incluído), pólvora, bússola, álcool, 1o relógio mecânico, chá, seda, fundição de ferro, porcelana, foguetes, bronze.. a lista continua..
Calma, os países não andam sempre em par de igualdade. Há 1000 anos aqui vivias em barracos e já os chineses estavam centenas de anos a nossa frente. Os chineses só perderam o pódio há mais ou menos 100 anos. Agora estão os USA, daqui a 200 ou 300 anos podem estar de rastos.
Menos. Nem 20 ou 30.
Deve ser por essa razão os chinesse reclamam por os EUA pretenderem impedir a China de aceder ao que é seu! Até flama na “protecção dos seus interesses”! Nem como piada os interesses a defender aqui são os dos americanos e não o contrário! Estes países e os seus agentes invertem sempre a lógica da questão para ficarem a ganhar algo, curioso. Os EUA ao contrário do que para aí dizem, não paracem estar muito precocupados, apenas entenderam que não podem continuar a acreditar e confiar em certos “amigos”! Sempre achei que confiar na China e na Rússia, um erro de palmatória que iria sair muito caro a todos, mas isso sou eu, um simples zé ninguém!
Isso era a 30 anos, a China deu um salto tecnológico que assustou os Americanos por isso tanta sanção mas isso não impediu a China de avançar, hoje em dia ja não depende da América para nada tecnologicamente e a Índia está a seguir o mesmo caminho, a Rússia por outro lado esta atrasada nesta corrida ficou muito a sombra da bananeira optando antes por comprar tecnologia e nao desenvolver ela.
A China vive da cópia e da espionagem, e sem isso estagna! E, sabe disso muito bem. Avançou no quê concretamente? O que de facto criou e é mesmo inventado nesse país? Além de uma ditadura horrorosa, onde até canilalismo causou, só me lembro do papel, essa sim, foi uma invenção original, que não depende de produtos naturais como o barro branco da porcelana, o caulino que têm muito e que usaram na cerâmica e lhe deu originalidade, ou do acaso que deu origem à pólvora, como aconteceu com milhares de outras descobertas em todo o mundo, de resto, nada mais. Garanto estudo bastante essa cultura, sobretudo a sua arte, área na qual tenho formação. O que você usa agora, e que não poderia usar antes? Olhe, nada tenho de chinês nem feito por lá, francamente, nem sei o que poderia querer! Acompanho o mundo da tecnologia há mais de 40, sim, 40 anos – daí, por vezes, andar por estes lados e ficar espantado como nos querem impor a ideia que os chineses de repente tiveram um golpe criativo e inventivo que nunca tiveram na sua HIstória. O facto de muitos dos seus engenheioros e ciêntistas se terem formado e ainda formam nos EUA, também não conta? A minha faculdade esté cheia deles, e somos um país pequeno e que “pára” à saida dos cursos universitários por aqui não se apostar o tecido empresarial não apostar na inovação obrigando os jovens a emigrar, mas ao contrário desse jovens chineses, não vejo da parte dos jovens portugueses procurarem ansiosamente a China para se formarem, não precisam, precisam é de emprego.
Como falou de espionagem, por acaso, sabe porque é que o Snowden fugiu? Até não foi há muito tempo atrás. Este que fugiu merece ser condecorado com um prémio Nobel. Quando um país espia tudo e todos (incluído aliados e inimigos) o que é que significa?
Até um miúdo de 10 anos, que tenha estudado o mínimo de história, sabe que as coisas estão constantemente a mudar e evolvem.. Até no nosso curto espaço de tempo de vida, já vimos muita coisa a mudar. Dezenas de impérios caíram, e muitos mais cairão no futuro. O americano será apenas um de muitos lol.. A China já esteve no topo no passado, caiu e bateu bem no fundo, apenas para se voltar a erguer como nunca.. A Índia será outra grande potência dentro de algumas décadas, e poderá mesmo ultrapassar a China por exemplo. São tudo ciclos, é senso comum, mas que nos dias que correm, parece não ser assim tão comum lol
A China esteve no topo no Passado quando? Quer dizer-me? Provavelmente não sabe por que hoje parece ser proibido dizer, mas o Império Português foi um dos que de facto mais durou na História: 500 anos. Só mesmo o Romano durou terminou de facto em 1453 – sim, os bizantinos sempre se acharam romanos e nunca usaram esse nome para si mesmos – mais, de resto, nem o persa, sassânida, otomano, islâmico ou sequer o ultrarrápido mongo! O Egípcio, é em termos formais – errados diga-se de passagem – o que durou mais, mas raramente exerceu poder sobre outros povos ou criou colónias, a não ser com Tutmés III, portanto, usar aqui o nome de “império” é abusivo, mas este era muito antigo. Nunca leram Maquiavel, por exemplo. Os chineses, nome que ganharam “oficialmente” quando os portugueses assim identificaram após verem como os asiáticos, sobretudo persas, chamavam aos “cinos” ou “cimos”. O facto é que os China tiveram uma unificação e uma reunificação, nenhuma refletiu poder sobre os outros, bem pelo contrário. Eles bem se vangloriam, mas foram os mongóis quem os dominou! Tal como o Brasil e outros países, chamaram ao seu próprio território “Império”! Sabe o porquê? Os EUA não são um império, mas um país. É um eufemismo criado pela URSS, para disfarçar o seu, esse verdadeiro. A história é mudança, mas desconfio que não passa por ali. “A ver vemos” como se dizia antigamente.
500 anos? Fantástico.. Não me vou alongar muito, que se pretender mais conversa da sua, pode ir até ao restelo, que tem lá muitos como você. A dinastia Qin, a qual foi o primeiro império chinês, durou cerca de 550 anos e começou ainda nem Jesus tinha nascido. Sei que por cá não se estuda muito da história para além da Europa, e fica-se com a falsa impressão que aqui é e sempre foi o centro do mundo, mas a realidade está longe de ser essa. Qualquer das formas, ainda vai a tempo, pois informação e com qualidade, felizmente não falta na internet, desde que saiba procurar.
Como a 100 anos o cerebro do Mundo estava no UK, Alemanha e Russia. As coisas mudam, e muito estranho quem pensa o contrario.
A 30 anos material da Coreia do Sul tambem era visto como material de baixa qualidade. Hoje quantas marcas tens lider no mundo com raizes na Coreia do Sul?
A quantidade de pessoas formadas na India e o exemplo que daqui a 10 anos a India vai ser uma potencial mundial em termos de tecnologia e patentes.
Na minha opinião não vai valer de grande coisa, já que têm espiões em tudo quanto é sitio!
É estranho, irão vender essa tecnologia pra quem então?
Isto não se trata de impedir acesso a modelo e software IA mas sim impedir que outros a criem.