PplWare Mobile

Qual deverá ser a pressão dos pneus num automóvel?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. José+Horta says:

    Atenção que depende muito do veículo, o meu recomenda 2,9 bar por exemplo

  2. André R. says:

    A pressão dos pneus é simples de verificar na ombreira da porta do carro ou na tampa do depósito do combustível. É aí que deve ser verificada, em conformidade com o definido para a carga do carro.
    O meu por exemplo é 2.6 bar.

    • Carlos+Silva says:

      Ou dentro da tampa do guarda-luvas, depende do carro.

    • Rui says:

      De referir que a pressão dos pneus, não têm exclusivamente a ver com a carga do veículo, têm também a ver com a velocidade com que normalmente se circula, carros que façam muita auto estrada, quer andem carregados ou não, devem usar a pressão máxima recomendada pelo construtor.

  3. Aves says:

    Como todos sabem ler os BAR que está na coluna da porta, os meus 5 ct s – um objeto que tenho em casa e levo em viagens: “BuTure Iniciador de carros com compressor de ar” (116€ – 16€, na Amazon.es)
    Há anos que não vou à bomba de gasolina para encher pneus. Também já me desenrascou várias vezes a arrancar com a bateria descarregada. Não quer dizer que seja atualmente o melhor ou o mais barato, ou que não se possa comprar um compressor e um arrancador em separado, mas considero-o(s) produto(s) indispensáveis … que às vezes não se sabe que existem.

    • FM says:

      Enfim o que temos de aturar…………

    • há+cada+gajo says:

      Tens de fazer manutenção ao carro e ver a pressão do ar dos pneus sempre que abasteces. É só isso e não precisas de chinesices desnecessárias.

      • Aves says:

        Se uma roda esvaziar – não precisas de a mudar para levar à oficina (ou ir com o pneu vazio, como já vi), basta encher, … se o carro não arranca porque não tem bateria não precisas de fazer ginástica com outro carro e estender cabos (ou arranjar quem empurre empurrar ou ligar para a oficina para trazerem uma bateria) – basta dar à chave.
        Grande chinesice!

        • há+cada+gajo says:

          Vou repetir o meu comentário : Tens de fazer manutenção ao carro e ver a pressão do ar dos pneus sempre que abasteces. É só isso e não precisas de chinesices desnecessárias.

          • Aves says:

            Alguma das duas situações que referi te aconteceu: pneu em baixo e sem bateria? Como é que resolvestes? Xicos espertos estou eu farto

  4. Yamahia says:

    Elektros e td 3 bar para cima para poupar os elektrōes.

  5. cK says:

    Depende. Na minha Megane tenho pressões diferentes à frente e atrás

  6. halnaweb says:

    Eu no meu LR Discovery uso 2.1 á frente e 2.3 atrás. Nas férias como vai carregado até ás bordas ponho 2.3 á frente e 2.5 atrás.
    Fica a dica para quem tem TT e quer segurança sem gastar mais combustivel. Porque uma pressao muito baixa nota-se logo no consumo. Isto claro para pneus de estrada.
    Se for para lavrar terra e saltar nos buracos a conversa é outra! 🙂

  7. PAULO SILVA says:

    Não disseram que é obrigatório medir a pressão à frio dos pneus, caso contrário não fica correto, e deve ser verificado a cada 15 dias

  8. Luis says:

    Se usasse o que a marca recomenda, já tinha rebentado mais pneus! A pressão recomendada no caso do meu Mini é demasiado baixa, e com muita facilidade o pneu é cortado por irregularidades na estada, buracos, tampas de esgoto, etc. Recomenda por exemplo 2,4 à frete e eu utilizo entre 2,8 e 3,0.

  9. Nirelle says:

    O meu recomenda 3.2 à frente e 3.4 atrás mas eu ponho apenas 3 bars. A pressão muda de marca para marca como também muda de modelo para modelo. Pressão com 2 bar a mais ou a menos pode causar desgaste e mesmo interferir na condução.

  10. Manoel Neto says:

    Não corresponde com a realidade este anúncio. Fiz isso antes da experiência e só prejuízo.

  11. TdSR says:

    Os donos de carros elétricos é que ficam sob pressão quando vêm o tempo que perdem em postos de carregamento.

  12. há+cada+gajo says:

    A pressão correta é a indicada pelo construtor no manual do veículo (indicado na porta ou na tampa do abastecimento). Normalmente são fornecidos dois valores, quer para carga normal quer para carga completa. Pessoalmente utilizo sempre a pressão para carga completa. Poupo pneus, consumo muito menos combustível ainda que sacrifique ligeiramente o conforto da suspensão, mas num carro de quase 2 toneladas, pouco se nota. E controlo a pressão a cada enchimento de depósito. Mas há muitos mais factores que impactam no desgate dos pneus : o estilo de condução, a distribuição de pesos do veiculo, o peso do veiculo, o tipo de tração e mesmo o tipo de piso que mais frequentemente é utilizado.

  13. Carlos+Silva says:

    Isto varia muito de carro para carro, tenho um em que a pressão é 2,1 e 2,3 (frente e trás), outro é 2,2 e 2,3 (frente e trás)

    Mas nas oficinas, já não são os primeiros que enchem os pneus todos a 2,4, fica impossível andar nos paralelos…

  14. Antonio says:

    O Mais possível…. Assim não há pedra que passe na borracha….. Só mesmo a pedra nos rins dará problema…

  15. FilipeB says:

    Na minha opinião, este artigo tinha ficado mais completo com a referência que o ar no interior dos pneus suporta todo o peso do carro.
    Basicamente a área de contacto dos pneus com o solo multiplicado pela pressão do pneu = peso do carro.
    É por isso que o pneu baixa quando reduzimos a pressão. Para atingir equilíbrio de forças, é necessária uma maior área de contacto.
    E também é por isso que com demasiada pressão se verifica um desgaste maior na zona central do pneu (menor área de contacto).
    É esta a razão para a pressão dos pneus variar tanto de carro para carro. Carros com pesos diferentes e/ou pneus de largura diferente = pressões diferentes.

  16. Cavlis says:

    O pior problema, é não se saber quando é que foi feita a última calibração do manómetro, com que estamos a verificar a pressão dos pneus, estará certo?

  17. Sergio says:

    As placas informativas até costumam trazer a indicação correcta para o carro com carga e sem carga.

  18. João+M. says:

    eu vou alterando a pressão em 0,2 bars para o pneu “comer” uniformemente. por norma menos pressão no inverno e mais pressão no verão.

  19. Dennis says:

    Eu até pensava que o desgaste visível era ao contrário, pressão a mais, maior desgaste do lado fora do pneu, pressão a menos, maior desgaste no centro do pneu…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.