Para concorrer com a China, Tesla vai abandonar uma estratégia de produção centenária
A ofensiva chinesa está a exigir criatividade das fabricantes ocidentais, que se veem na obrigação de redescobrir processos e explorar novos materiais, de modo a estar à altura da concorrência. Nesse sentido, a Tesla planeia abandonar uma estratégia utilizada há largos anos na indústria automóvel: a linha de montagem em série introduzida por Henry Ford.
A Tesla já delineou o seu plano para conseguir um carro capaz de fazer frente às propostas chinesas. Com um modelo de 25 mil dólares em vista, a fabricante de carros elétricos vai, primeiramente, rever o processo de fabrico.
Se em 1923 a linha de montagem em série introduzida por Henry Ford foi considerada revolucionária para a indústria, em 2024 é possível que haja outras abordagens igualmente capazes.
Assim sendo, a Tesla estará a adotar aquilo a que chama uma abordagem "unboxed". Segundo o Automotive News, esta assemelha-se mais à construção de Legos do que a uma linha de produção tradicional. Para a Tesla, este processo usado, ainda, por muitas fabricantes, está repleto de ineficiências, pelos seguintes motivos:
- A deslocação de um objeto do tamanho de um automóvel ao longo de uma fábrica ocupa muito espaço;
- Pintar uma máquina inteira, em vez de apenas os painéis que precisam de ser pintados, demora tempo e desperdiça energia;
- Trabalhar a partir de uma estrutura grande significa que apenas algumas pessoas podem montar as peças num determinado momento.
Em vez de um automóvel que se desloca ao longo de uma passadeira transportadora linear, a Tesla pretende que as peças sejam montadas simultaneamente em áreas específicas, sendo juntas no final.
Segundo a fabricante americana, a mudança pode reduzir a área de produção em mais de 40%, permitindo que a empresa construa futuras fábricas muito mais rapidamente e com menos despesas. Esta abordagem deverá resultar em carros mais baratos.
Apesar de a Tesla estimar que o sucesso da sua abordagem de produção pode reduzir os custos associados para metade, uma análise da Bloomberg Intelligence estimou que o novo processo de fabrico modular reduziria os custos em 33% - e não em metade.
Abordagem "unboxed" da Tesla pode resultar em carros mais baratos?
Embora a intenção seja conhecida, não há, ainda, muitos pormenores sobre esta nova abordagem nem quando será colocada em prática. Em janeiro, Elon Musk referiu que a Tesla estava "muito avançada" no fabrico de um carro mais barato e que este deverá começar a ser produzido no final do próximo ano.
Na altura, apesar de ter mencionado o novo "sistema de fabrico revolucionário", que classificou como "muito mais avançado do que qualquer sistema de fabrico automóvel do mundo, por uma margem significativa", o diretor-executivo não deu detalhes.
O método "unboxed" não requer que um grande esqueleto de uma máquina se desloque ao longo de uma fábrica, ganhando forma ao longo do processo. Por sua vez, implica que a máquina seja dividida em pequenos grupos e os vários componentes do veículo sejam trabalhados em simultâneo, antes de se juntarem no final, num único ponto de produção.
De acordo com uma análise de Mathew Vachaparampil, diretor-executivo da Caresoft, uma empresa de engenharia e de benchmarking automóvel, os engenheiros da sua empresa passaram 200.000 horas a construir uma réplica digital da "unboxed" da Tesla, e descobriram que as ambições de Elon Musk são tecnicamente possíveis. Aliás, segundo Vachaparampil fariam "um enorme sentido em termos financeiros".
Não é para competir com a China, mas sim para ir de encontro da missão da empresa de ter carros tão acessíveis como possível.
A China é irrelevante para a tesla, quem perde com eles é as marcas europeias acima de tudo…
Ai os carros chineses só competem com os europeus? Essa está boa!
Vai dizer-me que um comprador da Tesla só compra Tesla, mesmo que ao lado tenha melhor e mais barato!!!!!
Você é crente!
Não sei porque não. Passa-se o mesmo com a Apple. Há tão bom ou melhor ali ao lado, pelo mesmo preço ou mais barato, mas a carneir…desculpem, os crentes querem é Apple.
Diz me la outra empresa que tenha um ecossistema tao bom como a Apple. Android nem ha para pcs e a integracao com windows é de rir comparado ao ios com mac. A Apple é de longe a melhor em ecossistema e seguranca e privacidade. Tesla é igual, n tem concorrencia porque é a melhor. Entre carros chineses e um tesla ninguem compra um chines, mesmo que poupasse uns euros porque a longo prazo vai ser pior
Boa nota
Ohh Rui olha que não e irrelevante neste trimestre venderam mais 430 mil carros nos chinos, os adversários da Tesla não são os legacy esses só tem produtos anedóticos, já os chinos Não, a BYD vendeu 300 mil Bevs, até aos chinos e em especial a BYD, eles têm carros desde o segmento A até ao S a Tesla começa no D atenção olha que mexe com os números, um BYD seagull neste momento são 9000 USD e o novo E2 são 13 mil USD
Então estás a dizer que uma marca com apenas 2 segmentos sendo um deles irrelevante em vendas, está a bater marcas presentes em todos e mais baratas…
Quando digo irrelevante é que poucas ou nenhumas vendas da Tesla são perdidas para a BYD por exemplo, que faz a compra logica e a Tesla é compra lógica vai para a Tesla sempre, podes ter um ou outro que não o faça mas mais rapidamente perde a BMW a venda de um 320d para um Seal que um Model 3…
Tetas soma e segue os legacy ficam a ver…. Já pouco ou nada conseguem fazer, uma vergonha enfim
Lá vai a revolucionária Gigapress para o galheiro. A hiper inovação que substitui conjuntos compostos por 70 peças pequenas por apenas duas ou três peças fundidas enormes.
Agora voltar a fundir novamente 70 peças pequenas separadamente é que está a dar e vai ser a grande revolução tecno dos elektros.
Este pessoal ainda não aprendeu a ficar quietos, sempre a querer inventar e alterar o que é perfeito.
Os métodos e tecnologias utilizados por Henry Ford é o futuro a seguir.
Se tu o dizes… Estes gajos que trabalham e testam estes modelos nas fábricas são todos uns nabos!
Apenas fiquei preocupado com o futuro da Gigapress!
Quando a Tesla já não precisar da Gigapress vende às marcas boas e ganha uns trocos.
Isto não tem nada a ver com a gigapress que a Toyota tanto gostou e elogiou…
Toyota, GM, VW, Hyundai, Volvo, Ford já está tudo a mudar para Gigapress.
Desconhecia…
confirmo, tem ja maquinas descarregadas e logotipos nas maquinas, está certo sim senhor
Como assim o que eles dizem é exatamente o contrário este método já eles tinham apresentado há uns 2 anos e depende ainda mais da Gigapress. Não percebeste nada do artigo ahahah eles vão investir ainda mais em gigapress para este método de produção novo em vez de 1 precisam de 4 ou 5 para fazer cada parte do carro e depois simplesmente juntar no fim
Pelo contrario, o metodo divide o carro em 5 partes, a traseira com uma peça como base feita na gigapress a frente que tem o mesmo metodo o meio composto pelo pack de baterias e as duas laterais. Cada modulo é feito de forma individual e só é junto no fim.
Só tem que por ca fora um carro a 20k, os chineses não interessam.
Se passarem a ter um skate e um corpo podem muito bem montar essas duas partes em separado e depois apenas deslocar o skate para o corpo. Como a direção, acelerador e travões já têm opções by wire bastaria então ligar um par de fixas, apertar uns parafusos entre o skate e o corpo e puff, there’s a car…
Continuas a ter de ter uma linha de montagem, mas em vez de as peças tarem no sítio e o conjunto ir passando por elas, o conjunto é montado todo no mesmo spot, um pouco como a Koenigsegg e a Rimac já fazem se bem que tamos a falar de numeros de produção anual bem diferentes…
Parabéns TESLA, a primeira marca a fazer algo sem ser chorar e pedir proibições para lutar com os japoneses.
Mais uma abordagem disruptiva da Tesla que muitos vão condenar mas depois vão atrás e copiam. Mais do mesmo. O resto é letra.
Go Tesla.
Muito bem
Very good !!
Para quem dizia que não tinha medo da falta de qualidade dos carros chineses afinal está a assumir que tem qualidade e que estão a ganhar terreno.
Na realidade a tesla é só uma ideia copiada da indústria chinesa que trabalha no carro eléctrico altes da tesla existir a diferença é que copiaram aquilo que não tinha qualidade para os asiáticos
Lol isso não faz sentido nenhum!
Em primeiro lugar, a indústria chinesa é conhecida por copiar tudo e mais alguma coisa (não só nos carros, basta fazer uma simples pesquisa no Google, copy car china, copycat china etc), não há regras nem ética, o próprio governo apoia a cópia bloqueando os processos por plagio em tribunal. Vale tudo.
É sempre uma luta enorme alguma marca conseguir vencer um processo de algo que é óbvio ate para uma criança, como carros e marcas que sao cópia chapada de marcas e modelos europeus.
Nem sei como foi possível por ex. a Range Rover conseguir ganhar um processo que se arrastava ha anos.
Em segundo lugar. Dizes que a Tesla é que copia as marcas chinesas? Lol, que historial tem a China na construção de automóveis? Há quanto tempo a Tesla criou o seu primeiro carro elétrico, o roadster?
Vocês metem piada, são aqueles que criticam a China no café por não pagar impostos etc etc mas como são anti-tesla quando se trata de atacar a marca aí a China já é o melhor do mundo.
Que anedota.
Defender um país que não sabe outra coisa se não copiar para rebentar com os mercados a todo o custo, seja ele o custo de vidas miseráveis de uma ditadura que escraviza cidadãos em prol do lucro.
https://olhardigital.com.br/2020/05/29/noticias/empresa-chinesa-copia-ate-o-design-do-site-da-tesla/
Um exemplo no meio de 1001…
Mas há muitos mais…
https://www.autoexpress.co.uk/car-news/87772/chinese-copycat-cars-how-do-they-get-away-with-it
https://www.drive.com.au/news/chinese-classic-mini-clone-invalid-bmw/
A tesla que ponha a manete do pisca no carro em vez de botoes no volante, senão eu não compro.
Para quê? Mesmo com ela raramente usam. Looool
É fazer como nos BMW, pisca é um extra
O mundo está finalmente a compreender, que isso da moda dos carros electricos vai ser sol de pouca dura. Mas alguem tem que gastar dinheiro para a empresas desenvolverem novos produtos.
Se a ideia é poluir menos, a coisa tá longe de ser a solução. Pois por um lado a produção de um carro electrico polui mais do que um carro a combustão, e o seu tempo de vida ê bem mais reduzido que o a combustão.
A manutenção que dizer ser mais barata tem se revelado o oposto, as reparaçõs já não podem ser feitas no seu me anico de confiança. E não se esqueçam que os novos teslas mais econômicos é igual aos novos telemóveis quando a bateria avariar o carro vai para o lixo
Tudo somada a enda de carros electricos começou a cair no último semestre, pois ao fim 7 anos de teslas e companhia já se vé que a coisa não fica muito ecológica.
Então duram menos porquê? Qual teve e durou menos ?.
As emissões da produção estão a baixar, o que interessa é a vida útil, e nesse caso são bem melhores.
Por um lado diz que vai ser de pouca dura e depois diz que alguém tem de gastar dinheiro em novos produtos, portanto afinal sempre acredita que vieram para ficar. Lool
Se não podem ser reparados no seu mecânico, o problema não é dos carros, é do seu mecânico, arranje outro, o meu repara qualquer tipo de carro.
Errado e mentira, a bateria de qualquer carro pode ser reparada, essa da bateria estrutural parece ser outro cavalo de batalha que o lobby e a malta dos rebanhos como você usam sem saberem o que estão a dizer.
Já se vê ? Então também é ambientalista ? Ou é apenas petrolambientalista ?
O que ele(a) esta querendo dizer é que nao temos “economia ciclica” ou industria de reciclagem para carros, energia eolica e placa solar. Nao temos reciclagem para imas permanentes usados em carros e energia eolica, e nem para metais raros usados na placa solar, carros etc… Nao temos reciclagem para o litio tambem. Precisamos desenvolver obvio
Temos, ele é que não sabe e você também não.
Já está desenvolvido, precisamos é de mais empresas a apostar nisso.
Tem amostras.
Tem, muitas aqui no Pplware.