Metade dos compradores recentes de Macs vieram de plataformas concorrentes
Os computadores da Apple são únicos, mantêm há décadas traços de design inequívocos, e isso parece não cansar o mercado, bem pelo contrário. Aliados ao melhor software da empresa, com um dos melhores hardwares do segmento, os Macs parecem estar a captar utilizadores que migram de outras plataformas concorrentes.
Mac: qualidade, fiabilidade e durabilidade
Aproximadamente metade das compras recentes de Macs não são feitas pelos fiéis seguidores de longa data da Apple, mas sim por migrantes de PCs e Chromebooks.
A linha de produtos da Apple tem competido há muito tempo num mercado dominado por vários sistemas operativos e fabricantes. Notavelmente, a rivalidade entre macOS e Windows tem sido uma peça central do discurso tecnológico há décadas.
No entanto, análises recentes revelam uma tendência surpreendente: muitos utilizadores de PCs com Windows e Chromebooks estão agora a optar por computadores Mac.
Um estudo recente conduzido pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mergulha nos antecedentes dos clientes de portáteis e desktops Mac, particularmente aqueles que mudaram recentemente. Cerca de um terço dos compradores de Mac no último ano eram anteriormente utilizadores de PC com Windows.
Além disso, os antigos proprietários de Chromebook da Google representaram 16% dos novos clientes de Mac. No total, os dados sugerem que quase 60% dos compradores de Mac no último ano eram novos na plataforma.
Nesta escolha, há uma peça importantíssima. O iPhone continua a ser um fator crucial para os migrantes de plataformas.
Parece que estamos de volta a 2001 na primeira loja da Apple, com os recém-formados génios a tentarem ativamente converter proprietários de PC em compradores de Mac. Na verdade, pensamos que o iPhone, que chegou seis anos depois, está a continuar o trabalho que a Apple Store começou.
Especulou o CIRP.
O iPhone revolucionou o mercado de smartphones e agora serve como porta de entrada para os utilizadores explorarem outros produtos da Apple, incluindo computadores Mac. Este efeito é refletido nos dados apresentados pelo CIRP na quarta-feira.
Enquanto o Mac foi historicamente um produto fundamental para a Apple, os papéis inverteram-se alguns anos após o lançamento do iPhone. Originalmente, os utilizadores de Mac impulsionaram a adoção do iPhone porque o dispositivo, então pré-iCloud, precisava de um Mac para servir como "hub" para organizar o conteúdo.
Agora, no entanto, o iPhone é o principal produto da Apple que impulsiona o crescimento e as vendas. Os consumidores ainda estão a mudar para o iPhone, muitos dos quais podem ser utilizadores de PC ou Chromebook.
é o melhor para leigos porque oferece o sistema completo e pronto a funcionar, a troco de um valor extra.
+1000
e quando são os profissionais de IT altamente proficientes que usam mac e alguns até já usam há mais de 20 anos? qual a justificação aí?
há 20 anos atrás quem ia para mac eram maioritariamente linux users fartos de não poderem ter um laptop com bateria que durasse mais que 30 min e fartos da mescla que eram os drivers e upgrades de SO e por último porque queriam um flavor nix/bsd like que não lhes consumisse muito tempo a gerir
Atualmente os PCs Windows também são bastante estáveis, a não ser que o pessoal se ponha a “brincar” e a sacar programas a sites manhosos.
N ha melhor portatil no mercado que um macbook. 20horas de bateria, mesmo em modo bateria tenho 100% da performance algo que nenhum pc com windows ou outros Sos consegue. Um legion pro em modo bateria torna se mais lento que um macbook air m1 de entrada
No windows experimenta a usar o QuickCPU e depois falamos….
100% power, o windows inactiva muito do poder o laptop para poupar energia…
mas lá estamos nós novamente. precisas de recorrer a algo externo para fazeres o que devia estar sempre a ser feito e tens que ter conhecimento de que isso é possível e existe.
mas mais, é que se o fazes o tempo de bateria diminui.
podem criticar a apple por tudo mas se há coisa em que (quase) nada lá chega é à autonomia dos portáteis e durabilidade das suas baterias
Sou só eu que fico triggered quando dizem que Mac não é um PC?
PC = personal computer
Se não for um PC, partilhem ai os vossos já que não são pessoais.
É velho, PC é PC e Mac é Macintosh. 😉
Diria porque é um sistema rápido, fácilmente um equipamento Mac consegue durar muitos anos…por exemplo eu tive um MacBook de 2006, durou até 2012 funcionando quase todos dias…
Tenho pessoas que adquiriram Mac Minis (ainda Intel), e que ainda usam para o dia-a-dia, todos os dias…
Só?Tenho um Lenovo desde 2015 e ainda funciona nas horas
tenho um macbook pro late 2011 adquirido no início de 2012 e ainda cá anda e com uma excelente autonomia 😉
tambem tenho um mac pro 2012 e comprei esta semana uma logic board porque acho que vale a pena e a maquina trabalha bem.
o problema é que nas maquinas antigas, podias fazer upgrade ou substituir peças. Nos macs novos, os componentes sao todos soldados na logic board, o que torna upgrades e reparaçoes muito complicados. E falta saber quanto tempo irao durar estes macs porque supostamente certos componentes deveriam durar 10 anos, mas nao estao a atingir esse tempo.
Estou curioso para saber as implicaçoes do Direito a Reparaçao que será implementado pela UE.
O meu portátil PC já vai com 9 anos e o teu só durou 6 anos. Então onde está a durabilidade?
Depende do que fazes com ele, né?
Se tens um Lamborghini e andas numa estrada a 60km/h, vai durar mais que um que anda a 180km/h todos os dias…
Tenta a usar o Autocad um Win vs Mac…depois diz-me…
“por exemplo eu tive um MacBook de 2006, durou até 2012 funcionando quase todos dias…”
São 6 anos.
Como te disse, não há PC/Windows que aguente mais de 4/5 anos a trabalhar com Autocad todos os dias…
Não é por acaso que a malta ligada ao design e multimédia que preferem fazer as coisas em Mac que em Windows…entende isso de uma vez…
Estas a falar de máquinas para usar software específico. Podes aplicar o mesmo princípio para jogos, edição de imagem e vídeo. O Mac para autocad também não é o base, é preciso investir em upgrades. Mas não há dúvida que com as mesmas specs, o Mac tem melhor performance.
Para mim a questão vai para a reparabilidade. Quantos Mac’s foram encostados por não se conseguir reparar? Um investimento há 10 anos atrás não é igual a um investimento agora, simplesmente porque caso aconteça alguma coisa, um Mac é muito difícil de reparar. E as outras marcas também estão a caminhar para isso.
6?! então o equipamento dele é de 2012 e estamos em 2024…faz lá as contas novamente 😉 e o meu nem board nem nada ainda precisou
Tudo rico.
ah yah…preferes trocar de pc 3 em 3 anos do que investir num bom montante e teres uma coisa de maior duração…
já diz o ditado: o barato, sai caro…
Loooool, com metade do dinheiro fazes a festa e não precisas de trocar de 3 em 3 anos, tenho um portátil com 8 anos, Asus Rog, continua uma máquina, basicamente uso para para edição de fotos e videos, nem gagueja. Ainda papa alguns jogos recentes mas claro, estamos a falar de um portátil com 8 anos. O ditado é certo, o barato ai caro mas no caso da Apple claramente o roubo é brutal, as pessoas pagam 2 ou 3x mais o valor da máquina.
A questão é que o Mac é o melhor portátil e duradouro – mas o pessoal usa muito o Office para Windows no trabalho e quer igual para usar em casa. A melhor solução é o Parallels Desktop, que dantes não ligava muito se a assinatura era individual mas era usado em vários portáteis, mas passou a ligar. Resultado, os Macs duram uma vida, o Windows/Office é de empresa não querem saber se é mais um ou menos um, não gasto dinheiro, acabo por gastar dinheiro é no Parallels.
Os Macs, para aquilo que duram, não são caros (até duram de mais).
Mas a duração será do software ou do hardware? É que muitas máquinas Windows tem muito melhor specs que um Mac, por isso a razão de encostarem uma máquina Windows não será de não ter suporte no Windows ou não quererem mudar para Linux?
Tens a noção que Linux pode não ser opção para muita gente, certo?
Por isso mesmo! O Linux é sempre opção para máquinas mais antigas, mas muita gente nao quer ou nao sabe optar por essa via. E acabam por encostar um pc que poderia durar mais alguns anos.
será que os pcs ficam tristes?
Ze Fonseca – podemos por uma fotografia tua no desktop para animar a malta…
Não sabia o que era isso do Parallels Desktop, tive que ir ao Google Search pesquisar e é um programa brutal. Muito bom mesmo. Você anda sempre a par de tudo pelo que eu vejo. É assim mesmo.
realmente, o aves é muito à frente, até conhece softwares com quase uma decada de existência e que são completamente inuteis
Atenção que isto são dados apenas dos EUA.
Esta empresa tem o “Apple Report” em publica vários estudos na perspetiva da Apple.
Mas, na minha opinião, fica sempre metade da história por contar.
Neste caso, por exemplo, quem compra um PC Windows, ou um Chromebook veio de que plataforma?
É que o share do Windows tem-se mantido relativamente estável e o ChormeOS tem “roubado” alguns clientes tanto à MS como à Apple nos EUA…
Não é de admirar. Vejo gente a gastar 900€ em chromebook e fica agarrado pq se precisar de fazer algo mais elaborado, não há software… Por 950€ tem um macbook air m1.
Tomara eu ter um Mac que me dava para anos e anos. Nisso é que eles são bons.
Falando em durabilidade, tenho um Samsung (599 EUR) desde 2012, usado por mim (sem dó nem piedade) e pela minha esposa e ainda funciona perfeitamente, acusando, com é espectável, o peso da idade. Neste PC, o office 2019 consegue iniciar mais rápido que o office 2021 do MAC (1400 EUR) do meu filho, comprado nos últimos meses do ano transato.
A minha experiência com o MAC do meu filho, é boa, o material e OS é bom/muito bom, mas paga-se demasiado, porém, no geral o Windows é um sistema operativo abrangente, no qual praticamente todo funciona face à existência de drivers para o hardware
Só a titulo de curiosidade: a minha impressora funciona a 100% no Windows com todas as funcionalidades, mas no MAC funciona parcialmente. Não consigo aceder a um disco em rede, mas no win. e android, funciona sem qualquer problema.
o office para mac sempre foi conhecido pelo seu fabuloso desempenho.. NOT
O hardware é bom, o MacOS deixa muito a desejar e está longe de ser perfeito. Desculpem mas é verdade.
Escrito a partir de um MacBook Pro 16″.
+1
Escrito a partir de um MacBook Pro 14″.
tudo está longe de ser perfeito, se estivessem perto não existiria concorrência