Mercado dos elétricos cresce à custa dos híbridos plug-in
Apesar do segmento dos carros elétricos continuar a crescer, são ainda muitos que não sabem bem por que tipo de veículo optar. Há quem ainda considere que os carros movidos a combustíveis fósseis são a melhor opção, mas, por outro lado há quem considere os carros elétricos ou híbridos plug-in a melhor opção de momento. Como estão as vendas?
Segundo dados da ACAP, os automóveis ligeiros de passageiros híbridos plug-in (PHEV) tiveram um crescimento homólogo de 37,5% no período acumulado de janeiro a fevereiro de 2024. Os elétricos (BEV) cresceram 17,2% e os híbridos convencionais (HEV) com variação positiva de 2,3%, no mesmo período.
Segundo a ACAP, por categorias e tipos de veículos observou-se a seguinte evolução do número de unidades matriculadas no nosso país:
- Automóveis Ligeiros de Passageiros
- No mês de fevereiro de 2024 foram matriculados em Portugal 8.406 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, ou seja, mais 17,4 por cento que no mesmo mês do ano anterior.
- De janeiro a fevereiro de 2024 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 15.633 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 16,4 por cento relativamente a período homólogo de 2023.
- Especificamente, observando os veículos elétricos no segundo mês de 2024, registou-se um aumento de 23,1 por cento em comparação com o mesmo mês de 2023, tendo sido matriculados 3.191 ligeiros de passageiros novos.<
- Nos dois meses de 2024 verificou-se um aumento de 17,2 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior, dos veículos ligeiros de passageiros novos elétricos, tendo sido matriculados 5.685 unidades.
Veículos Ligeiros de Mercadorias
- O mercado de elétricos, plug-in e híbridos elétricos de ligeiros de mercadorias registou, no segundo mês do ano de 2024, uma evolução positiva de 39,4 por cento face ao mês homólogo do ano de 2023, situando-se em 244 unidades matriculadas. Em termos acumulados, este mercado atingiu 482 unidades, o que representou um crescimento de 39,3 por cento face ao ano de 2023.
- Em fevereiro de 2024 verificou-se um crescimento de 38,6 por cento nas matrículas de veículos ligeiros de mercadorias novos elétricos em comparação com o mesmo mês do ano anterior. De janeiro a fevereiro de 2024 verifica-se um crescimento de 40,8 por cento face ao mesmo período do ano anterior.
Veículos Pesados
- Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, no mês de fevereiro de 2024 matricularam-se 17 veículos pesados eletrificados novos, o que representou um crescimento de 750,0 por cento.
- Em termos acumulados, nos dois meses de 2024, verificou-se uma evolução positiva de 366,7 por cento face ao mesmo período do ano de 2023, tendo sido matriculados 28 veículos.
- Em fevereiro de 2024 matricularam-se 17 veículos pesados elétricos novos, tendo representado um crescimento de 750,0 por cento face a fevereiro de 2023.
- De janeiro a fevereiro de 2024 verificou-se um aumento de 460,0% por cento face ao período homologo do ano de 2023, tendo sido matriculados 28 veículos deste tipo.
Eu tinha um 100% elétrico e troquei por um PHEV.
Eu tinha um PHEV que troquei por um BEV.
eu tinha uma de 40 que troquei por duas de 20
Tu é que foste esperto! 😉
E ?
Ele comprou o automovel novo…
Modo elétrico para andar na cidade.
Modo gasolina para longas viagens.
Eu tenho electrico e diesel e gasolina.
Se jouvesse um PHEV com autonomia electrica de uns 250km reais a preço justo era por esse que tinha comprado.
O EV ainda tem muitos gaps que não me satizfazem.
PHEV é um passo para a transição para 100% elétrico…
Mais rápido trocam um PHEV por um BEV do que o contrário.
Com uma bateria de 64kW é possível fazer 300kn em autoestrada.
O país tem 800km. É preciso mais?
E todos percorremos o pais de norte a sul todos os fins de semana.