OpenAI diz que Elon Musk queria fundir a empresa com a Tesla para obter lucros
Elon Musk, que processou a OpenAI por violar a sua missão sem fins lucrativos, alegadamente queria que a organização se fundisse com a Tesla quando esta estava a começar a planear a sua transição para uma entidade com fins lucrativos, de modo a atingir os seus objetivos.
A organização respondeu ao processo de Musk publicando e-mails antigos de 2015 a 2018, quando ele ainda estava envolvido nas suas operações.
Quando a OpenAI se apresentou ao mundo em 2015, anunciou que tinha mil milhões de dólares em financiamento. Aparentemente, Musk foi quem sugeriu esse valor, embora a OpenAI tivesse arrecadado menos de 45 milhões dele e cerca de 90 milhões de outros doadores.
Precisamos de um número muito maior do que 100 milhões de dólares para não parecermos desesperados... Acho que devemos dizer que estamos a começar com um compromisso de financiamento de mil milhões... Eu cobrirei tudo o que qualquer outra pessoa não fornecer.
Escreveu ele, de acordo com a empresa.
Em 2017, os líderes da OpenAI perceberam que precisavam realmente de muito mais dinheiro - milhares de milhões de dólares - porque a inteligência artificial exigia grandes quantidades de poder de computação. Foi então que começaram a discutir a sua transição para uma estrutura com fins lucrativos.
A OpenAI afirmou que Musk estava envolvido no planeamento e que, inicialmente, queria ter uma participação maioritária, o controlo do conselho de administração inicial e o cargo de diretor executivo. No entanto, a organização sentiu que era contra a sua missão dar a uma pessoa o controlo absoluto sobre ela. Não conseguiram chegar a um acordo e Musk terá retido o financiamento enquanto decorriam as conversações.
Musk queria fundir a OpenAI com a Tesla
Musk então encaminhou um e-mail para a OpenAI em 2018, que sugeria anexar a organização à Tesla para que a fabricante pudesse fornecer o seu financiamento. Ele explicou na sua carta que acreditava que era "o único caminho que poderia até mesmo ter a esperança de segurar uma vela para a Google".
A OpenAI não disse como as discussões progrediram depois disso, mas a ideia de Musk obviamente não foi adiante, e ele logo deixou a empresa. No último e-mail de Musk que a organização publicou, ele disse que a sua "avaliação de probabilidade da OpenAI ser relevante para a DeepMind / Google sem uma mudança dramática na execução e recursos é 0%".
À medida que nos aproximamos da construção de IA, fará sentido começar a ser menos aberto. O Open em OpenAI significa que todos devem beneficiar dos frutos da IA após a sua construção, mas é totalmente aceitável não partilhar a ciência.
Disse Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, a Musk. Musk então respondeu com "Yup".
Sam Altman disse numa carta interna da empresa que sente falta da pessoa que conheceu e que competia com os outros a construir a melhor tecnologia. Também respondeu a um tweet de Musk com cinco anos, agradecendo-lhe por defender a Tesla.
https://twitter.com/sama/status/1763687262536290615
O processo de Musk acusa a OpenAI de violação de contrato, violação de dever fiduciário e concorrência desleal. O magnata ainda não respondeu ao post da gigante de IA.
Leia também:
tadinho, agora está chateado porque foi derrotado no seu proprio jogo
Sim, deve estar bastante preocupado. Preocupadas estão as pessoas em pagar as contas todos os meses.
Pois, porque ninguém quer obter lucros nos negócios. Ainda ontem pensei: quero ser humilde e por isso vou comprar aquele fiat punto de 98 por 60000k e vender por 500€.. Não quero ter lucro, só prejuízo, quero ser um exemplo a seguir por empresários que só querem lucros.
Ha coisas mesmo estranhas. PS: sou parvo e gosto mesmo de prejuízo
Estás a misturar alhos com bugalhos.
Lê primeiro os argumentos de Musk e a resposta da OpenAI
– Quando os dois se davam bem – maio de 2019:
Altman: “É nojento ver tantos a jogar contra a Tesla. Seja uma pessoa do lado do clima e da inovação, não uma pessoa que espera ganhar dinheiro em apostas. Além disso, apostar contra Elon é historicamente um erro… e o melhor produto geralmente ganha.”
Musk: “Obrigado Sam!”
– Em março de 2023, quando Musk lançou a iniciativa para uma moratória no desenvolvimento da IA mais avançada que o GPT-4:
Altman: “Ele é um idiota, o que mais você quiser dizer sobre ele – ele tem um estilo que não é um estilo que eu gostaria de ter para mim. Mas acho que ele realmente se importa, e está se sentindo muito stressado sobre como será o futuro para a humanidade.”
– Em novembro de 2023, quando o Conselho da OpenAI afastou Altman (a seguir saíram os membros do Conselho, com exceção de um, e voltou Altman):
Musk: “Eu tenho sentimentos contraditórios sobre Sam. O anel de poder pode corromper, e ele tem o anel de poder. Então eu não sei. Estou bastante preocupado que haja algum elemento perigoso na I.A. que eles criaram.”
– Há uma semana, quando Musk pôs Altman, outro administrador e a OpenAI em tribunal por estarem a trabalhar para enriquecerem e a Microsoft e não para a humanidade, como está previsto no acordo de fundadores:
Musk: “Altman fez com que a OpenAI se afastasse radicalmente de sua missão original e prática histórica de disponibilizar sua tecnologia e conhecimento ao público.”
Tendo a concordar com a acusação em tribunal de Musk a Altman e à OpenAI. As questões que foram levantadas devem ser esclarecidas.