iOS 17.4: Apple traz a versão RC do iOS mais europeia de sempre
Depois de 4 lançamentos beta e muita discussão, a Apple disponibilizou esta semana a Release Candidate (RC) para programadores. Esta versão antecede a versão final para todos os utilizadores que terão recursos dedicados exclusivamente à Europa.
Por imposição da Comissão Europeia, ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), a Apple alterou alguns dos seu serviços para que haja um nível saudável de concorrência entre as empresas digitais.
O que há de novo no iOS 17.4?
Como já foi algumas vezes referido, a empresa de Cupertino introduziu alterações profundas na forma como a App Store e as aplicações funcionam na União Europeia.
Há 5 alterações importantes, descritas a seguir:
Alterações importantes
O iOS 17.4 introduz alterações profundas na forma como a App Store e as aplicações funcionam na União Europeia, abrindo caminho para mercados de aplicações alternativos, sistemas de pagamento alternativos, suporte para motores de navegação de terceiros e acesso NFC para bancos e fornecedores de pagamentos terceiros. Estas funcionalidades estão limitadas à UE e não estarão disponíveis noutros países.
Há, no entanto, alterações nas aplicações de jogos e, com o lançamento do iOS 17.4, a Apple vai permitir aplicações de jogos na cloud, como o Xbox Cloud Gaming e o Nvidia GeForce NOW. Os minijogos, chatbots e plug-ins também podem agora utilizar o sistema de compras na aplicação.
Para além destas atualizações, o iOS 17.4 adiciona novos caracteres emoji, transcrições para podcasts na aplicação Podcasts, suporte para utilização do SharePlay com o HomePod, Atividades em direto do cronómetro e muito mais.
Em resumo:
Para os utilizadores europeus, o iOS 17.4 RC traz algumas alterações importantes, tais como:
- Marketplaces - ou lojas de aplicações alternativas: os programadores de aplicações na UE podem optar por oferecer as suas aplicações em lojas de aplicações alternativas, desde que cumpram os critérios da Apple em matéria de experiência do cliente, apoio e prevenção de fraudes, entre outras alterações.
- Notarização para aplicações iOS: uma revisão de base que se aplica a todas as aplicações, independentemente do canal de distribuição, centrada na integridade da plataforma e na proteção dos utilizadores. A autenticação envolve uma combinação de verificações automatizadas e revisão humana.
- Opções do navegador predefinido: os utilizadores da UE podem escolher um novo navegador predefinido a partir de uma lista dos navegadores mais descarregados em dispositivos iOS logo após a atualização para o iOS 17.4.
- Acesso NFC de terceiros: os bancos e os serviços de pagamento de terceiros podem ser oferecidos aos iPhones europeus.
- Mais acesso: os programadores podem solicitar funcionalidades adicionais de hardware e software para a Apple.
De referir que algumas destas alterações mais profundas para o mercado europeu ainda estão a ser testadas, podendo na versão final existir algumas diferenças.
Na versão de hoje, a Apple refere na notas de lançamento algumas melhorias e várias correções:
Emoji
- Novos emoji de cogumelo, fénix, lima, corrente partida e cabeças a abanar estão agora disponíveis no teclado emoji;
- 18 emojis de pessoas e corpos com a opção de os encarar em qualquer direção.
Podcasts da Apple
- As transcrições permitem-lhe seguir um episódio com texto que se destaca em sincronia com o áudio em inglês, espanhol, francês e alemão;
- O texto do episódio pode ser lido na íntegra, procurado por uma palavra ou frase, tocado para reproduzir a partir de um ponto específico e utilizado com funcionalidades de acessibilidade como Tamanho do texto, Aumentar contraste e VoiceOver.
Esta atualização inclui as seguintes melhorias e correcções de erros:
- O reconhecimento de música permite-lhe adicionar músicas que identificou às suas listas de reprodução e biblioteca do Apple Music, bem como ao Apple Music Classical;
- A Siri tem uma nova opção para anunciar mensagens recebidas em qualquer idioma suportado;
- A Proteção de dispositivos roubados suporta a opção de maior segurança em todos os locais;
- O estado da bateria nas Definições mostra o número de ciclos da bateria, a data de fabrico e a primeira utilização nos modelos iPhone 15 e iPhone 15 Pro;
- A Identificação de chamadas apresenta o nome da empresa, o logótipo e o nome do departamento verificados pela Apple, quando disponíveis;
- As actualizações de empresas nas Mensagens para empresas fornecem informações fiáveis sobre o estado das encomendas, notificações de voos, alertas de fraude ou outras transacções que tenha aceite;
- Os números de cartão virtual do Apple Cash permitem-lhe pagar com o Apple Cash em comerciantes que ainda não aceitam o Apple Pay, introduzindo o seu número a partir do Wallet ou utilizando o preenchimento automático do Safari;
- Corrige um problema em que as imagens dos contactos ficavam em branco na app Encontrar;
- Corrige um problema para os utilizadores Dual SIM em que o número de telefone muda de principal para secundário e é visível para um grupo para o qual enviaram mensagens.
Referir também que a Apple lançou também o visionOS 1.1 beta 4 ao lado do macOS Sonoma 14.4 beta 5.
A Apple não desilude. E agora mais do que nunca olha também para o mercado europeu satisfazendo as exigências dos seus clientes(mesmo sendo com imposições da Comissão Europeia).
É a gozar? Tendo em conta o que fizeram nas stores? Vão levar uma chapada de luva branca daqui a uns tempos da UE que nem vai ser bom. A store não é deles e querem cobrar na mesma 30%?
Onde é que leste que querem cobrar na mesma 30% nas ljas alternativas?
27%
27% é nos estados unidos nos meios de pagamentos alternativos.
agora que falas posso ter feito confusão mas pelo menos 17% é.
Finalmente chrome a serio no ios igual ao do windows, mbway com nfc no iohone e watch logo adeus qr codes, alstore sem limitacao de 7 dias e sem limite de 3 apps logo instalar as apps que quero, adeus trollstore. E a melhor atualizacao de sempre do ios gracas a europa. A apple devia tomar vergonha na cara de ser preciso envolver politicos para finalmente fazer algo util aos utilizadores. Agora so falta a UE obrigar a apple a lancar macos para o ipad e wireless charging reverse no iphone. A UE tem 3x mais populacao que os USA não faz sentido andarmos a mando deles, eles e que andam ao nosso ritmo.
Tens andado distraído. Estes são apenas alguns aspectos da proposta da Apple, falta saber se a UE aceita.
– Os navegadores (como o Chrome) terão que fazer dois desenvolvimentos para iOS – um para a UE, com base no seu próprio motor e outra para o resto do mundo, com base no Webkit. Enquanto isso, o Safari tem uma única versão. Não é certo que os outros navegadores se dêem ao duplo trabalho e que o Safari não seja melhor ou que não tenha funcionalidades exclusivas.
– Sideloading: as apps são instaladas de lojas alternativas aprovadas pela Apple e que lhe prestaram garantias bancárias e, em certas condições pagam uma taxa à Apple (é o caso da Spotify na UE que não paga nada no resto do mundo). As apps de lojas alternativas são revistas e assinadas pela Apple.
Quanto a pagamentos com MB Way por NFC, já se pode fazer agora.
Nao acertas uma, continua a tentar aves. Ele disse tudo o que disseste
Mbway por nfc no ios não da, tens que te atualizar para não fazer de ignorante
Diz a SIBS sobre a app MB Way para iOS:
“fazer compras em lojas físicas, com QR Code ou NFC e ainda ganhar prémios”.
https://apps.apple.com/pt/app/mb-way/id918126133
Quando compraste o iPhone (se é que compraste, ou então só gostas de falar mal “porque é cool”), não sabias que funcionava dessa forma? Se sabias, porque o fizeste? Tinhas sempre a opção de comprar android…
Falta mencionar que removeram o suporte às PWAs.
Apple, “amiga” do consumidor o tanas
Ninguem usa isso