OnePlus explicou porque se recusa a seguir a política de atualizações da Samsung e Google
O tema das atualizações no universo Android não é recente e levou a muitas mudanças impostas pelas marcas. É um dos fatores que muitos usam no momento da compra dos smartphones, por razões óbvias. Agora, o responsável máximo da OnePlus explicou porque a marca não segue a política da Samsung e da Google.
OnePlus explicou porque se recusa a seguir a nova norma
Numa entrevista recente, Kinder Liu, COO e presidente da OnePlus, abordou o tema da política de atualização da empresa. Esclareceu por que a OnePlus opta por não corresponder ao ciclo de atualização estendido da Samsung e do Google, que trazem agora 7 anos para os equipamentos.
Embora a série OnePlus 12 tenha recebido muita atenção e vendas impressionantes, os utilizadores questionam a abordagem da marca. Esta oferece suporte ao software durante 4 anos em comparação com os concorrentes mais diretos e que se têm adaptado.
Liu enfatizou que a experiência do utilizador ultrapassa apenas as políticas de atualizações de software, mesmo se tiver escolhido o melhor smartphone Samsung ou Google. Essencialmente, afirma que não faz sentido ter software atualizado se o seu hardware se tornar obsoleto com o tempo.
Hardware Samsung e Google não acompanha atualizações
Além disso, Liu expressou preocupações sobre a saúde da bateria. Sugere que, embora os concorrentes prometam 7 anos de atualizações de software, a degradação da bateria pode afetar o desempenho do dispositivo. Certamente, isso é algo com o qual muitos consumidores podem se identificar.
Como referiu, a OnePlus tenta garantir a longevidade do seu hardware testando rigorosamente os seus dispositivos com a TÜV SUD para simular anos de utilização, garantindo um desempenho “rápido e suave” durante 4 anos. Em vez disso, a decisão de não estender as políticas de atualizações reflete a dedicação da OnePlus em oferecer uma experiência de utilizador perfeita ao longo do ciclo de vida do dispositivo, em vez de priorizar políticas apelativas.
Embora a Samsung e a Google introduzam ciclos de atualizações mais longos, o OnePlus permanece firme, gerando reflexão sobre a dinâmica em evolução da longevidade dos smartphones e as expectativas dos utilizadores no cenário tecnológico, especialmente à medida que aumenta a expectativa para o lançamento da série OnePlus 12.
Tretas. Atualizações de segurança não impactam “hardware obsoleto” porque é o software que o telemovél nasceu com.
Além disso o Android, ao contrário do iOS, tem vindo a aumentar o performance ao longo das novas versões, o que facilita (e convida) ainda mais a instalação da última versão de android nos telemóveis
concordo! Apenas quer arranjar justificação para não continuar a actualizar o seu software. Usem as versões puras do Android que fica mais simples actualizar.
Exatamente, com estas afirmações o coo até deixa ficar mal a marca, porque basicamente está a afirmar que os aparelhos são piores do que os da concorrência…
Algo me leva a crer que foi este tipo de pensamento que levou o Carl Pei a saltar fora
Tretas, a bateria degrada normalmente, e o cliente pode sempre substituir. Agora dar a desculpa da degradação da bateria é uma má desculpa. Eles que sejam sinceros e digam que não podem gastar recursos a dar 7 anos de suporte, e que além disso não estimula a compra de equipamentos novos.
Não deixo de concordar com a exploração, apesar de hoje os processadores cada vez serem mais potentes, são poucas as pessoas que ficam o telemóvel 7 anos, maioria troca ao fim de 2 a 3 anos e no iPhone trocam todos os anos. Vale o que vale as atualizações. As baterias estragam se mais rápido e se não for possível mudar não serve de nada os 7 anos .
No iPhone trocam todos os anos???
Curioso, não sei onde te baseias para dizer isso, porque no iPhone é precisamente o contrario.
O iPhone tem 5/6 anos de actualizações há muito tempo, desde o 4s provavelmente.
Lá porque tens um amigo ou outro que trocam todos os anos , não espelha o todo.
Eu cá continuo a ter o meu iphone 8 que ainda recebe atualizações e chega e sobra. Essa de trocar todos os anos é uma boa anedota, até porque são extremamente baratos
Tenho um redmi note 8 pro. Hardware ainda está perfeito e fluido. No entanto já foi assassinado em tremos de actualizaçoes android. Querem é vender telemóveis novos. Mais tempo de actualizaçoes não trás lucros….. O meu proximo telemóvel, a prioridade número 1, vai ser o tempo de actualizaçoes, sem dúvida.
A ONEPLUS cresceu, e tornou-se pior que os concorrentes, é mais uma que do meu ponto de vista vai cair no abismo.
Concordo completamente.
Tive vários OP, mas desde que fundiram as equipas com a OPPO e da saida do Carl Pei, tornou-se em mais uma marca chinesa, acabou com suporte ao cliente (agora unido á OPPO), o software é apenas uma versão da OPPO, os updates chegam tardios e os tempos e custos de reparação subiram imenso.
Resumindo, o meu proximo telemovel não será OP. Será uma decisão entre pixel e iphone.
So uma pequena correçao, a OnePlus continua a ser a casa mae, o Oxygen sempre foi partilhado pelas duas mas é sobretudo pensado para e pela OnePlus. O Oppo funciona um pouco como a Redmi para a Xiaomi.
De resto completamente de acordo. Ate no proximo telemovel mas acho que me vou manter na onda Android e testar o Pixel (ate por uma questao de preço, iphones mesmo usados estao acima de 500)
“updates chegam tardios”
Há por aqui um 10 com Android 14e segurança de Jan24.
Não me parece mal.
Já a desculpa da bateria é para rir.
Tenho um OP 7 pro, com a última atualização disponível, android 12, e não sei, mas o telefone já não tem a fluidez que tinha, a bateria já não dura o que durava, pode ser da atualização (ter bugs de propósito) mas realmente o Snapdragon 855 pode já não dar conta do android 12. Seja como for ele realmente está lento, em todos os aspetos. Só não troquei ainda porque não gosto de furos no ecrã. Este além dos Sony são os únicos sem punch hoje ou dinamic islands ou o que seja tirando os que tem as câmeras selfie debaixo do ecrã, enfim também não há €uros para adquirir um novo vamos indo com este
Precisamente. Tive-os desde o primeiro até ao 9 altura que achei que já nada tinha a ver com a ideia original. Dizem isto que as vendas estão em alta, aposto que se as vendas descerem mudam a missa com um argumento que na altura é que faz sentido para eles.
A OP teve tudo para ser grande e diferenciada, agora é só mais uma.
Quem teve OP1 e o 3/3T sabe bem o impacto que tiveram. Era quase um orgulho mostrar o símbolo da marca. A partir daí…
Só troco de smartphone de 4 em 4 anos. Procuro sempre comprar um mid range decente que aguente este período. Comprei um one plus nord 2 há cerca de dois anos, não vai receber android 14 e os patch de segurança são cada vez mais raros. É um bom produto, mas tendo em conta que custou quase 400€, foi um mau investimento a longo prazo. É lamentável ver a concorrência assegurar atualizações em produtos de gamas inferiores e a one plus marimbar-se para os clientes. One plus nunca mais, vou provavelmente optar por uma gama a da pixel.
Estes devem ter uma opinião engraçada ace4ca da Lei do direito de reparar …
Enfim … consumismo é diferente do capitalismo… embora estejam interligados…
Mesmo a Samsung e a Google não chegam aos calcanhares da Apple … tenho um IPad com 8 anos e ainda actualiza… com updates de IOS e de segurança…
Instalem o LineageOS ou o e/OS.
Seja iPhone ou Android, mais do que atualizações de software , o que importa é manter as atualizações de segurança . Sim, é chato ficar uma versão atrás ou mesmo duas, mas desde que os programas instalados continuem a ser atualizados para essas versoes , está tudo bem. O grande problema dos Android sempre foi a falta de respeito dos fabricantes que apenas garantiam algum tempo de atualizações para os top
Adeus OnePlus. Boa sorte.
Dúvido que alguém tenha algum telemóvel Android de uso diário por mais de 5 anos, quanto mais 7 anos, pura propaganda.
Aliás tá aí uma sugestão de enquete pro PpLware fazer.
Se calhar não tem pq as actualizações acabaram, não?.
Ha por aqui um LGV30 cujo hw e design continua bem capaz, simplesmente não é usado exactamente por causa disso. Se ainda tivesse actualizações claro q ainda seria o telefone principal de alguém.
Concordo plenamente ! Ao contrário da fama que os proprietários de iPhones têm, eu por exemplo compro um telefone para durar 5 anos e são 5 paraa
Concordo plenamente ! Ao contrário da fama que os proprietários de iPhones têm, eu por exemplo compro um telefone para durar 5 anos e são 5 para ainda vender quando está suportado, senão ainda o tinha mais tempo, enquanto satisfizesse as minhas necessidades. Lixo eletrónico só por moda não é algo que aprecie. Para mim 6 ou 7 anos é ótimo, e até acho que telefones de gama média ou alta são as melhores opções por aguentarem melhor a obsolescência … mas aí entra a carteira de cada um! Seja como for, o que importa é que haja esta obrigação e não existam Androids que ao fim um ano já não têm suporte…
Tive um 3T e um 5T, edição Star Wars : o último Android que tive. Dois excelentes equipamentos mas como em todos os Android , a degradação de performance ao fim de 2 anos já era notória . Apesar de tudo gostei muito de ambos e depois de vender um a um amigo e dar outro à minha namorada, os mesmos duraram bastantes anos (provavelmente ambos terão sido usados por pelos menos 6 anos). A OnePlus sempre foi polémica , e apesar de já não usar android , considero que para pessoas menos exigentes , 5 ou 6 anos não é demasiado