Tesla faz recall de mais de 2 milhões de carros! Culpa é do tamanho da fonte dos alertas
A Tesla tem um passado recheado de situações em que tem de corrigir problemas com os seus carros elétricos. A marca consegue fazer isso de forma simples, ao contrário de outras fabricantes. Agora, tem em mãos mais uma situação destas com um recall virtual. O mais caricato é que a razão para esta atualização se deve ao tamanho da fonte usada nos alertas dos carros.
Tesla com um novo recall em mãos
Já vimos a Tesla a ter de corrigir situações complicadas nos seus carros no passado recente. A marca tem de agir rapidamente, por serem situações que colocam em perigo os condutores e passageiros. Graças à sua estrutura e filosofia, estas chegam numa simples atualização de software, feito remotamente.
Uma nova situação foi agora iniciada, tendo sido descoberta pela própria Tesla e confirmada pela NHTSA. Afeta mais de 2 milhões de carros elétricos da marca e deverá ser resolvida o mais depressa possível. Não algo crítico, mas pode trazer alguns problemas aos utilizadores.
Um indicador de alerta visual cujo tamanho da fonte seja menor que 3,2 mm (1/8 polegada), conforme descrito nos FMVSS Nos. 105 e 135, pode reduzir a deteção do mesmo pelo motorista quando iluminado, aumentando o risco de colisão.
Problema é no tamanho... de uma fonte
Do que é revelado, a fonte usada em alguns alertas que os carros da Tesla apresenta está abaixo do que é o definido. Assim, e como pode ser visto na imagem abaixo (atual/futuro), a Tesla mudará os ícones que apresenta no painel dos seus carros para serem mais simples de ler e, principalmente, para serem mais visíveis.
A lista dos carros da Tesla afetados é bem grande e, do que é indicado, ultrapassa as 2 milhões de unidades. De forma concreta, temos o Model S (modelo dos anos 2012-2023), Model X (2016-2023), Model 3 (2017-2023), Model Y (2019-2024) e a Cybertruck.
Atualização resolve o problema destes carros
A Tesla não recebeu nenhum relato de ferimentos ou acidentes relacionados ao problema. Ainda assim, a marca recebeu três reclamações potencialmente associadas a esta situação, o que motivou a investigação. O parecer da NHTSA é também claro e declara que isso este problema da fonte dificultar a leitura das informações, o que pode aumentar a probabilidade de um acidente.
Pode parecer estranho que uma questão tão simples como o tamanho de uma fonte possa provocar um recall, ainda que virtual e assente numa simples atualização de software. Num fabricante tradicional isso seria um problema com atualizações presenciais, mas como os Tesla foram criados simplifica a sua solução.
É o que se espera dos carros chineses… tal como nos telemóveis ou em qualquer produto electrónico chinês… esqueçam qualquer suporte pós venda!
É o que não se espera… Compram aqueles BYD, o software cheio de bugs, os chineses não resolvem os bugs, querem é vender.
Não inventes a BYD tem updates OTA e tem lançado para todos os modelos com melhorias sugeridas pelos clientes.
A questão mais estranha é não pedir o mesmo às outras marcas.
Verdade:
Contudo, isso iria implicar custos brutais, pois a maioria teria de ir até um concessionário, fazer update (nos que fosse possivel), etc,etc.
Pplware sendo um site de notícias relacionadas com a informática não devia ir atrás das palavras sensionalistas sabendo perfeitamente que uma actualização OTA não é de todo um recall!
Além disso, este tipo de acção pelas autoridades americanas é um bocado enviesada, uma vez que apenas apontou á Tesla, mesmo havendo muitas outras marcas a utilizar os símbolos que a Tesla estava a usar. Se essas marcas tivessem que mudar, isso sim seria um recall!
É por isso que tens isso referido no texto.
Ainda assim, as autoridades americanas chama-lhe recall
O título (que é a primeira coisa que lemos numa notícia) apenas refere recall.
Mas concedo que este artigo sobre “recalls” está mais claro em relação a esta diferença que outros artigos anteriores.
“2 milhões de unidades. De forma concreta, temos o Model S (modelo dos anos 2012-2023), Model X (2016-2023), Model 3 (2017-2023), Model Y (2019-2024) e a Cybertruck”
E isto apenas soma 2 milhões?
Só falta aí o roadster…
O roadster não tem display nessa parte, portanto não leva update como acontece às outras marcas…
Em Portugal já começaram a fazer recall, looolm
Por isso estranho. Só há em circulação 2 milhões de Teslas, é isso?
Já alguém meteu que nos EUA são 2.2 milhões. Mais acima vê isso.
Onde?
Se não está neste, anda num dos últimos sobre a tesla, procure.