PplWare Mobile

FIAT vai parar o fabrico do 500 elétrico pela falta de procura

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Realista says:

    Procura têm… o preço é que está desajustado com a procura.

  2. Rodrigo says:

    Pelo preço que pedem tão pequeno e pela capacidade da bateria é normal não terem vendas.

  3. Manuel Araujo says:

    Ponham o preço justo para o carro_20 a 25 000 euros e não terão necessidade de fechar.
    Se o Fiat 500 com o motor a combustão tivesse o preço disparatado como tem o elétrico, teriam os mesmos problemas. Dêm prioridade ao 500 3+1 com autonomia a ultrapassar os 400 KMS e a custar até 22500 euros e depois avisem-me se tem problemas …

  4. jota says:

    Se baixarem o preço para um valor justo, a procura sobe com certeza! Não ajustando os preço para a realidade da sociedade atual, será mas uma marca a caminho da falência a médio prazo!

  5. Artur Alabaças says:

    Este fabricantes europeus vão sofrer tanto com a eletrificação dos veículos.

    • Maria+Albertina says:

      Andaram todos como mafias a apostar no ICE até 203x e que depois só quando achassem bem, para VÊ. Tramaram-se, em especial o grupo VAG e Stellantis.

  6. Yamahia says:

    Mais um… caem q nem tordos.

    • Realista says:

      Por acaso são as marcas tradicionais que estão a cair que nem tordos:

      – VW está com problemas financeiros;
      – Mitsubishi está com problemas financeiros;
      – Mercedes está com problemas nas vendas…
      – Honda não está com problemas nas vendas…
      – Seat deixou de existir;
      – Stellantis está com problemas nas vendas…

      Entretanto é a a Tesla é a que mais vende na Europa conseguindo vender mais que os Dacia Sandero que são carros económicos e de grande venda. E a BYD está a bater records a cada dia que passa em termos de vendas. A Cupra – que substituiu a Seat, bateu records de venda em 2023.
      E a Renault assiste a uma subida de 25% das vendas em 2023.

      O problema não é do carro elétrico, mas sim das soluções das empresas que demoraram na transição para os carros elétricos e perderam o comboio.

      Para além disso a explicação do FIAT 500 está na descrição:

      “Segundo um sindicato italiano, isto acontece, em parte, porque os clientes estão a adiar as suas compras enquanto aguardam novos auxílios estatais.”

      Basicamente vai em linha de conta com o que foi dito:

      O carro têm procura, não tem é preço para a procura.

  7. AlexS says:

    Com preços daqueles é óbvio não é competitivo.

  8. São+Pedro says:

    Por alguns dos comentários que se vê por aqui vê-se o sentimento europeu de muitos portugueses, só lhes falta abrir a garrafa de champanhe por a Fiat estar com problemas nas vendas e a VW mas estão sempre à espera do subsídio da união europeia que não é mais do que dinheiro tirado dos impostos dos trabalhadores dos países mais ricos.

    • Zelig says:

      Não é nada disso pá. è mesmo o peço que é elevado para os kms que faz entre outras coisas

    • Professor says:

      Não podia estar mais enganado, o problema é os valores praticados em função do que é oferecido, aplicado as pobres economias, ninguém vai comprar, é isso que eles tem de perceber, os fabricantes devem pensar que as pessoas iam a correr comparar um veiculo VE como se fosse qualquer outro equipamento eletrônico, pois as coisas não são bem assim…

  9. Diego says:

    Essa fiat. Meu vinho sofrendo hoje com um carro que não funciona por causa de um termostato no retrovisor. Aparece risco de neve na pista no painel. Moro em São Paulo, Neve?

  10. powerverde says:

    Fiat 500e 27.000 euros
    Hyundai i20 16.000 euros
    Com os 9.000 euros de diferença, a uma média de 6l/100km em cidade (que nao imagino se o i10 faz mais ou menos), dá margem para 112.500 km.
    Ora, num carro de cidade, isso dá para quantos anos???

    • Realista says:

      Cerca de 4 a 6 anos.

      • Realista says:

        Assumindo um preço de €1,7/L e um consumo de 5L/100km, significa um custo de €0.085/km.

        Ou seja cerca de 105.000km.

        Se assumir um consumo de 6L/100km, significa um custo de €0.102/km.

        Ou seja, cerca de 88.200km.

        Os consumos anunciados para esse carro são de 5.5L/100km e os testados 6.5L/100km portanto a realidade a diferença deve andar no meio entre os 88.000 a 100.000km.

        A eletricidade com todas as despesas e taxas custa cerca de 15kWh (AC) e um consumo de 14kWh/100km (AC – já com perdas ou 12kWh/100km DC). O que dá um custo por km de €0.021/km.

        Assim:

        Para fazer 100.000km um carro elétrico gastaria cerca de €2100.
        Para fazer 100.000km um carro a gasolina gastaria cerca de €8.500 a €10.200.

        Ao fazer as contas, e em entrar em linha de conta com seguros e manutenções, um i20 ao fim de 100.000km e se levares 5 anos (20.000km/ano) fica-te por €16.000 + €8.500 + €500(IUC) = €25.000
        Um carro elétrico ao fim de 5 anos fica-te por €27.000 + €2100 = €29.100

        Está na linha de conta entre os 4 e os 6 anos, dependendo da utilização, pois as contas são feitas da mesma forma que se faz para ver se compensa um carro a gasolina ou um carro a gasóleo. A opção elétrico é apenas mais uma opção para o consumidor.

        Para quem anda pouco, um carro elétrico citadino não compensa em relação a um a gasolina, já se andares mais um elétrico compensa largamente.

        • Infinity says:

          “Para fazer 100.000km um carro elétrico gastaria cerca de €2100.” isso para quem tem a possibilidade de carregar em casa. faz la as contas a quem tem que ir a carregadores publicos

          • Realista says:

            Também queres que faça as contas no tarifário tri-horário ou nas vezes que carrego grátis?!

            Conforme referi:
            “A opção elétrico é apenas mais uma opção para o consumidor.”

      • Realista says:

        Leia-se:
        “Ao fazer as contas, e SEM entrar em linha de conta com seguros e manutenções.”

        NOTA: Fiz contas ao preço de um Hyundai i10 (€16.000) e não ao preço de um i20 (€17.800).

    • Infinity says:

      9000€ ou 11000€? essa matematica. o seja ainda vai dar para mais Km

      • Realista says:

        O i20 é mais caro, são €17.800 e não €16.000.

        • Infinity says:

          Mas é do segmento acima, o fiat500 tens que comparar com o i10 que sao os tais 16000€

          • Realista says:

            Então mete o i10 com mudanças automáticas e com um motor maior para compares alhos com alhos.

          • Realista says:

            Mesmo assim as contas estão feitas ao preço do i10 por €16.000, ao preço do combustível a €1.7/L e um consumo, por baixo, de 5L/100km para 100.000km em 5 anos.

            =€1.7/L x 5L /100 = €0.085/km

            Para 100.000km = €8 500

            O preço para andar durante 5 anos com um i10 por 100.000km =

            €16.000 + €8.500 + €500(IUC) = €25.000

            Portanto está nos valores que eu disse de entre 4 a 6 anos.

        • Infinity says:

          E no fiat quanto gastas a carregar durante esses 6 anos? em casa e em postos publicos!

        • Infinity says:

          Entao só compensa a quem tem sitio para carregar, ou seja muito pouca gente

          • Realista says:

            Segundo o INE, 58% das habitações em Portugal, usadas como residência principal, possuem pelo menos um lugar de garagem e essa percentagem aumenta com as novas construções. Portanto o teu “muito pouca gente” é de facto a maioria das pessoas.

            Assim, da mesma forma que só te compensa gasolina se andares menos em relação ao gasóleo ou nem sequer te compensa ter carro se andares muito pouco…

            Neste momento o elétrico é mais uma opção para o consumidor e que lhe pode trazer poupanças bastante significativas no longo prazo, embora já se anteveja que os carros elétricos estão a começar a superar problemas em relação à contraparte a combustão e seja uma questão de tempo para os substituírem na totalidade. Para além de outros fatores externos que vão começar a surgir, como começarem a desaparecer os postos de abastecimento de combustível…

            Assim sinceramente, mais vale focares a tua atenção para teres uma casa com garagem, como a maioria das pessoas possui, do que focares a tua atenção contra nos carros elétricos porque conforme estas a querer colocar parece que tens as prioridades trocadas.

        • Infinity says:

          E quem disse que nao tenho garagem, nao vou é gastar €€€ ou fazer credito por causa de um electrico quando tenho carro de empresa a diesel

  11. PTO says:

    Ui, que surpresa!
    Cerca de 29k por um “carrinho do continente” só porque é elétrico?
    Estavam à espera de quê, que se vendessem como pãezinhos quentes?
    Cambada de idiotas gananciosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.