Dacia cresce 47% em Portugal e continua a ser a marca preferida dos clientes particulares
Depois de um ano histórico em 2022, a Dacia manteve a tendência de sucesso no mercado automóvel em Portugal. O crescimento de quase 50% reforçou a sua quota de mercado para 6,6%, sendo a quarta marca mais vendida no nosso país e líder de vendas a clientes particulares.
Em 2023, a Dacia completou 15 anos de presença oficial em Portugal e continuou a trajetória de crescimento acentuado, depois de um ano histórico, em 2022. Aí, atingiu uma quota-recorde e tornou-se a marca preferida dos clientes particulares portugueses.
Nos últimos dois anos, praticamente um em cada cinco portugueses escolheram um Dacia quando decidiram comprar um automóvel novo!
Em números, no ano passado, foram vendidos 15.058 automóveis Dacia, em Portugal, entre Veículos de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros, o correspondente a um crescimento de 47% face a 2022.
A Dacia foi a 4.ª marca mais vendida no país, com uma quota de mercado de 6.60% (7.42% se considerado apenas o mercado de Veículos de Passageiros), ficando a sete unidades do 3.º lugar do mercado. Ao mesmo tempo, consolidou o estatuto de marca mais vendida em Portugal, a clientes particulares, com 7511 unidades registadas (uma quota de 17.67%).
Modelos Sandero e Duster foram os preferidos dos portugueses
Os portugueses receberam a gama Dacia de braços abertos e os resultados que a marca apresenta para os modelos Sandero e Duster comprovam-no.
Com 6424 unidades comercializadas, em 2023, o Dacia Sandero foi o segundo automóvel mais vendido em Portugal e o modelo preferido pelos clientes particulares, com um total de 4012 unidades, correspondente a uma quota de 9.76%.
A configuração Stepway do Sandero é a mais escolhida pelos portugueses, representando 60% das vendas do modelo.
O Dacia Duster surgiu logo atrás do Sandero no mercado de particulares, com 1957 unidades vendidas (quota de 4.76%), e manteve o estatuto de líder do segmento C e do sub-segmento C-SUV.
Por outro lado, o Dacia Jogger viu os seus argumentos reforçados, com uma versão equipada com uma motorização híbrida. Mais de 4700 Jogger já foram vendidos desde o seu lançamento, em Portugal, em 2022.
No ano passado, foram vendidas 2949 unidades do Dacia Jogger, um crescimento de 360% face a 2022, com a versão de sete lugares a representar 93% das vendas. As versões topo de gama do modelo representaram 70% das vendas.
Gama GPL ganha espaço
Confirmando a validade da aposta do Grupo Renault nas versões Bi-Fuel a gasolina e GPL, a gama Eco-G da Dacia voltou a registar um crescimento no total de vendas da marca. Em 2023, 57% das unidades vendidas foram versões Eco-G (um crescimento de 14% face a 2022), com a percentagem a subir até aos 61% se considerarmos apenas as motorizações a combustão interna (excluindo vendas de elétricos).
Ou seja, cerca de seis em cada 10 Dacia vendidos em Portugal estão equipados com motorizações Eco-G a gasolina e GPL, reduzindo custos de utilização e impacto ambiental, sem prejudicar o prazer de condução.
O fenómeno Dacia Spring continua
Em apenas dois anos completos de comercialização, o Dacia Spring já vendeu mais de 2400 unidades, em Portugal, sendo responsável pela subida da Dacia ao quarto lugar de vendas no segmento dos automóveis elétricos. Em 2023, o Spring continuou a ser o automóvel elétrico mais vendido a clientes particulares, com 562 unidades, a que correspondeu 15.40% de quota de mercado, mais do dobro do segundo modelo mais vendido.
O Dacia Spring é o símbolo da democratização da mobilidade elétrica. Um SUV compacto, de vocação essencialmente urbana (mas não só), surpreendente na agilidade, na robustez, no espaço que proporciona aos quatro passageiros e nos reduzidíssimos custos de utilização.
Escreveu a Dacia, em comunicado.
Novos Duster e Spring lideram lista de novidades em 2024
O ano de 2023 foi o melhor de sempre da Dacia no mercado português. Só por escassas sete unidades é que não terminou no pódio das marcas mais vendidas, mas foi a líder incontestada entre os clientes particulares, enquanto o volume de vendas e o crescimento no segmento do Bi-Fuel justificam, plenamente, a aposta na tecnologia.
A viagem que temos feito tem sido incrível, sobretudo se pensarmos que, há apenas três anos, a marca era apenas a 14.ª mais vendida no país.
Disse José Pedro Neves, diretor-geral da Dacia Portugal.
O ano de 2024 é encarado pela Dacia Portugal com otimismo. A nova geração do Duster vai estar disponível a partir de maio, enquanto o novo Dacia Spring chega ao mercado no final do primeiro semestre de 2024.
Por sua vez, o aguardado Dacia Bigster vai ser revelado, no Salão Automóvel de Paris, em outubro. Também os modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger vão beneficiar de importantes evoluções ainda no primeiro semestre deste ano.
Ka remédio! O tuga tem que se cingir a estas gamas pois não há carcanhol que resista aos preços dos carros atualmente
Vem já aí uma coligação de conservadores + reaças + fachos, “decretam” o “crescimento económico” e os bolsos do tuga ficam logo a abarrotar. Depois nunca mais compram disto…
O que poupas na descida dos impostos para teres mais algum no fim do mês gastas depois no privado para ter serviços de saude e afins, eles comem tudo e deixam pouco o que interessa é os lucros!
E agora não gastas? Podes sempre morrer a esperar pela borla.
Até os funcionários públicos usam os privados 😉
Posso sempre morrer que para ti deve ser indiferente claro, antes contribuir para o bem comum com um SNS de qualidade mesmo não sendo perfeito que gastar no privado e financiar toda uma estratégia de acabar com publico tudo em nome dos lucros dos porcos endinheirados. A têndencia devia de ser melhorar o publico o resto não serve os interesses da Humanidade.
É isso. Agora imagina toda a gente que usa o privado (função pública incluida) ir para SNS. Deveria ser bonito.
Nem mais. Conheço funcionários públicos que, além do SNS (que está como está), pagam os 3,5% para ADSE e ainda subscrevem seguros de saúde. Cinto, suspensórios e mãos nos bolsos.
Agora, gastas (pagas impostos) e não comes. Continua assim….
Achas mesmo que que a geringonça vai voltar e finalmente seremos todos ricos como apregoam?
Mete o CDS no governo vais ver o que fazem para tirar os pobres da pobreza, ainda te mandam rezar para alcançares o reino de deus quando morreres, esses sim apregoam o paraiso só que tens morrer primeiro!
Mas os outros tiram os podres da pobreza?
Anung o ordenado minimo tem vindo a aumentar, o CDS e a IL já admitiram não aumentar ordenados, é preto no branco.
Ordenado minimo? O que tem de aumentar é o médio e o minino crescer por arrasto.
Qualquer dia é só pobres e milionários como nos países socialistas.
X, há que ser intelectualmente honesto. O ordenado mínimo nominal. E, com esse ordenado, compras o mesmo que compravas há uns anos atrás com valor inferior?
Camarada os que lá estiveram PS, Bloco e PCP meteram o país na ruína, nunca vimos tão mau a educação, SNS, Habitação…
Dia de 10 de março façam todos o que normalmente costumam fazer : fiquem em casa à espera que os outros decidam o vosso futuro e passem os próximos 4 potenciais anos a queixar-se …
É a unica marca que aposta realmente no nosso pais as outras só mandam para ca o que têm e pronto
Vejo muitos na estrada e tenho um familiar com um eléctrico e está contente com ele 1.20€ para 100Km.
Qual é o espanto? É a única marca que a classe média assalariada vai conseguindo comprar, com muito sacrifício. Até ver.
É pena o Spring ter pneus tipo bicicleta!
Mete uns maiores mas depois a autonomia é ve-la a ir
…que já dela não é muita! 🙂
Meus caros, é a única marca que permite ao povo português, ou grande parte dele, em termos financeiros, comprar um carro novo. Ah, e mesmo assim é preciso fazer sacrifícios! É o país que temos…
Há várias questões aqui… 1º Os ordenados Portugueses VS UE… é impossível ou no mínimo é ser suicida pensar em comprar um carro com as taxas de juros atuais. 2º Os carros sofreram um aumento entre 5 a 15mil Eur. nos últimos 5 anos para cá…(Um Ford Focus que custava 22mil hoje custa praticamente 30mil… o mesmo carro!). 3º O que realmente precisamos num carro? Estamos a pagar e bem, muitas vezes por porcaria que nem vamos utilizar ou por mariquices para mostrar aos outros… é aqui que a Dacia é imbatível, oferece carros com o equipamento necessário por um preço bem mais baixo.
É normal, continuaram a apostar no GPL quando as outras marcas, que já não eram muitas, desistiram completamente, junta-se isso a um valor relativamente baixo com uma mecânica fiável e está ai a formula para vender no nosso pequeno Portugal.
Agora em um geral não é marisco, quanto mais é um tremoço de qualidade, mas para quem quer um carro para ir de A a B sem grandes pretensões a vários níveis é mais que suficiente ainda para mais quando os carros usados parece que andam todos banhados a ouro, a GPL então..
Onde está admiração ? São os mais baratos que o dinheiro consegue comprar. Perguntem aos proprietários se gostariam ter outro tipo de carro. País de pseudo-ricos endividados…
Comprei o novo Sandero e posso dizer que estou muito satisfeito. Bom desempenho, não tivesse ele o mesmo motor que equipa os Captur (tenho a versão 110cv). E nível de acabamentos, também estão com um bom nível. Talvez a parte com menos acabamentos seja a bagageira… mas pronto aquilo também é só para guardar coisas.
Sinceramente, vendi um Captur e comprei um Sandero, e não vejo grandes diferenças de acabamentos. A nível de desempenho até é melhor que a versão que tinha do Captur.
Quem não tem cão, caça com gato.
O mercado africano é um dos alvos da Dacia
Marrocos foi um dos principais mercados, como Portugal ou Hungria.