Maioria escolheria um carro híbrido se tivessem que comprar um carro agora
Atualmente o tema dos carros elétricos tem marcado grande parte das notícias sobre o mundo automóvel, dando ao condutor mais uma opção de escolha, mas mais amiga do ambiente. No entanto, na nossa última questão semanal, a maioria dos leitores disse que, se tivessem que comprar agora um carro, optariam por um híbrido. Mas vamos conhecer todos os resultados.
Se tivesse que comprar um novo carro agora, por qual optaria?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 4.667 respostas obtidas.
De acordo com os resultados, a maioria dos participantes, com 28% dos votos, responderam que se tivessem que comprar um carro agora, optariam por um híbrido, que tanto podem ser movidos a combustão como a eletricidade, (1.295 votos). Os carros a gasóleo foi a segunda opção mais votada pelos nossos leitores, com 25% das escolhas (1.183 votos).
Os populares carros elétricos conseguiram a terceira posição, sendo escolhidos por 24% dos participantes na questão (1.140 votos), ficando estes veículos à frente dos carros a gasolina, que obtiveram 20% das escolhas dos leitores (917 votos). Por fim, apenas 3% escolheram a opção 'outro'.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados atuais desta questão.
Nos comentários feitos no artigo onde foi colocada a questão, recebemos dezenas de opiniões diversas por parte dos nossos leitores. Os argumentos dividem-se para apoiar os vários tipos de automóveis, mas é evidente o braço de ferro entre os defensores dos carros elétricos e os movidos a combustível.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então por qual carro optaria se tivesse que comprar um novo agora.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Está a pensar adquirir uns óculos Apple Vision Pro?
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Está a pensar adquirir uns óculos Apple Vision Pro?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Híbridos é despesas a dobrar, dores de cabeça a dobrar.
Se acham que a manutenção de desgaste é caro num carro moderno a gasóleo imaginem ter essa despesa mais a despesa de um eléctrico, porque em 100K tem as mesmas despesas de um carro combustão normal mais as despesas de um carro eléctrico com 100K os componentes electrónicos tem desgaste, motores eléctricos tem desgaste etc…
A solução pode ser boa para quem tem uma carteira mais gorda, mas para mim nada chega a um carro a gás ou eléctrico são os que no final de 200K deram menos despesas.
Depende do tipo de híbrido:
https://www.consumerreports.org/cars/car-reliability-owner-satisfaction/electric-vehicles-are-less-reliable-than-conventional-cars-a1047214174/
Não pondo em causa o que dizes, segundo os proprietários de VE, aquilo praticamente não tem manutenção, por tanto é mesmo a escolha pessoal.
Os Híbridos é tipo Polvo, nem é carne nem é peixe, acredito para quem faça grandes viagens o híbrido seja mais vantajoso, tenho um amigo que optou por comprar híbrido, pelo simples facto de quando vai para a terra tem medo que o VE não chegue com autonomia suficiente para se por acaso necessitar ir a um hospital de urgência tenha de o carregar primeiro.
um hibrido não implica que o carro seja necessariamente gasolina – eletrico.
Vejo muito mais vantagens num carro a gasolina – gpl nos proximos 10 do que num carro elétrico.
Um híbrido self-charging é 100% gasolina. E a vantagem da gasolina + 2 ou 3 jerricans + postos espanhóis é que manda o diesel directamente para a sucata.
“…postos espanhóis é que manda o diesel directamente para a sucata.”
Porquê?
Estás a falar das bombas Repsol com 100% combustível renovável?
Não tem nada que saber. Porque deixa de compensar a diferença paa o diesel, além de que o carro é muito mais agradável e a manutenção mais barata.
Continuo sem perceber. Pq é q o gasóleo espanhol manda os diesel para a sucata?
Um carro a gasolina/gpl não é híbrido. É bi-fuel. O mesmo motor consome dois combustíveis distintos. Um híbrido incorpora duas tecnologias distintas, combustão interna e motor eléctrico. E, dentro da tecnologia híbrida, existem diversos níveis tecnologias.
O que mais ouço aqui dos donos e “promotores” dos EV’s é que s despesa de manutenção com eles é mínima, logo um híbrido nunca pode ser, como tu dizes, “despesas a dobrar”.
E sim, se tivesse de trocar era para um híbrido. Não tenho onde carregar um EV em casa e a carregar sempre nos postos públicos fica quase ao preço do gasóleo.
Anda aí muita confusão. Tenho um hibrido e a manutenção é mais barata que o meu anterior carro.
Só em discos e pastilhas estão como novos e ja andei 32 mil km. pelo andar da carruagem aos 200 mil troco 🙂 A caixa eCVT ( Não CVT) é um tanque por isso não vou ter problemas com isso. O motor tb não tem havido queixas…. O que me preocupa mais é mesmo o desgaste dos pneus… devem so durar para aí uns 60 mil…. vamos ver.
Curioso porque o resultado da pergunta não coincide com aquilo que são as atuais vendas
Gasolina – 36.1%
BEV – 18.2 %
Híbridos (PHEV+HEV) – 28.1%
Diesel – 12 %
Outros – 5.6 %
https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-13-9-in-2023-battery-electric-14-6-market-share/
Uma coisa é o que gostarias de ter, outra coisa é o que tens dinheiro para comprar
Mesmo.
A pergunta foi em relação à intenção de compra dos leitores do PPLWARE e não ao que já foi comprado na totalidade do país. Pareces os políticos a distorcer as coisas.
Eu não distorci nada, fiz apenas uma observação que acho curiosa.
Há quem só leia os títulos…neste caso nem isso fizeste lol
Neste caso nem li o título, fui aos números do artigo, o título é sempre para inglês ver.
Ahhh claro. Tu estás sempre certo, não me lembrava LOOOOOL
no que aos títulos diz respeito por acaso até está quase sempre certo o que ele disse. eu diria que são clickbait ma “para inglês ver” também vai lá…
Títulos clickbait são uma coisa diferente. Não há aqui clickbait absolutamente nenhum.
Provavelmente porque são coisa distintas.
Pois não. Vc esquece-se sempre de um mercado muito importante, a importação de carros semi-novo s. Daqui resulta que 60% do parque circulante em PT é diesel.
O que realmente surpreende é a elevada percentagem dos elektros. Vc deve ter accionado os amigalhaços das trupes do ZéBigodes e do ZéCaraDeMonga.
Rodrigo, acabou de debitar um monte de palavras infundamentadas.
Para já, depende muito do carro que fôr. Depois evita gastos como filtro de partículas, embraiagem, correia de transmissão, etc.
A manutenção de um PHEV com CVT é muito, mas mesmo muito mais barata.
Mas sim, na compra o carro é um pouco mais caro. Mas isso também depende se fôr um hibrido HEV ou um PHEH
É impressão minha ou de cada vez que os tópicos são sobre veículos ditos “eletricos” a malta só está bem a ofenderem-se uns aos outros em vez de respeitarem as opções/opiniões de cada um?
Já não há pachorra para vos aturar…
+1
Não só em carros. É em tudo. As pessoas não são capazes de se deixarem de clubismos e tentarem minimizar os outros que usam coisas diferentes. Só as minhas coisas é que são boas. O resto não presta. Por isso é que vemos essas redes sociais cheias de achismos e de feiras onde todos acham que têm razão e todos são uns malandros.
Só me irrita os que só olham para os contras de um lado.
Exato, é necessário a malta que não gosta deles tenha mais respeito pelos que gostam.
Quando cheguei ao momento de trocar de carro fiquei na dúvida se seria hibrido, plug-in ou VE.
Andei a informar-me por aí, a ver videos de reviews de carros. As conclusõe que cheguei (e são pessoais e por isso, cada um terá as suas) foram:
– Um hibrido não traz grande vantagem. É mais caro que um ICE normal da mesma marca (ligeiramente) e o motor eletrico é apenas usado para “ajudar” nos arranques e tirar carga nesses momentos mais pesados para os motores.
– Um hibrido plug-in esteve sempre no meu foco mas, para ser sincero, apenas estava lá por causa do “stress” causado pela distancia. Ou seja, eu iria sentir-me mais “seguro” sabendo que a faltar gasolina eu iria ao posto e abastecia facilmente. O problema que vi com hibridos-plugin é que são muito bons para deslocações curtas – porque assim usam o motor eletrico e poupamos – mas quando estamos em viagens mais longas o que temos ali é um carro com um “peso morto” de bateria gasta. Pelo que andei a ver, no final do dia, iria sair-me mais caro – incluindo com a manutenção que agora tinha parte ICE para manter e parte VE.
– No final acabei por comprar um VE com um alcance bom e ao preço que estava disposto a ir. O stress causado pela distancia não me tem afectado muito e tenho feito viagens longas com ele. O que apenas mudou foram alguns habitos de condução. Por exemplo, numa viagem braga-lisboa paro uns 30min a meio para carregar e diria que por causa dessa paragem “obrigatória” faço uma viagem mais descansado. Por outro lado tenho notado grande poupança em combustivel (maioria dos carregamentos feitos em casa é onde compensa mais) e na manutenção – que é muito reduzida.
Claro que existem os receios normais de “epah mas uma bateria avaria e são logo uns milhares”. Quando esse problema chegar lido com ele, até lá, vou vivendo normalmente.
Diria que EV, para o meu caso, foi a escolha acertada e, se tiver um dia de ter outro carro, escolheria VE (mas para isso teria de ter onde o manter carregado. SE tiver de ficar na rua a conversa poderá ser outra).
Para quem faz mais de 250km por dia e não tem hipotese de carregar em casa em trifásico, um VE poderá ser, a meu ver, uma escolha mais complicada.
+1
Aqui está uma análise lúcida sem demonizar nenhum dos lados!
Tenho um hibrido e esta a compensar e muito. motor 2.5L e estou a fazer media de 4,9. antes fazia com um motor 1.2 TSI, 5.7 – 6.7.
Tudo depende do tipo de condução. Uma pessoa conhecida levou um carro igual ao meu de substituição da oficina e andava a fazer 7 e 8 litros ao 100!
O último paragrafo do seu texto descreve bem a minha angústia. Tenho que fazer Coimbra-Faro e vice versa com passagem por Lisboa e Leiria. Ora no meu carro atual a gasóleo, um depósito chega e sobra para a aventura sem preocupações. Com um VE teria que mudar de estratégia de viagem, o que em férias é possível, mas em situação profissional é bastante mais complicado. Por outro lado, não tenho hipótese de fazer o carregamento em casa o que me obrigava a andar atras dos postos de carregamento e a ter que esperar o tempo que for preciso para o carregar. Não sei como deslindar esta embrulhada já não falando no € necessário.
O concordo, e saliento que um híbrido tem vantagens mas não para fazer muitos kms, já que a vantagem dele é em pequenos percursos (especialmente se for plugin) e em transito lento de pára arranca ou até nacionais, para fazer constantemente sempre AE ou um eléctrico que chegue ou então um diesel, não descartando os a gasolina que já concorrem bem com os diesel em termos de consumos.
Ótima ideia tem um carro com dois motores para tomar conta o carro híbrido eu trabalho dobrado
O híbrido plugin é o melhor dos dois mundos! Permite ter autonomia e poupar nas deslocações pendulares casa emprego. Para além disso tem uma aceleração tipo Porsche. Posso finalmente vencer os cromos do tuning com Honda cívics .
E a melhor opção hoje em dia sobretudo para quem faz viagens longas e não tem como carregar em casa.