PplWare Mobile

Maioria escolheria um carro híbrido se tivessem que comprar um carro agora

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Rodrigo says:

    Híbridos é despesas a dobrar, dores de cabeça a dobrar.
    Se acham que a manutenção de desgaste é caro num carro moderno a gasóleo imaginem ter essa despesa mais a despesa de um eléctrico, porque em 100K tem as mesmas despesas de um carro combustão normal mais as despesas de um carro eléctrico com 100K os componentes electrónicos tem desgaste, motores eléctricos tem desgaste etc…

    A solução pode ser boa para quem tem uma carteira mais gorda, mas para mim nada chega a um carro a gás ou eléctrico são os que no final de 200K deram menos despesas.

    • B@rão Vermelho says:

      Não pondo em causa o que dizes, segundo os proprietários de VE, aquilo praticamente não tem manutenção, por tanto é mesmo a escolha pessoal.
      Os Híbridos é tipo Polvo, nem é carne nem é peixe, acredito para quem faça grandes viagens o híbrido seja mais vantajoso, tenho um amigo que optou por comprar híbrido, pelo simples facto de quando vai para a terra tem medo que o VE não chegue com autonomia suficiente para se por acaso necessitar ir a um hospital de urgência tenha de o carregar primeiro.

    • RDRC says:

      um hibrido não implica que o carro seja necessariamente gasolina – eletrico.
      Vejo muito mais vantagens num carro a gasolina – gpl nos proximos 10 do que num carro elétrico.

      • Grunho says:

        Um híbrido self-charging é 100% gasolina. E a vantagem da gasolina + 2 ou 3 jerricans + postos espanhóis é que manda o diesel directamente para a sucata.

        • Yamahia says:

          “…postos espanhóis é que manda o diesel directamente para a sucata.”
          Porquê?
          Estás a falar das bombas Repsol com 100% combustível renovável?

          • Grunho says:

            Não tem nada que saber. Porque deixa de compensar a diferença paa o diesel, além de que o carro é muito mais agradável e a manutenção mais barata.

          • Yamahia says:

            Continuo sem perceber. Pq é q o gasóleo espanhol manda os diesel para a sucata?

      • GM says:

        Um carro a gasolina/gpl não é híbrido. É bi-fuel. O mesmo motor consome dois combustíveis distintos. Um híbrido incorpora duas tecnologias distintas, combustão interna e motor eléctrico. E, dentro da tecnologia híbrida, existem diversos níveis tecnologias.

    • PTO says:

      O que mais ouço aqui dos donos e “promotores” dos EV’s é que s despesa de manutenção com eles é mínima, logo um híbrido nunca pode ser, como tu dizes, “despesas a dobrar”.

      E sim, se tivesse de trocar era para um híbrido. Não tenho onde carregar um EV em casa e a carregar sempre nos postos públicos fica quase ao preço do gasóleo.

    • Paulo says:

      Anda aí muita confusão. Tenho um hibrido e a manutenção é mais barata que o meu anterior carro.
      Só em discos e pastilhas estão como novos e ja andei 32 mil km. pelo andar da carruagem aos 200 mil troco 🙂 A caixa eCVT ( Não CVT) é um tanque por isso não vou ter problemas com isso. O motor tb não tem havido queixas…. O que me preocupa mais é mesmo o desgaste dos pneus… devem so durar para aí uns 60 mil…. vamos ver.

  2. JL says:

    Curioso porque o resultado da pergunta não coincide com aquilo que são as atuais vendas

    Gasolina – 36.1%
    BEV – 18.2 %
    Híbridos (PHEV+HEV) – 28.1%
    Diesel – 12 %
    Outros – 5.6 %

    https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-13-9-in-2023-battery-electric-14-6-market-share/

  3. TogasPacho says:

    Rodrigo, acabou de debitar um monte de palavras infundamentadas.
    Para já, depende muito do carro que fôr. Depois evita gastos como filtro de partículas, embraiagem, correia de transmissão, etc.
    A manutenção de um PHEV com CVT é muito, mas mesmo muito mais barata.
    Mas sim, na compra o carro é um pouco mais caro. Mas isso também depende se fôr um hibrido HEV ou um PHEH

  4. _RJCA_ says:

    É impressão minha ou de cada vez que os tópicos são sobre veículos ditos “eletricos” a malta só está bem a ofenderem-se uns aos outros em vez de respeitarem as opções/opiniões de cada um?

    Já não há pachorra para vos aturar…

  5. Joao+M says:

    Quando cheguei ao momento de trocar de carro fiquei na dúvida se seria hibrido, plug-in ou VE.
    Andei a informar-me por aí, a ver videos de reviews de carros. As conclusõe que cheguei (e são pessoais e por isso, cada um terá as suas) foram:
    – Um hibrido não traz grande vantagem. É mais caro que um ICE normal da mesma marca (ligeiramente) e o motor eletrico é apenas usado para “ajudar” nos arranques e tirar carga nesses momentos mais pesados para os motores.
    – Um hibrido plug-in esteve sempre no meu foco mas, para ser sincero, apenas estava lá por causa do “stress” causado pela distancia. Ou seja, eu iria sentir-me mais “seguro” sabendo que a faltar gasolina eu iria ao posto e abastecia facilmente. O problema que vi com hibridos-plugin é que são muito bons para deslocações curtas – porque assim usam o motor eletrico e poupamos – mas quando estamos em viagens mais longas o que temos ali é um carro com um “peso morto” de bateria gasta. Pelo que andei a ver, no final do dia, iria sair-me mais caro – incluindo com a manutenção que agora tinha parte ICE para manter e parte VE.

    – No final acabei por comprar um VE com um alcance bom e ao preço que estava disposto a ir. O stress causado pela distancia não me tem afectado muito e tenho feito viagens longas com ele. O que apenas mudou foram alguns habitos de condução. Por exemplo, numa viagem braga-lisboa paro uns 30min a meio para carregar e diria que por causa dessa paragem “obrigatória” faço uma viagem mais descansado. Por outro lado tenho notado grande poupança em combustivel (maioria dos carregamentos feitos em casa é onde compensa mais) e na manutenção – que é muito reduzida.
    Claro que existem os receios normais de “epah mas uma bateria avaria e são logo uns milhares”. Quando esse problema chegar lido com ele, até lá, vou vivendo normalmente.

    Diria que EV, para o meu caso, foi a escolha acertada e, se tiver um dia de ter outro carro, escolheria VE (mas para isso teria de ter onde o manter carregado. SE tiver de ficar na rua a conversa poderá ser outra).
    Para quem faz mais de 250km por dia e não tem hipotese de carregar em casa em trifásico, um VE poderá ser, a meu ver, uma escolha mais complicada.

    • Mr. Y says:

      +1
      Aqui está uma análise lúcida sem demonizar nenhum dos lados!

    • Paulo says:

      Tenho um hibrido e esta a compensar e muito. motor 2.5L e estou a fazer media de 4,9. antes fazia com um motor 1.2 TSI, 5.7 – 6.7.
      Tudo depende do tipo de condução. Uma pessoa conhecida levou um carro igual ao meu de substituição da oficina e andava a fazer 7 e 8 litros ao 100!

    • Alexx says:

      O último paragrafo do seu texto descreve bem a minha angústia. Tenho que fazer Coimbra-Faro e vice versa com passagem por Lisboa e Leiria. Ora no meu carro atual a gasóleo, um depósito chega e sobra para a aventura sem preocupações. Com um VE teria que mudar de estratégia de viagem, o que em férias é possível, mas em situação profissional é bastante mais complicado. Por outro lado, não tenho hipótese de fazer o carregamento em casa o que me obrigava a andar atras dos postos de carregamento e a ter que esperar o tempo que for preciso para o carregar. Não sei como deslindar esta embrulhada já não falando no € necessário.

    • JL says:

      O concordo, e saliento que um híbrido tem vantagens mas não para fazer muitos kms, já que a vantagem dele é em pequenos percursos (especialmente se for plugin) e em transito lento de pára arranca ou até nacionais, para fazer constantemente sempre AE ou um eléctrico que chegue ou então um diesel, não descartando os a gasolina que já concorrem bem com os diesel em termos de consumos.

  6. Stefano says:

    Ótima ideia tem um carro com dois motores para tomar conta o carro híbrido eu trabalho dobrado

  7. Sigsegv says:

    O híbrido plugin é o melhor dos dois mundos! Permite ter autonomia e poupar nas deslocações pendulares casa emprego. Para além disso tem uma aceleração tipo Porsche. Posso finalmente vencer os cromos do tuning com Honda cívics .

  8. Pedro says:

    E a melhor opção hoje em dia sobretudo para quem faz viagens longas e não tem como carregar em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.