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Já ouviu falar de greenwashing? Parlamento Europeu tem nova lei que o proíbe

                                    
                                

Imagem: Sustainable Future News

Autor: Ana Sofia Neto


  1. joao says:

    Ora lá esta!!!

    Agora queremos é ver isto na prática!!!

    (sim, porque com tanta empresa a plantar árvores já devíamos ter umas boas florestas e, honestamente, não vejo nenhumas……….)

  2. Anung says:

    Nem sabia que havia pessoas que olhavam para esse tipo de “etiquetas”!

    • toder says:

      infelizmente, há demasiadas pessoas que so olhem para isto, ou o que tem na modinha “vegan”
      Um exemplo :
      Comprador: quero sapatos “vegan”
      Vendedor: ou seja, querem sapatos de plastico
      Comprador: nao nao, quero sapatos vegan.

      Muitos nem sabem o que esse “vegan” significa

  3. Manuel Cruz says:

    Então e agora como ficamos em relação aos veículos eléctricos ?

    • Mr.+Y says:

      O que tem?
      Já irrita esta história das baterias poluirem! NINGUÉM nega isso. Mas está mais que provado que vale a pena pagar esse preço porque, no fim, vai contribuir para a descarbonização. Ou também vais dizer que isso não interessa para nada?
      Os próprios fabricantes já estão a mudar o paradigma.

      • lunatic says:

        O Manele esquece que entre mais carros eléctricos (ou outra alternativa aos de combustão) menos poluição terá nas cidades. Mas deixa estar, a malta gosta é de respirar o gasóleo mal queimado e sem filtros…

        • Grunho says:

          Nas cidades ninguém precisa de carros eléctricos, ou de tanques de 2 ou 3 toneladas, que é o que as marcas andam a vender aos parolos, com o nome piroso (eles acham pomposo) de “SUV”. Precisa é de uma bici eléctrica, que faz perfeiramente o servicinho, for a fraction of the cost. E nem tens de preocupar com estacionamento. Carro eléctrico na cidade sim, se for segmento A, tipo Panda ou Twingo, a usar 1/3 das matérias primas de um SUV premium.

          • andre says:

            Se fosse o meu desejo, toda a gente teria dinheiro para um citadino para andar na cidade, um MVP para viagens longas e um TT para ir ao mato.
            Como as pessoas nao têm dinheiro, o SUV acaba por desenrascar um bocado de tudo.

          • Grunho says:

            O único que desenrasca tudo, ou quase, é o segmento A, que basta meter-lhe uma mala de tejadilho quando se vai para fora se as trouxas não couberem. Além disso, a produção dele não delapida até ao sabugo os recursos naturais. É voltar já à época do AX, do Uno e do R5.

      • Paulo+Martins says:

        Está mais que provado ser um benefício para NÓS, países desenvolvidos que tiram proveito dos eléctricos sem nenhuma das consequências. porque nos países de terceiro mundo ou em desenvolvimento onde o lítio é extraído esses é que sofrem com o impacto da poluição da exploração do lítio e outros metais raros – https://www.nrdc.org/stories/lithium-mining-leaving-chiles-indigenous-communities-high-and-dry-literally

        É fácil para os EUA ou a EU promoverem a adopção de eléctricos quando as principais consequências dessa adopção não são sentidas por nós, eu não digo que se formos olhar para o planeta por um todo os impactos da descarbonização que beneficiam todo o planeta não compensem, mas se calhar se vivesse perto de uma das minas de lítio terias uma opinião diferente.

        • Mr. Y says:

          Nós temos minas de lítio aqui ao lado e defendo a sua exploração, dentro das regras, como é óbvio.
          O facto de serem mal exploradas lá fora é pretexto? É uma questão de maior fiscalização como já é feito noutros sectores. Não se pode colocar a culpa toda nos EUA ou na UE porque, muitas vezes, os maiores culpados são as autoridades locais.

        • Mr. Y says:

          Não estou a dizer que o Mundo é um mar de rosas. Há muita hipocrisia e dinheiro ‘sujo’ a circular. Nós também exportamos muito lixo para fora para manter o nosso jardim limpo.

      • Eu says:

        Sim, porque os veículos a motor de combustão só poluiam com combustível.
        O Aço, alumínio, plásticos, óleos etc eram provenientes das plantas das florestas.

    • Eu says:

      Sim, porque os veículos a motor de combustão só poluiam com combustível.
      O Aço, alumínio, plásticos, óleos etc eram provenientes das plantas das florestas.

  4. Helio says:

    evitar a obsolescência programada, mas reparar automóveis com mais de 15 anos não ia ser proibido?

    uma junta de cabeça queimada, por 500€ não polui assim tanto, e evita o fabrico dum novo automóvel

  5. fininho says:

    A UE permite que um Estado poluente compre créditos para poluir mais a um Estado menos poluente, mas não quer que as empresas enganem os clientes…
    Em breve vamos ter mais uma taxa, neste caso a Taxa de Carbono, sempre que uma industria importar um produto de um país poluente, é automaticamente aplicada uma taxa que faz o produto ficar mais caro, quem vai mesmo pagar?

  6. Yamahia says:

    Greenwashing faz a UE a tentar impingir os carros elektros!

  7. há+cada+gajo says:

    Mais um exemplo de hipocrisia reinante.

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