PplWare Mobile

Firefox com futuro ameaçado agora sem apoio da Google

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Fernando says:

    Esperemos bem que não, continuo a preferi-lo, não vejo grandes vantagens no chrome. Para quem se limita a navegar calculo que resolva, para quem quer mais continuo a achá-lo um pouco limitado, é uma pena um browser com uma comunidade tão activa desaparecer ou tornar-se residual

    • Maxim says:

      Apoiado! O Chrome ainda não me convenceu e só é segunda alternativa.

      • André Lopes says:

        O Chrome pode estar no seu “arranque”, mas irá se tornar melhor dos melhores.. acreditem no que vos digo, pois trabalho diariamente com o Chrome, onde já mostrei muitas provas em certas plataformas universitárias, que os outros browsers não funcionavam, principalmente em Mac OS, onde tive de instalar o Chrome, devido aos browsers (safira, firefox e opera) não aceitavam os plugins instalados, apenas com o Chrome me safei.

        Acredito que seja uma questão de tempo, para verificarem que o Chrome poderá se tornar semelhante ou melhor como as muitas vantagens do Firefox. Não é a quantidade que faz a diferença (muitos plugins, por exemplo), mas sim a qualidade, pode ser muito simples o Chrome, mas é isso que torna o Chrome numa das principais atracções aos utilizadores, bem como a rapidez.

        • Guilherme says:

          Se estás a falar do netPA da Digitalis, não é culpa do firefox André.

          • André Lopes says:

            loool…(Ganda Guilherme) falo do BB, só com o Chrome no Mac OS é que funcionou. Também sei que o grande problema, foi a nova versão do leopard no mac.

            Mas o que quis dizer no geral, é que o Chrome já mostrou muitas capacidades de poder ficar um dos melhores e menos problemáticos browsers.

    • Ricardo Praça says:

      O Chrome pode ser mais rápido a iniciar mas o Firefox com o adblock plus (muito melhor no Firefox) consegue ser mais rápido na navegação.
      A minha experiência pessoal leva-me a ser fiel ao Firefox. Não ligo a números nem a estatísticas de outras pessoas porque para mim o Firefox funciona melhor que qualquer outro.

      • Emannxx says:

        100% correto.

        O Adblock no Google Chrome, além de atrasar a navegação, faz com que (segundo uns testes meus) o browser “inutilize” o processador sempre que carrega uma página, durante uns 3/4 segundos.

        No entanto, mesmo desativando as extensões todas, o Chrome continua a puxar demasiado pelo processador.

    • rubenduarte says:

      Nunca experimentas-te pois não?

      Os plugins que usas no firefox, existem equivalentes, ou melhores no Chrome. É mais leve, mais rápido, mais simples, mais completo…

      Que digas que preferes um em detrimento de outro, entende-se. Agora dizeres que só serve para quem usa o básico, é a prova mais que dada de que nunca experimentaste…

      • Fernando says:

        Mais leve? agora começo a achar que tu é não experimentaste… 🙂

        Mais rápido? certo, estou de acordo, se bem que não fiz uma comparação do firefox despido de plugins, mas achei o chrome extremamente rápido

        mais simples? em quê? não tens que escrever o endereço na barra?

        mais completo? esta não percebi completo em que aspecto

        continuo a PREFERI-LO, não VEJO grandes vantagens no chrome – penso que isto expressa que é uma opinião pessoal

        • Marcelo says:

          Sim, o Chrome é mais completo. Hoje você não consegue sincronizar tudo no Firefox. No Chrome, sincronizo favoritos, senhas, extensões, preferências e dados de preenchimento automático.

          Ele é mais rápido e mais leve. Usei o Firefox por um bom tempo, e de uns 2 anos pra cá só uso o Chrome, diariamente, tanto no trabalho quanto em casa.

          Aqui no Brasil reinava o Firefox. Hoje, o Chrome é o mais usado, ultrapassou até o IE. O Rank fica assim: Chrome, IE e Firefox.

          A única coisa que sinto falta no Chrome é a extensão DownThemAll! que não tem similar no Browser da Google.

          Tirando somente isso, eu não volto a usar o firefox tão cedo.

          Marcelo.

          • m4x says:

            Engraçado não conseguires sincronizar no firefox, eu consigo…. devo ser especial.

          • Marcelo, o Firefox Sync já existia antes do similar no Chrome e é bem mais personalizável que o do segundo.

            Engraçado não conseguires sincronizar [2]

          • Fernando says:

            firefox sync… e ja conseguias através de plugins ha muito tempo

          • Olinda E.Roth says:

            mas nao poara os jogos como os da Vostu…. o Crome eh exclusivamente para executivos que nao o uso em casa para os filhos se divertirem jogando….se o Sr. pode me dizer como fazer com que o Crome aceite os jogos da Vostu sem travar … lhe serei grata… eu pessoalmente detesto o Crome ja o instalei umas tres vezes e continuo desinstalando ele por nao se sincronizasr com nada..

      • Daniel C. says:

        pode ter experimentado mas foi a nu e cru…

      • Max says:

        Se há melhor plugins no Chrome, só peço que me indiques o “equivalente” do Downthemall.
        Há muitas coisas boas no Chrome, mas um download manager decente não é uma delas (por exemplo).

        O Chrome tem uma integração profunda com as ferramentas da Google, é normal, mas não quer dizer que o Firefox não tenha trunfos na manga. Aliás, as forças do Chrome foram a maior parte introduzidas e criadas nos labs da Mozzila. Extensões, Tabs, Scrips. Por isso acredito que mesmo com uma fatia de mercado mais pequena, muita coisa boa e inovadora pode ainda vir da Mozilla/Firefox.

      • Sombra says:

        @rubenduarte

        Isso é falso!!

        Sou utilizador de Firefox de à 8 anos para cá e de Chrome desde que saiu.

        E garanto-te que esta tua afirmação:
        Os plugins que usas no firefox, existem equivalentes, ou melhores no Chrome. É mais leve, mais rápido, mais simples, mais completo…

        É completamente falso!

    • Olinda E.Roth says:

      o Google Crome eh uma bela de uma porcaria…..trava tudo….so gfostaria de saber (o que agora se tornou muito claro para mim), porque Mozilla trava todos os jogos da VOSTU e a google tambem …….. como posso resolver este entrave eu gostaria de saber,,,, eu adoro trabalhar com os dois, mas mediante os constantes travamentos acho que vou desistir dos dois e procurar outro que aceite a VOSTU..

  2. las artes says:

    O objetivo principal do projeto é proporcionar um navegador com maior estabilidade, velocidade e segurança além de incluir uma interface de usuário simples e eficiente.

  3. ok says:

    ja era de prever, tiraram tudo dele o que era bom, criaram a fama para o chrome, e depois encostam para o lado quando não precisão, mas isto também vai acontecer com o android, quando tiverem aquilo que querem fica a ser proprietariado e depois a que pagar para ter.

    • DeusMeLivre says:

      Que serviço da google pagas tu? Beijinho!

    • João Pinto says:

      Estás enganado, “tiraram tudo dele”, o chrome não utilizou nada do firefox.
      A Google nunca transformou um projecto opensource em projecto proprietário, já fez várias vezes o contrário. Essa teoria da conspiração é baseada em quê 🙂 ?

    • Tom says:

      Não propriamente…estás a fazer uma comparação um bocado desajustada do contexto. Primeiro o Android é grátis sim, quando utilizado sem os serviços da google (market, maps, etc). Quando um equipamento é entregue com Android e os serviços da google, a marca que to vendo paga à Google. Segundo o Android é um produto da google, ao contrário do firefox (porquê deixar de fazer um produto seu?).

  4. serva says:

    Más noticias , a concretizar-se , pode bem ser uma inflexão da politica que a Google tem levado desde a sua criação , vamos ver no que isto dá .

    Cumprimentos

    Serva

  5. Charly says:

    Eu acho que deveriam continuar a apoiar o firefox, sendo muito bom para jogador de webmmorpg, pois tem muitas aplicações para o mesmo. No caso do chrome sem duvida é muito leve e merece os parabéns de todos.

    Mas não acho que só por ficar sem o apoio da google nao será o fim do firefox, penso que ele tem 50% de auto sustentabilidade pelo poder que criou dentro dos seus utilizadores

  6. Tenho pena de ver o firefox a perder terreno. Foi o 1º browser a fazer frente ao IE e a tirar-lhe cota de mercado. Foi o 1º browser que conheci e usei depois do IE.
    Apesar do Chrome ser mais rápido, continuo a achar o Firefox superior.

  7. Vitor, conheci o Firefox por ti, no suplemento do JN de sexta feira, o “bits e bytes”, ainda antes de existir o Pplware.
    Já lá vão uns bons anitos! 😉

    • Vítor M. says:

      E foi durante muitos anos o meu browser, na verdade ainda hoje sinto falta do velho e rápido Firefox. Pena que os plugins deram cabo dele.

      Agora, o Chrome também não será um grande exemplo, está goloso e pesadão ainda vyo de novo para o IE 😀

      • Emannxx says:

        Goloso e pesadão é favor!

        A cada versão nova, o Chrome puxa mais e mais pelo sistema (principalmente no que toca ao processador), coisa que nenhum outro browser faz.

        Não considero normal o Chrome “congelar” o sistema durante 3/4 segundos apenas para carregar uma página dita normal (Peoleware).

    • Nelson N says:

      E comecei a utilizá-lo através do “24 horas”; o Vítor também lá tinha uma coluna.
      Deixei do o utilizar porque com dois ou três cliques mostra as palavras passe.

  8. jrk says:

    O Google tem parceria com todos os browsers. Inclusive com o Safari, daquela pessoa que tinha como objetivo “destruir” o Google.

    Enfim, só acreditarei no fim desta parceria quando a informação for oficial.

  9. Valente says:

    Faz-me lembrar o Netscape, o meu browser preferido da época com a maioria do mercado. Depois o IE foi incluido no Windows e as pessoas já que lá tinham este, não instalavam outro… e o Netscape foi-se!!!

  10. monux says:

    – O Firefox está perdendo espaço para ele mesmo.(minha opinião)
    – Era o meu navegador preferido,mas de algumas versões para cá,ficou instável,tanto no Windows quanto no Ubuntu/OpenSuse.
    – Ele simplesmente apaga,e aparece a janela de “Send Report”.
    – Coloquei-o para escanteio,e estou utilizando o Opera. Tanto para navegar quanto para e-mails:Pois tem um gerenciador(e-mail) que substitui completamente o Thunderbird.

  11. AT says:

    Era completamente previsível e lógico. Se a Google tem o Chrome para que suportar o FF?! Eu próprio utilizei o FF muitos anos muito por causa dos extras. Recentemente converti-me ao Chrome…aconselho todos a verem a quantidade e qualidade de extras já disponíveis, o que, aliado à rapidez e segurança do Chrome é óbvio que vai tornar o FF irrelevante (ao nível do Opera). Não demora mais um ano,

    • jrk says:

      O Google não suporta ou mesmo apoia o Firefox ou outros browsers. Para ele esses navegadores são apenas um canal para iniciar pesquisas (e, conseqüentemente, mostrar anúncios).

      É um espaço valioso para se abrir mão, daí que não acredito que o Google pretenda acabar com essas parcerias.

    • Sombra says:

      Meu amigo, a nível de segurança discordo completamente contigo.
      Estás muito enganado.

      Protege lá o teu Chrome com password Master + como eu faço no meu Firefox… ha pois é…. temos pena.

  12. Pedro A. says:

    Já era de esperar…
    Mas há aqui algo errado:
    “a Google tinha estipulado que 84% da sua receita seria entregue para suportar o desenvolvimento do Firefox”
    84% da receita da google é muito dinheiro…
    Devias querer dizer que 84% da receita da Mozilla vem da Google.

  13. Joel says:

    Bem o Opera tem uma fasquia de mercado bem mais baixa mas não deixa de ser um excelente browser….

    O que a mozilla terá de fazer é re-estruturar o seu modelo em relação ao firefox… vamos ver se consegue…

    • Tom says:

      Eu também estou de acordo. o Firefox ainda não está morto, pelo contrário ainda está bem vivo e com muito para dar, contudo, o seu futuro vai depender do que forem capazes de fazer. Pode ser que com uma ideia inovadora, (a integração de funcionalidades inexistentes em outros browsers por exemplo), que ainda consiga recuperar e manter-se um browser de topo como tem sido.
      Apesar de ter utilizado o firefox durante muitos anos, a maior velocidade, o design mais limpo e a experiência de utilização do chrome fizeram me deixar o firefox para segundo plano.

  14. aver says:

    Como toda a gente sabe um netbook é um computador fraquinho. O Chrome num Eee PC “voa” comparado com o Firefox. Quando o FF está está a arrancar já o Chrome abriu e fechou 10 sites.

    Comecei por usar o Chrome num Eee PC e acabei por dizer adeus ao Firefox. É só uma questão de hábito. As extensões são praticamente as mesmas.

    Parece-me lógico que a Google não continue com o financiamento do FF.

    • Vítor M. says:

      Pois, foi essa a característica que me fez deixar o Firefox há uns anos… os plugins eram um peso excessivo para o FF e o Chrome tornou-se numa óptima opção.

      • Tom says:

        Comigo foi semelhante. De cada vez que instalava um plugin o firefox ficava mais lento…foi inevitável a migração para o chrome.

        • Mim says:

          Tenho 7 extensões (Abblock Plus, British English Dictionary, DownThemAll!, Element Hiding Helper para Adblock Plus, Flashblock, Memory Fox e NoScript) e 1 plugin (flash… porque infelizmente é necessário em quase todo o lado) e ainda não notei a dita lentidão de que tanto falam.
          Claro que a maioria das extensões que uso ou é para cortar publicidade, ou para cortar flash que não saiba querer que apareça, ou para manter a memória do Firefox baixa (Memory Fox)… e evitar alguns problemas de segurança (NoScript).
          O Chrome é mais rápido a arrancar, sem dúvida, mas de resto para navegar continuo a preferir o Firefox. Contudo para quem dá prioridade à segurança, o Google Chrome é mais seguro.

  15. Felippe says:

    google chrome é lixo o melhor que recomendo é o SRWare iron programado por alemao

    • Raicuparta says:

      Dizer que o Chrome é lixo e que o Iron é o melhor é estar a pedir para ser insultado, já que são praticamente idênticos. Sei muito bem das diferenças, mas ao menos tenta ser coerente.

    • tiseac says:

      Bem acho que o que tu querias dizer era algo parecido com isto:
      “O Google Chrome é lixo. O melhor e que recomendo é o SRW iron programado por um alemão”

      Tenho-te a dizer que devias ter cuidado com o que dizes e especialmente pesquisares um pouco antes de vires expressar opiniões informadas para público. Visto que o SRWare é basicamente o Chrome sem as ferramentas que enviam estatisticas para a Google. O facto é que pelo menos segundo o site oficial do Iron este é baseado assim como o Chrome no software open source Chromium, com modificações no código fonte para se tornar um browser de utilização completamente privada para o utilizador.
      Contudo visto que são baseados no mesmo projecto não podes vir para aqui dizer que o X ou Y é lixo, se tens receio que a informação enviada para a Google te vá comprometer okay então opta pelo Iron mas não te esqueças que os Updates do Chrome serão sempre mais rápidos e nunca terás as funções mais recentes visto que a equipa do Iron não tem propriamente a mesma quantidade de gente a trabalhar que a do Chrome e eles precisam sempre de alterar o codigo fonte do Chromium. Não te esqueças também que o Iron é baseado no Chromium e não no Chrome que apesar de serem muito semelhantes ainda possuem algumas diferenças, o Chrome tem alguns plugins e codecs proprietarios já incluidos que o Chromium não tem e também por exemplo um Auto-Updater.

      No fim a escolha é tua mas seja qual for respeita quem faz uma diferente e não venhas dizer que o outro é “lixo” sem dares mais nenhum argumento.

    • SexOnaSal says:

      ya é isso ! e dás esta “característica” baseando em que ?

    • says:

      lol. Há cada personagem…

  16. jmartins says:

    O Ópera irrevelante???Interessante esse comentário!

  17. okapi says:

    Além de previsível esta hipótese já vinha a ser posta e comentada há muito tempo. Mas também espero que apareça alguma empresa a dar suporte á Mozilla. Eu posso garantir que da minha parte fiz tudo para que o Firefox se mantivesse, eu sou fiel á Mozilla desde primeiro dia, mas caso acabe não sou eu que vou mudar para Chrome se nunca gostei dele não era agora que ia gostar.

  18. Léo Medeiros says:

    Reconheço a superioridade do Chrome. Mas como abandonar as extensões (addons) do firefox. Impossível.

    • SexOnaSal says:

      tambem achava impossivel,,

      Tanto que migrei do FF para o GC
      E voltei ao FF por causa dos addons,
      Mas enchi-me da lentidão e de bloquear sempre que iniciava a primeira vez,, e migrei de volta para o GC

  19. J Pedro says:

    Só uma pergunta: como é que está a questão da privacidade ao usar o chrome ? Com se sabe a Google nunca foi adepta da privacidade do utilizador.

  20. alberto says:

    @Vítor, então você dá como certo que a parceria com o Google acabou definitivamente?

  21. arrebenta says:

    para alem das instalações legitimas (alguem que vá ao site e faça download), essa subida do chrome tambem se deve ao facto das instalações ilegitimas sendo o installer do chrome embebido nos setups de outros programas (conhecida tactica usada por toolbars e spywares dessa especie).
    ja várias pessoas me disseram que apareceu o chrome lá instalado mas nunca tinham pedido para instalar e nem sequer o usam.
    nunca vi o firefox ou opera a fazer isso…
    assim sendo, espero que o meu browser preferido continue a ser desenvolvido e não use tacticas de baixo nivel.

    • Jose says:

      Tacticas de baixo nivel? É tactitas de marketing isso sim, arranja melhores argumentos, porque só instala quem quer, aparece lá a opção se queres instalar o chrome ou não, é irresponsabilidade das outras pessoas isso sim. É o que faz o sempre next.

      • arrebenta says:

        sim, o sempre “Next” leva a isso. mas se reparares o visto está sempre activo, é sempre Opt-in e nunca Opt-out. podes chamar marketing ou outra coisa qualquer que continuará a ser uma tactica muito baixa.

  22. Navyseal says:

    O firefox panicou, não me parece que tenham uma ideia do que querem fazer ou o que corrigir. Simplesmente sentiram que deviam levar um caminho tipo chrome e por cada meia dúzia de erros que corrigem lançam uma versão nova.
    As pessoas querem estabilidade, o firefox já tinha tudo, só precisava de apostar na manutenção.

  23. Cláudio Esperança says:

    “Our search relationship with Google remains positive for both of us. We are in active negotiations and have nothing further to announce at this time. We have every confidence that search partnerships will continue to be a strong and growing generator of revenue for the foreseeable future” – Mozilla: http://www.internetnews.com/blog/skerner/mozillas-google-deal-is-not-dead..html

  24. Joel says:

    Não conhecia esse iron mas vou já experimentar visto que é idêntico ao chrome, para mim o chrome é óptimo tirando a questão da privacidade..

  25. Marco G. Silva says:

    Espero que o Firefox não acabe.

    Para mim, é o melhor browser, funciona bem, tem excelentes add-ons.E parece-me ser verdadeiramente open-source, desenvolvido por uma comunidade.

    O Google Chrome parece-me ser mais “available source” que open source, isto é a Google desenvolve-o sozinha e depois então disponibiliza o código.

    A mim, pessoalmente, o Chrome não é nada apelativo e acho que lhe falta algo, em relação ao Firefox.

    Mas, NA MINHA OPINIAO, não é um mau browser e é anos-luz melhor que o Internet Explorer.

    Acho mau que o Firefox acabe ou se torne residual, não só por ser um excelente browser, mas também por ser mau para o ecossistema. Só a Microsoft beneficiaria do fim do Firefox…

    Espero que encontrem alguma entidade que lhes ajude a subsistir financeiramente (Hello Canonical, Red Hat, Yahoo, IBM, …? Ou até a própria Google?)

  26. Emannxx says:

    Eu considero o Chrome o browser mais rápido que existe, no entanto, não é o mais estável.

    A meu ver, o Google Chrome teve um ponto alto, mas está agora num ponto mais baixo. Funcionou na perfeição à uns tempos, em que era rápido, não puxava demasiado pelo sistema, e utilizava tecnologia de ponta. Agora, não.

    O Flash Player no Chrome não tem aceleração por GPU (placa gráfica) como TODOS os outros browsers têm. Podem confirmar isto abrindo um video em fullscreen no Youtube, clicar com a tecla direita do rato e selecionar “Show Video Info” e verão “Software Video Rendering” e “Null video decoding” – nada de accelerated. Nos outros browsers, aparece corretamente “Accelerated video rendering” e “Accelerated video decoding” (isto em fullscreen).

    O Chrome ainda não suporta a 100% a aceleração por GPU na navegação em si, como o IE9 e o Firefox fazem. Apesar de ter essas funções no about:flags, estas estão muito instáveis e com bugs. E, o Chrome, consegue, não sei como, inutilizar o meu processador por 3/4 segundos sempre que carrego qualquer página (o processador fica sempre entre 80/100% e só baixa ao fim de um bocado, o suficiente para fazer os ventiladores acelerarem)

    O Firefox é um browser com uma má otimização, e os seus tempos de arranque são demoníacos – é por isso que uso o Palemoon… que têm diferenças estrondosas nestes quesitos!

    Apesar de todos estes prós e contras, sempre que alguém me aparece com um computador para configurar/formatar, é sempre o Chrome que coloco pois, apesar de todos estes pontos menos positivos, o browser é literalmente “Rápido”, super fácil de usar e tenho a certeza que em breve será o melhor browser no mercado, para mim é que ainda não.

  27. Nuno says:

    Este artigo está muito mal escrito… precisa de uma revisão ao português utilizado.

  28. Eu says:

    Tanta gente que fala do que nao sabe…
    O firefox e mais leve que o chrome e melhor…

    • Kork says:

      Fazes tu parte desse conjunto de gente que não sabe do que fala talvez?
      Isto não é opinião de quem sabe ou quem deixa de saber, se é fã ou não; são factos comprovados por quem compara as coisas como elas devem ser.

      Não vejo o Chrome a levar 1GB de RAM por umas 15 tabs abertas e nenhum plugin activo. E muito do que fazes em Firefox já podes fazer no Chrome, portanto não é desculpa.

      Acrescento que era muito fã de Firefox, utilizava o bichinho desde a versão 2.toques mas com o tempo fartei-me cada vez mais. Ainda ontem estávamos na versão 3, de repente já estamos na versão 8, cada um destas revisões fazendo com que certos plugins deixem de funcionar, a tornar um browser que era estável e leve em algo muito pesado e sujeite a falhar por pouca coisa.

      A Mozilla tinha algo bom em mãos mas começou a converter essa coisa em algo que simplesmente já não apela ao mesmo número de utilizadores.

      • Mim says:

        Quanto à memória, utiliza o Memory Fox, quanto ao resto, tens razão… embora em relação às extensões que utilizo nunca tenha tido problemas desses.

  29. pikax says:

    Eu continuo a utilizar o FF, tenho o chrome instalado, para usar o flash.

    Em termos de addons o FF e Chrome estão em pé de igualdade, eu experimentei o firebug no chrome à uns meses e jurei para que nunca mais, a janela do Firebug ficava por cima da pagina, e não conseguia editar o html, além do mais, eu costumo ter +50 tabs abertas e no FF não tenho problemas em navegar entre elas, agora no chrome, as tabs estão sempre a encolher a partir de x numero de tabs abertas.

    Em termos de estabilidade, tenho a versão 9b e é raro quando empanca, para mais quando dá crash.

    Eu continuo fiel ao FF, para mim o melhor browser, não gosto muito de fornecer informações sobre os sites que navego etc.

    O erro do FF foi seguir os passos do google, em vez de serem inovadores, o google lançou personas, lá foi o FF tambem por personas, entre outras coisas, se o FF não andasse sempre a tras do google penso, que seria desnecessário lançarem 3+ versões num ano, para mais já está disponível a versão 10 Nightly.

    Eu não me importo com os números de o browser mais usado, se ligasse estava no IE 😛

  30. Alan Teixeira says:

    Eu estou testando o Chrome fazem 2 meses e o FF não faz falta.
    O gerenciamento de memória e o consumo de CPU é uma maravilha e supera todos os navegadores. Enquanto o FF é um guloso e trava de tanta comida(RAM), eu ficarei com o Chrome.

    Espero que o FF não desapareça, pois é um ótimo projeto, mas precisa melhor esses quesitos citados acima.

  31. POC says:

    Para utilização regular em desktop, sentem-se grandes diferenças?
    Basicamente quero um navegador rápido e que tenha adblock funcional. De resto, tranquilo.
    Utilizo Firefox, estou habituado. Utilizada Chrome pela simplicidade (que continuo a apreciar bastante).

  32. Nuno José says:

    Para mim ao chrome só lhe falta mesmo poder abrir ficheiros temporariamente e barra de endereços com procura de histórico/favoritos como o firefox e era perfeito.

    • Sombra says:

      Não falta só isso, ainda falta muita coisa que o Firefox tem e o Chrome não, como por exemplo:
      – uma password master
      – um excelente addblock
      – addons para tudo e mais alguma coisa
      – segurança
      etc etc…

  33. DonkeyKid says:

    São más noticias sim, mas para mim nem tanto pelo Firefox pois existem vários browsers por ai espalhados. O que mais temo é pelo Thunderbird que é da mesma casa. É como as portagens nas Scut… sem alternativas…
    Saúde a todos!

  34. Bruno Silva says:

    Lá vai a Microsoft ou Apple Investir e comprar a Mozilla!

  35. Marcelo Santos says:

    Sim, o Chrome é mais completo. Hoje você não consegue sincronizar tudo no Firefox. No Chrome, sincronizo favoritos, senhas, extensões, preferências e dados de preenchimento automático.

    Ele é mais rápido e mais leve. Usei o Firefox por um bom tempo, e de uns 2 anos pra cá só uso o Chrome, diariamente, tanto no trabalho quanto em casa.

    Aqui no Brasil reinava o Firefox. Hoje, o Chrome é o mais usado, ultrapassou até o IE. O Rank fica assim: Chrome, IE e Firefox.

    A única coisa que sinto falta no Chrome é a extensão DownThemAll! do Firefox. Tirando somente isso, eu não volto a usar o firefox tão cedo.

    Marcelo.

  36. Mesquita says:

    Não consigo mudar do Firefox para o Chrome. No máximo usei o chrome durante uma semana, mas não é a mesma coisa.

  37. Cromo says:

    O chrome já não é tão leve como pensam.
    Ultimamente têm vindo a cortar no consumo de memória do firefox e, se usares extensões, o firefox é mais leve.

    Agora não digo que seja mais estável, ou mais rápido, mas que o argumento do consumo de memória já não é assim tão facilmente discutido.

    • Rui Tiago says:

      Basta ver testes para perceber que o chrome gasta mais ram que o firefox com as mesmas tabs abertas, quanto á rapidez o chrome carrega no inicio do sistema operativo, além que a google usou algumas manobras pouco dignas para conseguir mais utilizadores…

      Pagar a softwares gratuitos bem conhecidos para incluir no setup a instalação do chrome seleccionada por defeito…

  38. Vasco Silva says:

    Eu respeito as preferências de cada um, mas eu não troco o meu IE9 por nada (a não ser pelo 10). Nunca tive problemas com ele desde que instalei o beta e por aí a fora e adoro. É rápido e faz tudo o que preciso.

  39. Barros says:

    Tabalho com quase todos os browsers mencionados atrás e de todos o que prefiro é sem dúvida o Firefox.
    A questão da RAM é, como já disseram atrás, algo muito mais melhorado nas versões mais recentes.
    O Chrome é de facto mais rápido na navegação, mas apenas por um “truque” que o faz diferenciar dos demais. Ainda sem grande confirmações, o Chrome aproveita-se dos seus servidores para fazer pre-fetching, ou seja, ainda sem que tenhamos acedido ao conteúdo das páginas seguintes, já esse conteúdo está mais próximo do utilizador.
    Tenho pena igualmente do desenvolvimento atrasado do Firefox 64bits… Que promete muito!
    Veremos o desenrolar dos próximos capítulos, esperando eu que o Firefox dê rapidamente a volta por cima.

  40. darth says:

    quero la saber da google. nao foi por causa deles que eu instalei o FF. é o meu browser, que se lixem as modas

  41. silva says:

    Prefiro o firefox e ainda utilizo-o, ma pra maioria o importante é a propaganda e ae não tem como vencer o google.

  42. serva says:

    Caro @Cláudio Esperança , muito obrigado pela noticia que nos trazes , de facto estava a estranhar a Google ter este tipo de comportamentos , fiz também as minhas pesquisas e de facto as primeiras noticias que surgiram estavam viciadas , nada disso vai acontecer , a Google já fez um comunicado que vai continuara a apoiar o FF e a comunidade Open Source como até agora têm feito , estas noticias bombásticas têm um efeito muitas vezes demolidor , mas ainda bem que a Web hoje é um veiculo aonde rapidamente se pode repor a verdade .

    Eu tenho lido com muita atenção os diversos posts dos nossos leitores que falam do FF ser pesado e ser lento na leitura flash e que crasha etc….. , eu sinceramente , não devo estar no mesmo mundo que o vosso talvez num qualquer Universo paralelo , o Firefox em Linux é fantástico e em Windows idem , tenho 9 maquinas em minha casa todas com o FF e com o Chrome , alguns de nós preferem o Chrome outros o Firefox , mas essa opção não é feita pela performance em si , mas pela interface , posso dizer que os 2 browsers são hoje os melhores que existem , o Opera com a versão 11,60 melhorou muito e é um serio candidato a subir alguns lugares no pódio .

    Aconselhava as pessoas que relatam problemas no Firefox a verificarem a integridade do SO ou do hardware , alguns dos relatos são completamente atípicos de um uso de um browser , lembro-me também de um testemunho de um dos nossos leitores que diz que ao abrir o Chrome o Browser fica parado durante cerca de 3/4 Segundos , isto também não é nada normal e indica que o sistema tem algum problema ou de drives ou da versão do flash que não está actualizada ou mesmo algum problema de hardware , as situações que reportam não são normais .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • Jose says:

      Alguém que diz algo decente.

    • Mim says:

      Os problemas de consumo de memória do Firefox são bem reais, e não é um azar de um utilizador, contudo a utilização do “Memory Fox” resolve até certo ponto esse problema. A Mozilla desde a versão 4 que começou a ter os problemas de consumo excessivo de memória e até à versão 8.0.1 (e pelo que pude ver nem na 9 e 10) ainda não o resolveram… aquela extensão ajuda a reduzir o impacto desse consumo excessivo, pelo menos até a Mozilla finalmente o conseguir resolver.

  43. Samuel Gomes says:

    Já disse há uns comments atrás e posso repetir.

    Usei firefox por 5 anos e há poucos meses mudei-me para crhome, porque ? Por unica e exclusiva culpa do firefox.

    Bloqueava constantemente com algumas abas abertas indispensáveis para trabalhar, era lento… Chegou a um ponto que não deu para usar mais, até agora Chrome tem servido na perfeição, é rápido, não bloqueia, tem os addons que é preciso e saem cada vez mais novos e bons addons.

    Não venham com a treta dos recursos, mas que máquinas usam ? De certeza que têm 2GB RAM e um dual core, portanto não venham com tretas sinceramente. A minha torre é um Quad Core com mais de 3 anos e com 4 GB e não tem problema algum, portátil um i5 com 4GB e nem sinto nada. Simplesmente Chrome está melhor.

  44. RicardoResende says:

    Como consideram o Chrome uma alternativa?
    Como é que uma alternativa já ultrapassou o Firefox? São ignorantes.
    Vários testes que correm pela internet consideram o Chrome como melhor Browser.
    Eu antes usava Firefox, desde de 2002, mas mudei para Chrome e foi a melhor coisa que fiz.

    • Tiago says:

      Concordo… o Firefox era bom ate a Google deixar de o suportar, ficou mais lento ( nao digo imensamente lento ) mas mais lento que o Chrome, e mais pesado .
      O Chrome por sua vez ( apesar de ainda lhe faltar algumas coisas) esta a andar as 1000 maravilhas …. e toda a gente diz ser o browser mais seguro da internet … epah .. faz agora 1 ano para ai que mudei para chrome e nao me arrependo.

      Ai se ve que muito do cerebro por detras do FF era da malta da Google e dos programadores que a google disponibilizava para eles …

    • thinking out loud says:

      Oh amigo ricardo, SE CALHAR, ganha tudo isso da mesma forma que muitos anti-virus pagos ganham concursos sem prestarem para nada: com uns trocos por trás… Mas só se calhar.

      No entanto, posso garantir que já li posts de blogs menos conhecidos em que os autores publicam desabafos que foram contactados e que lhes foi oferecido dinheiro para favorecer o (naqueles casos) antivirus X.

      Como ainda existem pessoas honestas, esses autores recusaram e publicaram o acontecimento. Pesquise, meu amigo… pesquise e tire as conclusões por si, NÃO PELOS OUTROS!

  45. brucetuga says:

    já experimentei o chrome mas continuo a preferir o Firefox. Ainda não consegui encontrar maneira de colocar nos favoritos palavras-chave para carregar os links no chrome.
    Como já foi referido gerenciador de downloads tão bom como o downthemall ainda não encontrei … Por isso continuo adepto do Firefox.
    P.S.: o problema principal continua a ser uso de memória mas sinceramente os outros não estão muito melhores. Basta abrirem 5 tabs em simultâneo e verifiquem nos diferentes browsers para ver o seu comportamento.

  46. Mário says:

    Peço imensas desculpas por dizer isto (sei que vou desiludir alguns!) mas O Chrome É SÓ uma mania que se apanhou. As pessoas não avaliam as tecnologias e vão simplesmente “na onda”. Alguém que supostamente entende de informática deve ter dito que Chrome era da Google e que por isso era bom e por isso toda a gente foi atras. Além disso, a Google faz MUITA publicidade ao Chrome – o que ajuda E MUITO!!!)

    É lamentavel as pessoas não pensarem por sim nem avaliarem as tecnologias. É lamentavel que as pessoas façam recomendações de software sem saberem nada desse mesmo software e as façam apenas porque todos os outros usam e é de uma empresa muito conhecida!

    Digam o que disserem, o Chrome esta ainad a anos-luz de chegar aos calcanhares do Firefox. Sim, é mais rapido, mas o Firefox é muito mais completo e se o Chrome tivesse tanta funcionalidade, seria bem mais lento do que o Firefox…

  47. Luis says:

    O Chome é mais rápido no arranque porque é lançado um processo a correr em background quando é iniciado o sistema operativo. Se está a correr em backgroud, é normal que arranque mais rapidamente.Confirmem.

    Cumprimentos.

    • Rui Tiago says:

      Correcto, essa é uma das razões que me leva a não gostar do Chrome, porque é que eu tenho que “levar” com um processo que me está a ocupar recursos do PC sem eu querer?
      Eu nem sempre vou abrir o Chrome, no entanto o processo está la a consumir recursos… Péssima maneira de ganhar tempo no loading..

  48. sérgio says:

    eu não me importo que o meu firefox demore mais uns segundos que o chrome para arrancar! não é por isso que vou trocar

  49. João says:

    Depois de ler o que aqui foi escrito fui novamente experimentar o Chrome, mas para mim continua a não ser alternativa ao Firefox.

    O Chrome continua com problemas GRAVES na impressão.

    Querem navegar, sim senhor, o Chrome está solto, está levezinho. Querem imprimir … esqueçam.

  50. Mário says:

    Para acabar com medos deixo este Link para uma noticia libertada entretanto:

    http://www.h-online.com/open/news/item/Google-and-Mozilla-deal-still-ongoing-1390691.html

    Parece que o acordo continua 🙂

  51. says:

    Tanta conversa,tanta conversa… E só basta uma palavra para acabar com o pissing contest: ADBLOCK PLUS (afinal são duas).

    Firefox suporta a 100%, Chrome também mas é aleijado (nem interessa à Google promover esse tipo de add-ons por razões óbvias).

    Não sei como é que vocês aturam o nojo da publicidade que invadiu a net (casinos onlines, prémios instantâneos e o raio que o parta).

    Só uso o Chrome quando tiver um ad-blocker à altura, o que só pode acontecer à revelia da Google – ou seja nunca provavelmente.

  52. Sombra says:

    By Sean Michael Kerner | December 05, 2011

    From the ‘Don’t always believe what you read’ files:

    There has been some ‘confusion’ in recent days about the status of Mozilla’s relationship with Google. Some have speculated (incorrectly) that the deal is over, leaving Mozilla without its chief source of revenue.

    That’s simply not the case. Just ask Mozilla. They just released a new statement on the issue which will clear up some of the misconceptions.

    “Our search relationship with Google remains positive for both of us. We are in active negotiations and have nothing further to announce at this time. We have every confidence that search partnerships will continue to be a strong and growing generator of revenue for the foreseeable future. ”

    Acho que vocês andam a precipitar por ai…

  53. Gf1 says:

    Só peço a quem realmente quer saber a verdade sobre os navegadores de Internet que faça um pequeno teste:
    O que já fiz há algum tempo foi com os mais populares navegadores abrir várias paginas, no facebook ou até neste mesmo site ou no google images.
    A seguir vá navegando sobre as abas, o firefox foi o único que ao fim de 75 abas, ou mais, ainda consegui-a mudar de uma para outra sem qualquer atraso enquanto que o google chrome e o internet explorer nem aguentavam metade disso, começam logo a “empenar”.
    Eu fiz este teste pois quando navego neste tipo de sites abro bastantes abas, não sei qual o sentido de fazer retroceder para ir para um tópico seguinte.

    Por isso pergunto:

    como é que tu usas o teu navegador?

  54. Marcos says:

    Estamos quase em 2018 e o firefox segue firme!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.