MOBI.E: toneladas de CO2 poupadas com mobilidade elétrica em 2023
Recentemente publicamos aqui que os portugueses atingiram um consumo recorde de combustíveis em 2023. No entanto, há também interessantes resultados do lado da mobilidade elétrica. MOBI.E diz que foram poupadas toneladas de CO2.
55,7 mil toneladas de CO2 com a rede de carregamentos elétricos MOBI.E
Em 2023, foram poupadas mais de 55,7 mil toneladas de CO2, com a utilização da rede nacional de carregamento de veículos elétricos. Em 2022, tinham sido poupadas, no total, 28,9 mil toneladas de CO2, refere a MOBI.E.
Do ponto de vista da sustentabilidade, os consumos de energia registados na rede Mobi.E, em 2023, permitiram percorrer mais de 462 milhões de quilómetros em modo elétrico. No ano anterior, o valor tinha sido de cerca de 244 milhões de quilómetros. Ao longo dos últimos meses, a rede Mobi.E tem vindo a registar recordes de carregamentos que comprovam o seu contributo para termos uma mobilidade cada vez mais sustentável.
A adesão cada vez maior à mobilidade elétrica permitiu ainda evitar o consumo de mais de 20,5 milhões de litros de gasóleo, em 2023. Em 2022, a quantidade de gasóleo não consumido devido à utilização de veículos elétricos fixou-se em 10,7 milhões de litros, valor que quase duplicou.
Para reter a quantidade de CO2 poupada em 2023 através da rede Mobi.E, seriam necessárias mais de 919 mil árvores em ambiente urbano, ao longo de 10 anos, o que evidencia ainda mais as vantagens ecológicas da utilização da mobilidade sustentável.
Este artigo tem mais de um ano
toda a energia foi “verde”?
E mesmo com tudo isso, ainda foi o ano mais quente da história.
achavas mesmo que isto era efeito imediato ahahahah mesmo que deixasse de poluir agora só se iria sentir a diferença daqui a 10 anos
EE mesmo assim, enquanto houver países com muita miséria, o problema não se resolve, só se poderá minimizar um pouco.
Agora extrapolem o valor para todos os carros, já que segundo alguns estudos, apenas 5% das cargas feitas em VE são efetuadas em postos públicos.
Menos comida para as plantas.
Elas já têm excesso de alimento
É precisamente o contrário. Há plantas a menos.
As contas não estão certas porque não contabilizam parte do ciclo.
Ora nada melhor que ver este relatório:
https://www.volvocars.com/images/v/-/media/Market-Assets/INTL/Applications/DotCom/PDF/C40/Volvo-C40-Recharge-LCA-report.pdf
As contas referem-se ao ciclo a que eles correspondem…
Nas bicis eléctricas sim, foram toneladas em barda a substituir os carros, Nos carros, tanto os plug-in como os 100%, se o saldo não foi negativo, contando com a dívida ambiental da produção da bateria, já é uma sorte.
Então também tens de contar com as milhares de toneladas de petróleo que não se extraio em alto mar não se transportou por navio não se refinou e não se transportou para as bombas, só a eletricidade que a refinaria gasta dá para carregar os elétricos
Exacto porque os materiais usados na produção de baterias em países sub-desemvolvidos por mau de obra escrava ou perto disso chega ao destino por milagre!
Quantos barris de crude são precisos para fabricar uma bateria?
Quando andava na escola o petróleo era vendido como um recurso limitado afinal limitada era a mentira
Está a falar daquele mineral (cobalto) que também é usado na refinação de combustível ?
A diferença é que a bateria e esses minerais não duram apenas uma vez.
É isso, ele vai durar para sempre, por isso é que cada vez é mais caro.
Lá vem ele comparar a formiga com o elefante…
De acordo com um relatório da Benchmark Mineral Intelligence, as indústrias que consumiram mais cobalto em 2022 foram:
-Indústria de baterias: A indústria de baterias foi o maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 55% da demanda total
-Indústria de aço: A indústria de aço foi o segundo maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 30% da demanda total
Indústria de ímãs: A indústria de ímãs foi o terceiro maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 10% da demanda total. O cobalto é usado no fabrico de ímãs permanentes de motores elétricos e discos rígidos.
-indústria de pigmentos consumiu cerca de 5% do cobalto global em 2022
-catalisadores para uma variedade de reações químicas, incluindo a produção de petróleo e gás natural.
A indústria de catalisadores consumiu cerca de 2% do cobalto global em 2022. O cobalto é usado no fabrico de catalisadores para uma variedade de reacções químicas, incluindo a produção de combustíveis e GÁS NATURAL.
Já agora o que o leva a crer que o material presente nos catalisadores não é reutilizável?
O rei dos catalisadores tem outra opinião, looolooolool
Entretanto da massa negra das baterias não retiram coisa nenhuma cobalto incluído
Não interessa, durante décadas usou quanto ?
Já agora isso é mentira, o próprio instituto do cobalto diz que usam 7 %.
Desculpe, mas segundo você noutras intervenções as centrais a gás não usam qualquer catalisador , agora já usam ?
Outra mentira, já se recicla a massa negra.
O que leva a crer? Simples ,catálise é o aumento da velocidade de uma reação química entre vários elementos, onde os mesmos se transformam em outros elementos.
Quantos barris ? muito poucos, continua a ser um recurso limitado basta ter 2 dedos de testa e pensar um bocadinho ele não aparece do ar e a quantidade que o mundo vai sempre ser limitado
Será o futuro.
É verdade em termos da mobilidade em si, mas contemplando todas as variáveis, incluindo o fabrico, ainda há muito a melhorar.
A MobiE faz milagres.
Podia fazer mais se tivessem gestão à altura.
Eu acho que é tudo lábia, vc não acha?
Cd vez que aparece uma contestação mais musculada (vide 2023 e a bronca com emigrantes e turistas que guiavam não teslas), lançam estas notícias para limparem a imagem. Já percebeu o alcance da coisa?
Não foi o que eu disse ? Se tivesse melhor gestão faziam muito mais, isto não é nada comparado com o que podiam ter se tivessem algum empenho e visão.
Agora só falta validar os nrs.
Quais números ?
Residual. Emissão de CO2 de Portugal em 2022, 41.8 milhões de toneladas.
Tendo em conta que as emissões do transporte rodoviário foram de 18.2 milhões de toneladas e que apenas 5% dos carregamentos são feitos na rede pública:
55 700 / 18 200 000 * 20 = 6.12 % que é mais de 3x aquilo que é o atual volume de veiculos ligeiros na situação atual.
Obvio que isto é um calculo simplificado sobre as grandezas existentes, não pode ser interpretado como estudo cientifico sobre o assunto.
Ah. Antes que me esqueça, continuo á espera dos pontos de carregamentos espalhados pelo país. O ideal seria 22kw, mas 7kw já não era mau. Eu sei que não interessa á MOBI.E, e outros operadores, mas senhores políticos era pelo bem do planeta, que nós todos amamos.
Sim, menos CO2 na cidade, mas mais CO2 na produção de baterias e nas centrais elétricas. Parabéns, o ambiente agradece.
E menos poluição no mar, nas refinarias e nas estradas.
Mais de 60% já não provem de centrais térmicas.
A EDP discorda amplamente.
Depende, escolha o tarifário verde da edp e já concorda. Por insiste nessa trapaça ?
Factura de selo verde só serve para cobrar mais caro aos crentes.
A electricidade é a mesma.
Mais como se é mais barata ?
Paga mais para ter o selo verde nas facturas e mostrar aos amigos q se “preocupa” com o ambiente.
Você paga mais para eu ter mais barato ? Olha que bom.
Pago, pago. É que é já a seguir!
Então quem é? É o Santo Antônio ?
Os meus painéis solares e fatura ca de casa não discordam de certeza
Parabéns pelos painéis Gonçalo. Tb compraste baterias?
Não, bateria não tenho ainda são demasiado caras estou a espera que apareça uma de um hibrido plug in aí na sucata e faço-lhe uma adaptação cá para casa
Então como carregas o carro à noite com os painéis solares?
Ainda ninguém se lembrou das taxas e taxinhas que o governo arrecadou.
Só arrecadou impostos, o IVA e o IEC, que nem são taxas,mas sim impostos.