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MOBI.E: toneladas de CO2 poupadas com mobilidade elétrica em 2023

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Food Gym Todo says:

    toda a energia foi “verde”?

  2. Joao Macedo says:

    E mesmo com tudo isso, ainda foi o ano mais quente da história.

  3. JL says:

    Agora extrapolem o valor para todos os carros, já que segundo alguns estudos, apenas 5% das cargas feitas em VE são efetuadas em postos públicos.

  4. AlexS says:

    Menos comida para as plantas.

  5. Miguel says:

    As contas não estão certas porque não contabilizam parte do ciclo.
    Ora nada melhor que ver este relatório:
    https://www.volvocars.com/images/v/-/media/Market-Assets/INTL/Applications/DotCom/PDF/C40/Volvo-C40-Recharge-LCA-report.pdf

  6. Grunho says:

    Nas bicis eléctricas sim, foram toneladas em barda a substituir os carros, Nos carros, tanto os plug-in como os 100%, se o saldo não foi negativo, contando com a dívida ambiental da produção da bateria, já é uma sorte.

    • Rui says:

      Então também tens de contar com as milhares de toneladas de petróleo que não se extraio em alto mar não se transportou por navio não se refinou e não se transportou para as bombas, só a eletricidade que a refinaria gasta dá para carregar os elétricos

      • 123 says:

        Exacto porque os materiais usados na produção de baterias em países sub-desemvolvidos por mau de obra escrava ou perto disso chega ao destino por milagre!
        Quantos barris de crude são precisos para fabricar uma bateria?
        Quando andava na escola o petróleo era vendido como um recurso limitado afinal limitada era a mentira

        • JL says:

          Está a falar daquele mineral (cobalto) que também é usado na refinação de combustível ?

          A diferença é que a bateria e esses minerais não duram apenas uma vez.

          É isso, ele vai durar para sempre, por isso é que cada vez é mais caro.

          • Yamahia says:

            Lá vem ele comparar a formiga com o elefante…
            De acordo com um relatório da Benchmark Mineral Intelligence, as indústrias que consumiram mais cobalto em 2022 foram:
            -Indústria de baterias: A indústria de baterias foi o maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 55% da demanda total

            -Indústria de aço: A indústria de aço foi o segundo maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 30% da demanda total

            Indústria de ímãs: A indústria de ímãs foi o terceiro maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 10% da demanda total. O cobalto é usado no fabrico de ímãs permanentes de motores elétricos e discos rígidos.

            -indústria de pigmentos consumiu cerca de 5% do cobalto global em 2022

            -catalisadores para uma variedade de reações químicas, incluindo a produção de petróleo e gás natural.

            A indústria de catalisadores consumiu cerca de 2% do cobalto global em 2022. O cobalto é usado no fabrico de catalisadores para uma variedade de reacções químicas, incluindo a produção de combustíveis e GÁS NATURAL.

            Já agora o que o leva a crer que o material presente nos catalisadores não é reutilizável?
            O rei dos catalisadores tem outra opinião, looolooolool

            Entretanto da massa negra das baterias não retiram coisa nenhuma cobalto incluído

          • JL says:

            Não interessa, durante décadas usou quanto ?

            Já agora isso é mentira, o próprio instituto do cobalto diz que usam 7 %.

            Desculpe, mas segundo você noutras intervenções as centrais a gás não usam qualquer catalisador , agora já usam ?

            Outra mentira, já se recicla a massa negra.

            O que leva a crer? Simples ,catálise é o aumento da velocidade de uma reação química entre vários elementos, onde os mesmos se transformam em outros elementos.

        • Rui says:

          Quantos barris ? muito poucos, continua a ser um recurso limitado basta ter 2 dedos de testa e pensar um bocadinho ele não aparece do ar e a quantidade que o mundo vai sempre ser limitado

  7. V says:

    Será o futuro.
    É verdade em termos da mobilidade em si, mas contemplando todas as variáveis, incluindo o fabrico, ainda há muito a melhorar.

  8. Yamahia says:

    A MobiE faz milagres.

  9. PJA says:

    Residual. Emissão de CO2 de Portugal em 2022, 41.8 milhões de toneladas.

    • JL says:

      Tendo em conta que as emissões do transporte rodoviário foram de 18.2 milhões de toneladas e que apenas 5% dos carregamentos são feitos na rede pública:

      55 700 / 18 200 000 * 20 = 6.12 % que é mais de 3x aquilo que é o atual volume de veiculos ligeiros na situação atual.

      Obvio que isto é um calculo simplificado sobre as grandezas existentes, não pode ser interpretado como estudo cientifico sobre o assunto.

  10. PJA says:

    Ah. Antes que me esqueça, continuo á espera dos pontos de carregamentos espalhados pelo país. O ideal seria 22kw, mas 7kw já não era mau. Eu sei que não interessa á MOBI.E, e outros operadores, mas senhores políticos era pelo bem do planeta, que nós todos amamos.

  11. Gustavo says:

    Sim, menos CO2 na cidade, mas mais CO2 na produção de baterias e nas centrais elétricas. Parabéns, o ambiente agradece.

  12. Medina says:

    Ainda ninguém se lembrou das taxas e taxinhas que o governo arrecadou.

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