Estacionar um SUV em Paris pode vir a custar 18 euros por hora
A Câmara municipal de Paris tem vindo a tomar um conjunto de ações "drásticas" que visam a redução da poluição na capital. O Município quer impor taxas de estacionamento elevadas aos proprietários de SUV tal como referimos aqui. Os valores podem chegar aos 18 euros por hora.
SUV: 1,15 milhão de veículos particulares estacionados em Paris todas as noites...
Os conselheiros de Paris aprovaram em junho de 2023 uma medida para aumentar drasticamente o valor do estacionamento para SUV. Frédéric Badina-Serpette, vereador do partido ecológico EELV que propôs tal medida, referiu que: “Gostaríamos que a cidade de Paris mudasse o preço do estacionamento pago para torná-lo progressivo de acordo com o peso e o tamanho dos veículos”.
Segundo informações, o número de SUV na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos e agora representam 15% dos 1,15 milhão de veículos particulares estacionados em Paris todas as noites.
Num comunicado da Câmara Municipal de Paris pode ler-se que...
A votação de 4 de fevereiro de 2024 é uma mensagem clara para os construtores automóveis. A sua corrida lucrativa para vender automóveis maiores, com maior consumo de combustível e mais caros é uma ameaça à transição ecológica
Tendo em conta o valor horas, estacionar um SUV em Paris pode custar 225 euros por dia.
De relembrar que em final de 2019 a França impôs uma taxa ecológica de 20.000 euros para SUV. O objetivo passava também por reduzir o impacto negativo no que diz respeito a emissões poluentes. A Câmara de Paris pretende também reduzir o espaço que ocupado por estes veículos.
Um SUV (Sport Utility Vehicle), é um tipo de automóvel com características dos veículos de passeio e dos veículos todo-o-terreno (off-road).
Tudo é desculpa para taxar então essa desculpa da poluição encaixa que nem uma luva aos governantes na hora de aplicar taxas!
Um cruzeiro de turistas a chegar a frança, deve poluir mais que todos SUVs juntos em frança.
segundo um estudo que li recentemente numa revista cientifica francesa, poluem mais os 270 barcos de cruzeiro da msc do que 1000 milhões de automóveis com motor de combustão
Para isso é simples… basta as pessoas terem consciência precisamente disso e não embarcarem nesses navios de cruzeiro! É que uma coisa são barcos esseciais como os de transporte marítimo que todos os dias movimentam bens esseciais, outra coisa são barcos de comes, bebes e festarolas…
pois, mas depois esses cruzeiros até dão jeito porque dinamizam o turismo/gera emprego nos portos onde atracam, como ficamos?
+1 deviam começar por proibir esses cruzeiros de passar por Paris. Problema do smog resolvido
Sabes onde Paris fica no mapa?
Hás de me dizer em que porto esses cruzeiros não devem parar
Pois também não sei. Este pessoal é que é contra estas medidas por causa dos cruzeiros.
Atrasados mentais. Um SUV não existe. É um carro como outro qualquer. Parecem os da Brisa e da corja nos Governos que os têm deixado fazer o que querem. Não conheço a lei francesa (mas vindo de frança também pouco me surpreenderia) mas ainda podia aceitar (a muito custo) que dissessem carros com mais de X metros ou com CO maior que Y. Agora eu não poder ir com um Duster e ir de Ferrari ou McLaren F1 tem piada. Deve ser a bem do ambiente. Se o meu Pai ainda tivesse o Mercedes de 1980 então é que eram 😀
+1
chulos hipócritas
Carrega Macron 🙂
“Tendo em conta o valor horas, estacionar um SUV em Paris pode custar 225 euros por dia.” Que marretada. Fogo. 😐
Faço matrículas o par por 14 euros…. Bbbbbbbn
E cada comentário que fazes, sinceramente….
E se for híbrido ou híbrido plug in? EU no meu gasto menos que um a combustão
Enfim….
Epah que palhaçada. Permitem construir e vender mas depois taxam taxam taxam. Se são assim tão maus nao permitam que as empresas os produzam. Querem só mamar, incrível. E sim como foi dito, SUV nao existe, sao automóveis ligeiros de passageiros e alguns consomem menos do que outros bem mais pequenos
Os SUV, diria La Palice, … se não são veículos pesados – são ligeiros … se não são de mercadorias – são de passageiros. A questão é que são ligeiros de passageiros – de grandes dimensões, o que é relevante em termos de circulação viária urbana e de estacionamento.
Mas, se o referendo for aprovado, não são os únicos com aumento das taxas de estacionamento – que abrange também outros outros veículos automóveis de grandes dimensões (peso), incluindo híbridos e elétricos.
O estacionamento é defendido pelos M2 pintados no chão…. E não pelo tamanho do carro…. Os franceses são é uns chulos da Europa porque toda a Europa tem que passar por ali
As dimensões necessárias para o estacionamento em espinha são (largura x comprimento):
– Citadino: 2,2 m x 4 m
– Standard: 2,4 m x 4,7 m
– Grandes: 2,7 m x 5,2 m.
As marcações no chão nos estacionamentos públicos não foram feitas para carros grandes. No estacionamento em paralelo ainda é pior dividir o espaço com um carro grande.
O aumento da taxa de estacionamento vai a referendo dos eleitores recenseados em Paris, em 04/02/2024. Não abrange os veículos de parisienses residentes e de profissionais sedentários estacionados na sua zona de estacionamento residencial.
O post fala em SUVs e em emissões poluentes (que serão os veículos com motor de combustão interna), mas são abrangidos também os veículos híbridos e VE de maiores dimensões. Veículos abrangidos:
– A gasolina ou gasóleo e híbridos de peso igual ou superior a 1,6 toneladas;
– Veículos elétricos de peso igual ou superior a 2 toneladas;
– Os SUV de não residentes em Paris que excedam o peso regulamentar;
– Os SUV de residentes em Paris fora da sua zona de estacionamento residencial.
O que concluo é que o critério é o do peso (que está associado à dimensão) do veículo e não a emissão ou não de CO2.
https://www.automobile-magazine.fr/toute-l-actualite/article/40853-taxe-appliquee-au-stationnement-des-suv-a-paris-voici-les-vehicules-concernes
Têm que aumentar impostos.
Há muita parasitagem para sustentar.
Se acaba o guito aquilo entra em guerra civil.
Nem mais. Aquilo é mais uma desculpa para chutar o pessoal que produz e sustentar o lodo que para lá vai viver dos subsídios.
Os vassalos europeus dos EUA começam a mostrar os verdadeiros custos de sustentar duas guerras com regimes Nazi no poder …
Mas calma… Ainda vai ficar pior!
Sustentam-se duas guerras ou as que forem precisas que é para fazer frentes a bulies como tu que só pensam em aniquilar o próximo e a mentir aos outros todos os dias. Nunca te esqueças disso.
Só a guerra pode alterar a corrupção climática governamental. Mal posso esperar por ler notícias sobre o “abate” massivo dos que ditam e aprovam estas leis.
Ah fera! Deem-te um Cybertruck com metralhadora no tejadilho que vais-te a eles! Ou mesmo um SUV!
Mas os que vão (ou não) aprovar esta lei são os habitantes de Paris recenseados …
Parece-me que a lei está a nascer torta, logo deveria ser chumbada.
Mas, também não podemos negar que há (provavelmente) carros a mais em algumas cidades. Vejo pouco investimento em transportes públicos mas também pouco interesse de muita gente em usar. Basta levar as crianças à escola num normal dia de aulas que vemos que grande parte dos pais só não entra na escola de carro porque não deixam. É um autêntico festival degradante de carros parados, estacionados em segunda, terceira fila, no meio da faixa de rodagem e sei lá que mais. Nem mesmo quando a polícia por lá andar respeitam. Pelo contrário, ainda reclamam quando o agente pede para tirarem o carro estacionado em segunda fila em cima da passadeira. E isto quando há lugares de estacionamento mais que suficientes a 50 metros de distância (onde eu deixo o carro e faço os ditos 50metros a pé). Já quanto aos transportes, o autocarro passa à minha porta. Mas como moramos a menos de 3000kms da escola (por uns 100 ou 200 metros) o meu filhote não tem direito a ir no autocarro, nem a pagar. É daquelas coisas absurdas… além de que transportes públicos regulares (não escolares) são piores que os unicórnios nestas bandas.
Moras a 3 km ou fora do munícipio? Não faz sentido nenhum o critério ser a distância.
Mencionas-te tudo e nada ao mesmo tempo.
1. Morar a 3000kms!!
2. Assumes que existem autocarros escolares
3. Não pensas-te que algumas da crianças podem ter problemas de mobilidade ou serem propensas a ataques de pânico.
4. Devias lembrar-te de certos casos onde crianças foram esquecidas nesse ditos transportes escolares, alguns acabaram em morte 🙁
Tb já está provado que votar pode ser manipulado…. A única forma de não manipular um voto é criar identidade digital e por a gerir cada um de nós como se fosse um ativo cripto…
La vai o Macaron para o desemprego!! LOL!!
Só 18€ por hora deveria ser 100€… começavam logo a andar de bicicleta em Paris…
Bicicletas, trotinetes próprias (as de aluguer foram proibidas em referendo), ciclovias, ruas fechadas a automóveis ou de trânsito condicionado continuam a aumentar. O orçamento para ciclovias a 5 anos anda pelos 140 milhões de euros.
A presidente da câmara, em 2024, quer interditar aos automóveis particulares uma extensa zona do centro da cidade – exceto moradores e quem diga que vai fazer compras numa loja na zona.
Já andam…. E lá não tem peões a caminhar na ciclovia como aqui…. Leva logo uma carga de ombro e ao acorda no hospital…
bem me parecia que a modo dos suvs nos últimos anos tinham um objectivo lol
Ocupar mais espaço de estacionamento que a generalidade dos carros?
E quando em andamento também são melhores a matar peões e ciclistas que a generalidade dos carros.
Com todos esses benefícios dá para imaginar o típico perfil dos muitos condutores de SUVs.
Alguém tem que pagar a crise…. Dou 10 anos á Europa……
“Gostaríamos que a cidade de Paris mudasse o preço do estacionamento pago para torná-lo progressivo de acordo com o peso e o tamanho dos veículos”.
“PESO” Muito bem. Os obesos têm que ser banidos das cidades!
É dos voos lowcost…. Não tem assunto pagarem o mesmo que um gajo que pese metade e o gajo que pesa metade pague para levar uma mala a mais
a taxação deveria ser em função da poluição emitida. taxa-se um suv mas um superdesportivo térmico, um rolls ou um bentley, etc podem estacionar e circular à vontade. como sempre, vive-se de aparências…
O meu suv polui zero é até é pequeno comparado com alguns suas, devia pagar zero?
E limosines … em Paris vi umas tantas!
Ir de camião do lixo ninguém chateia…
Não sei como esse país ainda existe.
Mas quem é que quer andar de carro em Paris?
Eu até acho que o mayor de Paris está a ser muito soft!
Devia ser todos os carros e deixarem-se de tretas!
Com tanto transporte público e que certamente tem espaço para evoluir e melhorar ! Usar carro em qualquer capital europeia é coisa de gente rica!
Ps: eu já palmilhei de muitos kilometros em Paris a pé e de transportes públicos!
Vá morar para lá e experimente esses transportes públicos ..
Já andei de transportes públicos em Paris e recomendo. Tempos de espera reduzidos e o metro vai para todo o lado. Anos luz à frente de Portugal. E o comentador Nuno tem toda a razão.
Anónimo, é pouco recomendável andar em transportes públicos em Paris ou qualquer outra cidade francesa porque a qualquer momento um daqueles que têm muitas crises psicóticas e que já estava referenciado pelas autoridades saca de uma faca e avia uns tantos antes de ser preso e posto em liberdade porque a culpa não é dele, é da sociedade.
LOL