A corrida continua! Threads volta a ultrapassar o X em downloads
O Threads está a começar a voltar ao bom caminho. Após vários meses de queda, a rede social da Meta regressou e conseguiu ultrapassar o X em downloads na App Store e no Google Play. O regresso acontece num momento chave para Mark Zuckerberg e companhia, que estão a capitalizar a crise do X após o abandono de vários anunciantes.
Segundo a TechCrunch, o Threads registou 41 milhões de downloads na última semana, enquanto o X conseguiu apenas 27 milhões. A Meta aproveitou o crescimento do Instagram na Índia e conseguiu 9,2 milhões de novos downloads no país. Os números representam uma lufada de ar fresco para a gigante, que enfrenta uma tarefa difícil para manter os seus utilizadores.
X regista quebra nesta categoria
A rede social está a sofrer os efeitos da mudança de nome, uma vez que os utilizadores continuam a procurar "Twitter" nas lojas de aplicações. A prova mais evidente deste fenómeno é o Twitter Lite, que cresceu 350% depois de Musk ter abandonado o nome original.
Apesar dos números promovidos por Elon Musk e Linda Yaccarino nos seus perfis, a verdade é que o X tem assistido a um declínio na percentagem de utilizadores ativos. Um relatório do Mobile Dev Memo publicado em agosto descobriu que o X caiu vários lugares no Top 50 durante a semana em que se tornou X.
O que poderemos ver nos próximos meses? Com a chegada do Threads à Europa, os downloads deverão aumentar drasticamente.
Europa é e será chave para o crescimento do Threads
Um relatório do The Wall Street Journal afirma que o Threads chegará a vários países europeus nos próximos dias. Depois de meses de espera, a rede social da Meta vai estrear-se com as novas opções que foram implementadas nos últimos meses, como o feed cronológico ou a função de edição de publicações. Os utilizadores também receberão ajustes para cumprir os regulamentos de proteção de dados da UE.
Com o próximo lançamento na Europa, o Threads terá uma segunda oportunidade para brilhar e atrair um novo público. Embora a aplicação tenha batido recordes e atingido 100 milhões de downloads em poucas semanas, a Meta teve dificuldades em manter os utilizadores.
A primeira iteração do Threads carecia de funcionalidades básicas, como filtrar o feed para ver apenas as pessoas que seguimos. Para além disso, a sua integração com o Instagram fez com que o algoritmo desse um impulso a milhões de influenciadores e criadores de conteúdo, o que gerou incómodo imediato.
O Threads foi sofrendo ajustes ao longo do tempo e a versão atual tem as bases para competir com o X. Mark Zuckerberg tem a missão de o transformar numa plataforma com mil milhões de utilizadores, como o Facebook, o Messenger ou o WhatsApp. O chefe da Meta sabe que o caminho é longo e vai tentar aproveitar todos os contratempos do seu rival para atrair mais utilizadores.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Quando a maioria já tem o Twitter, é óbvio que os downloads de outra plataforma sejam maiores…
Era mesmo isso que ia dizer, então se as pessoas já têm vão instalar uma segunda vez?
Estes números não valem nada.
Saí do twitter ainda antes do musk entrar.
Uso a nível profissional (mas cada vez menos, é evidente a queda). Cada vez que vejo o “X” tennho sempre a tentação de ir lá com o rato para fechar a página. lol
De todas as decisões do Musk, alterar um nome vencedor para um X foi a mais estúpida de todas…
diz o especialista
diz a evidência.
ok Joaquim Negacionista Afonso?