Afinal o YouTube não está a bloquear o Firefox! São apenas os bloqueadores de anúncios
A Google, através do YouTube, parece ter iniciado uma guerra contra os bloqueadores de anúncios. As medidas estão já em prática e com efeitos práticos reais. O mais recente problema parecia impactar o Firefox nesta plataforma, mas agora veio a explicação. O YouTube não bloqueia o Firefox, mas sim os bloqueadores de anúncios.
Afinal o YouTube não bloqueia o Firefox
A notícia surgiu ontem e dava como certo que o YouTube e a Google poderiam estar a tomar medidas contra a utilização do Firefox. Os relatos acumularam-se e mostravam como este browser era prejudicado ao visitar o site dedicado aos vídeos. A gigante das pesquisas veio esclarecer tudo agora.
Na semana passada, os utilizadores que usam bloqueadores de anúncios podem ter experimentado uma visualização abaixo do ideal, o que inclui atrasos no carregamento, independentemente do navegador que usam.
A declaração é clara e confirma o que depois foi descoberto por muitos utilizadores. A Google colocou código específico na página do YouTube para existir um atraso no acesso aos vídeos sempre que os bloqueadores de anúncios estejam ativos.
Alvo da Google são os bloqueadores de anúncios
Curiosamente, e após reportada a situação do Firefox, este problema foi relatado como estando presente também no Edge ou no Safari. Assim, ficou claro que o browser da Mozilla não era o visado na alteração que a Google fez no YouTube.
A análise do código presente na página do YouTube mostra de forma clara que o atraso que está a ser provocado não se foca em nenhum browser em particular. Há ainda relatos de utilizadores que revelam que não estão a detetar esta situação, seja em que browser e com ou sem os bloqueadores de anúncios ativados.
Fica, sim, claro que a Google está a tomar medidas bem drásticas para eliminar de vez estes add-ons e os seus efeitos na apresentação de publicidade. Por agora parece focada no YouTube, mas em breve deverá olhar para outras áreas e para outros serviços que também dependem desta forma de monetização.
Este artigo tem mais de um ano
Certamente a Google colocou código para detectar quando existe blockers o que na Europa é completamente ilegal e é uma intrusão no browser do utilizador.
Eu não tenho este problema, uso o Mullvad Browser com o ublock Origin e abre tudo super rápido, este browser está em primeiro lugar pelo privacyguides.
Queres muito fazer pub a esse browser, estou a ver. Vais andar em todos artigos a dizer isso até que alguém note em ti e te dê props?
Uiii queres ver que temos um acionista do YouTube por aqui.
Calma amigo fiquei a conhecer este browser pelo privacyguides e desde que o instalei adoro por tudo que faz
Quanto a publicidade acho que erraste o ponto já que a Mullvad é conhecida por não fazer publicidade, por isso é que não vês os influencers ou blogs a fazer artigos sobre eles isto porque eles não pagam a ninguém.
Sim eu sou acionista e dono do youtube. Quando falei de publicidade era mais à tua pessoa. lollll. Eu quero lá saber do teu browser. E também não quero saber o privacyguides. Se tu gostas muito, fixe para ti. Eu uso vários browsers e em nenhum deles tenho problemas com publicidade no youtube e uso adblockers. Só achei piada ver-te a debitar a lenga lenga em mais que um post, à espera que alguém te dê atenção. Estou para ver no próximo artigo que sair aqui sobre publicidade do youtube. Lá vens tu todo contente dizer novamente que usas esse browser, e + o privacyguides e outras marcas que queiras promover.
Então quer dizer que perdeste da tua vida só para responderes sobre um browser que não queres saber nem da opinião de um tipo que não queres saber…
Hehe cada um!
Sim, faço o que quero com o meu tempo. Olha agora não posso perder 2 min a responder a alguém só porque não te dá jeito? E esta hein? E agora perdi mais 40 segundos a responder. Malvado eu!!
Afinal sempre te preocupes com o que eu escrevo, tens que te decidir. 🙂
Eu uso o Brave. Funciona muito bem.
O youtube que meta os anúncios num local que eu cá sei….
Eu até acho estranho a Google não ter removido os adblockers da Chrome web Store, já que anda a fazer guerra aos mesmos,
Mas depois as pessoas passariam a usar outros browsers. Acha que seria um tiro de bazuca no pé.
Pode acontecer o mesmo com esta guerra no Youtube, se as pessoas não conseguirem ver os vídeos, acabam por tentar outro browser. Não é que eu desejo que a Google retire os adblockers da Web Store, só uma constatação de achar estranho não o terem feito.
Alguns dos plugins são bloqueados pelo Chrome, outros ainda não. Mas quem sabe se no futuro o vão fazer…
Afinal…
Afinal nem um nem o outro. Estou a usar o Firefox com bloqueador de anúncios ligado e não há atrasos
Isto não está a ser distribuído a todos os utilizadores, é como o Ad Block Blocker que só está a ser distribuído a certos utilizadores como teste para minimizar o backlash.
Uso o edge e bloqueio todos os anúncios e nada de bloqueios
Eu uso Firefox com a “proteçao melhorada contra a monitorizaçao” em modo “Rigorosa” e mais o extra “Adblocker para youtube” e nao tenho problema nenhum.
Continuo usar o Firefox com os adblockers e companhia, e nao tenho qualquer ataso nos videos.
Eu não consigo abrir vídeos no Chrome, mesmo depois de tirar os ad blockers, mudei tudo para o firefox, funciona a 100% com o ublock origin.