Atenção às falhas no GPS! Está em curso uma tempestade solar
O alerta surgiu da Agência Espacial Portuguesa que diz estar em curso uma tempestade solar geomagnética e que pode ter efeito em várias infraestruturas terrestres.
Tempestade solar podem também ter impacto na rede elétrica...
Inês Ávila, gestora de segurança na Agência Espacial Portuguesa, referiu que até ao momento está tudo controlado. No entanto, podem-se registar falhas nos sistemas de orientação, por exemplo, no sistema GPS (Global Positioning System).
A tempestade iniciou-se já nas primeiras horas de sábado, ainda de madrugada. Foi detetada uma injeção da massa do Sol em direção à Terra e o plasma está a viajar a grandes velocidades em direção à Terra, o que significa que traz uma radiação extra à nossa atmosfera.
Ao nível do GNSS, que é a componente europeia, poderá haver, por exemplo, uma perda de fiabilidade, pode não ser tão preciso. Estamos a usar o GPS e pode não ser tão preciso quanto é habitual
Inês Ávila
A tempestade que está em curso foi classificada como sendo de grau 4 (em nível máximo de 5). Apesar de assustador, não há previsão de problemas de maior.
Tempestade deste tipo podem causar também apagões na rede elétrica semelhantes ao que aconteceu ao nível da Península Ibérica.
Uma tempestade solar ocorre quando há uma grande libertação de energia no Sol, sob a forma de radiação (erupções solares) ou plasma magnetizado. Quando essas partículas atingem a Terra, podem interferir com o campo magnético terrestre e causar distúrbios eletromagnéticos.
Para onde posso redireccionar os meus satélites de forma a estar protegido?
“…uma grande libertação de energia no Sol, sob a forma de radiação …”
Agora é q os espelhos vão bombar kWh com fartura.
Fui bastante criticado, por dizer contra todos, que dessa vez, devido a aproximação da 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÓMICA…
Maiores atividades no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente de SOL:
Não obedeceriam mais, ciclos que eram normais.
O GPS está na nossa cabeça e nas nossas mãos ao ter a noção do que se faz. A maior verdade é essa.