Apple, Disney e IBM vão suspender publicidade no X após um tweet antissemita de Elon Musk
As posições a favor e contra o conflito na Faixa de Gaza, e as suas consequências, dividem a opinião pública e fazem "vítimas". Tal acontece noutros campos que não os do Médio Oriente, onde Israel continua a sua ação contra o Hamas e onde padecem milhares de inocentes. Desta vez, depois de um tweet de Elon Musk, o dono do X (antes Twitter) levou a Apple a suspender toda a sua publicidade na rede social e a Casa Branca a tomar uma posição musculada contra o que disse o multimilionário. Estas respostas são uma retaliação à concordância entusiástica de Musk a um post antissemita.
Não foi só a Apple a suspender a sua participação no X. Na verdade, depois da posição de Elon Musk, uma cascata de outras grandes empresas tecnológicas, como a IBM ou a Disney, fizeram anúncios semelhantes na sexta-feira.
Os anúncios da Apple foram publicados ao lado de tweets que elogiavam Adolf Hitler e os nazis, de acordo com um relatório divulgado no início da semana. O estúdio de cinema Lionsgate disse que também iria suspender os anúncios no X, tal como a Warner Bros, a Paramount, a Sony Pictures e a Comcast/NBCUniversal, de acordo com a imprensa.
O multimilionário CEO da Tesla e da SpaceX escreveu na quarta-feira que um tweet que acusava os judeus de odiarem os brancos era "a pura verdade". A Casa Branca condenou as declarações de Musk na sexta-feira de manhã, classificando-as de "abomináveis". Uma coligação de mais de 150 rabinos apelou à Apple, Disney, Amazon, Oracle e outros para que deixassem de fazer publicidade na rede social em resposta aos tweets de Musk.
A empresa de Cupertino já foi um dos maiores anunciantes da rede social. Só em 2022, até ao momento da compra da rede por Elon Musk, a Apple havia investido 100 milhões de dólares, de acordo com a Bloomberg. Com vários desentendimentos, a gigante tecnológica disse que havia "quase parado" de anunciar no X em dezembro de 2022, embora os dados analíticos de anúncios contassem uma história financeira diferente.
Desde então, o negócio do Twitter tem estado em queda livre, com os anunciantes a fugir, os reguladores a rondar, o número de utilizadores a diminuir e o pessoal a menos de 50% dos níveis anteriores a Musk. Os investigadores documentaram também um aumento preocupante de publicações antissemita e racistas na rede social, na sequência da sua desastrosa aquisição.
Elon Musk abriu uma guerra contra a Apple e...
Em dezembro de 2022, Musk entrou em conflito com a Apple quando a empresa diminuiu a sua publicidade, questionando online se o CEO Tim Cook e os seus funcionários "odeiam a liberdade de expressão na América". Ele tweetou um meme sobre "ir para a guerra" com a Apple na época, mas o apagou. Pouco tempo depois, Cook convidou Musk a visitar a sede da Apple e os dois parecem ter chegado a um acordo.
A IBM, também um dos maiores anunciantes do X, anunciou que deixaria de anunciar no X na quinta-feira. A empresa tomou a decisão em resposta a um relatório do órgão de vigilância liberal Media Matters, que descobriu que os anúncios da IBM e da Apple eram veiculados ao lado de discursos de ódio. Musk chamou a Media Matters de "organização maligna" em resposta.
A IBM tem tolerância zero para discursos de ódio e discriminação e suspendemos imediatamente toda a publicidade no X enquanto investigamos esta situação totalmente inaceitável.
Disse um porta-voz da empresa ao The Guardian.
Linda Yaccarino, diretora-executiva da X e ex-chefe de vendas de publicidade da NBC Universal, tentou fazer o controlo de danos ao dizer:
O ponto de vista da X sempre foi muito claro que a discriminação por parte de todos deve PARAR em todos os sectores.
No entanto, ela não usou o nome de Musk nem mencionou os seus tweets.
Este artigo tem mais de um ano
Israel tem mesmo muito poder nas tecnológicas só espero que Musk não ceda a estas pressões das empresas do costume.
Israel ficou lixado por Musk ter dito que ia doar equipamentos starlinK a organizações humanitárias na Palestina, para ultrapassar os bloqueios de comunicações impostos por Israel a Palestina.
O Musk tem liberdade de fazer na rede social “Decenio”e dizer o que lhe apetece.
Os outros também.
Rodrigo, Israel tem poder nas tecnológicas?
Vc não sabe da missa a metade.
O poder de Israel é muitíssimo superior a isso.
Os EUA e outros países lacaios são controlados por eles…
O poder mundial, quem puxa os cordelinhos… pois é… Nem o outro consegue alugar um quarto de Hotel para dormir só por dizer umas palavras mais críticas sobre Israel.
PorcoDoPunjab sabe muita coisa, meu caro senhor… Por aqui me fico.
Claro que mais uma vez o Pplware não conta a história toda. No que toca a assuntos com o Musk essa tem sido a norma. Porque será?
Podiam ter referido o que pretende o X fazer a partir de agora, e como é que tudo isto se desenvolveu, mas não.
https://twitter.com/elonmusk/status/1725771191644758037
Explicar tudo torna-se complicado.
Já agora, bem sei que vocês gostam de moderar o que é dito no vosso site, por isso, não me surpreenderá se o meu comentário não for público, visto que já não é a primeira vez que acontece. Mas é para vos dar o trabalho.
Estás a misturar alhos com bugalhos. O que está na notícia é a anuência de Musk, com resposta a um tweet, numa provocação antissemita, como as empresas assim o classificaram. E tu, com estas manobra de diversão, estás a mando de quem? Quem encomendou este comentário? Não é que importe para alguma coisa, mas não foi seguramente sobre o tema, ou apenas apontavas o que foi referido (incluído o que a Casa Branca classifica como um comentário de apoio ao ódio que esta guerra espalha contra os judeus). Não somos nós que o dizemos, como tu queres fazer passar a ideia 😉 depois vens com “bicadas” para desviar a atenção e vitimizar-te! Porra, tu nunca comentaste aqui nada que não seja para bajular Musk. Mas isso não tem interesse nenhum. Vamos ao que importa:
De que se queixa Musk?
Basicamente ele fez borrada e agora está tentar atirar para todos os lados. Se tem razão? Até pode ter, mas a casa é dele, se fizeram asneiras e cometeram ilícitos, foi com a autorização dele, com o que ele chama de liberdade de expressão, mas depois diz que afinal os vai meter todos em tribunal porque a liberdade de expressão dos outros vai contra a liberdade de expressão de Musk 😀 curioso!
Seja como for, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Como fã de Musk… acredito que ele está a querer algo… mas…. porra, conseguiu foi mais problemas para o Twitter… o X lá de cima da janela!
Nunca fui muito à bola com o Musk, mas não disse nenhuma mentira, na verdade não é só contra os “brancos” mas tbm contra os muçulmanos, etc, basicamente tudo o que for contra as ideias deles. Usam logo a típica carta antisemitica. Cada vez há menos liberdade de expressão.
https://ibb.co/WnCZxyv
Vamos ver se Musk consegue manter a plataforma defendendo a liberdade de expressão, para já está a fazer o que prometeu quando comprou o Twitter que é defender a Liberdade de expressão.
Bluesky… Bluesky!
To Canelas, não se pode dizer que há menor liberdade de expressão.
Estamos num país democrático onde dizem que cada um pode expressar livremente a sua opinião.
Consegui escrever isto sem me rir, é notável…
O que acontece é que se disser algo que nós não queremos é imediatamente boicotado e cortam-lhe os canais de comunicação e depois é perseguido por mentiras e outros meios do género.
Mas pode falar…kkkkk só que já sabe o que acontece se diz o que ninguém quer ouvir.
Mas pode falar…kkkk E depois falam dos outros.
X após um tweet antissemita, onde e que ele esta?!!
Qualquer individuo com os minimos sabe que isso e mentira e o que esta por detras disso nada tem a ver com qualquer tweet, mas sim pela plataform X ser a favor e permitir da liberdade de expressao.
Segunda feira Musk vai entrar com um processo contra a media matters devido a essas mentiras, como esse dito tweet.
Sim, ele disse que ia. Mas ele fez ou não o tweet?
O post anti-semita no X que teve a concordância de Musk:
Para se perceber o post é preciso ter em atenção que:
– Para os supremacistas brancos anti-semitas, os judeus têm promovido a inundação dos países ocidentais por hordas de minorias étnicas com ódio aos brancos.
– Nas recentes manifestações em vários países sobre a guerra na faixa de Gaza essas minorias étnicas mostraram que não gostavam de judeus.
Post: “As comunidades judaicas têm promovido o tipo exato de ódio dialético contra os brancos que afirmam querer que as pessoas parem de usar contra eles.
Estou profundamente desinteressado em dar a mínima importância agora ao facto de as populações judaicas ocidentais chegarem à perturbadora constatação de que as hordas de minorias que apoiam nas inundações do seus países não gostam muito delas.”
Resposta de Musk: “Você disse a verdade”.
A resposta de Musk é, sem sombra de dúvida, a adesão de Musk a essa tese anti-semita bem conhecida. Por isso a Casa Branca lhe caiu em cima, com toda a dureza e grandes anunciantes disseram que iam deixar de fazer anúncios no X.
Por que é que Musk se mete nestas e noutras tem uma explicação simples, que muitos apontam – alucinou com o X/Twitter. Musk, desde o primeiro dia, não está a dirigir uma empresa, está a usá-la pra ser a caixa de ressonância das suas ideias. E a levá-la rapidamente à ruína total. Perante o desastre financeiro que foi a curta frase de Musk no post, a CEO e outro pessoal do X procura desvalorizar o seu significado. Não vai conseguir. E é só esperar pela próxima bojarda de Musk. Alucinou com o X.
https://twitter.com/elonmusk/status/1724908287471272299
Escreveste tanto e não disseste nada de jeito. Parei de ler na tua terceira linha porque não chegas a lado nenhum. Parece uma conversa do Costa com o Galamba.
Então ter 2 dedos de testa e constatar um facto faz de ti anti smita?
Uma coisa é criticar as políticas e agendas de grupos judeus outra é desejar o seu fim, só um deles foi falado no post e não foi o que deseja o fim…
Já não estamos no tempo do holocausto.
Uma coisa é ser antissemita – e Musk mostrou que o é, mais uma vez. Outra coisa é defender o extermínio dos judeus.
Os racistas e xenófobos também não defendem que os negros e as minorias étnicas nos países ocidentais sejam exterminados. Defendem “apenas” a supremacia branca.
O sistema de “catalogação” e impressão nos números nos braços foi criada pela…… IBM
Cumprimentos
“catalogação” e “impressão” dos Judeus, durante a WW2 foi criada pela IBM
É o que faz o sono
Walt Disney, aquela passoa que adorava Judeus
Disney? Que está a alterar todos os grandes clássicos?
Podem desaparecer…
Vivemos numa sensura a escala mundial nunca antes vista. Ninguem pode ter opiniao propria. Qualquer comentario que possa influenciar massas e que seja contra o establishm e logo categorizado, como, racista, xenofobo, antisemita, terrorista, extremista etc… pensem pela vossa cabeca e nao com a cabeca dos outros., nao acreditem em tudo…reflitam e tenham expirito critico.
Concordo. Uma pessoa com expirito não deve ser sensurada. Deve ser mandada para a escola primária.
Quanto te pagam? Pela tua cara deves ser daquelas empresas, tipo assistencia com sotaque indiano.
Haviam todos de deixar de anunciar no Twitter e aquilo fechar de vez.
É a única rede social onde todos os extremistas e radicais, incitadores de ódio, nazis, racistas, xenófobos, misóginos e demais esgotos da sociedade têm liberdade para espalhar todo o lixo que lhes vai na cabeça sem que sejam silenciados (como, obviamente, deveriam ser).
Disney? Menos Mal que já ninguém se lembra que Walt Disney era antissemita.