SpaceX já tem autorização para o segundo voo de testes da Starship e do Super Heavy
Os últimos dias têm sido de verdadeira azáfama para a SpaceX devido à Starship. A empresa de Elon Musk quer realizar o seu segundo voo de teste onde colocará à prova a sua nave, bem como o foguetão criado para a apoiar, o Super Heavy. A esperada autorização chegou finalmente e por isso a SpaceX já tem autorização para o segundo voo de testes da Starship.
Voo de testes da Starship e Super Heavy já tem data
Para poder começar a usar a Starship de forma constante, a SpaceX tem de testar e avaliar de forma muito detalhada a sua construção. Estes são testes que vão trazer muitas melhorias que a empresa necessita para a poder operar com toda a segurança.
Depois de um teste que terminou com a Starship a explodir, a SpaceX quer repetir para avaliar todas as alterações que fez. Recolheu muita informação e isso será traduzido em mais segurança e em sistemas mais fiáveis, para uma nave que irá levar o Homem à lua e depois a Marte.
Targeting Friday, November 17 for Starship’s second flight test. A two-hour launch window opens at 7:00 a.m. CT → https://t.co/bJFjLCiTbK pic.twitter.com/4t3AfRke8h
— SpaceX (@SpaceX) November 15, 2023
Com uma data avançada para o seu segundo teste, a SpaceX esperava apenas a chegada da autorização da FAA. Essa chegou há poucas horas e assim o teste preparado para o próximo dia 17 vai mesmo acontecer. Nesse momento, a empresa de Elon Musk irá colocar num voo de teste a Starship e o Super Heavy.
SpaceX teve de corrigir falhas apresentadas pela FAA
Depois de alguns recuos e ajustes exigidos pela FAA, a SpaceX vai mesmo realizar este teste controlado para determinar o que necessita ser melhorado ou alterado na sua nave. Este lançamento tem agendada uma janela de lançamento de 2 horas que será iniciada às 07:00 (13:00 em Lisboa) na Starbase em Boca Chica, no Texas.
Can't wait! pic.twitter.com/O1Twau7JXQ
— Space Sudoer (@spacesudoer) November 15, 2023
A SpaceX relatou que este segundo voo "estreará um sistema de separação de estágio quente e um novo sistema eletrónico Thrust Vector Control (TVC) para motores Super Heavy Raptor, além de reforços na base da almofada e um defletor de chama de aço arrefecido a água, entre muitas outras melhorias".
Se tudo correr como é esperado, e está sujeito às verificações habituais de pré-voo e às condições climáticas, a Starship voará 90 minutos após o lançamento. Após esse momento, irá fazer a sua própria descida vertical no Oceano Pacífico.
[Atualização]
Embora o dia de hoje (17) tenha sido definido para o segundo voo de teste da Starship, a data foi, entretanto, alterada. A SpaceX decidiu adiar o lançamento da Starship para amanhã, dia 18, por ser necessário substituir uma peça específica no equipamento.
We need to replace a grid fin actuator, so launch is postponed to Saturday
— Elon Musk (@elonmusk) November 16, 2023
Este artigo tem mais de um ano
Corrijam me se estiver enganado, têm autorização da FAA mas falta a da US Fish and Wildlife
Já estão ambas, a autorização da FAA é a autorização final para a autorização da FAA já ter sido emitida é porque o relatório da US Fish and Wildlife já foi fializado
A que horas é a explosão ?
A partir das 13 horas cá de Portugal, não sei se o comentário é a serio ou a gozar mas já estou a espera de noticia a dizer “mais um falhanço ahah” era como o falcon 9 cada a aterragem que falhavam era um noticia agora como acertam todas já se fartaram, amanha se durar mais 10 segundos do que da ultima vez já é um sucesso e olha que eles nem programaram a parte da aterragem portanto vê la o que quão eles estão confiantes que chegue sequer a essa parte há pessoal que ainda não percebeu que isto é um protótipo
E é uma janela de 2h. Eu acredito que desta vez corra bem melhor. Se não forem projetados detritos para os motores, há boa probabilidade dos mesmos não desligarem durante a descolagem, e o perigo de explosão durante a subida não deve ser grande, visto que nessa parte correu muito bem da primeira tentativa. O problema da separação também de certeza que fica corrigido. Aliás, eu acho que se houver algum problema agora, será depois já da separação, com a Starship. Mas a ver vamos.
Quantas explosões não teve a NASA e a Agência Espacial da URSS? Isto é tudo novo, tecnologia nova, estamos a navegar em águas desconhecidas como se costuma dizer. É muito provável que existam problemas. Quantas tentativas a SpaceX precisou para conseguir aterrar um Falcon 9 e que o mesmo ficasse inteiro… hoje em dia toma-se como garantido, mas teve ali muito trabalho. Sem tentar não se consegue.
Eu digo já que vai explodir.
São cabeças duras, levantar um monstro daqueles, quando podiam fazer todo o transporte por módulos e montar no espaço.
Foi adiado para sábado.