Instalar o HyperOS? Não precisa de estar na China se tiver um destes smartphones
A Xiaomi marcou uma diferença grande ao apresentar recentemente o HyperOS. Este seu sistema irá ser a base dos seus smartphones no futuro, tendo garantidos todos os desenvolvimentos que este precise para estar ajustado ao Android. Claro que alguns smartphones atualmente no mercado também o vão receber e estes são os primeiros no mercado global.
Tal como acontece muitas vezes, as grandes novidades da Xiaomi e de outras marcas, são primeiro lançadas na China, onde são avaliadas em muitos smartphones. Isto acontecerá da mesma forma com o novo HyperOS, mas com uma diferença substancial que a Xiaomi está a preparar.
A marca quer que o seu novo sistema saia das fronteiras do seu país de origem e que seja também usada no mercado global desde o primeiro momento. Assim, tem já preparada um lançamento para o início de 2024 para um leque de smartphones, e não só.
HyperOS 1.0 global rollout schedule announced. Starting Q1 2024, many Xiaomi models will start receiving HyperOS. The first models to receive the update have been confirmed by GSMChina. You can check the list.#HyperOS pic.twitter.com/xGOGJvIeyQ
— GSMChina.com (@gsmchinacom) November 5, 2023
Como pode ser visto na lista abaixo, a Xiaomi tem preparada a chegada do HyperOS para os mercados internacionais para um leque de equipamentos alargado. Este parece não se limitar aos smartphones e acabou por incluir ali um dos seus tablets.
- Xiaomi 13
- Xiaomi 13 Pro
- Xiaomi 13 Ultra
- Xiaomi 13T
- Xiaomi 13T Pro
- Xiaomi 12T
- Xiaomi 12T Pro
- Xiaomi 11T
- Xiaomi Pad 6
A informação existente não detalha quando este lançamento será feito para estes equipamentos, mas aponta já uma provável altura. Falamos do primeiro trimestre de 2024, devendo este sistema chegar de forma faseada e gradual. Mais perto desta altura tudo deverá ser revelado pela Xiaomi.
Ainda que seja baseado no Android, a Xiaomi quer fazer do HyperOS um sistema operativo totalmente diferente. Será ali que colocará todas as suas novidades e controlará de forma completa as apps, os serviços e todos os extras que pretender. É a evolução natural da MIUI, agora com o controlo que a marca sempre pretendeu ter.
Além destas propostas, é muito provável que a Xiaomi alargue a presença do HyperOS a outros dispositivos. Este é um sistema que quer unificar todas as propostas e assim ter uma interfece e usabilidade transversal e bem conhecida.
Este artigo tem mais de um ano
Estava em crer que este novo sistema operativo da Xiaomi, o HyperOS, só iria estar disponível a partir do Xiaomi 14 em diante. Enganei-me redondamente.
Não sei qual é a celeuma com este sistema operativo, que tem na sua base o Android.
Era capaz de instalar num telemóvel vazio só para ver o funcionamento, mas jamais entregar os meus dados aos chineses.
Mal por mal, prefiro ser espionado por americanos do que por chineses.
doido por doido…
Para mim prefiro não ser espionado por nenhum dos 2, não vai a muito tempo soubemos que a América usava a espionagem para ganhar contratos na Europa para Empresas Americanas!
Será que as aplicações para Android funcionam no HyperOS?, tenho o meu Xiaomi readme note11pro+ cheio de aplicações que não quero perder.
claro que funcionam! Pois eu estou com muita expetativa em relação a este novo sistema, pois goste-se ou não, os chineses e a Xiaomi têm surpreendido nas novidades, apresentando inovações substanciais, tal como no hardware, apresentando cada vez melhores materiais de construção e lentes, com as devidas proteções nos ecras, capas na embalagens, etc…O facto de primeiro serem testados na china faz com que quando chegam a maioria dos aparelhos já venham com uma grande estabilidade!
É android de base por isso claro que funcionam. Isto é basicamente mais uma skin para por em cima do android como todas as outras já existentes, todas as marcas ao fim e ao cabo têm uma. Se for fixe, porreiro mas a xiaomi não é grande pistola a fazer software por isso fico se pé atrás até ver como é.
Esqueceram o 11T PRO?!
Não percebo a lógica de o update estar disponível no 11T e o PRO ficar de fora…