Qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?
Quando falamos de sistemas operativos, sem dúvida que o mais popular é o Windows da Microsoft. Mas, gradualmente, muitos utilizadores acabam por migrar e adotar outros programas com os quais se identificam mais e que respodem melhor aos seus objetivos. Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga qual é o Sistema Operativo que mais usa atualmente no seu computador. Participe!
Qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?
É natural que a grande parte dos computadores seja baseada no sistema operativo Windows da Microsoft. A maioria das máquinas já vem com esse sistema integrado e a verdade é que há uma maior preparação e conhecimento do funcionamento do Windows por parte dos utilizadores em todo o mundo.
Contudo, tal como diz o provérbio, 'há mais Marias na terra', o que, neste caso, significa que os consumidores têm outras escolhas à disposição, nomeadamente o sistema operativo MacOS, integrado nos computadores da Apple, e ainda os sistemas baseados em open-source, em específico Linux.
Já em 2021 havíamos questionado os nossos leitores sobre as suas escolhas de SO para computadores e agora, dois anos depois, voltamos a querer saber se a percentagem de escolhas se mantém ou se alterou de forma significativa.
Como tal, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se qual é o Sistema Operativo que mais usa atualmente no seu computador. Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Já tenho saudades dos vossos artigos sobre a instalação de linux em máquinas virtuais, experimentei na altura o mxlinux, excelente ferramenta.
Acho que agora mais do que nunca seriam úteis para algumas pessoas, devido ao fim de vida do w10 em 25. Permitindo a reutilização de hardware que de outra maneira iria para o lixo.
+1
Tive o Ubuntu instalado numa máquina virtual e não gostei nada. Nada como a versatilidade do windows!
Andei anos a dar “toques” no Ubuntu, entre outras distribuições, voltando sempre ao Windows, principalmente porque o Linux não me satisfazia. Na realidade estava somente a arranhar a respetiva superfície e não o sabia. Devido a ter perdido a paciência com os updates do windows e suas consequências, formatei o portátil e “obriguei-me” a trabalhar com Ubuntu e procurar alternativas ao software que possuía anteriormente. Resultado: Linux 1 – Windows 0. Terminou a saga Microsoft nas minhas máquinas.
TauPau – Exactamente cmg aconteceu o mesmo, mas so quero debian, nada mais! 4 anos e tem sido um total descanso.
Tenta o Linux Mint. Também eu larguei o Ubuntu. Nunca mais voltei o windows da microsoft.
Felizmente, adotei o Linux Mint “Canela” em 2 Laptop e, com alguns toques de visual, consigo fazer tudo o que fazia no W10.
Estou satisfeito até hoje.
A minha utilização baseia-se em folhas de cálculo, trabalhos de produção musical, imagem e vídeo, acesso a servidores e suas manutenções.
Já passei por todos os windows, SuSE e tenho openSusE , mas o próximo passo é mandar o Windows reformar-se de tanto pesado e nada amigo do usuário. Vou comprar um Laptop da Mac quando sair o M3
Idem. Estou tão bem adaptado ao Windows que as dificuldades juvenis de uso não mais existem.
Uso Windows, embora tenha ZorinOS 16 pro instalado a par com o Windows pois dá jeito para algumas coisas.
Também já experimentei MacOS uma versão mais antiga mas gostei, espero poder experime tar as versões mais recebtes um dia.
win 8.
No posto de trabalho W10/11 e MacOS no portátil.
No trabalho: várias versões de Windows Server
Main: Triple Boot com Hackintosh macOS Sonoma 100% funcional (Airdrop inclusive), Windows 11 Pro for Workstations (23H2) e Fedora
Workstation: WVDs Windows 10, Windows 7 em máquinas específicas
Candonga a todo o gás
Também tenho triplo boot, mas o windows 11 é home e o linux é mint, o macos também é sonoma. Uso mais o linux. O windows só quando preciso.
Também tenho triplo boot, mas o windows 11 é home e o linux é mint, o macos também é sonoma. Uso mais o linux. O windows só quando preciso.
Uso tudo o que me aparecer à frente, às vezes até solaris, mas prefiro trabalhar com Mac, está longe de ser o melhor mas uso mais pela UI simplista e mais apelativa, também o facto de “just works” tira algum stress em cenas banais do dia a dia.
Desktop com dualboot entre EndeavourOS (Arch Linux) e Windows 11 Pro + Laptop com Linux Ubuntu 22.04 LTS.
O que fica desta sondagem é que o Linux ultrapassou o OS da Apple!
claro, porque uma sondagem no forum de tech é representativo do mundo dos muggles
Zenwalk linux desde 2005.
Cheguei a ser tradutor da distribuição há muitos anos. Zenwalk, um filho do grande Slackware.
Ate hoje ainda a uso e com a ferramenta slpkg que um desenvolvedor criou, esta imbativel. Resolve as dependencias sem nos preocuparmos com isso. A base Slackware melhorou muito desde entao. Para mim continua a ser a melhor distro do mundo. Longe de systemd, mantem o sistema magro e nao inchado.
a melhor distro do mundo deve ser arch
Apesar de adepto Arch, tenho que admitir que este não é para todos e que tem alguns aspetos menos positivos por ser ‘rolling release’.
Acho que Debian é melhor que todas as outras, embora não sendo também isenta de defeitos.
Não usa o systemd ? Tenho que ver isso do Slackware.
Uso Linux desde os tempos da pandemia, em que com tanto tempo disponível experimentei várias distribuições GNU/Linux. Fiquei-me pelo Mint, é tudo o que preciso! Até hoje nunca me falhou em nada, tenho sempre encontrado soluções para os desafios do dia-a-dia. Além do mais não foi difícil a transição (passei directamente do Win10) e não preciso de saber todos aqueles comandos que os utilizadores super-experimentados usam. Quisesse eu que o mundo descobrisse que há mais ferramentas além do Windows e macOS.
Ora aqui está um comentário que mostra que o Linux hoje em dia não é aquele bicho que muitos o pintam!
Tanto no PC fixo como no portátil, tenho o W10 e o Zorin OS 16 Pro. Utilizo, maioritariamente, este último. Faço tudo o que preciso. O W10, está de “reserva”.
Sim, para o utilizador comum, ter Windows, Linux ou macOS é uma questão de gosto
Pode é haver casos específicos de software que só corre numa determinada plataforma, mas tirando isso, qualquer coisa serve, até mesmo um telemóvel/tablet por vezes dá conta do recado!
Faz toda a diferença se o primeiro contato com o linux é atraves do Mint. Por isso sempre que sugiro a alguém o linux, indico esta distribuiçao. A melhor experiencia para a migraçao vindo do windows.
Em casa uso Linux Mint. No trabalho uso Windows.
Portatil: 1 Ubuntu, 1 Lubuntu, 1 Windows ( Portatil escolar que nunca foi ligado em 3 anos)
Desktops: 1 Lubunto, 1 Ubuntu
Rapberry Pi: 4 Rapberry Pi OS, 1 Retropie, 1 zxbaremulator, 1 LibreElec
ChomeOS laptop pessoal
W10 laptop profissional
Fiquei-me pelo outro…
Windows 11 PRO numa máquina top, não há nada que funcione mal.
E desta que o linux chega aos 10%
Windows 11 em casa essencialmente para jogar online e tenho na oficina um PC neste momento com Ubuntu Cinnamon embora seja mais fã do Linux Mint Cinnamon também. O próximo a experimentar vai ser Zorin…
OS VS OS puramente OS, nao ha duvidas que Linux bate o Windows. O que o Windows tem a mais sao os fabricantes de software que fazem muito mais para Windows e até para Mac do que para Linux. Vamos imaginar a Adobe por exemplo a fazer tambem para o Linux? ou a Microsoft a fazer o Office tambem para o Linux, como faz para o MAC? e os fabricantes de jogos idem… nas mesmas circunstancias com os mesmos softs, Linux bate o Windows mas de longe, relativamente ao MAC, que igualmente é estavel e robusto, mas é caro, enquanto que o Linux é FREE. Comparando exactamente o mesmo possivel de se comparar, nao ha duvidas, Linux bate Windows por larga margem e bate o MAC tambem, por menos margem. O resto são opiniões e gostos pessoais de cada pessoa!
Windows 10.
O 11 tem muitos problemas.
linux é o melhor SO ja inventado com toda a certesa muito versatil tanto em grafica quato em terminal. A internet é em grande maioria sustentada por servidores com sistemas Linux e outras soluções sob licença GPL
Andando para trás verifica-se que o Linux já teve melhores resultados nestas sondagens dos leitores do Pplware. Em 2021 só 60% escolheram o Windows e em 2016 foram 68%.