Atenção à Depressão Babet: Vento atinge o pico na hora do almoço
A depressão Babet chega esta terça-feira a Portugal continental. Segundo os especialistas, irá notar-se uma forte precipitação e também fortes rajadas de vento. A hora de almoço será crítica.
Segundo revela o IPMA, nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa. Estas depressões transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água.
Babet: Rajadas de vento podem atingir os 90 km/h
Hoje a passagem de uma superfície frontal fria associada à Depressão BABET (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas. Para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos pelo IPMA.
Em declarações à SIC Notícias, Mário Marques referiu que o vento vai atingir o "pico a partir da hora do almoço com rajadas que podem atingir os 90 km/h". Também a precipitação pode "ser particularmente intensa". O risco de inundações pode ser uma realidade.
Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos.
No final da semana, a precipitação acumulada em 5 dias, entre o dia 16 e o dia 20 inclusive, deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm. A temperatura do ar tem tendência a diminuir, em especial a partir do dia 19.
Este artigo tem mais de um ano
Agora virou moda nos dias em que chove e vem vento ddar nomes às coisas.. Inverno com chuva e vento mais nada.
Ainda na sexta veio pior e não houve tanto alarido
Dude…se avisam é porque avisam, se não avisam é porque deixam de avisar e são incompetentes…
Arre chatos…
+1
Se sempre foi assim temos que manter.
Não há espaço para mudança na sua opinião? É assim que se registam dados e informações para fazer estatísticas.
Altertas da proteção civil até agora zero… devem estar à espera de uma árvore cair em cima da cabeça de alguem.
Vc não deve ler as notícias porque se as lesse não diria parvoíces…
Estou a falar de alertas por sms ou cell broadcast, meu espertalhão.
e limpar o rabinho com agua de malva, não?
e para os que não têm telemovel? holofote “a la” batman?
Continuem a dizer que o aquecimento global e as suas consequências foi uma invenção. E na realidade foi. Uma invenção tão poderosa que consegue mandar casas pelos ares, submergi-las debaixo de água ou incendiar continentes inteiros.
Continuo a negar tudo porque sou comodista de mais para mudar os meus hábitos
Está a chover e é preciso tanto dilema?
Está na altura dela.
Chuvadas fortes sempre houve. Uns anos mais, outros anos menos. Tal como as secas no verão. Não é nada de novo.
A diferença é que em vez de alguns anos, agora é todos os anos, até mais que uma vez, depois de muitos meses sem chover e de incêndios enormes. E a origem está mais que estudada: medições de temperaturas em balões na alta estratosfera mostram valores constantes ao longo dos anos, enquanto que na troposfera, onde fica aprisionado o calor do efeito de estufa, os valores são sempre a subir.
Qual e o drama ? Vais mudar alguma coisa em relacao ao tempo ? As coisas podem estar um pouco descontroladas mas e assim a natureza. Curiosamente li uma noticia ha imenso tempo na altura que iam realziar-se os jogos olimpicos, nao recordo que pais. Mas que disseram que iam lancar uns acidos para as nuvens para que nao chovesse no evento dos jogos olimpicos. Se isso e verdade e possivel nao sei. Mas nao me admira nada que ja que estes FDP passam a vida a falar do ambiente, tenham feito alguma porcaria para isto ficar pior e assim terem argumentos suficientes para dizer a malta, estao a ver ? Vem ai o diluvio.
Pelo que descreves, vê-se logo moço novo, que se visse como era uns invernos e verões há 3 décadas atrás em que havia cheias constantes grandes incêndios e este tempo era perfeitamente normal e não era assim tão noticiado, agora, é um drama ambiental só porque sim…
O que há agora é muito cimento e alcatrão.
Cheias, chuvas e vento no inverno sempre existiu igual ou pior.
Venha a chuva e o vento. Já não era sem tempo. Queriam o verão toda a vida ?? Era bom…
Em 2005 corri meio Portugal em off road debaixo de condições bem piores durante 4 dias. O pessoal de agora é muito sensível. Fdx.
Por aqui a alegada tempestade chegou às 1ªs horas da madrugada. Que saudades:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrK5o8rDSW2WLxajVew
So e aborrecido para os gajos e gajas das motas.