Microsoft traz muitas novidades para o WSL, o Linux que está dentro do Windows 11
Desde que abraçou o Linux no Windows 10 que a Microsoft não para de trazer novidades para o WSL. Este subsistema está presente em todas as novas versões, abrindo as portas do Linux a todos. Agora, e como é normal, a Microsoft trouxe mais um lote de novidades importantes para o WSL: o Linux que corre dentro do Windows 11.
A existência de um Linux pronto a ser usado dentro do Windows é algo que muitos poderiam considerar impossível. Ainda assim, a Microsoft focou-se em criar esta solução e tornou-a acessível a todos os utilizadores, para poderem criar mais soluções nestes sistemas.
Agora, e no seguimento de outras melhorias que vêm sendo apresentadas, a Microsoft criou mais um lote de novidades que aplica agora. Estas querem melhorar a utilização e a estabilidade do WSL, para assim dar mais aos utilizadores.
Uma das primeiras mudanças está na gestão de memória do Linux e na forma como esta pode ser eliminada após ter sido usada. Ao mesmo tempo, há uma gestão mais aprimorada dos discos virtuais, que podem aumentar ou diminuir automaticamente, consoante a necessidade.
Outra alteração de peso está na rede, que pode agora replicar o que está no sistema da Microsoft. Todos os parâmetros de rede do Windows são espelhados no Linux e usados como padrão. Isso garantirá ao Linux ainda mais capacidades no campo da rede e do acesso a este sistema.
Uma mudança importante e que poderá ser usada de imediato está na própria firewall do Linux. Com esta nova versão, todas as regras presentes no Windows são replicadas no WSL e assim garantir a segurança do utilizador naturalmente.
Todas as novidades podem ser já testadas e a atualização fica disponível de forma independente do próprio Windows 11. Podem descarregar e instalar a atualização diretamente na PowerShell - com o comando: wsl –update; wsl –update –pre-release - ou descarregar diretamente da página do WSL no GitHub.
Este artigo tem mais de um ano
E assim que se mata a concorrecia…não?
Não!! O Linux não precisa do Windows.
Eu num PC antigo (12 anos) quando passei do W7 ao W10 passei a não ter suporte (pela Asus) das apps e controladores do brilho do ecrã e algumas outras coisas. Mas como funcionava bem no geral deixei estar assim. Com cada update pior; instalei à pouco o Mint e ….. wow!!! Funciona tudo, rápido (para o hardware…) e para o uso de ofimática / web, 5 estrelas. Melhorou muito tudo e a experiência.
instalei à pouco o Mint e…..também deves instalar uma gramática «há pouco» e não «à pouco»! Para que serve a informática se não para nos ajudar?!
Não preciso de Windows para nada. Tenho Linux que faz tudo que o Windows faz + os jogos de última geração, precisa é ter o hardware certo, tal como no sistema da Microsoft. Menos preocupação com infeções e menor consumo de recursos em particular de memória que chega a ser metade! E em termos de interface gráfica tem milhares de opções e até mais conseguidas que o W11! Tenho Windows 11 numa máquina mas raramente uso. Windows é para quem não ousa sair do ninho para aprender a voar!
Serio mesmo que o Linux faz tudo mesmo? Eu tenho os dois pelo ao menos. Alias, fui instalar o Zorin aqui tive tanto bugs que nenhum forum, nem a equipe da Flatpak resolveu ate agora. Da para instalar a Autodesk inteira, Cloud Adobe, Nuke e todos os softwares que tem no site da cgpersia ou cgpeers por exemplo? Tem a maioria dos jogos da steam? O windows (virus) so estara morto a medida que todos os softwares irao migrar para arquitetura ARM acredito.
Isso é o mesmo que esperares que software do Mac ou Linux corra no Windows.
Para o utilizador comum, o Linux chega e sobra e até acaba por ser mais seguro.
Foste logo instalar a pior distro 🙁
O pessoal quando se virar para linux tem de investigar melhor e escolher as distros certas. E uma dica pessoal, evitar distros que usem systemd.
Panos Panay abandonou a Microsoft e vai para a Amazon.
Tentei usar o linux, não tem o mesmo suporte do windows. Pra quem não é da área, é difícil. Agora, com o linux no windows já fica melhor. Tentei instalar no meu windows 11, mas sem uma interface gráfica fácil, não é pra mim. A tá, tem o virtualbox, usei e depois de um tempo dá problema tb. O bom é que é só apagar e instalar uma versão amis moderna, mas isso é um saco. Quero é o risc-v!
Mas podes ter interface gráfica, desde que as apps o suportem. Basta lançar a app depois de instalada.
https://pplware.sapo.pt/linux/o-linux-do-windows-10-ja-tem-disponivel-a-tao-esperada-interface-grafica/