Dica: Se tem um smartwatch com Wear OS não vai perder o seu smartphone Android
O impulso que a Google deu ao Wear OS mostra que os smartwatches vieram para ficar de forma permanente. Estes complementam o que os smartphones oferecem e em alguns casos até os conseguem substituir. Algo que o Wear OS garante aos utilizadores é que não perdem o smartphone, mas curiosamente isso tem de ser ativado. Descubra assim como o fazer.
O mercado dos smartwatches tem cada vez mais propostas, com marcas como a Xiaomi ou a Honor a apostarem forte neste campo. Outras marcas, como a Apple, a Samsung ou a Huawei também têm as suas propostas, firmadas e com provas dadas, sendo uma constante no pulso dos utilizadores.
Ativar o modo de programador no Wear OS do smartwatch
Algo que o Wear OS parece não ter disponível nativamente é o normal alerta quando o smartwatch e o smartphone se desligam. Esta é uma funcionalidade útil, para evitar que um destes elementos se perca. No entanto, esta existe e é simples de ativar.
Em primeiro lugar temos de ativar as Opções de programador. Tal como acontece com o Android, devem navegar para as Definições e depois escolher a opção Acerca do relógio. Aqui dentro devem entrar em Informações de software e depois procurar a Versão software. Toquem ali repetidamente até que este modo fique ativo no smartwatch.
Notificar se o smartphone Android se perder do relógio
Com o modo de programador ativo, devem agora voltar ao início das Definições e procurar o novo modo ali presente. As opções de programador do Wear OS dão acesso a várias opções, pelo que devem ativar a chamada Vibrar ao alterar conetividade.
A partir desse momento, e sempre que o smartwatch se desligar (ou ligar) do smartphone, o primeiro irá vibrar e alertar o utilizador. Desta forma simples, o utilizador perceberá que o seu relógio com Wear OS não está próximo do telefone, indicando que o segundo ficou para trás, seja esquecido ou perdido.
Não se entende porque a Google não implementou esta funcionalidade naturalmente como outras marcas e outros sistemas o fizeram. Esta está presente, devendo apenas ser ativada e colocara a funcionar para mostrar a sua utilidade e assim ajudar quem usa o smartwatch com Wear OS a não perder o smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
O simples e já velhinho Amazfit Bip já faz isso nativamente!! Aliás vejo equipamentos muito mais potentes e actuais, que não têem essa funcionalidade. E essa é, para mim, uma característica imprescindível num futuro Smartwatch que venha a ter!!
Estranho! O meu Samsung Watch 4 faz isso nativamente. Não tive que activar rigorosamente nada
O meu também
O Amazfit GTR tem isso?