Missão espacial indiana Chandrayaan-3 cumpre com sucesso a alunagem
A missão espacial indiana, Chandrayaan-3, concluiu com sucesso o pouso no polo sul da Lua. Este é um marco importante e coloca o país asiático no restrito grupo de países que chegaram ao satélite natural da Terra.
A corrida à Lua está novamente ao rubro. As missões tripuladas ao satélite natural da Terra estão a ser preparadas ao mais ínfimo pormenor e espera-se que em 2025 a missão Artemis consiga voltar a colocar pessoas na Lua. A Rússia, ainda há poucos dias, tentou a sua sorte de tentar colocar a sonda Luna-25 em solo lunar, mas sem sucesso, uma vez que falhou a órbita.
Mas, na história, não existem muitos países a conseguir alcançar a Lua. Os Estados Unidos, a antiga União Soviética e China eram os únicos que tinham conseguido alunar. Agora está-se a escrever uma nova história e a colocar a Índia na corrida espacial.
"Chandrayaan-3 aterrou com sucesso na Lua", anunciou a Organização de Investigação Espacial Indiana.
Além deste poremenor, há ainda outro talvez mais importante. O Polo Sul da Lua ainda não tinha sido alcançado em nenhuma destas missões terrestres, sendo uma região ainda por explorar.
A missão Chandrayaan-3 foi lançada em julho e orbitou a Terra várias vezes para ganhar a velocidade necessária antes de seguir até à superfície lunar.
Acredita-se na comunidade científica que esta região pode ter reservas vitais de água congelada. A missão não tripulada conta com um robô de exploração da superfície lunar.
Este artigo tem mais de um ano
Clap, clap, clap!
E passaram a perna aos russos, que andaram a acelerar para chegar dois dias antes, para ser os primeiros, mas borregaram. E a publicidade que fizeram! Da Chandrayaan-3 ninguém ouvia falar – o que é prudente, não embandeirar em arco antes de ser bem sucedido.
E a de Portugal, sabes se já pousou?
Vê no site da Agência Espacial Portuguesa.
https://ptspace.pt/pt/home/
MT bem Índia, bom trabalho,
Rússia só propaganda, mentiras, álcool e Corrupção.
E um país onde ainda ha tanta miséria preocupa-se em pousar uma nave na lua ?
Não te preocupes que dentro de pouco anos serão a próxima China
Não mesmo.. A Índia ainda tem muitos problemas profundos e culturais, que tem de ultrapassar para se conseguir organizar e tentar ter um crescimento robusto como a China teve nas últimas décadas. Na Índia nasces numa família que limpa casas de banho, já sabes que o teu futuro será igual. Não há como sair da casta.
Não percebeste o meu angulo.
Concordo com tudo o que dizes, mas o meu ponto é que anos atrás a China era exatamente igual, mas com a passagem do conhecimento e mão de obra para lá, a China acabou por se desenvolver naquilo que é hoje, o que faz com que seja cada vez mais caro produção em China.
Uma alternativa será deslocar as coisas para a India, onde possivelmente o ciclo se vai repetir tornando a India na próxima China
Nem mais….mas o país em si nao e pobre. O problema é que a riqueza está de um lado só e o outro nao tem nada mesmo.
Indiano com dinheiro e rico logo
Viram um cartoon pousar na lua e todos aplaudiram em êxtase.
Nem as naves não tripuladas escapam à teoria da conspiração? 😉
Não eram só as naves tripuladas das seis missões Apollo, que levaram 12 astronautas dos EUA a pisar o solo lunar?
Olha que agora foi a nave russa (que se não se tivesse despenhado tinha pousado) e a indiana. Está tudo a mentir e a ser manipulado pelos EUA?
Não digas que nem um NS-4 foi para fazer do galinheiro um stand com esplanada e vender thali, chamuças, caril e suco de côco à malta da Space Force e Federação Galáctica…
As naves tripuladas levaram cães e chimpanzés. Morreram todos.
Nunca ninguém mentiu. Eles fazem filmes. Podiam ser melhores mas aí não tinha tanta graça e percebia-se logo que era fake. Desta forma põem um cartoon a pousar noutro cartoon e só assim é que é credível 😀
Tem calma que eles levaram uma camera 360. Devem ligá-la amanhã.
Por que é a partir da pesquisa e do descobrimento que novas tecnologias são descobertas e disseminadas para uso civil, inclusive para mitigação da miséria e da pobreza.