VinFast é agora a quarta fabricante automóvel mais valiosa do mundo
O novo paradigma dos veículos elétricos está a mudar o panorama tradicional. Os poderosos grupos de marcas automóveis que noutros tempos lideravam o mercado, começam a ver o mercado asiático a tomar a dianteira. Não se admire se em breve o seu carro "de sonho" for um VinFast!
Antes de tudo o resto, quem é a VinFast?
Estamos a falar de uma empresa do Vietname fundada em 2017 pelo grupo Vingroup. A VinFast projetou os seus modelos de automóveis com a ajuda de grandes nomes e marcas, entre eles a Pininfarina ou a BMW.
A empresa tinha como principal objetivo o desenvolvimento e fabrico de motos e carros elétricos, mas depressa deu o salto após vários acordos com grandes nomes do mercado automóvel e tecnológico.
Em 2018, depois de ter contratado parceiros europeus de design, engenharia e tecnologia de produção, apresentou os dois primeiros veículos, no salão do automóvel de Paris no outono desse ano. As estrelas da empresa no show automóvel foram os térmicos LUX SA2.0 e o LUX A2.0, projetados por Pininfarina.
Posteriormente, a marca estabeleceu acordos com empresas como a Chevrolet para a construção no Vietname de um carro pequeno global totalmente novo, elétrico, licenciado pela GM para ser vendido sob o nome VinFast.
Além disso, a empresa também assinou contratos com a Siemens Vietname, para o fornecimento de tecnologia e componentes dedicados ao fabrico de autocarros elétricos nos países do Sudeste Asiático.
Marca está atrás apenas de marcas como Tesla, Toyota e BYD
Já este mês, a startup vietnamita de VE entrou na bolsa de valores através da fusão com uma empresa de angariação de capitais para investimento.
Agora, após a venda inicial das ações por cerca de 13 dólares (12 euros), a avaliação da empresa disparou para mais de 85 mil milhões de dólares (78 mil milhões de euros), com o preço das ações a subir mais de 270%.
Segundo informações, após a venda, a VinFast é agora o quarto fabricante de automóveis mais valioso do mundo, atrás da Tesla, da Toyota e do fabricante de automóveis chinês BYD.
De facto, a empresa vale agora mais do que o valor de mercado da Ford e da GM em conjunto.
A mesma fonte avança que o elevado preço das ações pode ser temporário. De acordo com o site, 99% da empresa continua fechada sob o controlo de Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietname e fundador da VinFast. Isto deixou "um pequeno número de ações disponíveis para negociação".
Mais uma marca de carros elétricos que tem o "sonho americano" no pensamento e a Europa no olhar.
Este artigo tem mais de um ano
Qq borra-botas com acesso a créditos de carbono fica logo entre as mais valiosas. Looolooolool
+1
Acesso ? Então como se faz isso ? Também quero.
O Yamahia é menino para fazer já uma coisa dessas aqui no burgo. É um entendido no mercado automóvel e só me admira ainda não ser o Henry Ford aqui do sítio.
85 mil milhões…
Não sou economista, mas…
Se eu criar uma empresa de 1.000.000 euros, colocá-la em bolsa (num país com poucos requisitos para cotar uma empresa em bolsa) , vender apenas 10.000 ações ao preço de 1 euro, ficar com os restantes 99% da empresa e no dia a seguir essas mesmas ações que alguém comprou a 1 euro serem vendidas a 100 euros, quer dizer que a empresa agora vale 100.000.000 euros? Hummmm
Para que a empresa seja cotada em bolsa, todas as ações têm que estar em bolsa…
Aliás o que não falta são ações a serem vendidas a preços diferentes da média.
Sim, mas o homem tem 99% da empresa. Como pode ser?
Mais um exemplo de Ponzi scheme. Quando estes castelos the cartas caírem. Nao chorem.
Parece mesmo aqueles nomes chinocas que se vendem no Aliexpress
Não desdenhes dos chinocas, usas muitos produtos feitos por eles….se os Viets estabelecem acordos com a Chevrolet e a Siemens … ou andam todos a dormir?
WeWork again? lol
Scam!
Mais uma bolha especulativa como a Tesla.
Ou como a Toyota. Lol
Com esse nome, mais parece que o Vin Diesel arranjou uma marca onde fundiu o seu nome com a série de filmes de “Fast and Furious”. VinFast, fica bem chunga, mas se vir isso por aqui vai ser cómico.