Carros elétricos existem desde 1884 e poderiam ser o carro de eleição hoje em dia
Os carros elétricos são a solução largamente apontada como ideal para a redução das emissões que resultam do transporte terrestre. Ora, apesar de estarem a ser manchete, em 2023, a verdade é que já existem há muitos, muitos anos. Aliás, poderiam ser, hoje, a regra no transporte.
O carro movido a gasóleo e gasolina foi adotado, massivamente, sendo hoje em dia a regra. Aliás, há quem não preveja fazer a troca para um elétrico, conforme tem sido incentivado, por ver nos primeiros um conforto e segurança a vários níveis.
Contudo, sabia que, em 1880, os carros elétricos estavam à frente nesta corrida da mobilidade?
A questão foi confirmada pelo Polígrafo: os primórdios dos anos 1880 testemunharam os testes de um conceito de veículo movido a bateria, em países como a Hungria, Países Baixos e os Estados Unidos da América (EUA).
Segundo a Energy Saving Trust, uma organização britânica dedicada a promover a eficiência energética, o primeiro protótipo de um carro elétrico foi desenvolvido pelo inventor britânico Thomas Parker, responsável pela eletrificação do Metro de Londres, em Wolverhampton.
Esse trabalho de Thomas Parker levou a que, quatro anos depois, fosse construído o primeiro carro elétrico real, com a assinatura do engenheiro alemão Andreas Flocken. O primeiro carro elétrico chegou aos EUA pela mão de William Morrison, um químico que vivia em Des Moines, Iowa, em 1890.
O sucesso dos carros movidos a bateria foi aumentando e, no início de 1900, os elétricos já eram um terço de todos os veículos nas estradas dos EUA.
Aquando da ascensão dos carros movidos a bateria, surgiu o carro movido a gasolina. Contudo, o interesse por esta alternativa não foi significativo, pois os elétricos eram mais silenciosos, mais fáceis de manobrar e não emitiam fumo.
Na altura, a procura pelos elétricos crescia de tal forma sustentada que as fabricantes queriam melhorá-los, explorando novas tecnologias.
Elétricos perderam para os carros movidos a gasolina
A loucura pelos elétricos foi travada por Henry Ford, algures em 1908, com a apresentação do Modelo T e a sua produção em massa. O conceito explodiu em popularidade, tornou-se mais acessível e ultrapassou o carro elétrico, que era, já na altura, mais dispendioso.
O Polígrafo explicou que a melhoria das infraestruturas rodoviárias, bem como o baixo custo da gasolina, motivaram o declínio dos elétricos, que desapareceriam, em 1935, voltando a ser falados algures entre os anos 60 e 70.
Este artigo tem mais de um ano
139 anos depois o carro elétrico ainda não é a solução.
Não é porque num erro tremendo optámos pelo caminho mais fácil de ganhar dinheiro, perfurando poços para extrair uma porcaria de tal forma prejudicial à vida que a própria natureza se encarregou de a esconder bem fundo. Toda a sociedade se direcionou para os combustíveis fósseis e consequentemente estamos muito mais atrasados tecnologicamente do que poderiamos estar. E nem temos actualmente de facto infra-estruturas em número suficiente para substituir todos os veículos com MCI por VE.
É a solução logo que haja guito para o pagar e para o botar à carga em casa.
Depende, não vou dizer que é para todos, para mim serve.
Isso, não é solução para quem não consegue carregar em casa, quem não conseguir ter um espaço para o carregar, terá de ficar pelos combustíveis sintéticos
Mais depressa ficam pelos convencionais do que pelos sintéticos, já que não têm condições de ter um ponto de carga….
Referia me a estes
https://www.repsol.pt/sala-imprensa/2023/a-repsol-lanca-combustivel-100–renovavel-em-tres-estacoes-de-se/
Ou estes
https://www.publico.pt/2023/03/23/azul/perguntaserespostas/sao-combustiveis-sinteticos-podem-ajudar-tornar-carros-livres-co2-2043416
Eu referia me aos sintéticos, a preços absurdos.
Biodiesel aos anos que isso existe, eu já usei a 100% num Opel corsa que tive, no início dos anos 2000.
Do meu ponto de vista também não é solução. Mas não é solução devido às baterias, demoram muito tempo a carregar, viciam em poucos anos, e o custo de substituição é extremamente caro. Tem-se falado em carros eléctricos a hidrogénio, poderia ser mais eficiente que as baterias relativamente ao impacto ambiental, não sendo necessário escavar minas para obter o lítio, se bem que hoje em dia muito do hidrogénio que se produz é derivado do petróleo.
Deve estar agora nos anos 90, porque baterias que viciavam já não se fabricam desde essa altura.
Carros a hidrogénio também usam baterias, entre outros equipamentos como a pilha de combustível e até os tanque que degradam (e não viciar), além disso nao sao mais eficientes, antes pelo contrário, só são 3 a 5x menos eficientes, e como tal também são mais poluentes, usam mais recursos e mais energia.
Pois não, mas usam lítio na mesma e tem de escavar outras minas como platina, iridio, cobalto, entre outros.
Vocês estão tão formatamos que já só veem minas quando são de lítio, todo o resto cai do céu.
Enfim.
Bem verdadeiro. Por curiosidade tenho visto em feeds de instagram imensas fotografias antigas de pessoas a ligarem os calhambeques da altura à electricidade para receberem carga. Senhoras, inclusive.
Trotinetes electricas, já existiam em Paris, bastantes, em 1930, por exemplo. Estivemos quase 100 anos parados no tempo por causa da nossa dependência dos combustíveis fósseis.
Pois os italianos até vão obrigá-las a ter seguro para proteger o mercado dos carros e dos combustíveis.
Os carros eléctricos era a eleição do público feminino, pois na altura os carros a gasolina para além de barulhentoa e mal cheirosos eram difíceis de operar, só o processo de os por a trabalhar matava pessoas, curiosamente o que fez com que o motor a combustão ser aceite pelo público feminino foi a introdução do motor de arranque. Tirou a maior barreira que havia…
Exacto, os homens gostavam de dar carros eléctricos às esposas que era para elas não se afastarem muito.
Não foram solução no passado nem são agora. O futuro são as células de energia. Hidrogénio.
Qual é a diferença ? a eletricidade está barata demais ?
Olhe que as primeiras células de combustível foram inventadas 1842, têm sido usadas desde então em várias aplicações, inclusive num veiculo em 1966 pela GM, dezenas de outros protótipos até lançamento no mercado de vários modelos nos anos 2000.
Correção, têm sido usadas desde os anos 60.
Tem de compreender que o hidrogénio é energeticamente ineficiente para carros (só se algo mudar muito) – procure por fontes fidedignas (não permitem links aqui – Youtube – Real Engineering – The Truth about Hydrogen).
E algo muito importante: ainda estamos numa fase inicial dos carros eléctricos – as baterias irão evoluir bastante (falta saber em quanto tempo).
É menos eficiente, por isso precisa de um tanque maior que um tanque de gasoleo, por exemplo. Mas por algum motivo as marcas japonesas nao estão a apostar forte nos elétricos como as restantes marcas
Não estão ? No seu planeta está em que ano? Toyota virou o foco para eléctricos, a honda também, a Mazda parece ser a única que ainda se segura.
Qualquer marca que tenha um projecto de hidrogénio em paralelo não está focada em elétricos.
De qualquer forma estamos na última década em que existe marcas japonesas no mundo automóvel. Talvez a Honda se safe pois tem o resto do grupo, mas o resto já era.
Mas a culpa foi do Japão. Eles têm acesso fácil a hidrogénio então o governo obrigou os fabricantes a ir por esse caminho, mas correu mal…
Já agora hidrogénio eficiência de 30% ou 40%, eletrico com bateria 80% a 90%… É significativo…
Neste momento a toyota já está, tal como a honda, os primeiros até já anunciam que vão ter baterias com 1200 kms de autonomia.
Por acaso é bem menos, cerca de 22% de eficiência.
Que produzem electricidade.
Obviamente os motores a combustão não serão o futuro e nem já deviam ser o presente, e hoje ainda duram devido á letargia tecnológica a que durante principalmente as últimas três decadas os maiores construtores automóveis mundiais subjugaram esta indústria, sendo que agora muitos nesta indústria vão pagar caro essa letargia/comodismo, ao desaparecem ou ficarem com dimensões muito mais reduzidas, esmagados por novas empresas do ramo, principalmente de origem chinesa, sem falar na óbvia Tesla,a qual estará no futuro próximo para a indústria automóvel como a Apple está para a indústria de telemóveis.
Carroçaras e cavalos existem a séculos e poderiam ser o carro de eleição hoje em dia? lol
Realmente faz-se cada comparação, mas alguma o BEV foi opção antes do desenvolvimento da bateria de iões de lítio, e só depois da queda de preços dos últimos anos.
Tanto foi que o texto assim o refere.
Há pessoas que não existem.
Isso deve ser para si, porque não lê o texto ?
“Contudo, o interesse por esta alternativa não foi significativo, pois os elétricos eram mais silenciosos, mais fáceis de manobrar e não emitiam fumo.
Na altura, a procura pelos elétricos crescia de tal forma sustentada que as fabricantes queriam melhorá-los, explorando novas tecnologias.”
Respeitinho, está bem?
Primeiro tenta ofender os outros e agora pede respeito ? LOOOOOOOOOOOOL
Bla,Bla,Bla,Bla,
Se já andam desde 1884 a quererem vingar no mercado e até agora não demonstraram viabilidade sustentável o que é isso?
Já dizia Einstein: Fazer todos os dias a mesma coisa a espera de resultados diferentes é pura insanidade.
É apenas mais um momento de transição para outras formas que se desenvolverão.
Continuo com esperança na descoberta de mais evolução no hidrogênio.
Qual a diferença ? São eléctricos na mesma, só que menos sustentáveis, e já agora, é uma tecnologia ainda mais velha.