Antutu também já chegou aos carros para avaliar a sua prestação e desempenho
Todos conhecem a Antutu e os seus testes para avaliar os smartphones e outros dispositivos. Esta empresa resolveu alargar a sua oferta e agora tem mais uma bateria de testes. Quer avaliar os carros e os seus sistemas, para eleger os que têm melhor desempenho.
Apesar de ter estado envolta em alguns problemas e questões sobre os seus testes, a Antutu é tida como sendo fidedigna e confiável. O seu foco é nos smartphones, independentemente do sistema e do hardware e das plataformas avaliadas.
Agora, e depois de muitas evoluções e melhorias, a Antutu resolveu alargar a sua oferta no campo dos testes. Quer olhar para os sistemas de entretenimento dos carros, para avaliar a sua prestação, de forma igual e sem depender do software presente.
O AnTuTu Benchmark Auto servirá como uma avaliação comparativa projetada especificamente para sistemas de entretenimento em automóveis. Este será usado independentemente sejam a combustão, híbridos ou elétricos.
Os novos testes vão ser executados sequencialmente no ecrã do carro, nos seus sistemas de áudio e outras características. Tal como nos testes atuais, estes vão ser relacionados com este tipo de sistemas digitais para carros inteligentes.
A AnTuTu revelou que era uma questão de tempo para adaptar os seus benchmarks aos carros, e esta é uma situação semelhante à dos smartphones. A diferença é que irá avaliar todos os sistemas nucleares dos carros que forem submetidos aos testes.
Apesar de estar ainda em testes beta nos carros BYD na China, a verdade é que poderá ter ainda muito para evoluir. Os sistemas nestes carros normalmente são proprietários das marcas e a Antutu terá de adaptar os testes a cada um dos fabricantes. Ainda assim, é um passo importante para padronizar este tipo de avaliações.
Este artigo tem mais de um ano
fantástico, vou começar a ver bench’s antes de comprar carro, surreal…
Surreal porquê?
Comprei um Peugeot a diesel em que o processador era lento como tudo…
E pior: para atualizar a firmware era necessário estar com o motor ligado pelo que fiquei 1:20min a queimar gasóleo.
Não sei o que é mais surreal se os carros cada vez mais carregados de eletrônica que até dá para ver resultados de desempenho, ou a tua história de teres estado a efetuar uma actualização com motor a trabalhar hora e meia…
Existem vídeos no Youtube de pessoal que aproveitam e vão com o carro pela estrada enquanto este está a atualizar para não ficarem parados… (mas ficam sem climatização, radio, sensores de estacionamento, câmara traseira e outros sistemas do carro).
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=mJEIRxyEWho
Para além disso, há que compreender a introdução da eletrónica no carro:
– Antigamente, nos sistemas analógicos para se fazer alterações aos veículos era necessário eles pararem e serem afinados. E para serem afinados demorava tempo, consumia recursos – porque é preciso alguém fazer essa alteração – e era uma afinação que só servia para aquelas condições pois se mudasse alguma coisa tinha que se fazer alterações manuais novamente.
Imagina que afinaste o teu carro para uma mistura de ar-combustível de 14:1 e vais no teu machimbombo todo contente pela AE até que começas a subir… e a subir… sabes o que acontece à mistura ar-combustível?
Pois é, o ar começa a ser menos denso e começas a perder potência no motor – que é o que acontece em muitos carros antigos sem eletrónica. A solução era aumentar o rácio de ar-combustível mas para isso terias que parar no meio da estrada e afinar o carro novamente, para percorreres alguns km em altitude.
Então com o advento da tecnologia começaram a introduzir estes sistemas eletrónicos no carro que faziam a gestão de vários componentes por ti e que nem sequer dás conta que eles existem e na falta que fazem.
Com a facilidade de alteração em tempo real das condições do motor os governos começaram a impor a tecnologia para que as emissões poluentes sejam também elas controladas eletronicamente e para aumentar a eficiência dos mesmos. Por isso é que hoje em dia tens tecnologia como pedais eletrónicos, pois o carro consegue processar que aquele milímetro que carregaste a mais no pedal, afinal não é para andar mais depressa e injetar mais combustível, poupando dinheiro em combustível e o ambiente nas emissões.
Aqui a tecnologia é fundamental para os veículos a combustão apesar do saudosismo dos sistemas analógicos. Aliás, consegues passar em segundos o motor do carro do modo económico para um modo de corrida – coisa que demorava vários dias numa oficina antigamente – e que dão ao condutor aquilo que ele quer.
Mas também sei que existe tecnologia nos veículos que não serve para nada, como câmaras em vez de retrovisores, onde por exemplo que gastam mais em consumo energético do que reduz pela resistência do ar – entre outros sistemas – mas colocar toda a tecnologia no mesmo saco é demasiado redutor.
Há séculos que se fazem comparativos de carros.
pois lá está comparativos no seu todo para o proposito para o qual vai servir, mas com as modernices, agora também podes ver o desempenho do processamento do hardware quando não tiveres nada que fazer…