Infoentretenimento dos carros é inútil? Condutores acham que sim (cada vez mais)
Apesar de toda a inovação automóvel, de carros com design mais arrojado e mais tecnológicos, dados da JD Power recolhidos junto de proprietários de carros revelam que há um declínio consecutivo na satisfação dos condutores. O infoentretenimento dos carros é o principal culpado para esta insatisfação.
Demasiada tecnologia inútil nos carros?
Os sistemas de infoentretenimento dos carros modernos estão cada vez mais robustos, mas também complexos e recheados de funcionalidades que a maioria dos condutores não utiliza... Além de terem de perder muito tempo a aprender a funcionar com eles para chegarem a opções que, em carros menos evoluídos tecnologicamente, eram de acesso mais intuitivo.
De acordo com um estudo da JD Power intitulado de Automotive Performance, Execution and Layout (APEAL), a satisfação geral entre os proprietários de automóveis é de 845 (numa escala de 1.000 pontos), uma queda de dois pontos em relação ao ano anterior e três pontos a menos do que em 2021.
Um dado curioso é que, à medida que a venda de carros mais evoluídos tecnologicamente aumenta, há mais consumidores a optar por não usar os controlos de infoentretenimento nativos dos seus carros. Apenas 56% dos proprietários preferem usar o sistema integrado dos seus veículos para reproduzir áudio, abaixo dos 70% em 2020. Menos da metade dos proprietários disse que gosta de usar os controles nativos do carro para navegação, reconhecimento de voz ou para fazer ligações.
Parece ainda que a maioria das pessoas prefere usar sistemas de espelhamento de smartphones como Apple CarPlay e Android Auto. Outras pesquisas indicam mesmo que as pessoas preferem interagir com as apps dos seus telefones do que qualquer serviço inventado pela empresa que fez o carro.
Estas conclusões são ainda reforçadas pelo facto de que os utilizadores de carros com Android Automotive integrado, deram maior pontuação à categoria de infoentertenimento, do que aqueles sem o serviço da Google, principalmente os que têm Google Automotive Services (GAS) integrado.
"O declínio em anos consecutivos pode parecer pequeno, mas é um indicador de que problemas maiores podem estar a surgir" disse Frank Hanley, diretor sénior de benchmarking automóvel da J.D. Power. "Embora inovações como bases de carregamento, aplicações para veículos e recursos avançados de áudio devam aprimorar a experiência do proprietário, esse não é o caso quando ocorrem problemas. Essa trajetória descendente de satisfação deve ser um sinal de alerta para os fabricantes de que eles precisam entender melhor o que os proprietários realmente desejam nos seus novos veículos".
De notar que o design dos carros também foi um dos fatores avaliados que mereceu uma menor pontuação face ao ano anterior.
Este artigo tem mais de um ano
É possível usar Youtube com vídeo no Android Auto, eu tenho e não tenho razão de queixa 😛
E é youtube premium? Se não mais valia ouvir as publicidades da rádio
Por isso é que há cada vez mais acidentes.
As pessoas estão é fartas dos preços exorbitantes que pedem por um carro… isso sim!
Acho uma barbaridade colocar sistema Infoentretenimento sejam eles de que polegadas forem, capazes de tudo e mais alguma coisa, onde as pessoas distraem-se com o mesmo e multas 0! Considero estes sistema equivalentes ao uso de tele móvel a conduzir !!!
Custom é a pior coisa que existe no mundo automóvel. Basta um droid auto ou car play e o telemóvel faz o resto.
Basta um carrito básico que ande, um pioneer (ou outra marca) com waze e Spotify e já está.
+1
Se ao menos viesse com manual para emparelhar o tlm com o bluetooth. Com os atrasados mentais que continuo a ver com o tlm encostado na orelha com altas bombas.
verdade
Muito bom para acidentes e distrações. Não vejo utilidade alguma para além do normal rádio e de GPS (e mesmo assim o telemóvel serve bem este propósito, com suporte adequado). Mais uma forma de enterrar uns euros…
CarPlay chega para mim e raramente uso o do carro.
Só preciso que o carro tenho um bom sistema de som e bluetooth para streaming/chamadas.
Tudo o que é em excesso, atrapaha e aborrece.
Botões…
É porque não têm um tesla, senão já não achavam inútil.
É tao inútil quanto perigoso. Na Alemanha estudou-se recentemente o aumento de mortalidade automóvel e foi possível concluir que uma parte considerável desse aumento era relacionada com o uso das tecnologias de entretenimento abordo do automóvel. O restante era relacionado com o uso de telemóvel.
Anseio pelo dia em que possa comprar um carro novo sem essa tralha para justificar o aumento do preço do carro. Boa construção, bons interiores e um bom motor é tudo o que peço. Os interiores são medíocres por norma desde há muito , a construção no geral está a acompanhar e qualquer já não há motores que valham.
O meu Micra só tem GPS e rádio e chega perfeitamente. Qualquer outra coisa também tem o Android Auto (que nunca usei). O mais ridículo é ter Wi-Fi que também nunca usei.
Gostava que tivesse mais estatísticas de consumos e viagens mas isso já é o meu gosto pessoal.
Não tenho problemas com o infotainment.
Tenho problemas é com funções básicas que estavam a distância de 1 click sem sequer ser necessário olhar, refiro me por exemplo ao AC.
Desembaciar os vidros traseiros e dianteiros era só um toque!!
Não dás o nome pq andas a fazer o q não deves no carro
:):)
Gastas 15 euritos no ebay, metes um mp3 para extensão do auto rádio e enfias uma pen cheia de música country para viajar. Não precisas de mais. E se no banco de trás os miúdos chatearem, penduras um tablet nas costas do banco e metes uns filmes. Quem vai ficar mesmo chateado são os concessionários que gostam de te esfolar e sacar-te fortunas por uns gadgets inúteis.
Eu não tenho razões de queixa do meu…
Tem mapas do google maps com informação de transito e pontos de carregamento no mapa, faz sincronismo com os mp3 no meu telefone assim como posso chamar o google assistant com o botão no volante.
Tenho o rádio acima do tablier, portanto, não preciso de desviar o olhar da estrada. Usei Android Auto e uso Carplay quando preciso sem atropelar ninguém.
O problema pior em certas construtoras foi a implementação dos comandos do AC nos infotainment. Se nuns puseram as funções no ecrã à mão de semear (a BMW implementou bem o AC no iDrive), noutros como a PSA foram esconder os comandos todos num submenu. Isso sim, é bem perigoso.
Problemas do 1 mundo
Há carros p.ex. o Megane 100% elétrico que trazem varias aplicações de raiz no enanto, simplesmente não funcionam, é o caso de aplicações para se ouvir música streaming. dado que o sistema <google do carro não está ligado à internet. A ligação que já vem de fabrica de internet é apenas para fazer atualizações de software e enviar informações da viatura para a fábrica. Não ligo o Androyd Auto porque não gosto e, já que o carro traz de raiz o sistema Google deveriam todas as aplicações funcionar na íntegra. Quanto ao sistema de infoentretenimento para mim foi uma desilusão…
Fabricantes: não use telemóvel durante a condução para não se distrair
Também fabricantes: distraia-se com este ‘ipad’ gigante espetado no meio do tabliet que faz tudo e mais alguma coisa.
Uso o Android Auto diariamente e estou contente (quem tem carplay que é equivalente sentirá o mesmo). Temos as nossas coisas acessíveis por comandos de voz e podemos usar aquelas duas ou 3 apps que temos no telemóvel: Waze, spotify, podcasts. Os do carro não uso…