Homebrew: O gestor de pacotes que faltava no macOS
O Homebrew é um gestor de pacotes para o macOS ao estilo dos que existem para Linux. Com este gestor pode facilmente instalar ferramentas úteis no seu macOS. Saiba como instalar este utilitário.
Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o terminal. No macOS, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux. Há comandos que simplesmente não estão disponíveis, mas isso resolve-se facilmente com o gestor de pacotes Homebrew.
Como instalar o Homebrew no seu macOS?
A instalação do Homebrew em qualquer versão do macOS é uma tarefa relativamente simples. Para tal basta que abra a linha de comandos e execute o seguinte comando:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)" |
Depois de instalado, o utilizador facilmente pode instalar ferramentas no terminal e não só. Toda a documentação desta ferramenta está disponível aqui.
Instalar apps com o Homebrew
Para instalar um desses pacotes, basta usar o comando brew install. Por exemplo, para instalar o sshuttle basta que executem o comando brew install sshuttle.
No caso de instalarem outras ferramentas, e não conhecerem a sintaxe de utilização, podem sempre aceder ao manual da mesma usando o comando man (ex: man nmap). Relativamente ao Homebrew podem usar o comando brew help para saber como o podem usar.
Com o comando brew list podem aceder à lista de pacotes disponíveis. Obviamente, que atualizando os repositórios, podem instalar outras apps.
Podem também usar o perfil do Homebrew no Terminal.
Para outras operações, ao nível do gestor de pacotes brew, podem sempre consultar a documentação oficial aqui. Experimentem e qualquer dúvida ou questão deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
“Que faltava”?? Tem mais de 10 anos!!
sim, mas nao é nesse sentido 🙂 Faltava no sentido quando compras um mac e ainda não tem. Tens de instalar 🙂
Se não vem instalado quando compras secalhar é porque não faltava. Faz-te falta a ti como a outro utilizador faz falta o Final Cut Pro e poderia dizer ‘o editor de vídeo que faltava’. Não faltava, o propósito de um sistema operativo não inclui incluir tudo
+1
Da saga: “Queria? já não quer?”, eis que chega agora o “Faltava? já não falta?”
Tive alguns macs e nunca instalei o homebrew e ele estava sempre lá. Por isso nunca me faltou!
Acho que para melhorar este artigo, seria bastante útil darem exemplos práticos do que um utilizador comum consegue fazer com o Homebrew.
Homebreu não entra no meu Mac. Não é preciso para NADA.
*Homebrew