Animação da NASA ilustra todo o CO2 emitido pela humanidade em 2021
A NASA parece ser fã de animações. De facto, são uma forma visualmente simples de mostrar o impacto da passagem do tempo. Desta vez, criou uma que ilustra todo o CO2 emitido pela humanidade, em 2021.
Numa publicação, a NASA começa por alertar que "o dióxido de carbono é o gás com efeito de estufa mais prevalecente na provocação das alterações climáticas globais". Do tanto de avisos que foram chegando, sabemo-lo, e sabemos que a nossa atividade resulta numa extrapolação daquilo que seriam mudanças naturais do clima.
Ainda assim, a NASA clarifica que o aumento de CO2 na atmosfera "seria ainda mais rápido sem os poços de carbono terrestres e oceânicos, que absorvem, coletivamente, cerca de metade das emissões humanas, todos os anos".
Através de técnicas avançadas de modelação informática, o Global Modeling and Assimilation Office da NASA separou as fontes das emissões dos poços, por forma a ilustrar de onde vem e para onde se dirige o CO2. À primeira vista, as imagens parecem mostrar uma enorme tempestade de areia a circular pelo planeta. Contudo, ilustram, na verdade, a distribuição do dióxido de carbono pelas várias áreas do globo, em 2021.
A publicação conta com diferentes animações que mostram a evolução, em várias regiões do planeta: América do Norte e do Sul, Ásia e Austrália, e Europa, Médio Oriente e África.
Animações da NASA mostram evolução do CO2 pelo planeta
Por forma a tornar a animação ainda mais completa e informativa, facilitando a compreensão, a NASA criou um código de cores para a origem das emissões: combustíveis fósseis (laranja), queima de biomassa (vermelho), ecossistemas terrestres (verde), e oceano (azul). Os pontos à superfície mostram como o CO2 está a ser absorvido pelos ecossistemas terrestres (verde) e pelo oceano (azul).
Com esta animação, a NASA destaca dois grandes problemas: primeiro, as emissões de combustíveis fósseis a partir do corredor urbano do nordeste, que se estende de Washington D.C. a Boston, nos Estados Unidos da América; depois, "a rápida oscilação sobre a floresta amazónica", que mostra o impacto das plantas que absorvem carbono, durante o dia, e o libertam, durante a noite.
Depois, segue-se uma animação que foca a Ásia e a Austrália. Nesta, a NASA destaca "as emissões de combustíveis fósseis da China, que contribuem para o aumento da carga atmosférica de CO2, ao longo de 2021".
Em contrapartida, a redução da biosfera terrestre é visível na Austrália durante grande parte do ano, uma vez que as emissões e a densidade populacional são muito inferiores.
Finalmente, a animação que destaca a Europa, Médio Oriente e África:
A NASA refere que as emissões europeias de combustíveis fósseis são visíveis, assim como as emissões dos incêndios, na África Central, utilizados para limpar os resíduos das culturas.
Conforme esclarece, "os incêndios representam uma fonte muito mais pequena de CO2 para a atmosfera do os combustíveis fósseis, mas são importantes, porque podem alterar a capacidade de um ecossistema para absorver carbono no futuro".
Veja também:
Este artigo tem mais de um ano
As plantas pelo processo de fotossíntese necessitam de CO2 para fixar o carbono e libertar oxigénio. A ciência oficialista ainda explica assim o processo de fotossíntese? Os meios de comunicação ao serviço de interesses não declarados não o explica.
Precisamente. CO2 é papinha para as plantas e assim o planete ficar mais verde.
Não me digam que não querem que o planete não fique mais verde…
Mas estas reações químicas libertam calor e, a partir de uma certa quantidade de reção C02, o calor é tanto que a própria reação não se dá. Assim a vida só é possível com valores médios de c02 e calor.
Não me façam rir. América do Sul, tem florestas, mas sujam que se fartam! Além disso, a América do Norte tem florestas, pradarias e desertos, não contam na equação? Têm indústrias, mas a luta pelo equilíbrio e atenção ambiental é também maior. África mais limpa que a Europa? Depois digam que as pessoas especulam, como quem apresenta estes dados sejam os únicos conhecedores do tema à face da Terra! Então, pelo que vejo há florestas ou pelo menos vemos ali absorver todo CO2 que atinge e em toda África! Curioso ver que até nas zonas desérticas e de planícies africanas há absorção de CO2, e que os africanos nada sujam! Então por que têm incides tão altos de insalubridade, doenças etc? Porque estão em luta pelo espaço com os animais selvagens devido à superpopulação humana? Estes dados estão realmente certos? Francamente, estudei durante uns anos sistemas climáticos, até me dedicar a outras áreas, mas vou acompanhando. Tenho dúvidas em aceitar estes dados como certos.
O que tem a ver altos níveis de insalubridade e doenças com o aumento do CO2?
Coisas que se aprendem nos estudos de quem diz que estudou muito.
Qual o index de poluição vs produtividade que contribui para aumento de esperança média de qualidade de vida da Europa vs África.
O povo africano não polui. Os branco devia pagar a gente para viver bem pois so nos prejudicam. Em Lisboa obrigam a pagar mais de 50 euros de renda por uma casa e mi familia precisa de melhor
O branco?!! Este comentário é racista. E errado. O povo africado polui e bem. Basta a ver a suas cidades e carros antigos. O que vale em Africa é que é menos gente, o que não acontece por exemplo no Brazil.
A matriz energética do Brasil em termos de CO2 encosta a da Europa a um canto.
É por isso que a Amazónia vai a vida não é? De qualquer forna a minha menção era a densidade populacional e não a comparação do clima ou produção de energia.
A Amazónia não tem que ser o pulmão do Mundo.
A Noruega e outros que tais que se dizem um exemplo ECO para o Planeta que tratem disso.
Esses hipócritas que andam pela surra a incentivar o abate de árvores como o Angelim Pedra,entre outras espécies, para fabricar eólicas.
Curioso, porque você defende que cada vez se deva instalar mais eólicas, nem que seja para alimentar lâmpadas incandescentes.
Sim senhor, mas não á custa do abate de floresta na Amazónia, aliás, já não é a primeira vez que faço referencia a isso.
Ah sim claro, só faltava mais essa piada, agora eólicas para produzir electricidade para eléctricos são diferentes de eólicas que produzem electricidade para sintéticos, portanto virou mesmo uma piada../ ahahhahaa
Irão ser diferentes, disso não tenha a mínima dúvida. Aliás já o estão a ser. Mas isso não vai apagar mais este crime feito em nome do ambiente a juntar aos outros que a gente sabe.
Portanto em vez de reclamarem cá deste lado que a floresta está a ir de vela, façam uma pequena Amazónia na Noruega, em Bruxelas e na Califórnia. Isto não é só parecer. Tbm é preciso ser
Ahahhahahahahahha claro, essas vão ser diferentes, já que são para alimentar lâmpadas incandescentes, claro, o pessoal até vai ter mais cuidado e usar materiais mais caros só para produzir um combustível barato.
Deixe de ser infantil….
qual foi a parte do “Aliás já o estão a ser” que não percebeu?
Já está a ser travada a importação de madeira da Amazónia com o fim de servirem o fabrico das pás das eólicas!
Ah sim, então só não está proibido se for para eólicas que produzam energia para ev’s. LOOOL
Ok, onde eu posso ver isso ?
Ninguém viu que a NASA é fã de animações mas a coisa exposta assim parece que o Homem é o único responsável pela CO2….